Biólogo pernambucano faz os primeiros registros do pássaro raro no Acre

Após sete anos de intenso monitoramento, o biólogo pernambucano e especialista em aves da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Ricardo Plácido, conseguiu capturar os primeiros registros em foto e vídeo do pássaro tovacoçu-xodó (grallaria eludens). O feito inédito foi realizado na última quinta-feira, 9, no habitat natural da espécie, localizado no Parque Estadual Chandless, no Acre. A conquista marca um importante avanço na pesquisa sobre a biodiversidade brasileira, especialmente na região amazônica.

Ricardo Plácido, conhecido por seu trabalho de conservação e divulgação científica, apresenta o programa “Juntos, na Aventura de Descobrir a Vida”, exibido pela EPTV, onde compartilha suas experiências e descobertas na natureza. A documentação do tovacoçu-xodó é fruto de dedicação, paciência e esforço contínuo, destacando a importância do trabalho de pesquisadores em áreas de difícil acesso e com espécies pouco conhecidas.

O tovacoçu-xodó, pertencente ao gênero grallaria, é reconhecido por sua raridade e comportamento discreto, o que torna sua observação um grande desafio para cientistas e observadores de aves. Essa conquista não apenas amplia o conhecimento sobre a espécie, mas também reforça a relevância da preservação dos habitats naturais para proteger a rica biodiversidade brasileira.

Ricardo destaca que o registro é apenas o início de uma série de estudos que visam compreender melhor o comportamento, a ecologia e a distribuição do tovacoçu-xodó. Segundo ele, “essa descoberta reforça a importância de investirmos na pesquisa científica e na preservação ambiental, especialmente em um momento em que a Amazônia enfrenta grandes desafios.”

Os registros fotográficos e audiovisuais realizados por Ricardo Plácido serão apresentados em futuras edições de seu programa e utilizados para fomentar ações de educação ambiental, conscientizando o público sobre a riqueza e a fragilidade dos ecossistemas brasileiros.

Veja outras postagens

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos

As 400 vagas extras disponibilizadas pela Prefeitura de Salgueiro para a 32ª Corrida Raimundo de Sá, conforme anúncio feito pelo prefeito Fabinho Lisandro, na noite de ontem, foram preenchidas rapidamente na manhã de hoje, com recorde de acessos ao site de inscrições, o Cronosvale.

O prefeito decidiu abrir mais 400 vagas para a corrida porque as 400 iniciais se esgotaram em 20 minutos na noite da última segunda-feira. Muitas pessoas que não conseguiram se inscrever pediram a reabertura das inscrições e o que aconteceu surpreendeu até o mesmo o pessoal da plataforma Cronosvale, usada nas inscrições de diversas corridas em toda a região.

Com o slogan “A Maior de Todos os Tempos”, a 32ª Corrida Raimundo de Sá será realizada na manhã do dia 23 de dezembro, com largada e chegada na Praça da Igreja Matriz. Os competidores vão percorrer 8 km nas categorias: Local, masculino e feminino (18 a 39 anos); Master Local, masculino e feminino (a partir de 40 anos); Visitante, masculino e feminino (18 a 39 anos); e Master Visitante, masculino e feminino (a partir de 40 anos). Os três melhores de cada categoria recebem premiação em dinheiro e troféu.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O encontro convocado para hoje pelo ex-presidente do Caxangá Ágape, Braga Sá, não possui qualquer validade oficial e não representa a confraria. Embora Braga Sá tenha integrado a entidade por muitos anos, ele não faz mais parte do quadro dirigente e não ocupa qualquer cargo na atual gestão. Apesar disso, ele divulgou um almoço supostamente comemorativo pelos ‘80 anos do Ágape’ e informou que o evento homenagearia a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, levando terceiros ao erro sobre sua legitimidade.

Documentos oficiais da entidade e uma decisão da 10ª Vara Cível do Recife confirmam que Braga Sá não tem autorização para falar em nome do Caxangá Ágape, nem para promover eventos utilizando sua marca, símbolos, diretoria ou qualquer referência institucional. A Justiça concedeu tutela de urgência determinando que ele se abstenha de usar o nome “Caxangá Ágape” ou se apresentar como representante da confraria, além de ordenar a remoção de convites e publicações que vinculem o evento à entidade. Procurado, Braga não retornou aos contatos feitos pela reportagem. Abaixo, a decisão na íntegra.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

Hoje, a partir das 19 horas, dou prosseguimento a maratona de lançamentos do meu mais recente livro, ‘Os Leões do Norte’, em Itaíba, no Agreste. A palestra seguida de uma sessão de autógrafos, está marcada para o plenário da Câmara de Vereadores, com apoio e a presença do prefeito Pedro Pilota (Republicanos) e da ex-prefeita Regina da Saúde.

‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.