Um fato inusitado chamou a atenção em São José da Coroa Grande logo após a posse do novo prefeito, Barbosa (PSD). Um homem foi flagrado jogando sal grosso dentro do prédio da Prefeitura. Assista:
Com informações do FN Notícias.
Um fato inusitado chamou a atenção em São José da Coroa Grande logo após a posse do novo prefeito, Barbosa (PSD). Um homem foi flagrado jogando sal grosso dentro do prédio da Prefeitura. Assista:
Com informações do FN Notícias.
O cantor Adelmario Coelho acaba de lançar o EP “Vaquejada e Cavalgada Ao Vivo – Vol. 1”, já disponível em todas as plataformas digitais. O trabalho reúne a nova faixa “Vaquejada e Cavalgada” e releituras de grandes sucessos, embalados pelo autêntico forró que marca a trajetória do artista. Clique no link a seguir e confira: https://bfan.link/vaquejada-e-cavalgada-vol-1
Através do Radar de Oportunidades, nova ferramenta de comunicação com os municípios, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) alerta os gestores municipais sobre uma nova oportunidade de financiamento disponibilizada pelo Governo Federal. Por meio do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (Fiis), estados e municípios poderão acessar R$ 20 bilhões em crédito para investir na construção, ampliação e modernização de escolas e unidades de saúde.
As inscrições para os dois editais públicos lançados pelo governo estão abertas até o dia 7 de novembro, na plataforma TransfereGov. Os recursos serão operados com juros abaixo do mercado e prazos de pagamento de até 20 anos, o que amplia a capacidade de investimento dos municípios em infraestrutura social.
Leia maisNa área da educação, os financiamentos podem ser utilizados para obras em creches, escolas de educação básica e unidades de tempo integral, além da aquisição de veículos escolares, mobiliário, equipamentos de cozinha, climatização e infraestrutura tecnológica. Já na saúde, o crédito pode contemplar a construção e modernização de unidades, com possibilidade de participação de organizações filantrópicas e sociais conveniadas ao SUS, como santas casas e organizações sociais (OS).
O presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, ressaltou a importância da iniciativa. “É uma oportunidade concreta para os municípios avançarem na qualidade dos serviços públicos essenciais. Reforçamos que as gestões organizem suas propostas com antecedência e atenção às exigências dos editais para que possam aproveitar esses recursos”.
O Fiis também permite que projetos habilitados no Novo PAC Seleções, mas que não receberam recursos, possam concorrer novamente. As propostas aprovadas passarão por análise técnica dos ministérios da Educação e da Saúde e seguirão para contratação junto ao BNDES ou bancos credenciados. Podem apresentar propostas os entes federados com classificação de capacidade de pagamento (Capag) nas categorias A, B ou C. As taxas de juros variam conforme o ente e o prazo; há limites por operação e vedações específicas sobre gastos que não serão financiados.
Mais informações e os editais estão disponíveis no portal da Casa Civil: www.gov.br/casacivil.
Leia menos
O Jardim Digital 2025, maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo do interior pernambucano, abriu inscrições para a Arena Sebrae Startups, que acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro, no Campus do IFPE de Belo Jardim.
Espaço criado para impulsionar ideias, conectar empreendedores e fortalecer o ecossistema de inovação regional, a Arena Sebrae Startup é uma das novidades do Jardim Digital deste ano. “Com certeza será uma experiência única voltada para quem transforma desafios em oportunidades e acredita no poder das novas economias digitais”, afirmou o diretor de marketing do evento, José Ferreira.
Leia maisA união do Jardim Digital com o Sebrae com o Porto Digital / Armazém da Criatividade na Arena Startup visa oferecer um espaço dinâmico com pitches, palestras, rodas de conversa e exposições de startups em diferentes estágios – da ideação à tração. As exposições acontecem nos dias 28 e 29 de novembro, nos turnos da manhã e da tarde, com um rodízio de startups para garantir espaço a todos os inscritos.
Durante cada período, as startups terão até 3 minutos para apresentar seus pitches ao público, além de contar com momentos de microfone aberto para trocas espontâneas e conexões genuínas entre empreendedores. “Nosso propósito é reunir as startups que estão desenvolvendo soluções inovadoras e conectando o interior às tendências tecnológicas do futuro. O ecossistema de tecnologia, de inovação e de empreendedorismo do Agreste vem se consolidando cada vez mais e as startups da região tem um potencial enorme”, afirma Diego Jaques, do Sebrae.
As inscrições já estão abertas! Startups interessadas em participar, devem se inscrever no link: https://teams.microsoft.com/meet/285550268973?p=110bXyT2JbmPwzGTtj.
O Sebrae disponibilizará stands de exposição para as startups selecionadas, conforme a capacidade do espaço, proporcionando visibilidade e oportunidades de conexão com investidores, parceiros e visitantes. A curadoria ficará a cargo dos organizadores e parceiros do evento, que levarão em conta critérios como inovação da solução, maturidade do negócio, impacto para o ecossistema e participação em programas do Sebrae, Porto Digital e Jardim Digital.
Para interessados em participar das demais atividades do Jardim Digital, as inscrições são gratuitas pelo Sympla, link: www.sympla.com.br/jardimdigital e acompanhar o Festival pelo Instagram. Com o lema de fortalecer o ecossistema de inovação de Pernambuco e construir um futuro mais criativo, sustentável e colaborativo, o Jardim Digital reforça seu papel como o maior encontro de inovação do interior do estado.
Leia menos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, hoje, a liberação das pesquisas para exploração de petróleo na região da Foz do Amazonas, decidida às vésperas da COP 30, em Belém. As informações são do portal G1.
O Ibama autorizou nesta semana Petrobras a perfurar um poço em águas profundas na região da Foz do Amazonas, localizada na Margem Equatorial – que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte. O aval é exclusivo para pesquisa exploratória.
Leia mais“Vamos continuar utilizando o dinheiro [do petróleo] para que a gente faça cada vez mais condições do Brasil se ver livre do combustível fóssil. Mas, enquanto o mundo precisar, o Brasil não vai jogar fora uma riqueza que pode melhorar a própria vida do povo brasileiro”, defendeu.
Em coletiva de imprensa na Indonésia, Lula voltou a argumentar que o petróleo deve ser usado para financiar a transição energética no país, e que entre a “pesquisa para retirar petróleo” e a exploração, de fato, “há um tempo muito grande”.
“Uma das formas que eu tenho dito é que a gente tem que utilizar o dinheiro do petróleo para consolidar a chamada de transição energética do planeta Terra, porque a Petrobras é uma empresa que vai aos poucos deixando de ter uma empresa de petróleo para ser uma empresa de energia”, disse o presidente.
“Porque é muito fácil falar fim do combustível fóssil, mas é difícil a gente dizer quem é que tem hoje condições de se libertar de combustível fóssil. Ninguém tem”, prosseguiu.
Lula também destacou a expertise da Petrobras nesse tipo de procedimento, e disse que os riscos de acidentes e para a biodiversidade marinha são pequenos.
“Você não tem histórico da Petrobras ter vazamento de óleo em lugar nenhum. Possivelmente seja a empresa com mais expertise de prospectar petróleo em águas profundas sem nenhum dano”, destacou o presidente.
Essa é uma das principais preocupações de ambientalistas sobre o tema. A região possui uma vasta biodiversidade que poderia ser afetada em caso de um possível derramamento de óleo.
A pedido do Ibama, a Petrobras construiu uma base para resgate de animais em Oiapoque, que fica a 12 horas. Em um cenário de derramamento, esse é o tempo que a petroleira teria para resgatar animais e tentar proteger a fauna.
O que os especialistas explicam é que nesse tempo, os animais até poderiam ser resgatados, mas que não haveria como salvar outros sistemas como os corais e manguezais, únicos na região.
O que os especialistas explicam é que nesse tempo, os animais até poderiam ser resgatados, mas que não haveria como salvar outros sistemas como os corais e manguezais, únicos na região.
“O que o Brasil está fazendo é dando uma demonstração de muita competência. 87% da nossa energia elétrica é limpa, a nossa gasolina é mais limpa, o nosso biodiesel é mais limpo. Então nós estamos fazendo a coisa que tem que ser feita corretamente e vamos continuar investindo energia renovável”, prosseguiu.
Leia menos
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) parabenizou a iniciativa do Ministério da Saúde de criar um auxílio financeiro para custear transporte, alimentação e hospedagem de pacientes que precisam se deslocar para realizar tratamento de radioterapia. A medida, segundo o parlamentar, vai ao encontro do Projeto de Lei nº 4.988/2025, de sua autoria.
De acordo com Eduardo da Fonte, a ação representa um importante avanço para ampliar o acesso ao tratamento oncológico, especialmente para pacientes que vivem longe dos grandes centros de referência. Segundo o deputado, essa é uma solução sustentável e solidária, que une Estado e iniciativa privada para assegurar o direito à saúde e à dignidade humana.
Eduardo da Fonte destacou ainda que o objetivo central da proposta é garantir que nenhum paciente deixe de se tratar por falta de condições de deslocamento, reforçando o compromisso do mandato com o fortalecimento das políticas públicas de saúde e a redução das desigualdades regionais no atendimento oncológico.
Após anunciar, ontem, que o sorteio público eletrônico seria adotado como forma de seleção para ingresso nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) em 2026, o Governo de Pernambuco declarou, no final da manhã de hoje, que o processo seletivo das ETEs voltará a adotar a prova de admissão como critério de ingresso.
A adoção de sorteio como forma de seleção para ingresso nas ETEs, previamente descrita pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) como uma forma de promover “equidade na distribuição das vagas”, gerou forte repercussão e revolta entre internautas, estudantes e pais. As informações são do Diário de Pernambuco.
Leia maisNas redes sociais, usuários apontaram desrespeito ao mérito e ao esforço dos jovens que se preparavam há meses para a seleção. “Educação não é jogo de azar, não é feita de sorte. Estudar e ser aprovado em um processo seletivo é ter o reconhecimento legítimo do mérito e do esforço”, escreveu um deles. “Selecionar estudantes por meio de sorteio é um tremendo desrespeito com aqueles que vêm se preparando para este momento ao longo de todo o Ensino Fundamental”.
A decisão de voltar a adotar a prova de admissão como critério de ingresso nas ETEs foi confirmada pela Secretaria de Educação, que informou que o novo edital será republicado na edição do Diário Oficial do Estado neste sábado (25).
Leia menos
Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã
Nas deliciosas crônicas que escrevia sobre futebol, o escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues tinha uma frase para descrever times ou jogadores que, pela soberba, acabavam perdendo ou complicando jogos nos quais eram os franco favoritos. “Tropeçou nas fitinhas da própria máscara”, dizia Rodrigues.
O alento maior da oposição é que daqui até outubro do ano que vem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tropece “nas fitinhas da própria máscara”. Pessoas que estiveram com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recentemente, apontam que ele parece começar a dar inclinações mais claras de que a Presidência da República tornou-se uma cogitação mais forte. Pelo curso da campanha de Lula.
Leia maisSegundo esses interlocutores, Tarcísio segue negando a hipótese da Presidência. Mas teria havido uma mudança nas suas avaliações sobre o quadro. Há algumas semanas, ele descartava por considerar que seria uma aventura perdida, dado o favoritismo de Lula.
Mais recentemente, no entanto, o governador de São Paulo começou a considerar que a eleição presidencial do ano que vem será apertada. Curioso é que essa mesma avaliação foi feita em entrevista esta semana pelo ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos.
Segundo esses interlocutores, a avaliação que Tarcísio começou a fazer é que em todas as eleições que disputou Lula teve, sem dúvida, muitos votos, mas também teve alta rejeição. Nas primeiras vezes que disputou, o discurso mais à esquerda acabou assustando um eleitor mais conservador. Em 2002, Lula moderou esse discurso e colocou um conservador de vice, José Alencar. A opção agora talvez por um posicionamento mais à esquerda, elegendo o Congresso como inimigo, poderia vir a afugentar eleitores. Antes dos eleitores, essa opção já estaria afugentando a possibilidade de alianças políticas ao centro e à direita.
Uma dessas hipóteses estaria no posicionamento do PSD. O partido comandado por Gilberto Kassab falava em uma candidatura própria com o governador do Paraná, Ratinho Jr. Mas poderia se aproximar de Tarcísio. Kassab é, inclusive, seu secretário de governo.
Dificilmente Tarcísio fecharia um apoio formal do MDB. Mas Lula também não teria esse apoio. Uma divisão do partido com estados fechados com Tarcísio ajudaria na composição ao centro. Isso provavelmente aconteceria no Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste.
Em entrevista ao programa Direto de Brasília, do jornalista pernambucano Magno Martins, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), avalia que o quadro de diversas candidaturas, ao contrário de atrapalhar, pode beneficiar a oposição a Lula.
Caiado prega que a oposição tenha “sabedoria”. Na sua avaliação, quando as pesquisas concentram a oposição em um só candidato, Lula vence no primeiro turno. Quando há várias candidaturas, perde no segundo. O caminho seria garantir essa união na segunda volta.
Leia menos
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho antecipou o ponto facultativo do Dia do Servidor Público – comemorado em 28 de outubro – para segunda-feira (27). O feriadão não é a única boa notícia para os 6,7 mil funcionários municipais. O salário que normalmente é pago no último dia útil do mês caiu na conta nesta sexta-feira (24).
“Nosso compromisso é manter o salário em dia e, sempre que possível, antecipar o pagamento como forma de reconhecimento pelo trabalho de cada servidor. Eles são fundamentais para o bom funcionamento da máquina pública e merecem esse gesto de respeito”, destacou o prefeito Lula Cabral, ao fazer o anúncio da antecipação da folha de pagamento.
O secretário de Administração, José Luiz do Monte, reforçou que a antecipação é fruto do planejamento financeiro da Prefeitura. “Graças à gestão responsável das contas públicas, conseguimos garantir o pagamento antecipado, oferecendo mais tranquilidade aos servidores e movimentando o comércio local neste período de feriado”, afirmou.
Um leitor enviou ao blog, há pouco, um vídeo denunciando o total descaso na PE-545, que liga o município de Ouricuri a divisa com o estado do Ceará, passando pelas cidades de Bodocó e Exu. No trecho filmado pelo leitor, é possível ver a buraqueira que toma conta da estrada. Confira!
O Sextou de hoje abre a sua cortina para a música brega. O convidado é cantor e compositor pernambucano Conde Só Brega, um dos maiores fenômenos do estilo no País, que gravou sucessos como ‘Não devo nada a ninguém’, ‘A vida é assim’, ‘Azafama’ e ‘Espelho do poder’, esta com a participação de João Gomes, astro do piseiro.
Ivanildo Marques da Silva, o Conde, nasceu e cresceu no bairro da Mustardinha, subúrbio da Zona Oeste do Recife. Recebeu o apelido de “Conde” por parte dos avós ainda na infância, por ter nascido com cabelos e olhos claros. Sua carreira artística começou na adolescência, tocando guitarra na banda do pai Antônio, quando algum músico faltava aos shows.
Leia maisChegou a tocar em uma banda chamada ‘Os Vibrantes’ de Surubim. Ao lado de dois irmãos, fundou a banda ‘Farofa com Charque’, que pegou carona no sucesso das bandas de forró estilizado do cearense Emanuel Gurgel nos anos 1990. Vendo o sucesso da Banda Labaredas no Recife, ele decidiu fundar o projeto Banda Só Brega, que depois passa a se chamar O Conde e a Banda Só Brega.
O Sextou vai ao ar hoje, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.
Leia menos
A estudante Maria Vitória Guilherme da Silva, da Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu (PE), conquistou o 1º lugar nacional no Desafio Quero Ser Economista, competição que estimula alunos do ensino médio de todo o país a conhecerem mais sobre a profissão e o papel da economia na sociedade.
A solenidade de entrega do certificado da premiação nacional ao 1º lugar no Desafio Quero Ser Economista 2025 será realizada no dia 7 de novembro, durante o 33º Encontro de Economia do Nordeste (ENE).
Leia maisO Desafio, realizado anualmente pelos Conselhos Regionais e pelo Conselho Federal de Economia, tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela área econômica, promovendo a educação financeira, o pensamento crítico e a compreensão das dinâmicas que influenciam o desenvolvimento do país.
Para a presidente do Corecon-PE, Ana Cláudia Arruda, o resultado é motivo de orgulho para Pernambuco. “Ver uma estudante pernambucana conquistar o primeiro lugar em uma competição nacional mostra o potencial dos nossos jovens e o quanto a educação pública pode transformar realidades quando há incentivo e dedicação”, disse.
Ana Cláudia também destacou a importância da iniciativa para aproximar a economia das novas gerações. “O Desafio Quero Ser Economista é uma porta de entrada para que os estudantes compreendam o impacto das decisões econômicas no dia a dia e percebam que a economia é uma ferramenta essencial para o bem-estar coletivo”, afirmou.
Com a vitória, Maria Vitória receberá um prêmio de R$ 2 mil e leva o nome de Pernambuco ao topo do pódio, que neste ano foi formado exclusivamente por estudantes do segundo ano do ensino médio e todas do sexo feminino, um sinal de que a nova geração de mulheres está cada vez mais interessada e preparada para ocupar espaços na economia e na sociedade.
Leia menos
Servidores da Secretaria Estadual de Saúde enviaram uma denúncia, hoje, ao Blog, descrevendo o “total descaso” do governo Raquel Lyra (PSD) com as condições de trabalho e o pagamento dos profissionais. Segundo relatos, muitos estão sem contrato formal, sem direito a 13º salário, férias ou diárias, e seguem trabalhando sem vínculo reconhecido. Há ainda denúncias de que o Estado não tem autorizado novos contratos de terceirização, o que tem agravado a situação de quem continua prestando serviço à população.
Os trabalhadores relatam que há servidores, há mais de três meses, sem receber salários e, quando o pagamento é feito, ocorre apenas após longos períodos de espera. A insatisfação cresce às vésperas do Dia do Servidor Público, celebrado na próxima segunda-feira (27). “A falta de empatia do governo Raquel Lyra com os prestadores de serviço na Saúde é gritante”, desabafa um dos servidores em relato ao Blog.
