Após registrar crescimento na eleição municipal, o Partido Novo está buscando secretários para suas gestões por meio de um processo de recrutamento semelhante ao dos sites de ofertas de empregos.
Nos canais digitais da legenda, é possível ter acesso a diversas ofertas de emprego para secretários municipais e assessores de gabinetes para vereadores. O Novo cresceu de 1 prefeito eleito em 2020 para 19 agora e aumentou sua bancada de vereadores de 29 para 262.
“Já usamos esse modelo no passado, mas agora estruturamos melhor a divulgação tendo em vista o crescimento do número de cidades administradas pelo partido”, diz Tiago Mitraud, presidente do Instituto Libertas, ligado à legenda, que tem cuidado do processo seletivo.
Entre as vagas disponíveis na semana passada estavam para controlador-geral do município em Pompéu (MG), procurador-geral do município em Pirassununga (SP) e secretário de Assistência Social de Guarantã do Norte (MT).
O processo de seleção inclui análise de currículos, testes e entrevistas. O partido faz uma primeira triagem e manda os interessados para a etapa final com o prefeito ou vereador. O processo é aberto a qualquer pessoa, filiada ou não à legenda.
“Muitos selecionados são servidores de carreira que já têm uma base técnica, mas que por causa da influência das indicações políticas nunca conseguiram ter chance”, diz Mitraud. Segundo ele, para algumas vagas chegam a surgir mais de 100 interessados.
O Novo tem uma tradição de selecionar quadros e candidatos por meio de processos seletivos, dentro da filosofia da legenda de privilegiar a “meritocracia”.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), decidiu indicar o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) para ser o relator da PEC da Blindagem. De acordo com Alencar, Alessandro Vieira tem notório saber jurídico, é delegado de carreira e membro atuante da CCJ.
O presidente do colegiado disse que o relatório de Vieira será apresentado na quarta-feira e será pela rejeição da proposta de emenda à Constituição que aumentou a proteção aos parlamentares contra abertura de investigações criminais. “Ele vai trabalhar para sepultar esse absurdo parlamentar”, disse Otto Alencar.
O presidente da Comissão ressaltou ainda que pesou na escolha de Alessandro Vieira o fato de o senador ser membro do MDB, um partido historicamente, segundo ele, ligado à luta pela democracia e justiça.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, desistiu de viajar para os Estados Unidos, afirmando que as restrições impostas pelo país impediram a participação dele na Assembleia Geral da ONU e em outros eventos na próxima semana.
Ele classificou as restrições de circulação impostas pelo governo americano como “inaceitáveis” e “uma afronta”. “Inaceitável as condições, porque eu sou o ministro da Saúde do Brasil. Quando vou para um evento como esse, tenho que ter plena possibilidade de participar do conjunto das atividades das quais nós somos convidados”, disse Padilha.
Em entrevista à GloboNews, Padilha afirmou que as restrições não são contra ele como pessoa, mas sim “ao ministro da Saúde do Brasil”, e o impediriam de participar de uma reunião crucial da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Washington, e de uma série de encontros bilaterais fora da estrutura da ONU. “As restrições inviabilizam a presença do ministro da Saúde do Brasil nas atividades que ele precisa fazer parte”, declarou Padilha.
As restrições impostas a Padilha pelos EUA são:
Circulação restrita: o ministro só pode circular em um perímetro de cinco quarteirões em Nova York, ao redor de seu hotel, da sede da ONU e da missão do Brasil;
Proibição de viagem: ele foi impedido de se deslocar de Nova York para Washington, o que inviabilizou sua participação na Assembleia Geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas);
Necessidade de autorização prévia: para qualquer agenda fora do perímetro permitido, o governo brasileiro precisaria solicitar uma autorização com 48 horas de antecedência ao governo dos EUA para análise.
Na terça-feira, o ministro disse que recebeu o visto dos Estados Unidos para realizar a viagem. “Eu recebi o visto hoje, naquilo que é obrigação de um país que tem um acordo sede com organismo internacional da ONU e da OPAS, que tem que garantir o acesso de uma autoridade convidada para esse evento. Então recebi o visto hoje. São dois momentos, tanto a Assembleia Geral da ONU, quanto a assembleia geral da OPAS”, afirmou Padilha na terça.
Os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Magno Malta (PL-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Damares Alves (Republicanos-DF) desembarcaram, na manhã de hoje, em Roma, na Itália, onde visitaram a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que está presa. Depois do encontro, Flávio fez um apelo e pediu para que a parlamentar cumpra pena no país, mas em regime domiciliar.
“Deixe a Carla em prisão domiciliar aqui na Itália, porque no Brasil ela vai ser ainda mais perseguida e vai ter os seus direitos humanos ainda mais violentados por aquele que, reconhecidamente, é um violador de direitos humanos internacional, sancionado pela Lei Magnistinky, que é o caso do Alexandre de Moraes”, disse. A Zambelli está presa no Complexo Penitenciário de Rebibbia desde julho, após ter fugido do Brasil e ser detida pelas autoridades italianas.
Ainda de acordo com o senador, Zambelli não teve um processo justo e é uma perseguida política, em referência à fala do ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eduardo Tagliaferro. “As palavras dele são de que o Alexandre de Moraes queria pegar a Carla de qualquer jeito, e conseguiu, usando a máquina pública para persegui-la, sem que ela tivesse chance de uma defesa justa, sem que ela pudesse recorrer em segunda instância”, disse Flávio.
De acordo com as assessorias dos parlamentares que foram a Roma, todos os custos da viagem, incluindo passagens e hospedagem, não são pagos pelo Senado Federal. A visita, segundo eles, tem caráter de solidariedade à colega, que enfrenta processos no Brasil e na Justiça italiana.
A unidade da Aché Laboratórios Farmacêuticos no Complexo Industrial Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, vai passar por uma ampliação de R$ 267 milhões, com previsão de 3 mil empregos diretos e indiretos.
A nova etapa – anunciada oficialmente hoje e já em construção – terá 13.565 m² e permitirá a produção de medicamentos estéreis (injetáveis de uso hospitalar e colírios, entre outros), com capacidade anual de 40 milhões de unidades. A conclusão está prevista para 2026. O prefeito Lula Cabral comemorou a confirmação do investimento e destacou os efeitos positivos para o município.
“A construção e operação da nova unidade terá um impacto significativo na economia local. As obras civis, montagem e operação do empreendimento gerarão empregos e renda imediatos, dinamizando a economia local, impulsionando setores como o de fornecedores, transporte, alimentação e comércio”, destacou o prefeito.
Ainda segundo o gestor, a demanda por profissionais qualificados na indústria farmacêutica também irá fomentar a capacitação profissional na região, com a criação de novos cursos técnicos. Além disso, o fortalecimento da base fiscal do município, por meio da arrecadação de impostos, possibilitará melhorias em infraestrutura e serviços públicos.
“Esse ciclo de crescimento é resultado de uma gestão administrativa e política proativa, Temos focado na criação de um ambiente favorável a investimentos, simplificando processos administrativos, priorizando o licenciamento de empresas e mantendo um diálogo constante com o setor privado. A articulação do município com as cadeias produtivas do Complexo de Suape é outro ponto de destaque. Ações de qualificação e empregabilidade para a mão de obra local são realizadas para que haja uma integração entre as demandas industriais e os trabalhadores da região”, explicou Cabral.
Recife já ficou para trás de Salvador e Fortaleza tem um bom tempo no quesito hotelaria. Mas com a chegada do Novotel Recife Marina, localizado no coração do Recife, colado com o Marco Zero, isso parece ser uma página que começa a ser virada. Vim conhecer este maravilhoso hotel neste fim de semana e confesso que estou encantado.
Primeiro, pelo alto padrão das suas instalações, serviços e atendimento. Depois, pela localização. Além de privilegiada, onde o hóspede abre a janela e se depara com o mar e do outro lado é possível contemplar o sítio histórico da cidade, o hotel oferece uma experiência completa com apartamentos confortáveis, rooftop, piscina de borda infinita, spa e academia.
Projetado por Jerônimo Cunha Lima, virou, em apenas um ano, tempo do seu funcionamento pleno, num perfeito local para negócios ou lazer, com fácil acesso ao Marco Zero e ao complexo Porto Novo Recife. Suas modernas salas de eventos, equipadas com tecnologia de ponta, são ideais para qualquer ocasião.
A equipe do hotel garante um atendimento de excelência para tornar sua estadia ainda mais especial. Os apartamentos no piso superior com camas de alto conforto, tem varanda com vista para o mar. Possui Smart Tv Digital Ar-condicionado, Frigobar, Cofre eletrônico e Internet Wi-Fi grátis.
O café da manhã é um manjar dos deuses, uma verdadeira imersão na cultura local, com opções que celebram os sabores típicos da região. Entre as delícias, o tradicional bolo de rolo, tapioca, cuscuz, pamonha, canjica e mungunzá. Tem também uma variedade de pães, frutas frescas e pratos quentes.
O buffet proporciona ainda uma refeição saborosa e cheia de história, ideal para começar o dia com o melhor da gastronomia local em um ambiente acolhedor e moderno. Local perfeito para relaxar e aproveitar o clima tropical de Recife.
O hotel tem um excelente restaurante e parceiros vizinhos por excelência, como o Bargaço e o japonês Quisu, que por muito tempo funcionou no Riomar. Aos sábados, os hóspedes podem desfrutar de uma Feijoada sem igual, com música ao vivo, um chorinho, e uma vista privilegiada para a marina. Cultura e descontração em um só lugar.
Com borda infinita e uma vista deslumbrante, a piscina, por sua vez, oferece um ambiente tranquilo e sofisticado para os hóspedes. Ideal para momentos de lazer, seja para um mergulho refrescante ou para relaxar à beira da água, a piscina é um verdadeiro refúgio, complementado pelo bar da piscina, que serve bebidas geladas e coquetéis exclusivos, criando uma experiência completa e única.
Já o centro fitness é moderno e bem equipado, ideal para quem busca manter sua rotina de exercícios durante a estadia. Com equipamentos de última geração, o espaço é perfeito para treinos de força e condicionamento cardiovascular, proporcionando uma experiência prática e confortável para os hóspedes que desejam cuidar do corpo e bem-estar enquanto aproveitam a viagem.
O Novotel Recife Marina dispõe de quatro salas de eventos, sendo duas menores, perfeitas para reuniões íntimas, e duas grandes, no estilo salão, ideais para conferências ou eventos corporativos de grande porte. Todos os espaços são equipados com tecnologia de ponta e iluminação natural, proporcionando um ambiente confortável e funcional.
Com flexibilidade para atender às suas necessidades, a equipe do hotel fica disponível para garantir o sucesso de qualquer evento, com um atendimento personalizado e de excelência.
Se o leitor não conseguiu acompanhar a homenagem ao cantor e compositor Chico Science, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!
O ministro Celso Sabino, do Turismo, avisou o presidente Lula, há pouco, que vai pedir demissão do Governo. A saída do cargo foi anunciada após Sabino conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada.
Sabino é filiado ao União Brasil e foi eleito deputado federal pelo Pará. Ele retornará à Câmara dos Deputados após dois anos à frente do Ministério do Turismo. Ele manteve conversas nas últimas semanas com dirigentes e aliados para tentar uma solução e evitar a saída da pasta.
O ministro gostaria de seguir no cargo ao menos até a realização da COP30, que será realizada em novembro em Belém.
O Santa Cruz tem conversas avançadas para fechar com a Reebok, fornecedora de materiais esportivos do Botafogo, para produzir suas camisas a partir do ano que vem. Clube e empresa estão em detalhes finais do negócio, discutindo cláusulas. O tempo de contrato proposto será de 3 anos.
Em paralelo ao andamento avançado da negociação, o Tricolor está em fase final de distrato com a Volt, sua atual fornecedora. O vínculo com a empresa encerra no fim deste ano e não será renovado.
O Globo Esporte apurou que a marca inglesa não foi a melhor proposta financeira entre as recebidas pelo Santa Cruz, mas o valor agregado da marca impactou o Tricolor a avançar nas conversas e aceitar o projeto. Diadora, Kelme, Topper e Macron apresentaram propostas formais ao clube.
A Kappa, há meses, figurou como principal interessada e proponente a ser a nova marca a estampar os uniformes da Cobra, mas não houve acerto porque o Sport entrou no circuito, estabelecendo prioridade na negociação.
Fora do Brasil, a Reebok patrocina o chileno Unión Española. Ela também vestiu São Paulo, Cruzeiro, Internacional e Vasco, além de ter patrocinado a Seleção Argentina.
Para celebrar a marca de 20 anos de jornalismo digital, o jornalista Jamildo Melo promove um jantar para reunir amigos e leitores no dia 6 de outubro, a partir das 18h, no Mirante do Paço, localizado no Paço Alfândega, no Recife Antigo.
O jantar será no formato de adesão com parte da renda revertida para instituições de caridade e contará com a presença de autoridades, políticos, gestores, empresários e profissionais liberais de diversos setores econômicos, além de jornalistas e amigos de jornada. A importante data será celebrada com show especial da cantora Clara Sobral e abertura do DJ Pepe Jordão, além de participações especiais.
Em 2024, o site Jamildo.com ganhou vida, porém, o Blog do Jamildo já existe desde 2006. O blog nasceu no portal NE10 e, agora com vida própria, é referência em Economia, política e cobertura em tempo real.
“Quero dividir essa conquista com todos que acompanham e acreditam no nosso trabalho. Está será uma noite para celebrar não apenas uma trajetória, mas o compromisso coletivo com a informação e com a democracia”, disse Jamildo Melo.
Serviço
Celebração dos 20 anos de Jornalismo Digital de Jamildo Melo
Data: Segunda-feira, dia 6 de outubro de 2025, a partir das 18h
Local do evento: Mirante do Paço (Paço Alfândega – Recife Antigo)
A saúde pública do Estado volta a ser alvo de denúncias de descaso. O paciente Adalberto Henriques Filho, de 70 anos, está internado há quatro meses no Hospital Getúlio Vargas, no Recife, após sofrer uma fratura na perna. Apesar da gravidade do caso e da idade avançada, o idoso ainda não foi submetido à cirurgia necessária, acumulando sofrimento e risco à sua integridade física. A família afirma que o hospital apresenta justificativas recorrentes para a não realização do procedimento, como problemas estruturais e questões clínicas não comprovadas.
De acordo com denúncia apresentada à Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde e também ao Ministério Público de Pernambuco, a situação expõe falhas graves na assistência ao paciente, que permanece internado sem perspectiva de alta ou tratamento adequado. Relatos dão conta de que, além da espera pela cirurgia, há descaso no acompanhamento clínico, inclusive com omissões em procedimentos básicos. O caso já foi formalizado junto à Promotoria de Defesa da Cidadania da Capital, que deve apurar as irregularidades.
O sobrinho do paciente, Antonio Ricardo Magalhães Veras e Nascimento, responsável pela denúncia, afirmou que a negligência agrava ainda mais o quadro de saúde do idoso, que precisa de cuidados urgentes. Ele cobra providências imediatas para garantir o direito à saúde de Adalberto Henriques Filho, ressaltando que o hospital não pode continuar ignorando a gravidade da situação. O Ministério Público foi acionado para que medidas sejam tomadas com urgência, a fim de assegurar o atendimento digno ao paciente.
O Sextou de hoje será uma homenagem ao cantor e compositor Chico Science, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat. O entrevistado será Paulo André Pires, produtor de Chico, que conviveu com ele boa parte da sua vida.
Líder da banda Chico Science & Nação Zumbi, o cantor, que faleceu em fevereiro de 1997, vítima de um acidente de automóvel, deixou dois discos gravados: ‘Da Lama ao Caos’ e ‘Afrociberdelia’. Seus dois álbuns foram incluídos na lista dos 100 melhores discos da música brasileira da revista Rolling Stone, elaborada a partir de uma votação com 60 jornalistas, produtores e estudiosos de música brasileira.
O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.
Nove deputados federais do PSol protocolaram, na última quarta-feira, uma representação no Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o empresário Tallis Gomes. A acusação questiona a campanha identificada pela hashtag “DemitaExtremistas”, que incentiva empregadores a demitirem funcionários que celebraram a morte do norte-americano Charlie Kirk.
A campanha de Nikolas busca pressionar as empresas pela demissão de trabalhadores que se manifestaram sobre Kirk, assassinado em 10 de setembro nos Estados Unidos. Os congressistas sustentam que essa prática viola direitos constitucionais fundamentais. As informações são do portal Poder360.
“Sob a desculpa de que estariam ‘perseguindo extremistas que apoiam a morte’, em referência as pessoas que se manifestaram nas redes sociais de forma crítica às opiniões do norte-americano Charlie Kirk, militante de extrema direita assassinado em 10/09 nos Estados Unidos, os denunciados têm levado a cabo uma verdadeira campanha de incentivo à perseguição de trabalhadores por suas convicções políticas, violando a liberdade de manifestação do pensamento (artigo 5º, IV, CF), liberdade de consciência (artigo 5º, VI, CF) e de convicção filosófica ou política (art. 5º, VIII)”, dizem os congressistas.
Os deputados classificam a iniciativa como uma campanha organizada contra trabalhadores por suas opiniões políticas. Na representação, afirmam que as ações configuram “ilícitos trabalhistas de abuso de direito e assédio laboral por motivos de convicção filosófica ou política”.
A representação foi assinada pelos deputados Guilherme Boulos (Psol-SP), Erika Hilton (Psol-SP), Célia Xakriabá (Psol-MG), Henrique dos Santos Vieira Lima (Psol-RJ), Ivan Valente (Psol-SP), Luciene Cavalcante da Silva, Talíria Petrone Soares (Psol-RJ), Tarcísio Motta de Carvalho (Psol-RJ) e Paulo Lemos (Psol-AP).