Por Letícia Lins
Do Oxe Recife
Pensem em um danadinho. Com apenas oito anos de idade, o pequeno Heitor Bezerra Gusmão, de 8 anos, está perto de realizar um sonho grande: conhecer o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Polo Aeroespacial Brasileiro. Ele é o único estudante de Pernambuco (entre dez escolhidos no País), que irá visitar o prestigiado centro de excelência em ensino superior e pesquisa, ligado à Força Aérea Brasileira, e que fica em São José dos Campos, interior de São Paulo.
Heitor estuda no Colégio GGE Boa Viagem, e foi selecionado ao passar pela última etapa do Prêmio Sócios-Mirins, projeto da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA). A ideia do concurso é escolher talentos de 7 a 14 anos que se destacam em Ciências e Tecnologia para serem divulgadores científicos. E, ao que parece, o pernambucano é um deles. Heitor é daqueles que insiste, persiste e não desiste. Já havia tentado antes, mas não conseguiu chegar lá. Na segunda, foi aprovado, ao apresentar a maquete um dos seus vários projetos de engenharia.
Leia mais“Foi muito difícil. Não pensei em ganhar o prêmio. Chegando lá, vou querer ver tudo, aprender tudo e conhecer outras pessoas que gostam de ciência, como eu”, disse. Ele viajará no sábado (9), com a mãe, com tudo pago pelos patrocinadores do concurso. A relação de Heitor com a ciência é antiga, apesar de sua pouca idade. Desde cedo se interessou por astronomia, matemática e olímpiadas do conhecimento.
Chegou a ter festas de aniversário com temas como planetas e até tabela periódica, uma curiosidade recente. Vez ou outra, surpreende os pais, que são pernambucanos, com perguntas difíceis, “Procuramos sempre buscar fontes confiáveis para respondê-lo. Temos essa preocupação” afirmou a mãe Edileuza Gusmão. Livros de ciência e temas variados enchem o quarto do garoto, sempre atrás de conhecimento. O pai, Erasmo de Melo Gusmão, é engenheiro da Petrobras, e foi aluno do GGE. O que o levou a escolher o colégio para matricular o filho, quando a família veio do Rio de Janeiro, onde atuava pela empresa. Deu certo. Heitor é um sucesso…
Leia menos