Nesta quinta-feira (4), o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos) se reuniu com o prefeito do Recife João Campo (PSB) para assinar um acordo técnico de cooperação.
O acordo promove o intercâmbio educacional e técnico-científico entre a Câmara dos Deputados e a prefeitura do Recife. As informações são da CNN Brasil.
Leia mais
Segundo Motta, o objetivo é digitalizar o parlamento, deixando os serviços e os trabalhos da Câmara mais acessíveis à população. A iniciativa veio do presidente da Casa, que falou sobre a vontade de “mudar a burocracia no poder público vista como um peso”.
“É a oportunidade de deixar um legado de modernização e eficiência nessa minha passagem pela Câmara dos Deputados”, afirmou o presidente.
O plano pretende modernizar o portal da Casa, implementar soluções digitais voltadas a servidores e criar uma plataforma de inteligência estratégica baseada em recursos de inteligência artificial.
Inicialmente, a Câmara deve criar um novo portal web e, no futuro, desenvolver um aplicativo de celular.
A referência é o “Conecta Recife”, plataforma digital do município que integra os serviços públicos da cidade com 820 serviços digitais e 1,7 milhão de usuários cadastrados.
No evento, João Campos relembra que a pandemia foi um grande propulsor do desenvolvimento digital da cidade. “Tivemos que fazer um sistema digital de vacinação. O cidadão poderia escolher o dia, o horário e o local”.
Segundo Campos, esse sistema permitiu uma criação de banco de dados em tempo recorde. A ideia do acordo é unir a experiência do Recife com o corpo técnico da Câmara dos Deputados.
O acordo tem duração de 24 meses, sem transferência de recursos financeiros entre as partes. Cada instituição será responsável por arcar com suas próprias despesas e equipes técnicas. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha, a ideia é fazer a primeira entrega do Acordo de Cooperação Técnica até novembro.
Leia menos