Megainvestimento de R$ 522 bi promete tornar o Nordeste um polo global de hidrogênio verde

Veja outras postagens

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) vistoriou nesta quinta-feira (4) as obras do Complexo de Polícia Científica de Caruaru, considerado estratégico para fortalecer as investigações na região. O investimento ultrapassa R$ 4,3 milhões e, segundo o presidente da entidade, Áureo Cisneiros, a entrega precisa ser agilizada. “Essa obra é uma das mais importantes para a Polícia Civil no Agreste e precisa ser entregue com urgência para ajudar no combate à violência. Caruaru e região merecem uma Polícia Civil estruturada”, afirmou.

O novo complexo vai concentrar o Instituto de Criminalística (IC), o Instituto de Medicina Legal (IML), atualmente em prédio improvisado, e o Instituto de Identificação Tavares Buril (ITB). Apesar da previsão oficial de entrega para novembro de 2025, o encarregado da obra informou que a conclusão deve ocorrer ainda este ano, entre novembro e dezembro. Para o SINPOL-PE, a estrutura é fundamental para qualificar os trabalhos periciais e reduzir a sobrecarga das unidades existentes.

Durante a visita, a direção do sindicato também percorreu outras delegacias de Caruaru e apontou problemas estruturais. O plantão policial funciona dentro da 1ª Delegacia, o DENARC está instalado em uma sala de garagem e a Delegacia da Mulher acumula serviços como o Plantão do Idoso, da Criança e Adolescente e a Delegacia de Combate à Corrupção. “Caruaru não pode continuar com uma Polícia Civil improvisada. Estamos cobrando do Governo do Estado a conclusão do Complexo e a criação de novas unidades, como a Delegacia de Crimes Cibernéticos e a Depatri”, disse Áureo.

Há pouco, a TV Asa Branca (afiliada da TV Globo em Caruaru) entrou ao vivo direto do plenário da Câmara de Vereadores para registrar o lançamento do meu livro “Os Leões do Norte”. A entrevista foi conduzida pelo repórter Franklin Portugal.

A noite de autógrafos em Caruaru, que começa agora, conta com o apoio do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) e do presidente da Câmara, Bruno Lambreta (PSD), em ação coordenada pelo secretário de Articulação Política, Anderson Luís (pré-candidato a deputado estadual). A iniciativa também tem o respaldo da Rádio Cidade 99,7 FM (que retransmite o Frente a Frente) e do Blog do Wagner Gil.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

A presidenta da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime-PE), Andreika Asseker, secretária de Educação de Igarassu, participou em Brasília, nos dias 1º e 2 de setembro, da reunião do Colegiado Ampliado da Undime Nacional, ao lado do vice-presidente da seccional, Fernando Melo, de Limoeiro. O encontro reuniu dirigentes de todo o país para discutir programas em andamento, avaliar ações e definir estratégias da entidade. Entre os destaques esteve o diálogo com o ministro da Educação, Camilo Santana, que tratou das prioridades para a educação básica e ouviu demandas das seccionais.

A agenda incluiu ainda reunião no Sebrae, voltada ao fortalecimento de parcerias estratégicas, e encontro no Inep, com foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na nova escala de proficiência. Para Andreika Asseker, a participação representou um avanço no diálogo com o governo federal. “Foi um momento importante para reafirmarmos a centralidade da educação básica e o papel dos municípios. Voltamos para Pernambuco mais fortalecidos para apoiar nossos dirigentes e contribuir na construção de políticas públicas de qualidade”, afirmou.

Camaragibe - Refis 2025

A Superintendência do Banco do Nordeste em Pernambuco, em parceria com a Comex Consulting, realiza nesta sexta-feira (5) a Imersão Nordeste – Importações por Pernambuco. O encontro, que começa às 9h no auditório da Superintendência Estadual, reúne empresas interessadas em conhecer as condições que o Estado oferece para operações de importação, como linhas de crédito, logística portuária e incentivos fiscais.

A programação inclui palestras do consultor Eduardo Neves Baptista, que busca desmistificar a ideia de que importar no Brasil é complexo, do empresário Estêvão Vieira, da Tecpel, compartilhando a experiência da empresa no setor de papel, e de Alessandra Cardozo, da VP Trading, sobre logística e incentivos fiscais. O evento será encerrado com a apresentação de Luciano Fabrício Tinoco, gerente de Operações de Câmbio do Banco do Nordeste, que detalhará as linhas de crédito disponíveis e esclarecerá dúvidas dos participantes.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Tabira realiza, no próximo dia 13 de setembro, o 2º Festival Sebastião Dias de Repente, que ocupará a Praça Gonçalo Gomes com uma grande celebração da cantoria nordestina. O evento homenageia os 80 anos de Ivanildo Vila Nova, um dos principais nomes do repente no Brasil, e reúne duplas consagradas da poesia improvisada, como Ivanildo Vila Nova & Zé Cardoso, Diomedes Mariano & Zecarlos do Pajeú, Zé Viola & Jonas Bezerra, Afonso Pequeno & Daniel Olímpio, além de Pedro de Alcântara & Thulio Fontinele.

A programação contará ainda com a participação dos declamadores da Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA), que se apresentam em formato de microfone aberto. A condução da noite ficará a cargo de Felizardo Moura, em um encontro que promete valorizar a tradição, o improviso e a força da palavra cantada.

O festival é promovido pelo Instituto Poeta Sebastião Dias, com apoio da Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, e parceria da APPTA. A data também celebra o Dia Municipal da Poesia, instituído por lei da vereadora Socorro Veras, que marca o aniversário de nascimento de Sebastião Dias (in memoriam) e de Dedé Monteiro, Patrimônio Vivo de Pernambuco. O evento é gratuito e tem início às 19h.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

De volta a Caruaru, cidade que me adotou com título pela Câmara Municipal, acabei de correr meus 8 km diários na Via Parque. Daqui a pouco, exatamente às 19 horas, faço uma noite de autógrafos do meu livro Os Leões do Norte no auditório da Câmara. Reitero o convite aos meus conterrâneos do País de Caruaru, como batizou o saudoso Nelson Barbalho.

O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos) reuniu-se, nesta quarta-feira (3), com o ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir a elevação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco à condição de campus oficial. A agenda, em Brasília, contou também com a presença do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), e do secretário de Governo do município, Gilvan Calado.

Inaugurado em março de 2006, o CAA foi o primeiro centro avançado da UFPE no interior do Estado e, ao longo dos anos, consolidou-se como polo estratégico de formação acadêmica e pesquisa para o Agreste. Para Fernando Monteiro, a oficialização como campus permitirá ampliar a oferta de cursos, investimentos e oportunidades. “Estamos nos inteirando dos critérios exigidos pelo Ministério para que, num esforço conjunto, esse processo avance. A educação superior transforma realidades, e Caruaru e o Agreste merecem essa conquista”, afirmou o parlamentar.