Por que não haverá pesquisa de boca de urna nesta eleição?

Por Vitor Nascimento
Repórter do blog

Os institutos de pesquisa não vão divulgar pesquisas de apuração, as tradicionais pesquisas de boca de urna, neste ano. Segundo informações divulgadas pelos mesmos, o levantamento deixou de ser realizado por conta das atualizações nos padrões da votação.

Essa atualização permite uma atualização mais rápida dos números pelo país. Além disso, os altos custos também foram determinates para o encerramento da prática.

Este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), unificou o horário eleitoral em todo o País, assim, todas as seções devem funcionar de 8h às 17h pelo horário de Brasília, inclusive em estados de fusos diferentes.

Com informações do Jornal O Globo.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino

Em tom de ironia, o presidente da Alepe e do PSDB em Pernambuco, Álvaro Porto, respondeu à fala da deputada estadual Débora Almeida, também filiada à legenda, que afirmou, ontem, que a sigla não havia havia recorrido da decisão que tirava Diogo Moraes da liderança na Casa. Álvaro, devolvendo uma fala de Débora, disse que “a procuradora não sabe procurar” após a desembargadora Valéria Bezerra Pereira Wanderley ter dado uma decisão favorável à manutenção de Moraes na liderança dos tucanos na Assembleia.

“A verdade é que a realidade bateu à porta da deputada Débora Almeida: o recurso do PSDB foi julgado favoravelmente ao partido. Ironia do destino, ou descuido jurídico, é que justamente Débora, que além de parlamentar é procuradora federal, havia assegurado em alto e bom som, inclusive com notas na imprensa, que o agravo não existia. Pois bem, existia, tramitou, foi apreciado e decidiu o jogo. Moral da história: a procuradora não soube procurar, e o resultado chegou sem precisar de narrativas fantasiosas para tentar se impor”

Camaragibe - Refis 2025

O Governo Federal garante a construção do ramal da ferrovia Transnordestina até o Porto de Suape, mas a apresentação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre as principais obras do país a todo ministério, realizada nesta quarta-feira (27), não traz o trecho pernambucano. Aparece apenas a obra ligando o Piauí até o Porto de Pecém, no Ceará.

Há expectativa, informada por integrantes do próprio governo, de que a licitação para a retomada do primeiro trecho da ferrovia em Pernambuco seja lançada neste segundo semestre. A previsão inicial era para agosto e passou para outubro. Aguardemos!

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Caruaru, sob a gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), está entre as 15 melhores cidades do Nordeste para investir, de acordo com levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP). A pesquisa avaliou critérios como transparência, ambiente de negócios e eficiência da máquina pública, posicionando a Capital do Agreste à frente de tradicionais polos regionais, como Petrolina (PE) e Campina Grande (PB).

O resultado consolida o bom momento do município, que tem se tornado referência em gestão e atraído cada vez mais investidores. Para o prefeito Rodrigo Pinheiro, o reconhecimento é fruto do compromisso da administração com eficiência e responsabilidade. “Esse ranking mostra que Caruaru está preparada para receber investimentos, gerar emprego e renda. Trabalhamos com seriedade e transparência para garantir qualidade de vida à população”, afirmou.

Rodrigo também destacou que a cidade se tornou um ambiente confiável para empreender. “Caruaru hoje atrai olhares de todo o Brasil porque tem uma máquina pública funcionando e políticas que estimulam o desenvolvimento. Vamos seguir firmes para transformar esse reconhecimento em mais oportunidades para a nossa gente”, completou o prefeito.

O Sextou de amanhã está repleto de música e poesia. O entrevistado será o poeta, compositor e intérprete paraibano Jessier Quirino. Com seu estilo inconfundível e sua habilidade de traduzir o universo nordestino em versos, causos e músicas, o programa está imperdível.

Jessier Quirino nasceu em Campina Grande, no estado da Paraíba, em 1954. Com 16 anos, aprendeu sozinho a tocar violão. Começou a compor, segundo ele, sob a influência da poesia matuta de Zé da Luz e de Zé Laurentino, do cantar dos repentistas e da convivência com os sertanejos do interior da Paraíba.

O Sextou vai ao ar amanhã, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.