“A gente tem confiança de que hoje será um dia de festa”, diz Raquel em Caruaru

Após votar no Colégio Diocesano em Caruaru, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, fez uma declaração otimista à imprensa, destacando a importância do processo democrático e as medidas de segurança implementadas no Estado. “Pernambuco sempre foi um Estado que lutou muito pela democracia e gente tem confiança de que hoje será um dia de festa. Estamos trabalhando para que todos possam ter paz e ir Às urnas nesse dia”, afirmou.

A gente colocou aqui mais de R$ 6 milhões de reais nós temos 28% a mais de efetivo hoje da Polícia Militar e da Polícia Civil nas ruas. A gente também está trabalhando para garantir na Região Metropolitana do Recife a gratuidade [do transporte público no dia das eleições] para que o eleitor da RMR possa ter a a oportunidade do voto. O que eu desejo a todos e peço é que continuem nesse clima de paz para que a gente possa, ao final das eleições, celebrar a democracia no nosso Estado

A governadora ressaltou os investimentos na segurança para garantir a ordem no dia das eleições. “Colocamos aqui mais de R$ 6 milhões de reais e temos 28% a mais de efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil nas ruas. Também trabalhamos para garantir a gratuidade [do transporte público no dia das eleições] para que o eleitor da RMR possa ter a a oportunidade do voto”, disse.

Perguntada sobre o resultado das eleições em Caruaru, Raquel destacou a importância da decisão popular: “A população vai decidir se vai ter fechamento no primeiro ou no segundo turno. Para o que quer que seja, o governo de Pernambuco e a Polícia estão preparados para garantir que as eleições ocorram com tranquilidade. Estamos prontos para enfrentar os desafios que se coloquem diante de nós. Aqui em Caruaru, nós estamos muito confiantes daquilo que gente semeou ao longo do tempo”.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e o marido, pré-candidato a Estadual, Breno Araújo, deixaram de lado o recente afastamento político e compareceram ao Ouvir Para Mudar, do governo Raquel Lyra, ao lado da governadora. As informações são do Blog do Nill Júnior.

Na posição oposta, o Deputado Estadual Luciano Duque e Sebastião Oliveira, presidente estadual do AVANTE e pré-candidato a Estadual.

O clima tendo como pano de fundo a falta de apoio para a festa de Setembro, com a questão tomando a imprensa, gerou duvidas sobre a presença de Márcia.

A gestora, entretanto, pesou o caráter institucional e apareceu para acompanhar a agenda.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Na manhã desta quinta-feira (28), a Assembleia Legislativa de Pernambuco debateu, em plenário, a suspensão do serviço na Linha Sul do Metrô do Recife. O deputado Coronel Alberto Feitosa levou o tema à tribuna após o fechamento de 10 estações desde a manhã de ontem por problemas na rede elétrica, o que, segundo ele, afetou cerca de 60 mil usuários, gerando filas nos terminais de ônibus e atrasos para trabalhadores e estudantes da região do Aeroporto e do Shopping Recife.

As estações fechadas foram: Cajueiro Seco, Prazeres, Monte Guararapes, Porta Larga, Aeroporto, Tancredo Neves, Shopping, Antônio Falcão, Imbiribeira e Largo da Paz. Em sua fala, Feitosa citou declarações do assessor de comunicação da CBTU sobre sucateamento do sistema e planilhas apresentadas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, que apontariam incompatibilidade entre custos e repasses federais, além de carências em manutenção, troca de equipamentos e contratação de pessoal. O parlamentar também questionou a proposta de transferência do metrô ao governo estadual e a eventual privatização, alegando falta de atratividade diante do quadro atual.

No contexto do histórico de interrupções, o deputado lembrou que, desde agosto de 2024, o metrô não opera aos domingos por obras de manutenção nas Linhas Centro e Sul, e listou ocorrências recentes: incêndio em trem na Estação Cavaleiro (10/06/2025); interdição do VLT entre Marcos Freire e Curado devido às chuvas (16/05/2025); queda de energia com explosão de transformador que paralisou ramais da Linha Centro por 24 horas (20/06/2024); além de paradas integrais ou parciais por falhas elétricas na Linha Sul e na Linha Centro em 18/06, 10/06, 14/04 e 11/03 de 2024.