Durante a noite da última quinta-feira (19), a candidata à Prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL/Rede) e a sua vice Alice Gabino (Rede) participaram do evento Negras e Negros com Dani, na Casa Marielle Franco, no Derby. A psolista começou falando sobre a sua chapa ser formada por duas mulheres negras. “Somos duas mulheres negras trazendo propostas e fazendo política de forma coletiva. Cada uma das nossas propostas foram construídas com muitas mãos, ouvindo as pessoas de cada território do Recife e dos movimentos sociais. Porque a nossa chapa é feminina, feminista e antiracista.”, enfatizou a candidata.
Dani Portela (PSOL/Rede) falou também sobre a maioria da população do Recife ser composta por mulheres negras, 57%, de acordo com dados do Censo 2022. Ela destacou que o município é a 2ª capital mais desigual do Brasil. “A maioria das pessoas em situação de vulnerabilidade e pobreza nesta cidade, são pessoas negras, em especial mulheres negras chefes de família. Eu não estou nessa caminhada apenas por mim, mas por todas e todos que fazem parte da maioria minorizada no Recife: mulheres, população negra, juventude, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e mais. Eu não quero que os nossos filhos e filhas liderem as piores estatísticas dessa cidade e por isso pretendo mudar a fotografia desse poder que governa a cidade há anos. Não é mais admissível olhar para a foto dos 39 vereadores e ver apenas uma mulher negra nessa imagem”, disse.
Leia maisNo evento, Negras e Negros com Dani, também estiveram presentes lideranças das organizações e dos movimentos de mulhers negras e do movimento negro do Recife, como por exemplo a Rede de Mulheres Negras e da campanha Eu Voto em Negras. A candidata aproveitou o momento para afirmar que, eleita, vai criar a Secretaria Municipal de Igualdade Racial, com equipe e orçamento adequados para uma atuação firme e competente no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade.
Além disso, quer recriar o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), garantindo sua plena implementação em todas as áreas da gestão municipal e atualizar e implementar o Plano Municipal de Igualdade Racial e transformá-lo em lei. Dani Portela (PSOL/Rede) espera avançar na implementação da lei de cotas nos concursos públicos, fortalecer o GTERER, para avançar na implementação das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08, ampliando o investimento na formação de professores e professoras para uma educação antirracista.
Leia menos