Segundo levantamento da Forbes, o Ceará se mantém como o principal reduto de super-ricos do Nordeste em 2024. a revista mostra que o Estado concentra 9 bilionários, mais que o dobro do segundo colocado regional, Maranhão, que possui 4.
Mesmo com uma economia consideravelmente maior, a Bahia tem apenas dois bilionários. Outros dois são de Pernambuco e um da Paraíba.
Leia maisQuais os estados do Nordeste com mais bilionários?
Ceará: 9
Maranhão: 4
Bahia:2
Pernambuco: 2
Paraíba: 1
Nacionalmente, o Ceará também se destaca, ocupando a sexta colocação no ranking dos estados com mais super-ricos. Apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul apresentam números superiores.
Estados com mais bilionários no Brasil
São Paulo: 97
Rio de Janeiro: 36
Santa Catarina: 34
Minas Gerais: 17
Rio Grande do Sul: 17
Ceará: 9
Paraná: 6
Goiás: 5
Maranhão: 4
Bahia: 2
Pernambuco: 2
Espírito Santo: 1
Paraíba: 1
Os demais estados não possuem bilionários, segundo a Forbes.
Considerando que a economia do Ceará é apenas a terceira maior do Nordeste e está longe de ser uma das principais potências produtivas do Brasil, o que explica o expressivo número de fortunas que ultrapassam a marca bilionária no Estado?
Um dos fatores é a quantidade de empresas cearenses com capital aberto na Bolsa, número que cresceu nos últimos anos. Apesar do PIB de menor porte, o Ceará detém 8 companhias listadas, enquanto Pernambuco e Bahia, juntos, não atingem tal quantidade.
Estão listadas em Bolsa: M. Dias Branco, Hapvida, Pague Menos, Aeris Energy, Grendene, Brisanet, Banco do Nordeste e Coelce (Enel Ceará).
Empresas de capital aberto representam uma parte significativa do cálculo da Forbes sobre o patrimônio dos super-ricos.
Do Diário do Nordeste
Leia menos