Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
A fiação elétrica do Recife é um dos maiores desafios da gestão pública do município, que tem impedimentos legais diante da legislação federal para resolver a questão. Durante a sabatina promovida pelo Porto Digital, na tarde desta segunda-feira (26), o prefeito e candidato à reeleição pelo PSB, João Campos, abordou o assunto.
Questionado sobre o que gostaria de ter feito mais pela cidade na gestão que encerra este ano, João Campos afirmou que seria trabalhar na fiação elétrica, mas explicou que a burocracia é um impedimento.
Leia mais“Existe uma série de regulamentações que limitam muito o poder da Prefeitura de fazer (ações na fiação). Isso é uma coisa que não vamos desistir, inclusive para o Centro da Cidade. Estudamos muito esse assunto. É extremamente burocrático e tem muita legislação federal que nos faz perder competência para essa questão”, afirmou.
Embarque Digital
Ainda durante a sabatina, João Campos (PSB) garantiu o fortalecimento do Embarque Digital, programa educacional de fomento à formação de capital humano especializado na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.
A previsão é de que, nos próximos quatro anos, pelo menos dois mil jovens sejam beneficiados pela iniciativa, garantindo a continuidade da ação em patamar semelhante à oferta de vagas registrada nos três primeiros ciclos do programa, entre 2021 e 2024.
“A gente tem hoje dois mil jovens no Embarque Digital. Uma parte das três primeiras turmas já se formaram, outras estão estudando. E todo esse custo, de quase R$ 30 milhões, é bancado pela Prefeitura do Recife. E aqui eu gostaria de reafirmar o meu compromisso. Eu quero ser reeleito prefeito do Recife para ter Embarque Digital todos os anos com chamadas abertas, fortalecendo, sobretudo, os jovens da periferia do Recife, quem for estudante de escola pública. A gente tem hoje dois mil jovens e quer renovar esse número de dois mil jovens que possam se formar em tecnologia através do Embarque Digital”, afirmou Campos.
Bairro do Recife
O prefeito foi questionado, ainda, sobre ações que pretende realizar em um segundo mandato em relação ao Bairro do Recife e a outras áreas do Centro. O candidato reafirmou o compromisso de viabilizar a remissão de dívidas de imóveis na região no ato de compra, venda ou emissão de alvará para fins de retrofit e a permuta de coeficiente construtivo para empreendedores que invistam na recuperação de edificações, medida que tem como foco o estímulo à moradia nessa área da cidade.
Além disso, destacou ações de regeneração urbana que já estão em andamento, como a melhoria da zeladoria e o monitoramento feito por mais de 50 câmeras na área central da cidade como contribuição da Prefeitura à segurança urbana em um momento em que as corporações policiais, vinculadas ao Governo do Estado, carecem desse serviço.
Leia menos