PF faz buscas na casa de ex-governador do Tocantins por suspeita de fraude à licitação

O ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse, é alvo de busca e apreensão da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira. As autoridades investigam a participação dele em possíveis crimes de fraude à licitação ocorridos em contratos da extinta Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação do estado. Carlesse esteve à frente do governo do estado de 2018 a março de 2022, quando renunciou ao cargo após denúncias de corrupção.

As investigações são parte da Operação Timóteo 6:9. Ao todo, mais de 100 policiais cumprem 30 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas, na capital Palmas e também nos municípios de Gurupi e Dianópolis. As autoridades averiguam os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O procedimento licitatório investigado pela PF diz respeito a contratação de uma empresa especializada em prestação de serviços de locação de máquinas pesadas e caminhões, fornecimento de combustível e manutenção preventiva e corretiva, com o intuito de atender os escritórios da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).

Do Jornal O Globo.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Top 10
Petrolina - Destino

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, não confirma nem nega que o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, seja afastado da função por contrariar interesses do Governo do Ceará no trecho da ferrovia Transnordestina que vem defendendo para ser retomado em Pernambuco. Falei, há pouco, com um interlocutor do ministro, que confirmou o mal-estar gerado, mas disse que o ministro, pelo menos por enquanto, não vai se posicionar. A Sudene é vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, teria pedido a substituição de Danilo Cabral em meio a críticas à “falta de agilidade” na liberação de recursos para a Transnordestina e à disputa por influência sobre fundos regionais, especialmente o FDNE e o FNE. Cabral ocupa o cargo por indicação do senador Humberto Costa, que está em Brasília participando do encontro nacional do PT e também não se manifestou sobre os rumores.

Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento