Picapes Ram ganham séries especiais
A Stellantis acaba de lançar no mercado duas séries especiais de picapes Ram. A primeira é a Rampage batizada de Rebel Ignition, para celebrar o primeiro ano da caminhonete no país. Ela conta com uma série de diferenciais estéticos internos e externos e tem preço sugerido de R$ 287 mil. É inspirada na 1500 TRX Ignition Edition dos Estados Unidos e tem carroceria exclusivamente na cor laranja e pintura preto no teto, rodas, maçanetas e retrovisores. Vem também com adesivos únicos sobre o capô e nas laterais, bem como capota marítima e santo-antônio preto. O motor é o conhecido 2.0 turbo Hurricane a gasolina com 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. A transmissão é sempre automática de 9 marchas com tração 4×4 que distribui automaticamente a força entre os dois eixos e conta com reduzida. Do ponto de vista de equipamentos, traz bancos em couro preto e suede com costuras laranjas e a logo ‘Rebel’ bordada no encosto dos bancos dianteiros e tapetes pretos de borracha com bordas elevadas. Entre os equipamentos de série, a Rebel Ignition ganha itens que em outras versões são apenas opcionais, como o sistema de som Harman Kardon de 9 alto-falantes com subwoofer de 6”, com 360 watts de potência, comandos elétricos no banco do passageiro com 12 ajustes e luzes ambiente em LED.
Já a 2500 Rodeo Edition homenageia os 77 anos do primeiro rodeio oficial realizado no país, em 1947 em Barretos, cidade do interior de São Paulo – e, por isso, é limitada a 77 unidades. Custa R$ 470 mil. Como destaque, um assento extra entre motorista e passageiro, aumentando a capacidade do modelo para transportar até seis ocupantes. Esse encosto pode ser baixado, servindo como apoia-braços com porta-objetos e porta-copos. A 2500 Rodeo Edition vem apenas na cor branca. Baseada na versão Laramie, é equipada com o motor turbodiesel 6.7 com 377 cv de potência e 1150 Nm de torque, aliado a transmissão automática de seis velocidades e tração 4X4 com reduzida. Oferece também uma capacidade de reboque para até 7,6 toneladas – que permite o deslocamento de trailers com facilidade, visto que a picape possui diversas tecnologias que tornam essa tarefa mais simples, como o controle eletrônico do freio do reboque e os retrovisores multifuncionais, que podem ser estendidos eletricamente aumentando o campo de visão para além do trailer.
GMW: o que vem por aí em 2025 – A marca chinesa GWM, que já tem no Brasil os modelos Haval e Ora 03 em várias versões, promete novidades para breve: o utilitário esportivo Tank 300, por exemplo, estará à venda ainda no primeiro semestre do ano que vem. Oferece força de 4×4 legítimo – com modos de condução off-road na areia, lama e rocha – e luxo, tecnologia e desempenho. Híbrido plug-in com motor 2.0 turbo de 408 cavalos de potência acoplado à transmissão automática de 9 velocidades, faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. Também virá o Wey 07, que pretende ser uma alternativa para o segmento de luxo para seis ocupantes. Também é híbrido plug-in, mas só virá no segundo semestre do ano que vem.
Ora 03 especial – E por falar em GWM, a marca lançou uma série limitada do Ora 03 GT, em parceria com a marca de roupas Approve – que tem como dono o influencer e empresário Leo Picon, irmão de Jade Picon. A versão do hatch custa R$ 189 mil. Quem comprar uma unidade ganha cinco peças exclusivas da Approve. São apenas 200 unidades disponíveis. O Ora 03 GT é equipado com um motor elétrico dianteiro de 171 cv de potência no total. O torque é de 25,5 kgfm. Com esse conjunto, o hatch elétrico consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. Já a velocidade máxima é de 160 km/h, limitada eletronicamente. Com a bateria de 63 kWh, o modelo tem autonomia de até 319 km, segundo o Inmetro.
Wrangler e picape Gladiator renovados – A Jeep começou a enviar aos concessionários da marca a versão Rubicon renovada dos Jeep Wrangler e da picape Gladiator. Ambos ganharam nova grade dianteira com molduras metálicas e acabamento preto, cor que também segue no teto e nas caixas de rodas que, por sua vez, ganhou novo desenho. Já o interior ganhou nova central multimídia em tela sensível ao toque de 12,3 polegadas. Os modelos, fortes no quesito off-road, trazem um conjunto de recursos desde bloqueio eletrônico do diferencial e tração 4×4 super reduzida. A versão Rubicon também conta com câmera frontal, trilhos de aço que protegem cabine, caixa de roda e ganchos de reboque. O Wrangler tem motor Hurricane 2.0 a gasolina com 272 cv e 40,0 kgfm de torque associado a câmbio automático de 8 marchas. A picape Gladiator é equipada com motor 3.6 V6 que gera 284 cv e 34,7kgfm de torque.
Novo Lexus RX 450h+ – A marca de luxo japonesa Lexus, vinculada à Toyota, apresentou o RX 450h+, primeiro híbrido plug-in dela no Brasil. O SUV custa R$ 610 mil. Vem para concorrer com modelos já consolidados da BMW, da Porsche e da Mercedes-Benz. O modelo tem motor 2.5 aspirado a gasolina, de ciclo Atkinson, que entrega 187 cv e 23,6kgfm. Os outros dois motores elétricos são síncronos, sendo um no eixo dianteiro com 182 cv e 27 kgfm e um no eixo traseiro com 54 cv e 12,1 kgfm. A potência combinada é de 308 cv. O torque total não foi revelado. A marca de 0 a 100 km/h é feita em 6,2 segundos. O câmbio é transeixo e a tração integral.
Fábrica da Troller – A planta de utilitários esportivos da Troller, que está desativada desde 2021, quando a Ford, dona da marca, encerrou sua trajetória no Brasil, voltará a produzir carros. Ela está localizada em Horizonte, a 45 km de Fortaleza, capital cearense. Quem vai fazê-la funcionar novamente será Comexport, empresa de comércio exterior que investirá R$ 400 milhões, gerando 250 empregos diretos numa primeira fase. São 127 mil metros quadrados, onde serão fabricados seis veículos, incluindo elétricos e a etanol, para terceiros. Não há informações sobre marcas e modelos.
Carros a prestação – E os brasileiros continuam recorrendo a empréstimos bancários para comprar veículos. A Anef, a associação das empresas financeiras das montadoras, mostra que, no primeiro semestre de 2024, comparando com os mesmos seis meses do ano anterior, houve um crescimento de 33,2% no total de recursos liberados para financiamentos de veículos. Isso significa R$ 127,3 bilhões pedidos de empréstimo, frente aos R$ 95,5 bilhões registrados em 2023. O Crédito Direto ao Consumidor foi o principal responsável por essa elevação, alcançando quase que a totalidade dos financiamentos, com 126,6, bilhões. O Leasing, por sua vez, correspondeu a R$ 624 milhões, sendo que R$ 620 milhões foram financiados por pessoas jurídicas.
Quem assina carro? – Um levantamento da Turbi, empresa que oferece o serviço de aluguel e assinatura de carros em formato 100% digital, aponta que somente 50% do público que atualmente assina um automóvel não têm um carro à disposição para uso. De acordo com a pesquisa, outros 31% dos assinantes têm um veículo à disposição em casa, mas que não é próprio, e 19% já o têm, mas ainda optam pela assinatura de um segundo automóvel. Para o CRO da Turbi,Luiz Bonini, os dados mostram que a assinatura de carros contempla mais do que apenas quem não tem um carro na garagem, mas também àqueles que demandam mais de um veículo à disposição – seja para evitar possíveis conflitos de agenda para o uso de um único veículo ou também para aqueles que não desejam arcar com custos fixos de um segundo carro próprio”, explica.
De acordo com o levantamento, o público predominante nas assinaturas a partir de um mês tem entre 30 a 40 anos (52%), seguidos pelos de 41 a 50 (25%) e por aqueles com idades entre 20 a 30 (14%), destacando as gerações X e Y como as principais consumidoras deste serviço. “Hoje em dia, cada vez mais pessoas deixam de comprar carros para fazer uma assinatura. Este serviço vem se destacando por oferecer uma alternativa que elimina diversas despesas, como impostos e manutenção, garantindo maior segurança e comodidade para quem deseja um carro para usar no dia a dia”, aponta o CRO da Turbi. Recentemente, a Turbi criou uma calculadora para ajudar os consumidores a avaliar as vantagens financeiras na assinatura, com mais de 170 modelos que estão entre os mais vendidos no Brasil atualmente. “Decidimos trazer uma plataforma para apoiar na decisão entre compra de um 0km ou assinatura e contribuir para a educação financeira de quem deseja ter um carro na garagem. Afinal, percebemos que, mesmo com a expansão do serviço, o tema ainda é visto com algum preconceito e falta de conhecimento sobre suas vantagens econômicas e também sobre a conveniência e suporte oferecidos por uma assinatura, que eliminam as dores de cabeça durante o processo.”, finaliza Luiz Bonini.
Gasolina acima dos R$ 6 – O litro da gasolina aumentou ao longo do mês de agosto e começamos o segundo semestre com média acima de R$ 6 para o combustível – preços mais altos em todo o País. O preço do etanol também subiu e o litro foi encontrado numa média de R$ 4,16, após incremento de 1,96% ante à primeira quinzena do mês. No levantamento por região, todas registraram aumento no valor dos dois combustíveis, com destaque para o Norte, que liderou o ranking das maiores médias e a alta mais expressiva para a gasolina. Por lá, a gasolina ficou 2,16% mais cara e fechou a R$ 6,62, e o etanol foi encontrado a R$ 4,79, após aumento de 3,01%, ante aos primeiros quinze dias de julho. A região Sul registrou o aumento mais significativo para o etanol, de 3,08%, fechando a R$ 4,35. Quase todos os estados e o Distrito Federal registraram aumento no valor dos combustíveis, em relação à primeira quinzena. O aumento mais expressivo para a gasolina, de 4,13%, foi registrado no Ceará, que fechou o mês com o preço do litro a R$ 6,56. Já o Amazonas comercializou o etanol a R$ 4,57, com uma alta de 6,03%, a maior entre os demais estados.
Palheta de para-brisa: o que saber – Em períodos chuvosos, nada mais relevante do que as palhetas do para-brisas, certo? Mas, quais cuidados elas precisam no dia a dia? Leonardo Salomé, CEO da Autoimpact, empresa líder no segmento de palhetas automotivas, dá dicas importantes para garantir a visibilidade perfeita nas estradas, mesmo com o clima mais ameno.
1. Verificação frequente – Assim como outros componentes do carro, as palhetas do para-brisa também precisam de verificação periódica. O ideal é verificar o estado delas a cada seis meses – ou incluí-las no checklist da troca de óleo. “É importante observar se há sinais de desgaste, como rachaduras, deformidades ou ressecamentos. Se você notar qualquer um desses indicadores, chegou o momento de efetuar a troca dos limpadores”, explica Salomé.
2. Troca preventiva – Palhetas desgastadas podem causar diversos problemas, como ruídos, trepidações, formação de névoa e, em casos mais críticos, comprometimento total da capacidade de limpeza. “Isso pode prejudicar a sua visibilidade na estrada, colocando em risco a sua segurança e a de outras pessoas. Por isso, é importante trocar os limpadores preventivamente, mesmo que eles ainda aparentam estar em boas condições”.
3. Qualidade em primeiro lugar – Investir em palhetas de qualidade é fundamental para garantir uma boa experiência, principalmente em períodos mais chuvosos e frios. “É importante assegurar que o produto escolhido tenha sido desenvolvido com as melhores tecnologias, atendendo aos padrões de fábrica das montadoras. Isso irá proporcionar uma maior durabilidade, eficiência na limpeza e visibilidade impecável em todas as condições climáticas”, ressalta o CEO da Autoimpact.
4. Cuidado com o ressecamento – O frio do inverno pode ressecar a borracha dos limpadores, deixando-as mais rígidas e propensas a rachaduras. “Para evitar problemas, é importante manter as palhetas sempre limpas, sem acúmulo de detritos. Você pode fazer isso usando um pano úmido ou uma solução de água e detergente neutro”, diz o especialista.
5. Reservatório do esguicho – Mantenha o reservatório do limpador sempre cheio e com aditivo de boa qualidade. Existem produtos desenvolvidos especificamente para remover as principais impurezas do para-brisa. No inverno, além de garantir a efetividade da limpeza, eles auxiliam a evitar o congelamento da água.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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