De bigu com a modernidade

A interiorização dos eletrificados

As vendas de veículos leves eletrificados em maio, segundo estudo da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, mostra que há um processo de interiorização da eletromobilidade no Brasil. Nos cinco primeiros meses de 2024, os municípios do interior, excluindo as 27 capitais, foram responsáveis por quase a metade (46%) dos emplacamentos de eletrificados de todas as tecnologias no período. Em números, isso significa 29.697 eletrificados emplacados fora das capitais – do total de 64.908 no acumulado nacional do ano. Detalhe significativo: os elétricos BEV e PHEV com recarga externa emplacados no interior representaram 68% (20.250) do total de eletrificados vendidos nessas cidades (29.697), de janeiro a maio. Os 32% restantes das vendas no interior no período (9.497) foram híbridos convencionais (HEV+HEV FLEX+MHEV). Destes, os híbridos flex movidos a etanol representam 44% (4.141), os híbridos a gasolina/diesel 31% (2.936) e os micro híbridos MHEV 25% (2.370).Essas proporções são aproximadamente as mesmas registradas nas capitais (e dentro da média nacional) dos últimos meses: 68% das vendas de eletrificados são veículos plug-in e 32% são não plug-in (HEV, HEV flex e micro híbridos MHEV).

Em outras palavras: o comprador do interior demonstra a mesma preferência do comprador das capitais pelos modelos tecnologicamente mais avançados (BEV e PHEV).“Esses números são muito importantes”, comemorou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Eles indicam que a eletromobilidade é um fenômeno que se dissemina de modo uniforme em diferentes regiões do país. Já não estamos mais falando de uma tendência concentrada em algumas poucas capitais do Sudeste”, acrescentou. “No final do ano passado, vimos que a eletromobilidade se expandia para o Nordeste e Centro-Oeste. Agora, ela se espalha pelas cidades do interior”.

Desempenho em maio – Só no mês passado, o mercado brasileiro emplacou 13.612 veículos leves eletrificados (de todas as tecnologias) e chegou a 64.908 nos cinco primeiros meses do ano. A liderança no mês continua com os veículos plug-in (com recarga externa), com 66,5% de participação nas vendas do segmento, puxada principalmente pelos BEV 100% elétricos. O resultado de eletrificados em maio representa um crescimento expressivo de 111,5% sobre maio de 2023 (6.435), embora com queda de 10,5% sobre abril (15.206). Já no acumulado de janeiro a maio, o total indica um aumento de 149% sobre o mesmo período em 2023 (26.014).Se a comparação for sobre os cinco primeiros meses de 2022 (16.354), o aumento é de 297%.

Crescimento sustentável – A participação de mercado (market share) dos eletrificados sobre o total das vendas domésticas de veículos leves (de todos os tipos de combustível) tem se mantido constante, em torno de 7% a 8%, desde o início do ano.Um detalhe importante é a participação dos veículos plug-in (BEV e PHEV) de janeiro a maio, que também se mantém constante, num alto patamar em torno de 5% do total das vendas. Essa participação tem crescido de modo sustentável. Em maio de 2023, por exemplo, o market share dos eletrificados era 3,9%, praticamente metade da atual – já o estoque total de eletrificados em circulação no país desde o início da série histórica da ABVE (2012 a maio/24) chegou em maio 285.339 veículos, ou 0,67% de participação sobre o total geral de veículos leves emplacados no mesmo período. Mantida a tendência de crescimento dos últimos meses, isso significa que esse mercado atingirá a marca simbólica de 300 mil veículos em circulação na virada do segundo semestre. A ABVE mantém sua avaliação de que as vendas de eletrificados em 2024 fecharão o ano com mais de 150 mil emplacamentos, ou cerca de 60% do total de 2023 (93.927).

Tecnologias – Em maio, as vendas dos veículos elétricos plug-in (BEV +PHEV) foram de 9.057 unidades, o que representa 66,5% do total de eletrificados vendidos no mês (13.612).Os BEV 100% elétricos foram responsáveis por 5.175 emplacamentos no mês (38% do total de eletrificados). Estes veículos estão ganhando o mercado nacional, colocando o Brasil na mesma rota tecnológica de países europeus e asiáticos. O contraste é flagrante em relação ao ano passado. Em maio de 2023, o mercado brasileiro havia emplacado apenas 615 veículos 100% elétricos, com participação entre os eletrificados inferior a 10%. Doze meses depois, o crescimento dos BEV foi de 742%. Já os veículos híbridos plug-in (PHEV) alcançaram 28,5% de participação sobre os eletrificados em maio, com 3.882 unidades. Desde março de 2023, os PHEV estão ganhando mercado. Sobre maio de 2023, o crescimento desse segmento foi de 60%.

Os híbridos não plug-in (HEV+HEV FLEX+MHEV) ficaram em maio com 33,5% do total de eletrificados, com 4.555 veículos. Os híbridos HEV a gasolina/diesel totalizam em maio 1.360 emplacamentos, ou 10% dos eletrificados. Sobre maio de 2023 (482), o crescimento de 182% foi expressivo. Já os híbridos flex (HEV) representaram 15,1% do total de eletrificados, com 2.052 veículos em maio. Sobre maio de 2023 (1.746), houve um leve crescimento de 17,5%. Por fim, o mercado em maio emplacou 1.143 micros híbridos (MHEV), ou 8,4% sobre o total de eletrificados. Sobre maio de 2023, há uma leve retração de 2%.

Modelos e montadoras – A BYD e a GWM seguem na liderança do mercado de leves eletrificados no país. Em maio, a BYD foi responsável por 38,6% dos emplacamentos (5.254), enquanto a GWM ficou com 14,5% (1.972). De janeiro a maio, só essas duas montadoras apresentaram ao mercado 18 modelos, sendo 16 deles elétricos plug-in.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2024, as cinco montadoras que mais emplacaram eletrificados, foram:

1º – BYD – 27.238

2º – GWM – 9.988

3º – Toyota – 8.897

4º – CAOA Chery – 4.103

5º – Volvo – 2.970


Os cinco modelos mais emplacados entre janeiro e maio foram:

1º – Song Plus GS DM / BYD (PHEV) – 8.127

2º – Dolphin Mini GS EV / BYD (BEV) – 7.741

3º – Dolphin GS 180 EV / BYD (BEV) – 6.295

4º – Corolla Cross XRX Hybrid /(HEV flex) – 5.218

5º – Haval H6 / GWM (HEV) – 2.916

Motivações para um carro elétrico – Qual a razão para que os carros elétricos mudem o comportamento do consumidor brasileiro? O forte apelo ecológico e sustentável? O fato é que eles estão ganhando cada vez mais espaço nas cidades brasileiras. Pontos de recarga podem ser encontrados nos mais variados locais e novos empreendimentos imobiliários já os disponibilizam como diferencial para os seus proprietários. Os interessados se sentem também atraídos pela possibilidade de não terem mais certos custos de manutenção, como as trocas de óleo regulares e os gastos com combustíveis. Porém, os consumidores ainda possuem dúvidas sobre as vantagens de trocar os modelos a combustão pelos carros elétricos. “Existe uma grande expectativa sobre o carro elétrico ser o resolvedor de diversos problemas e no Brasil não é diferente”, afirma Roberto James, mestre em psicologia e especialista em comportamento do consumidor.  

Baseado nessas percepções e buscando responder o porquê de as pessoas quererem ter um carro elétrico, Roberto James pesquisou 203 consumidores de vários estados do Brasil, com idades entre 18 e 65 anos.  Os resultados foram surpreendentes: mais de 70% dos entrevistados querem ou desejam um carro elétrico. “Um dado relevante é que não houve diferença significativa em relação à renda dos entrevistados”, relata o especialista. Sobre as motivações para a aquisição de um carro elétrico, 30% responderam que era pelo fato de esse tipo de veículo não poluir.  Já as opções “Eletricidade ser mais barata do que gasolina”, “Não preciso mais ir ao posto de combustível” e “Vou poder abastecer de casa”, juntas, somaram o percentual de 42%, o que demonstra uma expectativa de economia muito grande na relação de troca do carro a combustão pelo elétrico.

Quando questionados sobre o quanto estariam dispostos a pagar a mais por um carro elétrico, mais de 30% responderam que não querem pagar nem um real a mais e mais de 50% aceitariam pagar até 20% a mais, por se tratar de uma economia ambiental. Como conclusão dos seus estudos, James aponta que o consumidor quer economizar e, se isso puder ser feito de forma mais segura e mais limpa, ambientalmente falando, ele está disposto a investir. “Enquanto houver reservas de petróleo suficientes para demanda de combustíveis, os veículos a combustão terão seu mercado. Aquele que facilitar a jornada do consumidor terá grandes chances de conquistar o mercado”, ressalta ele. 

Novo Haval H6 PHEV19 custa R$ 239 mil – E por falar em GWM, a marca no Brasil acaba de lançar o híbrido plug-in Haval H6 PHEV19, já como modelo 2025, com preço promocional de R$ 229 mil – válido até o dia 20 de junho e para apenas um lote inicial de 1.019 unidades (depois, já no dia seguinte, pula para R$ 239 mil. Uma das mais interessantes novidades do novo Haval PHEV19 é o sistema V2L (Vehicle to Load), que permite o fornecimento de energia do carro para um aparelho elétrico externo. Para o sistema funcionar, é necessário um cabo especial que conta com três tomadas do padrão brasileiro de 3 pinos em uma das extremidades. Ao plugar a outra extremidade no bocal de recarga do carro, esse cabo fornece energia para até três equipamentos 220V simultâneos, com limitação de corrente máxima de 13 A e potência máxima combinada de até 3.300 W. Nesta condição de potência máxima de uso, a bateria fornece energia por até 5 horas sem consumir uma gota de combustível. Esse cabo será oferecido como acessório homologado nas concessionárias GWM até o início de agosto, ainda sem preço oficial definido. Com o novo recurso V2L, o Haval H6 PHEV19 pode fornecer energia mesmo quando a bateria do sistema híbrido estiver descarregada, já que o motor a combustão do Haval H6 pode ser acionado para se transformar em um gerador para recarregar tanto a bateria do próprio veículo quanto fornecer energia para qualquer equipamento elétrico de 220V. 

O GWM Haval H6 PHEV19 possui uma autonomia 74 quilômetros segundo o Inmetro. Equipado com tração dianteira e uma bateria de 19 kWh, o SUV conta com uma potência e torque combinados de 326 cv e 53 kgfm, respectivamente. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, destacando-se pelo equilíbrio entre eficiência energética e desempenho. Como de praxe na marca, o processo de compra e vendas será pela internet, diretamente pela montadora, via Mercado Livre. O Haval H6 PHEV19 fica posicionado entre o H6 HEV2 e o H6 PHEV34. É, quando comparado com seus concorrentes diretos, o único híbrido que oferece a opção de recarga rápida. Quando conectado a um carregador DC (corrente direta), o SUV da GWM suporta até 33 kW de potência, permitindo recarregar sua bateria de 19 kWh de 30% a 80% em apenas 28 minutos.

Chama a atenção o quesito segurança: ele tem, por exemplo, condução semiautônoma nível 2+ – o mais avançado disponível no seu segmento –, piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas e motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas e reconhecimento de placas de trânsito. Também vem com Auto Reverse Assistance e Parking Assist para vagas paralelas e em 45° e 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) com câmera 360°. Entre os itens de tecnologia e conforto, ele traz update de software pela nuvem, controle remoto do veículo pelo celular, central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comandos por voz em português, teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags e porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença.

Fiat Panda – A Fiat acaba de revelar, na Europa, as primeiras imagens do Grande Panda, primeiro modelo de uma nova família de veículos derivada da plataforma multienergia Smat Car, ou STLA Small. Ele será lançado primeiramente no Velho Continente, Oriente Médio e África com versões elétrica e híbrida. Ele tem 4 metros de comprimento e capacidade para 5 pessoas, com linhas que remetem ao Panda original, apresentado nos anos 80 e que se tornou um clássico da marca para as cidades europeias. Com o Grande Panda, a Fiat inicia agora a sua transição para plataformas globais comuns que cobrem todas as regiões do mundo.

Venda de motos e segurança no trânsito – O Brasil enfrenta uma revolução sobre duas rodas: as vendas de motocicletas atingiram um marco histórico, impulsionadas pela busca por mobilidade e oportunidades de trabalho. No entanto, este crescimento vem acompanhado de um sombrio aumento nos acidentes e fatalidades nas estradas. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), o país testemunhou um grande salto na produção, com 1,57 milhão de unidades fabricadas no último ano, alimentando uma frota de 27 milhões de motocicletas circulando pelas ruas do país. Além disso, uma análise dos dados divulgados pelo Infosiga revela uma tendência preocupante: somente no estado de São Paulo, entre os primeiros meses de 2022 e 2023, houve um aumento de aproximadamente 5,64% nas fatalidades de motociclistas, saltando de 461 para 487 acidentes fatais no período. Esse aumento se intensificou ainda mais no comparativo do primeiro trimestre de 2023 e 2024, com um crescimento significativo de 17,45%. Por isso, Alper Seguros alerta para a urgência da segurança nas estradas. “Com o surto de motocicletas, o risco de acidentes é cada vez maior. A contratação de um seguro é vital para proteger os motociclistas e suas famílias em caso de tragédias”, ressalta Antônio Azevedo, vice-presidente de Auto, Frota e Consórcio da Alper Seguros.

Em média, a frequência de sinistros de motos no Brasil é mais significativa que a de automóveis, o que faz com que muitas seguradoras limitem a aceitação do seguro. “Muitas delas optam por garantir cobertura apenas para motocicletas de alta cilindrada, cujo perfil de segurado prevalece entre pessoas de classe média, acima de 40 anos. No entanto, há prevalência de circulação de motocicletas de baixa cilindrada, que são predominantemente conduzidas por trabalhadores dos mais variados tipos de entrega”, esclarece Azevedo. Com o surgimento de aplicativos e o aumento na demanda por serviços de entrega rápida, o contingente de entregadores sobre motocicletas tem aumentado consideravelmente. Esses profissionais enfrentam condições desafiadoras nas ruas, muitas vezes lidando com prazos apertados e tráfego intenso. Dessa forma, o aumento de entregadores nas ruas impacta diretamente os números de fatalidades no trânsito, uma vez que esses trabalhadores estão mais expostos a riscos de acidentes. 

Consórcio: 3 dicas para adiantar a contemplação – O mercado de consórcios no Brasil tem crescido, destacando-se como uma alternativa atraente para a aquisição de bens e serviços. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o setor registrou um aumento de 12,5% no número de participantes ativos em 2023, atingindo a marca de 8,5 milhões de consorciados. Esse crescimento reflete a busca dos consumidores por modalidades de compra planejada, sem juros e com condições mais flexíveis. E, claro, quando alguém entra em um consórcio tem a esperança de logo ser contemplado. Mas, para quem não quer depender apenas da sorte, o diretor da Âncora Consórcios, Márcio Massani, separou algumas dicas para dar aquele empurrãozinho para adiantar a contemplação.

1 – Faça um bom planejamento financeiro: tenha controle dos seus gastos e se organize para economizar. Assim, é possível juntar um valor e disponibilizá-lo para lance.

2 – Conheça as modalidades de lances disponíveis no grupo: oferecer lances é uma maneira de acelerar a contemplação. Para isso, é necessário analisar o histórico e a porcentagem de lances vencedores no grupo participante. 

3 – Mantenha suas parcelas em dia: para participar das assembleias, é essencial que as parcelas estejam em dia. Além disso, algumas administradoras oferecem uma modalidade de lance chamada “lance fidelidade”, em que apenas os consorciados que pagaram suas parcelas até o vencimento poderão ofertar lances.

 “Uma dica extra, e a mais importante, é: a escolha de uma boa administradora é imprescindível para apoiar todo o processo com confiança e segurança”, completa Massani. Para saber se a empresa é credenciada, o ideal é acessar o site abac.org.br e clicar na aba associados e parceiros. Além disso, olhar a reputação da empresa no Reclame Aqui é super válido.  

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

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O atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), tem 28,3% das intenções de voto na cidade de São Paulo e é seguido pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que registra 26,8%, de acordo com pesquisa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) divulgada neste sábado (28).

Pela margem de erro da pesquisa, que é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, Nunes e Boulos estão tecnicamente empatados na liderança. Na terceira posição está o influenciador Pablo Marçal (PRTB) com 14,7% das intenções de voto. Com 9,1%, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece na sequência, empatada tecnicamente com o apresentador José Luiz Datena (PSDB), que tem 6,2%. Marina Helena (NOVO) tem 1,9%. Os demais candidatos somaram menos de 1% dos votos.

Essa é a terceira pesquisa da FESPSP sobre a disputa pela Prefeitura da capital paulista. Na comparação com a pesquisa anterior, publicada em agosto, Nunes foi quem mais cresceu, ultrapassando Boulos numericamente. Ele avançou 6,7 pontos percentuais. O deputado do PSOL também cresceu, com mais 3,7 pontos.

Marçal, por outro lado, oscilou negativamente 2,1 pontos percentuais sobre os 16,8% que tinha no mês passado. Datena, que aparecia em quarto, perdeu 4,5 pontos percentuais, enquanto Tabata oscilou de 8,6% para 9,1%.

Nunes e Boulos também empatam na liderança na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos eleitores. Confira os dados:

Ricardo Nunes: 26,2%

Guilherme Boulos: 24,1%

Pablo Marçal: 12,2%

Tabata Amaral: 6,5%

Datena: 4,4%

Marina Helena: 1,7%

Altino: 0,2%

Kim Kataguiri: 0,1%

Bebeto Haddad: 0,1%

Outros: 0,1%

Branco / Nulo / Nenhum: 5,8%

NS/NR: 18,7%

*Por causa de arredondamentos, a soma das porcentagens é de 100,1%, e não 100%.

A pesquisa FESPSP foi registrada no TSE como SP-02679/2024 e foram realizadas 1.500 entrevistas face a face entre os dias 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

Do Exame

A candidata Dani Portela (PSOL/ Rede), participou de uma sabatina na TV Guararapes, na noite desta sexta-feira (27), durante o Jornal Guararapes. A entrevista foi conduzida pela apresentadora Meiry Lanunce. Dani falou das suas propostas e respondeu a perguntas sobre temas relevantes para a população do Recife, destacando áreas como saúde e educação. 

“Recife tem um triste título: a segunda capital mais desigual do País. Essas desigualdades são frutos de um modelo de gestão que governa a cidade há anos. Na saúde, por exemplo, para atender a população, precisaríamos construir pelo menos mais 80 unidades de Saúde da Família.”, disse a candidata. 

A psolista destacou que no Recife existem cerca de 50 Unidades de Saúde da Família (USF+), que hoje atendem das 7h da manhã às 19h. Porém, ela reforça que tem ouvido diversas críticas da população afirmando que está acontecendo rodízio no atendimento. “Em nossas visitas aos territórios do Recife, temos ouvido muitas queixas de que os moradores dos bairros A, B e C recebem atendimento de 7h às 13h, e dos bairros D, E, F, das 13h às 19h. Então, o sistema hoje chamado USF+, que são as unidades de saúde, tiveram os seus horários ampliados, mas não ampliaram o acesso.”, informou Dani.

A candidata citou a necessidade que, se eleita, pretende assegurar cobertura territorial completa no Recife, garantindo que as pessoas possam acessar postos de saúde mais próximos às suas residências, independente da sua situação de moradia, dando prioridade para as áreas limítrofes da cidade, as chamadas áreas descobertas. Dani reforça que pretende diminuir o tempo de espera nos serviços de saúde, melhorar a distribuição de medicamentos pela rede municipal e facilitar o acesso a especialidades médicas, inclusive em situações de urgência. 

Minha corridinha diária de 8 km, hoje, cumpri, há pouco, em São José do Egito, o Reino Encantado da Poesia, imortalizada em verso e prosa pelos seus gigantes do improviso, entre eles Rogaciano Leite e Louro do Pajeú, que morreram cantando a sua gente sofrida de chão batido, pouca água e sol inclemente.

Num poema à sua terra amada, Rogaciano cantou assim: “Eu nasci lá num recanto/ Do meu sertão que amo tanto!/ Onde o céu desdobra um manto/Feito de rendas de anil.

Onde o Firmamento extenso/É um grande espelho suspenso/Refletindo o rosto imenso/Da minha Pátria — o Brasil!

Criei-me lá na Fazenda/Que foi minha velha tenda/Onde escutei a legenda/ das coisas coloniais: Papa-figos, feiticeiros/ Cantadores, cangaceiros/ Caçadores e vaqueiros,

Reino Encantado… e outras mais…

Como anunciado por este blog, o debate que seria realizado neste sábado (28), com os candidatos a prefeito de São José do Egito, foi cancelado por não haver consenso sobre as regras.

Hoje, a Faculdade Vale do Pajeú, onde seria realizada a sabatina, emitiu uma nota explicando a situação. Confira:

A Faculdade Vale do Pajeú,  diante do cancelamento do debate com os candidatos à Prefeitura de São José do Egito que seria realizado neste sábado (28), em seu auditório, vem a público esclarecer que o evento seria de total responsabilidade, organização e mediação do renomado jornalista Magno Martins,  com utilização do espaço físico da instituição e presença da comunidade acadêmica, dada sua experiência de anos a serviço do jornalismo político em Pernambuco.

Uma das garantias foi de um debate ético e isento, voltado para a sociedade egipciense e comunidade acadêmica. 

A formatação do debate foi construída com apoio do jornalista Nill Júnior,  dada sua contribuição em encontros dessa natureza em todo estado, também como forma de garantir um formato equilibrado.  Outro destaque é de que o assessor jurídico,  Jonas Cassiano,  foi sugerido e convidado por indicação do jornalista.

Como em todo debate dentro de um ambiente acadêmico,  por solicitação do jornalista Magno Martins,  seriam selecionados quatro universitários para realizarem perguntas de caráter propositivo, conforme regra estabelecida,  sem qualquer risco de favorecimento ou prejuízo a qualquer um dos candidatos.

Os outros blocos teriam perguntas entre os candidatos e dos jornalistas e blogueiros Nill Júnior,  Marcelo Patriota,  e do próprio Magno Martins,  com direito a réplica e tréplica. Ou seja, um debate equilibrado e propositivo, que seria para o engrandecimento de São José do Egito. 

Dito isso, a Faculdade Vale do Pajeú lamenta profundamente que, desde a entrega do formato, o organizador do debate, Magno Martins,  o colaborador Nill Júnior e até esta instituição tenham enfrentado questionamentos ao modelo, principalmente no que tange à legítima participação dos universitários,  ilações estapafúrdias e tentativas de descredenciar o debate por candidatos e seus assessores. 

O propósito final era de fato o ora alcançado,  com o cancelamento do debate, num episódio que empobrece a campanha eleitoral justamente em sua reta final. 

A Faculdade Vale do Pajeú espera que, ao contrário da postura adotada neste episódio,  os candidatos e, especialmente aquele que sair vencedor da disputa,  trate com mais respeito o ambiente universitário e a sociedade egipciense.

Atenciosamente, 

Cleonildo Lopes 

Diretor Presidente 

Faculdade Vale do Pajeú

O fazendeiro Breno Ramos, 51 anos, filho do ex-governador José Ramos, sofreu um acidente gravíssimo de moto, ontem, quando saia de sua casa, em Araripina. Segundo informações do Blog do Roberto, Breno foi levado para o Hospital Santo Antônio, em Barbalha, no Ceará, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico no crânio e abdômen. Ele está sedado e em coma induzido.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que, para que o X, antigo Twitter, retome suas atividades no Brasil é necessário pagar integralmente a multa de R$ 10 milhões imposta pelo descumprimento, por dois dias, da ordem judicial de suspensão das atividades no país.

Além disso, o X deve afirmar, com a anuência da Starlink Brasil, que ambas as empresas concordam com a transferência já realizada para União de valores bloqueados de contas bancárias, com a desistência de recursos apresentados. Outra condição é que a representante legal da empresa, nomeada em 20/9, pague a multa de R$ 300 mil.

De acordo com a decisão, tomada na Petição (PET) 12404, o X comprovou ter cumprido integralmente duas exigências para a retomada das atividades: o bloqueio de perfis e a nomeação de um representante legal da empresa no país. Contudo, falta comprovar o pagamento das multas pelo descumprimento das decisões.

O bloqueio da rede social foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes no dia  30 do mês passado. Na ocasião, ele determinou a suspensão imediata da rede social até que as decisões judiciais da Corte fossem cumpridas. A medida foi referendada pela Primeira Turma do STF.

Fim das apostas com dinheiro do Bolsa Família

Quarta-feira passada, o Banco Central divulgou um dado considerado dos mais alarmantes sobre o uso das bets no Brasil: cinco milhões de beneficiados pelo Bolsa Família enviaram R$ 3 bilhões via Pix a plataformas de apostas. O valor médio transferido por beneficiário chega a R$ 100.

Entre os apostadores, 70% são chefes de família, ou seja, aqueles que de fato recebem o benefício. O BC utilizou para a pesquisa o número de cadastrados de dezembro de 2023, dentre os quais 17% apostaram. O valor médio pago pelo Bolsa Família é de R$ 690. A reação do presidente Lula foi imediata: mandou acabar com a farra.

Já o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, admitiu, ontem, que o governo avalia mudar o titular do Bolsa Família para quem tentar usar o dinheiro do programa social em bets. Adiantou que sua pasta deve ampliar o monitoramento do uso dos valores do benefício para outros gastos alheios à alimentação, inclusive aqueles realizados na Loteria Federal.

“A proposta que eu estou apresentando é, num primeiro momento, uma advertência e um oferecimento de profissional de psicologia ou de outras áreas para o devido tratamento psicológico. Mas a reincidência já vai ser o bloqueio do cartão com a mudança de titular”, declarou Dias. As penalidades, segundo ele, já serão aplicadas na tentativa do pagamento de apostas online.

Ainda bem que o Governo reagiu, porque dinheiro de programas sociais usado em apostas é um mega escândalo, um escárnio, revela igualmente a falta de qualquer controle do Governo. Afinal, Bolsa Família nasceu para matar a fome de milhares de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

REAÇÃO DE LULA – Diante da escalada de preocupação com o impacto social e econômico dos jogos de apostas eletrônicos, as chamadas bets, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgou, ontem, uma declaração em que afirma que o governo Lula tem em mãos “instrumentos necessários” para regulamentar o tema e coibir abusos. Em gravação de áudio divulgada pela assessoria de imprensa da pasta, Haddad diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já pediu providências a todos os ministérios que têm envolvimento com o assunto e citou a necessidade de lidar com questões como a lavagem de dinheiro, a dependência dos jogos, o tratamento sobre os meios de pagamentos nas apostas para coibir o endividamento e o banimento de empresas que não estão credenciadas para atuar no Brasil.

Debate em São José cancelado – O debate com os candidatos a prefeito de São José do Egito, George Borja (PSB) e Fredson Britto (Republicanos), que aconteceria hoje, às 10 horas, no auditório da Faculdade Vale Pajeú, iniciativa deste blog em parceria com a instituição de ensino superior, foi cancelado. Tudo porque não houve consenso em relação às regras originais do debate.

Mais empregos – Pernambuco teve 43,5 mil novos postos de trabalho criados nos oito primeiros meses do ano, de acordo com o Novo Caged. O Estado alcançou, no último mês de agosto, a maior geração de empregos do Nordeste, com 18.112 novas carteiras assinadas no período. O resultado é o terceiro maior do País, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Este é o sétimo mês de saldo positivo de empregos no Estado em 2024, sendo o quarto consecutivo. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, são quase 43,5 mil novos postos de trabalho formais gerados.

O palhaço Marçal – O candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) disse, ontem, em entrevista ao Poder360, que mudará a capital do Brasil para o Maranhão caso seja eleito presidente. A iniciativa, segundo ele, faz parte de um plano para levar “desenvolvimento” para o Nordeste assim como foi para o Centro-Oeste com Brasília na década de 1960. “Vou contar para vocês aqui pela primeira vez para onde vai a capital do Brasil se eu virar presidente: vai para o Maranhão. Já foi no Rio de Janeiro. Um cara conseguiu levar para o Brasil central, criou um eixo de desenvolvimento, o Brasil era só costeiro. O Juscelino Kubitschek construiu aquela cidade em 1.000 dias e agora chegou a hora da gente recuperar o Nordeste”, disse.

Bons ventos em Serra – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), comemorou, ontem, mais um recorde na geração de empregos no levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Em agosto passado, foram criados 177 novos postos de trabalho, consolidando um saldo positivo de empregos formais. Segundo a petista, foi o segundo melhor mês de agosto da década em termos de admissões e saldo de empregos, refletindo a crescente atividade econômica local.

CURTAS

INDENIZAÇÃO – Pablo Marçal (PRTB) entrou com uma ação de R$ 100 mil contra o candidato José Luiz Datena (PSDB). O ex-coach pede uma indenização por dano moral devido à cadeirada dada pelo apresentador. A ação foi registrada na 30ª vara cível do Tribunal de Justiça de São Paulo.  No processo, os advogados de Marçal chamaram o episódio de “verdadeiro atentado à democracia e à liberdade de expressão”. E descrevem a atitude do Datena como um atentado “ao direito de participação democrática”.

FRATURA – O ataque sofrido por Marçal resultou em uma fratura na costela e uma pancada na mão. Na petição, os advogados citam que, além dos danos físicos, os efeitos da agressão podem influenciar o desempenho do ex-coach nos próximos debates pelo “impacto psicológico” da cadeirada.

PREJUÍZOS– A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil calcula que as queimadas que assolam o Brasil causaram, de junho a agosto, prejuízo estimado de R$ 14,7 bilhões em 2,8 milhões de hectares de propriedades rurais. A estimativa leva em conta aspectos como perda de matéria orgânica, produção, redução na produtividade, cercas em áreas de pastagem e potássio e fósforo nas camadas superficiais do solo.

Perguntar não ofende: Quem usou dinheiro do Bolsa Família em apostas não deveria ser excluído do programa?

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) investiga uma denúncia de que o Governo de Pernambuco não está utilizando os recursos orçamentários destinados à nomeação dos policiais penais aprovados no concurso de 2021 e, ao invés disso, tem optado por fazer contratações temporárias para cargos que deveriam ser ocupados pelos concursados.

Segundo a denúncia, a gestão estadual tem contratado assistentes de ressocialização e analistas de monitoramento temporários para desempenhar funções que são por lei atribuídas aos policiais penais. Além disso, haveria policiais militares sendo deslocados para atuar na segurança das muralhas nas unidades prisionais.

Existe no TCE um pedido de medida cautelar, sob relatoria da conselheira substituta Alda Magalhães, para que a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) apresente um cronograma de nomeação dos policiais penais aprovados no concurso e informe sobre o planejamento de novo concurso para provimento dos cargos nas unidades prisionais.

Além disso, a cautelar pede que o Estado suspenda contratações temporárias para funções semelhantes às de policial penal, bem como a alocação de policiais militares para exercer as atribuições de policiais penais. A relatora Alda Magalhães ainda vai decidir sobre a concessão ou não da medida cautelar. Mas já se sabe que a Seap foi ouvida pelo Tribunal de Contas.

Números e cronologia

O edital para o concurso dos policiais penais de Pernambuco foi lançado em dezembro de 2021, durante a gestão do ex-governador Paulo Câmara (PSB). As provas foram realizadas em abril de 2022. O curso de formação de 1354 policiais penais foi começou em dezembro de 2022 e encerrou em 7 de junho 2023.

Em 1° agosto de 2023, houve a nomeação da primeira turma, com 338 policiais penais. Em 24 de novembro de 2023, por ordem da Justiça de Pernambuco, o Estado nomeou a segunda turma, com 69 mulheres deslocadas para atuarem nos presídios femininos. Em 29 de junho de 2024, mais 240 foram nomeados na terceira turma.

Atualmente, 707 policiais penais que já fizeram o curso de formação aguardam a nomeação. Pernambuco abriga 29 mil detentos com um efetivo de apenas 2.054 policiais penais em exercício, resultando em um déficit de 3.746 policiais penais.

Protesto dos concursados

Por causa da situação, os aprovados no concurso estão organizando um protesto pacífico na próxima segunda-feira (30), com uma caminhada saindo da Praça do Derby em direção ao Palácio do Campo das Princesas.

De acordo com os organizadores da manifestação, “o objetivo é denunciar a ineficiência da Seap na gestão do pessoal e a não utilização do orçamento já aprovado, que deveria garantir a nomeação dos aprovados, mas que tem sido desviado para contratações temporárias”.

“Muitos desses aprovados se encontram em dificuldades financeiras após deixarem seus empregos para se dedicarem ao curso de formação, na expectativa de serem convocados, o que até o presente momento não ocorreu”, alegam os concursados.

“O mais complicado é que a gente não recebe nenhuma informação da governadora nem da equipe dela. Não sabemos o que esperar, fica difícil arrumar emprego, porque nosso CPF já está cadastrado no sistema do Governo e ninguém quer contratar alguém que pode sair a qualquer momento. Já tentamos falar com o secretário de Ressocialização (Paulo Paes), mas ele só faz o que a governadora manda”, relatou, em reserva, um dos policiais.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária foi procurada pela reportagem, mas não respondeu às mensagens. O espaço segue aberto.

Nesta sexta-feira (27), a candidata a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), participou de uma visita porta a porta na comunidade da Vila Pinguim, localizada no bairro de Aguazinha.

“Olinda não quer voltar ao passado, Olinda quer andar pra frente. Seguimos junto com o povo, com um trabalho aprovado. São ações que buscam o sorriso no rosto das pessoas, seja na saúde, educação, turismo, infraestrutura, geração de empregos e em todas as áreas necessárias para transformar a vida de cada cidadã e cidadão”, ressaltou Mirella.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli anulou todas as decisões da Operação Lava Jato contra o ex-presidente da construtora OAS José Adelmário Pinheiro Filho, o Leo Pinheiro. Toffoli atendeu a um pedido da defesa do empresário que alegou que ele foi vítima de “ilegalidades processuais” praticadas pelos procuradores de Curitiba e o ex-juiz Sergio Moro, hoje senador da República.

Leo Pinheiro foi um dos principais delatores da Lava Jato que implicaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seu acordo, ele apontou supostos pagamentos de propina feitos ao presidente por meio de reformas em um sítio em Atibaia (SP) e um tríplex no Guarujá (SP). A colaboração premiada não foi anulada por Toffoli.

“Em face do exposto, defiro o pedido constante desta petição e declaro a nulidade absoluta de todos os atos praticados em desfavor do requerente no âmbito dos procedimentos vinculados à Operação Lava Jato, pelos integrantes da referida operação e pelo ex-juiz Sérgio Moro no desempenho de suas atividades perante o Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, ainda que na fase pré-processual”, escreveu o Toffoli em determinação assinada em 25 de setembro.

A defesa de Leo Pinheiro entrou com um pedido de “extensão” para que ele fosse fosse beneficiado pela decisão de Toffoli de anular os atos jurídicos contra Marcelo Odebrecht, tomada em maio. “Eis que todas as barbáries e ilegalidades processuais sofridas por Marcelo Odrebrecht vitimizaram igualmente Léo Pinheiro”, argumentou a advogada Maria Francisca dos Santos Accioly.

Toffoli concordou com o posicionamento da defesa e citou as conversas entre os procuradores da Lava Jato obtidas na Operação Spoofing por meio de um ataque hacker. “Diante do conteúdo dos frequentes diálogos entre magistrado e procurador especificamente sobre o requerente, fica clara a mistura da função de acusação com a de julgar, corroendo-se as bases do processo penal democrático”, afirmou o magistrado.

Do Jornal O Globo.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu nesta sexta-feira (27) manter o bloqueio da rede social X (antigo Twitter) no Brasil e condicionou o seu retorno ao pagamento de multas por descumprimento de decisões judiciais.

Moraes afirma que a volta das atividades da rede social no Brasil depende de que a Starlink desista de recursos contra decisão que determinou a transferência de seus recursos para contas da União para saldar sanções contra o X.

O empresário Elon Musk, dono do X, é também acionista da empresa de internet via satélite.

O ministro também afirma que o X deve pagar R$ 10 milhões pela manobra que fez a rede social voltar a funcionar no país nos dias 18 e 19 deste mês.

Ele também determinou que a representante legal da plataforma, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, pague R$ 300 mil de multa.

Os advogados da rede social haviam protocolado ontem (26) um documento no qual apresentaram documentos solicitados pelo ministro em decisão tomada no último sábado (21) e pediram o seu desbloqueio.

No ofício enviado a Moraes o X afirma que “adotou todas as providências indicadas por Vossa Excelência como necessárias ao restabelecimento do funcionamento da plataforma no Brasil”.

A plataforma enviou procurações e alterações contratuais que oficializam a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como sua representante no Brasil. Ela já havia sido representante do X anteriormente.

Diz ainda que Rachel de Oliveira vai despachar em “escritório físico em endereço conhecido”, onde “poderá receber citações e intimações”.

Da Folha de São Paulo.