Priscila Senna lança novo EP na véspera do Dia dos Namorados  

Às vésperas de se apresentar no São João de Caruaru, a cantora Priscila Senna também está se preparando para o lançamento do novo EP, com seis faixas inéditas, e intitulado de Priscila Senna na Rua. O álbum foi gravado em praça pública na cidade de Aracaju, no Sergipe. Considerada o lugar do arrocha e forró, a musa, que continua levando o brega para o Brasil, está empolgada em anunciar o lançamento do mais novo audiovisual.  

Priscila está com a música “Te beijo chorando” entre as mais ouvidas do Brasil na plataforma digital Spotify. O hit, que está ganhando o Brasil, foi lançado no EP visual Bar da Priscila Senna, gravado no ano passado. Com agenda lotada de shows para o período junino, Priscila inicia a maratona do São João no dia 02 de junho com apresentação no Pátio do Forró, em Caruaru.

Veja outras postagens

O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, deu posse nesta quinta-feira (2) aos 28 secretários que integrarão sua gestão. Durante a cerimônia, realizada no primeiro dia de expediente, Santana destacou a importância de ações estratégicas para os primeiros 100 dias de governo.

“Reunimos um forte time, formado em sua maioria por ipojucanos. São profissionais que conhecem a cidade e irão, ouvindo as demandas da população, trabalhar duro para reconstruir Ipojuca. Estamos planejando ações efetivas para serem implantadas nos 100 primeiros dias de governo”, afirmou o prefeito.

Na reunião foram empossados os secretários: Neto Guerra (Secretaria de Governo), Gessyane Paulino (Secretaria de Saúde), Coronel Wambergson Correia Melo (Secretaria de Defesa Social), Fernando Monteiro (Secretaria de Comunicação), André Santana (Chefia de Gabinete), Bruno Teixeira (Procuradoria-Geral), Amanda Araújo (Secretaria de Cultura), Deoclécio Lira (Educação), Deomaci Ramos (Secretaria de Turismo), Philipe Melo (Agência Municipal do Meio Ambiente), Eduardo Silva (IpojucaPrev), Lucas Felipe Ferreira (Secretaria de Infraestrutura e Serviço Municipais), Meykson Alberto Costa – Memê de Bertinho (Secretaria Especial de Juventude), Marinalva Maria dos Santos (Secretaria de Habitação ), Marcelo Barros (Secretaria de Finanças), Vera Sarmento (Secretaria de Planejamento e Gestão), Derivaldo Costa (Secretaria de Esportes), Adriano Henrique de Oliveira – Adriano da Internet (Secretaria de Agricultura), Inove Silva (Administração), Carol Lira (Secretaria da Mulher), Patrícia Alves (Secretaria de Desenvolvimento Social), Pedro Peixoto (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Pedro Santana (Agência de Desenvolvimento do Ipojuca), Gilson Machado (Procurador do Ipojuca Prev), Paulo Nascimento (Secretaria de Articulação Política) e Maurisson Gomes (Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano).

Conheça Petrolina

Por Igor Gadelha
Do Metrópoles

O anúncio do cantor Gusttavo Lima de que planeja se candidatar à Presidência da República em 2026, revelado pelo Metrópoles na coluna Grande Angular, pegou o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados de surpresa.

Segundo aliados do ex-mandatário, antes de anunciar sua mudança de planos nesta quinta-feira (2/1), o cantor havia afirmado ao próprio Bolsonaro, em conversas nos últimos dias, que seria candidato ao Senado por Goiás em 2026.

Aliados do ex-presidente afirmam ainda que Lima já negociava com ao menos três siglas, todas para se candidatar ao Senado nas próximas eleições nacionais: PL, Progressistas ou União Brasil.

A avaliação agora é de que uma candidatura à Presidência inviabilizaria a filiação do sertanejo ao PL, já que Bolsonaro reforça que é o candidato ao Planalto, mesmo estando inelegível por condenação no TSE.

Mudança de postura
Para interlocutores do ex-presidente, a mudança de postura de Gusttavo Lima poderia ser uma estratégia para “blindar” o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), aliado do cantor e possível candidato à Presidência da República em 2026.

Outra possibilidade levantada é que o cantor pode usar uma candidatura ao Palácio do Planalto como uma forma de “marketing”, para impulsionar seu nome nas negociações para o Senado.

Camaragibe Avança 2024

O Senado e a Câmara marcaram para 1º de fevereiro e 3 de fevereiro, respectivamente, as eleições para eleger os presidentes que comandarão as Casas em 2025. Os mandatos duram 2 anos. A sessão do Senado será feita em um sábado e já consta no sistema do Senado. A da Câmara ainda não, mas já é tida como certa para 3 de fevereiro, uma segunda-feira.

OS FAVORITOS

No Senado, o favorito é Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Ele conta com conta com o endosso de PSD, MDB, PT, PL, PP, PDT e PSB, além de seu partido, o União Brasil. Juntas, as siglas somam 69 senadores. No entanto, o voto é secreto e individual. São necessários ao menos 41 para se eleger em 1º turno. Alcolumbre já comandou o Senado de 2019 a 2021 e é aliado do atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Na Câmara, quem está na frente é Hugo Motta (Republicanos-PB). Motta será o único candidato à presidência da Câmara dos Deputados na eleição marcada para fevereiro. O paraibano é o candidato oficial do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que articulou para lançar um nome com apoio dos partidos antagônicos PT e PL. Até o momento, Motta conta com um apoio expressivo de seus pares congressistas. Com o anúncio de apoio do Avante, Motta alcançou o endosso de 18 partidos que somam 495 deputados. Para se eleger, o candidato precisa de 257 votos.

Do Poder 360.

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

Depois de tentar a vaga de prefeita de Olinda três vezes (2012, 2016 e 2024), a atual presidente do PL Mulher em Pernambuco, Izabel Urquiza, entrou em 2025 com atuação no Cabo de Santo Agostinho, cidade que, assim como Olinda, faz parte da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Mesmo integrando um grupo bolsonarista no Estado, ela foi convidada pelo prefeito eleito do Cabo, Lula Cabral (Solidariedade), para compor o primeiro escalão e assumirá a Secretaria de Projetos Especiais.

Izabel é ligada a ala do Partido Liberal comandada pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes (RMR) Anderson Ferreira, que hoje preside a legenda em Pernambuco. Ela foi, inclusive, candidata a vice-governadora na chapa liderada por Anderson Ferreira, em 2022.

Mas o Solidariedade é da base do presidente Lula (PT) e tem como presidente estadual a ex-candidata ao Governo do Estado Marília Arraes, historicamente anti-bolsonaro. A entrada de Izabel Urquiza em uma gestão considerada de esquerda desagradou o grupo do PL no Estado comandado pelo ex-ministro Gilson Machado, que avaliou que o gesto não condiz com os valores da direita.

O que diz o prefeito Lula Cabral

Para o prefeito Lula Cabral, a coloração partidária tem pouca ou nenhuma importância no caso de Izabel. “Eu montei um time para me ajudar na gestão e Izabel é uma pessoa capacitada demais, muito competente e com um trânsito livre em Brasília como poucos”, comentou o prefeito. Segundo ele, um dos objetivos da gestão será pensar a cidade para o futuro e a pasta de Izabel vai ser fundamental nesse processo.

“Vamos pensar a cidade para 2040, buscar consultores para revisar o Plano Diretor, atrair empresas, investir no turismo. Queremos construir o calçadão de Gaibu até Enseada dos Corais, são muitos planos para Projetos Especiais”, frisou Cabral.

Currículo de Izabel Urquiza

Izabel é graduada em Direito pela UFPE e pós-graduada em Direito Administrativo e Tributário, pela mesma instituição. Ela é procuradora de carreira da Caixa Econômica Federal e já teve passagens como secretária executiva do PRODETUR no Governo do Estado.

A nova secretária do Cabo foi representante do escritório descentralizado do Ministério das Cidades em Pernambuco, além de ter atuado como secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em Olinda.

Em Jaboatão dos Guararapes, foi secretária de Projetos Especiais e Captação de Recursos. Izabel Urquiza é natural de Recife, mas boa parte da sua atuação se estabelece em Olinda. A reportagem tentou falar com ela para saber quais as prioridades no novo desafio no Cabo, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

A bancada de oposição da Câmara Municipal do Recife escolheu o vereador Felipe Alecrim (NOVO) como lider durante o biênio 2025-2026. A definição aconteceu em reunião nesta quarta-feira (1º).

Em sua primeira declaração como líder da oposição, Felipe Alecrim destacou o compromisso com uma atuação transparente, técnica e responsável. “Nossa missão é ser uma oposição firme no combate aos abusos e descasos, atuando sempre em prol da transparência e da eficiência na administração pública”, afirmou.

O parlamentar também reforçou que sua liderança buscará um equilíbrio entre fiscalização rigorosa e propostas construtivas, apresentando projetos que tragam melhorias efetivas para áreas como saúde, educação e mobilidade urbana.

A nova liderança de Alecrim marca uma fase em que a oposição se fortalece na Casa, com o aumento da bancada do PL. “Seremos incansáveis na fiscalização e firmes na cobrança por uma gestão pública eficiente e justa”, concluiu o vereador.

Com essa definição, a oposição no Recife promete atuar de forma intensa e propositiva nos próximos dois anos, visando garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados e que as demandas da sociedade sejam ouvidas.

Do Blog da Folha.

O cantor sertanejo Gusttavo Lima vai se candidatar à Presidência da República. Faltando um ano e meio para as eleições e ainda sem partido, o artista contou com exclusividade ao Metrópoles que resolveu colocar o próprio nome à disposição do eleitorado nas eleições gerais de 2026.

“O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi. Vim de uma condição bastante humilde, cheguei a perder três dentes, mas, claro, tive condições de me tratar, condição que muita gente não tem”, afirmou Gusttavo.

Apesar de sempre ter apoiado publicamente Jair Bolsonaro (PL), Gusttavo Lima não confirma a esta altura ter as bênçãos políticas do ex-presidente da República. “Chega dessa história de direita e de esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população”, disse o cantor.

Sobre o fato de não estar filiado a uma legenda, Gusttavo Lima afirmou que começa a conversar a partir de agora com grupos políticos que dialoguem com seus planos de entrar para a política.

“Conheço muita gente e, embora eu nunca tenha ocupado nenhum posto político, eu sou um empreendedor. Montei muitas empresas e sei como fazer para a roda girar. A gente tem que desburocratizar para o país funcionar melhor. Os pobres estão sem poder de compra, e o setor do agronegócio não aguenta mais pagar impostos e não ter benfeitorias para investir em seus próprios negócios. Eu acho que posso ajudar, talvez mude de ideia até 2026, mas hoje a minha disposição está muito inclinada para me tornar um candidato à Presidência da República em 2026”, afirmou.

Recentemente, o cantor se envolveu em um escândalo que ganhou grandes proporções. Gusttavo Lima foi investigado por suspeita de lavagem de dinheiro por meio de empresas de apostas on-line. O Ministério Público do de Pernambuco (MPPE), entretanto, pediu para arquivar as apurações que tinham como alvo o sertanejo e os sócios da Vaidebet, por falta de provas que justificassem ação penal contra eles.

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), começa a segunda gestão em posição muito confortável na Câmara de Vereadores, com uma base de 15 vereadores do PSB, ou 40% da composição. Um deles é o presidente da Casa José Mariano, o vereador Romerinho Jatobá, reeleito com 36 votos para a função.

Além dos socialistas, há ainda aqueles que não integram o PSB, mas são aliados do grupo do prefeito, como Osmar Ricardo (PT), que só assumiu uma vaga porque João Campos chamou o vereador Marco Aurélio Filho (PV) para ser secretário de Direitos Humanos e Juventude, abrindo espaço para a suplência da federação.

Mais aliados

Outros aliados são os vereadores do MDB (Samuel Salazar, Tadeu Calheiros e Fabiano Ferraz), partido que saiu bem contemplado no secretariado de João Campos, com duas pastas (Relações Institucionais e Cidadania).

Mas a base da Frente Popular na Casa José Mariano conta ainda com os vereadores do Republicanos (Ana Lúcia e Rodrigo Coutinho), do Avante (Alcides Teixeira Neto), do PRD (Gilberto Alves), do PCdoB (Cida Pedrosa) e do PV (Flávia de Nadegi).

Há ainda as duas vereadoras do PT (Liana Cirne e Kari Santos). O partido faz federação com PV e PCdoB e pode orientar votação favorável aos projetos de João Campos, embora as duas petistas não tenham cravado apoio total ao prefeito.

O que diz o presidente

Questionado se a sociedade pode confiar na fiscalização que a Câmara fará da administração de João Campos, o presidente Romerinho Jatobá afirmou: “Com certeza, fiscalização é um papel e um dever do vereador. Nós fomos base de situação desde que entramos aqui e nunca nos furtamos do nosso trabalho. Diversas comissões foram criadas com o intuito de aproximar a fiscalização do Poder Executivo. É o que a gente vai continuar fazendo. Temos a maioria da base, mas ela não se furta de cumprir o seu papel de fiscalizar o Executivo”.

João Campos garante transparência e respeito às instituições

Embora com uma base que pode impor um rolo compressor no Legislativo, o prefeito João Campos garantiu respeito às instituições e transparência. “A gente, que está conduzindo um mandato no Executivo, valoriza as instituições e o diálogo é sempre harmônico, não só com a Câmara, mas com os órgãos de controle interno e externo, de outras esferas para além da esfera municipal, sempre com muito respeito e transparência”, afirmou o prefeito, durante conversa com jornalistas antes da cerimônia de posse, ontem (1°).

Segundo Campos, a transparência é um pilar fundamental do seu grupo. “Não é à toa que o Recife ficou em segunda posição entre as capitais do Brasil no ranking da transparência, através da Controladoria. Isso é muito importante. É papel da oposição também (cobrar transparência). A gente espera um papel que possa ser cumprido com respeito e diálogo. Fazer oposição não significa ser irresponsável nem desrespeitoso”, enfatizou Campos.

Confira quem são os 15 veraadores do PSB:

Romerinho Jatobá (PSB)
Eriberto Rafael (PSB)
Aderaldo Pinto (PSB)
Rubem Rodrigues (PSB)
Chico Kiko (PSB) – na vaga de Andreza Romero (PSB), licenciada
Carlos Muniz (PSB)
Eduardo Mota (PSB)
Felipe Francismar (PSB)
Hélio Guabiraba (PSB)
Júnior de Cleto (PSB)
Luiz Eustáquio (PSB)
Natália de Menudo (PSB)
Rinaldo Junior (PSB)
Wilton Brito (PSB)
Zé Neto (PSB)

Em Surubim, o prefeito recém-empossado Cleber Chaparral (União Brasil) começou o mandato com uma agenda movimentada. Após uma posse que atraiu uma multidão em clima de campanha, com direito a paredões e grande participação popular, Chaparral realizou um café da manhã com os trabalhadores da limpeza urbana nesta terça-feira (2).

Durante o encontro, além de distribuir novos fardamentos para a equipe, o prefeito anunciou que os trabalhadores terão café da manhã oferecido pela prefeitura diariamente.

Aliados da atual administração de Araripina, comandada pelo prefeito Evilásio Mateus, denunciaram a situação de abandono encontrada no prédio da Companhia de Abastecimento e de Armazéns Gerais de Pernambuco (Cagep) e em outros equipamentos públicos do município. O local, segundo a nova gestão, foi transformado em um verdadeiro lixão durante a administração anterior.

Além do estado crítico do prédio, diversos veículos e maquinários da prefeitura foram encontrados em condições precárias. Quatro ônibus escolares estavam completamente sucateados, dois caminhões de coleta de lixo tinham pneus gastos e peças danificadas, e três patrols apresentavam lâminas avariadas. Retroescavadeiras e motos de fiscalização também estavam inutilizáveis, ilustrando, segundo os denunciantes, o descaso da gestão anterior, liderada pelo ex-prefeito Raimundo Pimentel.

“Recebemos o município na bagaceira total. Isso aqui é o lixo que o prefeito deixava dentro de uma garagem. O prédio da Cagep, que na minha época foi um grande investimento conseguido junto a Jarbas, virou depósito de lixo. Máquina quebrada, trator, caçamba, tudo acabado. Uma verdadeira herança maldita”, declarou uma fonte ao blog, em tom de indignação.

O governo brasileiro divulgou nota de repúdio sobre o atropelamento que deixou pelo menos 15 pessoas mortas e mais de 30 feridas em Nova Orleans, no estado de Lousiana, nos Estados Unidos.

O Itamaraty reforça que repudia qualquer ato de violência cometido sob qualquer pretexto e expressa solidariedade às famílias das vítimas.

O ataque ocorreu ontem (1º), quando um ex-militar norte-americano atirou uma caminhonete contra uma multidão que celebrava o Ano Novo na Bourbon Street. O incidente ocorreu às 3h15 (horário local) perto do cruzamento das ruas Canal e Bourbon, um destino turístico histórico no Bairro Francês da cidade, conhecido por atrair grandes multidões com sua música e bares.

De acordo com informações da Reuters, uma bandeira do Estado Islâmico foi encontrada no veículo, o que levou a uma investigação sobre possíveis ligações com organizações terroristas, informou o FBI em um comunicado. O FBI disse que o veículo parecia ter sido alugado.

O autor do ataque, Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, foi morto no local, após disparar contra a polícia.

Ele dirigiu de Houston para Nova Orleans em 31 de dezembro e postou cinco vídeos no Facebook entre 1h29 e 3h02 da manhã do ataque, nos quais dizia apoiar o Estado Islâmico, o grupo militante islâmico com combatentes no Iraque e na Síria, informou o FBI.

Da Agência Brasil.

Por Vitória Floro
Do Blog da Folha

Um dia depois de ser empossado como vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB) também foi empossado como secretário de Infraestrutura na cerimônia de posse do novo secretariado do Recife, que aconteceu na última quinta (2). Relativamente desconhecido do grande público, Victor usou o momento para destacar sua disposição para se aproximar da população, reforçando que seu trabalho será focado em atender às demandas mais urgentes da cidade, especialmente nas áreas periféricas.

“A minha expectativa é excelente. Assumir a Secretaria de Infraestrutura é um desafio enorme. A cidade não espera, a infraestrutura não espera, e quem mora em zona de morro tem pressa. É preciso muito trabalho e dedicação para tirar do papel ações que já estão previstas, como obras de encostas, pontes e intervenções que fazem diferença na vida das pessoas”, afirmou durante a cerimônia de posse.

Diálogo

O secretário e vice-prefeito enfatizou que a Secretaria de Infraestrutura é uma das pastas mais dinâmicas da gestão, sempre em contato direto com as necessidades da população. “Essa é uma secretaria que está na rua, perto do povo, ouvindo e resolvendo problemas. Meu compromisso é dialogar com a população e garantir que as demandas sejam atendidas. Não podemos perder de vista quem está na ponta, que são as pessoas que mais precisam dos serviços públicos”.

Entre as prioridades da nova gestão, ele destacou a execução de obras em áreas de risco e a preparação da cidade para o período chuvoso. “Nos próximos três meses, vamos lançar a maior Ação Inverno da história do Recife. Precisamos preparar a cidade para enfrentar as chuvas, garantindo segurança para quem vive em áreas vulneráveis”.

Experiência

Formado em engenharia civil, Victor reforçou que sua escolha para a pasta foi baseada em sua experiência técnica e na sua atuação nos últimos quatro anos, período em que participou diretamente da gestão João Campos como Chefe de Gabinete.

“Tenho amplo conhecimento de gestão e sei que posso contribuir muito nessa secretaria. Nos últimos anos, mergulhamos em áreas fundamentais, como educação, saúde e infraestrutura, sempre pensando em quem está na ponta. É isso que quero trazer para este novo desafio.”

Entregas

Marques destacou ainda os avanços alcançados no primeiro mandato, como a duplicação das vagas de creche, a ampliação da rede de atenção básica e o investimento recorde em áreas periféricas.

“Mais de 70% dos recursos da gestão foram direcionados às áreas periféricas. Fizemos creches, parques, ruas pavimentadas, encostas, escadarias e barreiras. O desafio agora é manter esse ritmo e entregar ainda mais.”

Ele finalizou reconhecendo a alta expectativa da população em relação à nova gestão, mas reafirmou sua disposição em trabalhar para corresponder a essa confiança.

“As pessoas esperam que entreguemos serviços de qualidade e que estejamos ainda mais presentes. Ninguém espera menos de nós do que aquilo que já foi feito nos últimos anos”.

O prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo (PSB), foi preso pela Polícia Federal e pela Polícia Civil do Ceará na tarde de ontem (1º) pouco antes de tomar posse para seu segundo mandato.

Braguinha, como é conhecido no município, é investigado por suspeita de envolvimento com uma facção criminosa de origem carioca, que teria atuado em favor da sua chapa nas eleições municipais de 2024.

Após a prisão do prefeito, a Câmara de Vereadores elegeu, por 7 votos a 6, a chapa presidida pelo vereador Joel Barroso para compor a nova Mesa Diretora. Joel é filho de Braguinha e, como presidente da Câmara, foi empossado prefeito interino do município.

O vice-prefeito do município, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PSB), conhecido como Gardel Padeiro, também é investigado no mesmo processo por envolvimento com uma facção criminosa. Ele não chegou a ser preso, mas foi impedido de tomar posse no lugar de Braguinha.

Da GloboNews.