Brasil elege Colômbia como principal interlocutor na América do Sul após desavenças com Milei

Da CNN

A Argentina continua sendo o principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul. Mas, desde que Javier Milei assumiu a presidência do país vizinho, em dezembro do ano passado, o diálogo político acabou prejudicado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantinha uma rotina de agendas e conversas com Alberto Fernández, antecessor de Milei. Com o atual presidente, nunca houve sequer uma conversa.

Veja outras postagens

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a mais de 27 anos de prisão. Está preso. Incomunicável. Não tem acesso a redes sociais. Não dá entrevistas. Mas, mesmo assim, é ele ainda quem dita boa parte do ritmo da política brasileira. E muito disso acontece pela estratégia adotada por seus advogados de defesa.

Os advogados sabem que boa parte dos diversos recursos que o tempo todo fazem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes não têm sentido e serão negados. Mas obrigam Moraes a se manifestar. E, feito o pedido e feita a manifestação, mantêm Bolsonaro em evidência. Em evidência, Bolsonaro se mantém no debate político nacional.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Blog da Folha

A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou que não tem preocupação com a relatoria dos projetos do Executivo terem ficado sob responsabilidade de deputados da oposição na Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

As matérias consideradas estratégicas para o estado foram enviadas à Casa em 31 de dezembro para análise no período extraordinário convocado pela governadora. Ao participar da aula inaugural para novos oficiais da Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (19), no Recife, Raquel Lyra disse se preocupar apenas com a aprovação dos projetos em plenário.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou, hoje, que não pretende se candidatar a nenhum cargo eletivo em 2026, apesar da insistência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que dispute uma vaga por São Paulo. As informações são do portal Poder360.

A declaração foi feita em entrevista ao Uol News. Segundo Haddad, o tema vem sendo tratado diretamente com Lula desde a semana passada, em conversas que ele classificou como pessoais e respeitosas. “Eu disse em todas as ocasiões que não pretendia me candidatar em 2026. Isso vale para qualquer cargo”, afirmou.

Caruaru - IPTU 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só terá um mês para analisar sugestões da sociedade e de plataformas digitais antes de definir as novas regras das eleições de 2026. A mudança mais aguardada está relacionada ao uso da inteligência artificial (IA) nas campanhas.

Enquanto as normas não saem, proliferam nas redes sociais conteúdos adulterados, relacionados principalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputará o quarto mandato, e ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato ao Palácio do Planalto. As informações são do portal Estadão.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Tales faria – Correio da Manhã

A esquerda está apostando todas as fichas em um único candidato ao Palácio do Planalto: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Se ele vencer no primeiro turno, tudo bem. Mas o grande risco é de a eleição ir para o segundo turno. E é nisso que o bolsonarismo aposta.

Escolhido pelo pai como seu candidato a presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) revelou a estratégia em vídeo de 5m32s divulgado na tarde deste sábado, 17, nas suas redes sociais. Ele pediu que os eleitores parem de bater nos possíveis candidatos de direita e de centro-direita, que deverão se unir “no tempo certo”:

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) solicitou ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), a avaliação da inclusão dos municípios do Araripe pernambucano nas obras de abastecimento de água rural do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

No ofício encaminhado à Casa Civil, o deputado explica que os municípios do Araripe enfrentam graves dificuldades de acesso à água potável, especialmente nas zonas rurais. “Nosso objetivo é garantir que o Araripe também seja contemplado nas ações do Novo PAC, levando água para quem mais precisa e promovendo justiça social e desenvolvimento regional”, afirmou Eduardo da Fonte.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ex-presidente Michel Temer lamentou a morte do ex-ministro Raul Jungmann, confirmada ontem, em Brasília. “Um brasileiro que soube servir ao país. Por onde passou deixou sua marca. Fosse como ministro da Reforma Agrária, ministro da Defesa e Segurança Pública, fosse como grande parlamentar. Tristeza no plano cívico, saudades no plano pessoal. Descanse em paz, Raul!”, escreveu.

Na gestão de Temer, Jungmann comandou o Ministério da Defesa e, em 2018, tornou-se o primeiro ministro da Segurança Pública do Brasil. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, esteve à frente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias. As informações são do portal G1.

A TV Cultura anunciou, na última sexta-feira, que o jornalista Ernesto Paglia, será o novo apresentador do programa Roda Viva, uma das atrações mais tradicionais da televisão brasileira. As informações são do portal CNN.

O jornalista irá estrear no comando do programa em fevereiro de 2026, logo após o Carnaval. O Roda Viva, que em 2026 completa 40 anos, é conhecido por debates sobre temas sociais, culturais, econômicos e políticos com convidados de destaque, tanto do Brasil quanto do exterior.

Por José Adalbertovsky Ribeiro

Dedico este lindo artigo ao meu colega o Prêmio Nobel de Literatura Gabriel Garcia Marques Ribeiro, que descreveu o caudilho ditador em seu labirinto

MONTANHAS DA JAQUEIRA — O ex-ditador Nicolas Maduro é uma caixa de Pandora. Ele guarda mil demônios no coração. São os demônios do roubo, da tortura, da tirania e da traição ao seu povo. A costela dele Cília Flores conhece os segredos das flores do mal, de que falava o poeta Charles Baudelaire.

Jantava com minha Nayla, ontem, em Diamantina, berço do estadista JK, quando recebi a notícia da morte do ex-ministro Raul Jungmann. Com ele, tive uma longa convivência a partir do momento em que assumiu a Secretaria de Planejamento no Governo Carlos Wilson. Foi uma passagem meteórica, porque logo em seguida assumiu a presidência do Ibama, em Brasília, start da sua brilhante carreira pública.

Era um dos personagens que vinha sondando para entrevistar no meu podcast Direto de Brasília, mas em momento algum consegui localizá-lo. Seu sumiço só compreendi mais adiante quando soube da sua luta contra um câncer no pâncreas. Jungmann era brilhante, uma inteligência rara, mas tinha um tremendo pavio curto no convívio com quem o contrariava.

Impeachment de Raquel Lyra levaria meses e poderia atingir o período de eleições

Por Larissa Rodrigues – repórter do blog

O deputado estadual Romero Albuquerque (UB) informou que apresentará um pedido de impeachment da governadora Raquel Lyra (PSD), após o portal Metrópoles divulgar que a Logo Caruaruense, empresa de ônibus do pai da gestora, João Lyra Neto, operou nos últimos três anos sem fiscalização no Estado.

O parlamentar já fez uma representação formal ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), apontando as irregularidades e a falta de fiscalização dos transportes por parte do governo, e pretende dar prosseguimento ao processo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), alegando favorecimento, prevaricação e advocacia administrativa.

Por Lauro Jardim

Do jornal O Globo

Morreu agora há pouco, em Brasília, aos 77 anos, o ex-ministro e ex-deputado federal por três mandatos Raul Jungmann. Ele estava internado no DF Star e lutava havia anos contra um câncer no pâncreas.

O ex-ministro chegou a ficar internado por longo tempo. Mas foi para casa recentemente e já estava sob cuidados paliativos. No fim de semana, voltou ao hospital.

Jungmann foi ministro cinco vezes. No governo FHC, foi ministro do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias. No governo Temer, ocupou o Ministério da Defesa e em 2018 foi o primeiro ministro da Segurança Pública do país (o cargo, que agora Lula promete recriar, foi extinto no governo Bolsonaro).

Pernambucano, Jungamnn começou a militar na política no PCB, com o partido ainda na clandestinidade. Depois, ajudou a fundar o PPS, onde ficou até 2018.