Professores de várias universidades e institutos federais devem entrar em greve a partir desta segunda-feira (15), com o intuito de reivindicar reajuste salarial e equiparação dos benefícios dos servidores públicos federais aos concedidos ao Legislativo e Judiciário ainda neste ano.
Até o momento, os servidores técnico-administrativos de pelo menos 30 institutos federais já estão em greve há um mês. Em Pernambuco, o IFPE já está em greve. A UFRPE tem indicativo de greve após o dia 15. A UFPE ainda não tem definição. As informações são da TV Jornal.
Leia maisReajuste na Pauta
Em uma pauta nacional unificada, os docentes das universidades federais demandam um reajuste de 22,71%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% nos anos de 2024, 2025 e 2026.
Por outro lado, o governo federal propôs um reajuste zero para este ano, seguido por dois reajustes de 4,5% nos anos de 2025 e 2026. Além disso, os professores também exigem a equiparação dos benefícios e auxílios aos dos servidores do Legislativo e do Judiciário.
Serviços essenciais mantidos
De acordo com a seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), os serviços essenciais serão mantidos durante a greve. Além disso, a categoria está organizando a formação de um comando local de greve, que contará com a participação da diretoria da seção sindical, conselho de representantes e a comissão de mobilização da campanha salarial.
Leia menos