Nova Chevrolet S10 vai de R$ 281,2 mil a R$ R$ 303 mil
Finalmente a picape Chevrolet S10 ganhou uma revitalização, pedida há tempo pelos consumidores. E as mudanças vão do design ao conjunto mecânico, passando pelo pacote tecnológico e de conectividade. Por exemplo: o interior ganhou novo sistema multimídia e painel de instrumentos digital. E a ação veio em boa hora. “É que o segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil. Um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul. A exibição pública da nova S10 começa em grandes feiras agropecuárias, como a ExpoLondrina, no Paraná, a Tecnoshow, em Goiás, e a Agrishow, em São Paulo, mas o lançamento oficial mesmo só ocorre em maio. As tradicionais configurações de trabalho, incluindo as de cabine simples e chassis, não chegam agora. Só as versões mais completas com cabine dupla que chegam primeiro. A Z71, de estilo aventureiro, a LTZ, historicamente a mais vendida, e a High Country, a mais sofisticada.
Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas, sucessora da AT6. A Nova S10 vem, obviamente, em linha com a atual identidade global da Chevrolet. Mas há maior diferenciação visual entre as versões, principalmente na dianteira – em que tudo é inédito, incluindo capô e para-lamas, com novos faróis, grade e para-choque. Aliás, o conjunto ótico agora é em Full LED. Na lateral, mudam os para-lamas posteriores, o acabamento inferior das portas, o desenho das rodas e os emblemas. A traseira ganhou lanternas com led e a tampa da caçamba com o nome Chevrolet gravado em baixo relevo.
Preços
S10 Z71 2025: R$ 281.190
S10 LTZ 2025: R$ 292.800
S10 High Country 2025: R$ 302.900
No caso da Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos; há lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto. Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo. Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados, bem ao estilo norte-americano.
Mudança na cabine – O nível subiu, embora não perca a sensação de robustez de uma picape todo-terreno. O volante é da mesma família da Silverado e, além da regulagem de altura, ganha ajuste de profundidade. Os novos bancos estão ligeiramente mais largos e macios. A parte do assento, do encosto e dos suportes laterais ganham espuma de diferentes densidades. Segundo a marca, foi feita uma recalibração da suspensão e os amortecedores são novos, assim como o conjunto de pneus e rodas. Com isso, houve redução do nível de ruído e de vibração – fruto das placas acústicas adicionais nas portas, nas colunas, no teto e até na parede corta-fogo.
Motor – A nova geração do motor 2.8 turbodiesel ganhou mais 7 cavalos (com torque de 52kgfm) e é, segundo a GM, o primeiro nacional que é gerenciado por inteligência artificial (IA). “Esta tecnologia, que potencializa o desempenho do veículo, é capaz de processar centenas de simulações por microssegundos, considerando também a condição de componentes do motor para encontrar o parâmetro de calibração mais próximo do ideal”, diz Fábio Daumichen, engenheiro-chefe da Nova S10. Com os avanços de hardware e software, ele leva a Nova S10 de 0 km/h aos 100 km/h em 9,4 s – um segundo a menos que a anterior. Abaixo da cobiçada barreira dos 10s. E com melhor consumo de combustível. De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores. O motor trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. Aliás, o novo câmbio AT8 é de última geração e é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, mas com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.
Vem aí a picape da BYD – A marca chinesa BYD deve mesmo lançar sua picape média (ainda sem nome definido) até o fim do ano no Brasil. A plataforma é híbrida plug-in, com tração nas quatro rodas e potência combinada de 480 cavalos. Se confirmada, a autonomia é de ‘assustar’. Segundo a BYD, o carro é capaz de rodar 1.000 km com tanque e carga cheia graças às novas baterias LFP Blade. A marca também divulgou as medidas da picape: 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura e 3.260 mm de entre-eixos. Isso a deixa maior do que as potenciais concorrentes Toyota Hilux e Ford Ranger.
Tóxicos: PE tem 80 mil motoristas profissionais sem exame – Pelo menos 80.021 motoristas profissionais pernambucanos (categorias C, D e E, responsáveis por conduzir caminhões, carretas, ônibus e até vans escolares) ainda não fizeram o exame toxicológico. Obrigatório por lei, ele detecta se o profissional usou eventualmente, ou usa com frequência, substâncias psicoativas – como rebites e cocaína. Em todo o país, cerca de 2,4 milhões ainda estão irregulares, segundo a Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox). Pernambuco só perde para a Bahia, que tem 108.634 mil profissionais ainda sem exame. Agora, eles têm uma última chance: 30 de abril será a data-limite de tolerância concedida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esses motoristas com carteiras cujos prazos de validade terminam entre janeiro e junho, independentemente do ano, e que não fizeram o exame, serão multados – mesmo se não estiverem dirigindo.
Confira abaixo o número de motoristas com a pendência nos estados nordestinos
CE: 47.575
RN: 24.629
PB: 29.285
PE: 80.021
AL: 20.872
SE: 19. 422
BA: 108.634
PI: 22.111
MA: 43.411
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) informou que a fiscalização será feita diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais. O valor da multa é de R$ 1.467,35 e começará a ser emitida a partir de maio para os condutores que deveriam ter feito o exame até 31 de março mas que ainda têm o prazo de tolerância de até 30 de abril.
Em caso de reincidência do flagrante do exame toxicológico vencido, dentro do período de 1 ano, o valor da multa dobra para R$ 2.934,70. E o motorista terá suspenso o direito de dirigir pelo prazo de 3 meses. “O exame toxicológico garante a segurança viária e já provou sua eficácia em relação à redução do número de acidentes e de vítimas fatais. A multa para quem não faz é uma penalidade necessária já que a vida não tem preço”, ressalta o diretor da ABTox, Pedro Serafim.
Exame toxicológico na CDT – Motoristas podem conferir a situação de seus exames toxicológicos por meio da Carteira Digital de Trânsito, seguindo os passos abaixo:
● Acesse a área do condutor;
● Clique no botão “Exame Toxicológico”;
● Verifique se o prazo para realização está vencido;
● Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para realização do teste.
O que é o exame toxicológico – É um procedimento laboratorial não invasivo, não infectante e indolor, capaz de detectar se houve consumo abusivo de substâncias psicoativas em um período de 90 a 180 dias anteriores à coleta. Para isso, são usadas amostras de cabelos, pelos ou unhas. Em média, o exame custa R$135. Os testes obrigatórios usam amostras de cabelo e pêlo do corpo do motorista. O exame também pode ser feito pela unha, mediante laudo médico, emitido por dermatologista, que comprova alopecia universal (perda de cabelo e pêlos corporais). O exame toxicológico tem a janela de detecção que verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise de até 90 dias anteriores à realização do teste. Os resultados são divulgados em um prazo de até 15 dias. Os exames devem ser realizados em uma das redes de laboratórios credenciadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). As empresas contratantes de motoristas, transportadoras ou não, são obrigadas a pagar o exame toxicológico para seus empregados e devem inserir os dados do exame no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Porém, os condutores autônomos precisam pagar o valor do próprio exame. A cada 30 meses, o exame toxicológico precisa ser renovado por motoristas destas três categorias (C, D e E).
Brasileiros participam da renovação do Ford Explorer – O Ford Explorer, SUV mais vendido de todos os tempos na América do Norte, ganhou interior redesenhado, novo estilo e tecnologias avançadas – e a com a engenharia brasileira participando do desenvolvimento de vários itens do novo modelo. Ele é o primeiro veículo da marca a trazer o Ford Digital Experience, que permite ao cliente acessar sua vida digital dentro do carro. A venda do Explorer 2025 começa no segundo trimestre nos Estados Unidos. A renovação do modelo contou com o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, instalado na Bahia, que hoje responde pela criação e aprimoramento de um terço das funcionalidades embarcadas nos veículos Ford ao redor do mundo. Neste trabalho, mais de 50 pessoas participaram do desenvolvimento de vários itens, incluindo testes e integração de processos de engenharia.
Adeus, direção hidráulica – Lembram de como era chique, até 10 ou 15 anos atrás, dizer que o carro tinha direção hidráulica? Pois ela está ficando ultrapassada. De acordo com dados fornecidos ao site Auto Indústria pela Thyssenkrupp, a participação dela no mercado brasileiro, que era de apenas 14% em 2014, está hoje em torno de 70%. Criada no início dos anos de 1950, a direção hidráulica funciona por meio de uma bomba de óleo impulsionada pelo motor do carro, que lubrifica a caixa de direção e deixa o volante mais leve. Já a direção elétrica, lançada no final da década de 1980, consiste em um motor elétrico acoplado à coluna ou à caixa de direção, auxiliando as manobras do volante sem estar diretamente conectado ao motor principal do veículo.
Ducati Multistrada V4 Rally Adventure em pré-venda – A marca italiana já abriu o processo de pré-venda da bigtrail, que chega com motor de 170 cv, tanque de 30 litros, radar e conjunto de malas. Ela é a mais potente, leve e completa bigtrail de grande porte do mercado brasileiro. São 1.158 cm3 de cilindrada, 170 cv de potência e apenas 238 quilos. O modelo está ainda mais voltado para a comodidade do piloto e do garupa. As malas laterais em alumínio – item de fábrica – tiveram o espaço recuado para oferecer mais espaço na área das pernas para o garupa, que também pode contar com pedaleiras com inserções de borracha maiores para maior estabilidade e descanso. Para melhorar o conforto térmico e o consumo de combustível, a Ducati adotou uma estratégia exclusiva: a desativação estendida, que desliga o banco de cilindros traseiro do motor V4 Granturismo mesmo em movimento. É a primeira vez que este sistema é introduzido numa motocicleta de produção. Outro benefício é o para-brisa redesenhado, que foi ampliado em 40 mm de altura e 20 mm de largura oferecendo maior proteção ao vento. O preço ainda não foi divulgado pela Ducati.
Patinete elétrica: dicas sobre o uso correto – Cidades ao redor do mundo testemunham uma revolução na mobilidade urbana, com a introdução das patinetes elétricas. Rápidas, práticas e ecologicamente corretas, elas têm conquistado cada vez mais adeptos, prometendo uma maneira eficiente e divertida de se locomover pela cidade. No entanto, com grandes oportunidades vêm grandes responsabilidades. Por isso, a Whoosh, empresa que oferece soluções de micromobilidade, ressalta a importância de utilizar as patinetes elétricas com responsabilidade, garantindo a segurança de todos os usuários e pedestres. “As patinetes elétricas podem revolucionar a forma como nos deslocamos nas cidades, mas essa revolução só será verdadeiramente benéfica se for acompanhada pela responsabilidade de todos os usuários. Por ser um meio de transporte considerado novo, estamos constantemente reafirmando as regras básicas de uso para promover a harmonia no trânsito”, explica Francisco Forbes, CEO da Whoosh no Brasil.
Por isso, a Whoosh fez uma pequena cartilha com 5 dicas para orientar as pessoas sobre o uso correto delas. Veja:
1. Apenas pessoas maiores de 18 anos podem conduzir as patinetes – Geralmente, patinetes elétricas são muito potentes e grandes para crianças. Além disso, a responsabilidade vinculada ao usuário é para uma pessoa que tenha atingido a maioridade. Uma criança pode não ser capaz de lidar com os controles e também de assumir a responsabilidade correspondente. Portanto, somente usuários maiores de 18 anos podem viajar.
2. Sem passageiros no veículo – Boa parte desses veículos são tecnicamente projetados para um passageiro. Conduzi-los com duas pessoas não é seguro, porque dificulta o controle do equipamento.
3. Estacione nos lugares indicados no mapa – As scooters só podem ser concluídas no estacionamento marcado com um “P” no aplicativo. Esse controle é o que mantém as ruas da cidade em ordem.
4. Respeite as regras de trânsito – O cumprimento das normas garante não apenas a segurança do usuário, mas também contribui para a fluidez do tráfego urbano, promovendo uma convivência harmoniosa com outros meios de transporte. Por isso, respeite as sinalizações e as ordens descritas no guia de segurança do aplicativo.
5. Apenas dirija sóbrio – A segurança sempre vem em primeiro lugar. A combinação de álcool e condução de patinetes elétricas pode comprometer a coordenação motora e a tomada de decisões, aumentando os riscos de incidentes.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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