De bigu com a modernidade

Nova Chevrolet S10 vai de R$ 281,2 mil a R$ R$ 303 mil

Finalmente a picape Chevrolet S10 ganhou uma revitalização, pedida há tempo pelos consumidores. E as mudanças vão do design ao conjunto mecânico, passando pelo pacote tecnológico e de conectividade. Por exemplo: o interior ganhou novo sistema multimídia e painel de instrumentos digital. E a ação veio em boa hora. “É que o segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil. Um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul. A exibição pública da nova S10 começa em grandes feiras agropecuárias, como a ExpoLondrina, no Paraná, a Tecnoshow, em Goiás, e a Agrishow, em São Paulo, mas o lançamento oficial mesmo só ocorre em maio. As tradicionais configurações de trabalho, incluindo as de cabine simples e chassis, não chegam agora. Só as versões mais completas com cabine dupla que chegam primeiro. A Z71, de estilo aventureiro, a LTZ, historicamente a mais vendida, e a High Country, a mais sofisticada.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas, sucessora da AT6. A Nova S10 vem, obviamente, em linha com a atual identidade global da Chevrolet. Mas há maior diferenciação visual entre as versões, principalmente na dianteira – em que tudo é inédito, incluindo capô e para-lamas, com novos faróis, grade e para-choque. Aliás, o conjunto ótico agora é em Full LED. Na lateral, mudam os para-lamas posteriores, o acabamento inferior das portas, o desenho das rodas e os emblemas. A traseira ganhou lanternas com led e a tampa da caçamba com o nome Chevrolet gravado em baixo relevo.

Preços

S10 Z71 2025: R$ 281.190 

S10 LTZ 2025: R$ 292.800 

S10 High Country 2025: R$ 302.900 

No caso da Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos; há lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto. Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo. Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados, bem ao estilo norte-americano.

Mudança na cabine – O nível subiu, embora não perca a sensação de robustez de uma picape todo-terreno. O volante é da mesma família da Silverado e, além da regulagem de altura, ganha ajuste de profundidade. Os novos bancos estão ligeiramente mais largos e macios. A parte do assento, do encosto e dos suportes laterais ganham espuma de diferentes densidades. Segundo a marca, foi feita uma recalibração da suspensão e os amortecedores são novos, assim como o conjunto de pneus e rodas. Com isso, houve redução do nível de ruído e de vibração – fruto das placas acústicas adicionais nas portas, nas colunas, no teto e até na parede corta-fogo. 

Motor – A nova geração do motor 2.8 turbodiesel ganhou mais 7 cavalos (com torque de 52kgfm) e é, segundo a GM, o primeiro nacional que é gerenciado por inteligência artificial (IA). “Esta tecnologia, que potencializa o desempenho do veículo, é capaz de processar centenas de simulações por microssegundos, considerando também a condição de componentes do motor para encontrar o parâmetro de calibração mais próximo do ideal”, diz Fábio Daumichen, engenheiro-chefe da Nova S10. Com os avanços de hardware e software, ele leva a Nova S10 de 0 km/h aos 100 km/h em 9,4 s – um segundo a menos que a anterior. Abaixo da cobiçada barreira dos 10s. E com melhor consumo de combustível. De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores. O motor trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. Aliás, o novo câmbio AT8 é de última geração e é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, mas com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Vem aí a picape da BYD – A marca chinesa BYD deve mesmo lançar sua picape média (ainda sem nome definido) até o fim do ano no Brasil. A plataforma é híbrida plug-in, com tração nas quatro rodas e potência combinada de 480 cavalos. Se confirmada, a autonomia é de ‘assustar’. Segundo a BYD, o carro é capaz de rodar 1.000 km com tanque e carga cheia graças às novas baterias LFP Blade. A marca também divulgou as medidas da picape: 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura e  3.260 mm de entre-eixos. Isso a deixa maior do que as potenciais concorrentes Toyota Hilux e Ford Ranger.

Tóxicos: PE tem 80 mil motoristas profissionais sem exame – Pelo menos 80.021 motoristas profissionais pernambucanos (categorias C, D e E, responsáveis por conduzir caminhões, carretas, ônibus e até vans escolares) ainda não fizeram o exame toxicológico. Obrigatório por lei, ele detecta se o profissional usou eventualmente, ou usa com frequência, substâncias psicoativas – como rebites e cocaína. Em todo o país, cerca  de 2,4 milhões ainda estão irregulares, segundo a Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox). Pernambuco só perde para a Bahia, que tem 108.634 mil profissionais ainda sem exame. Agora, eles têm uma última chance: 30 de abril será a data-limite de tolerância concedida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esses motoristas com carteiras cujos prazos de validade terminam entre janeiro e junho, independentemente do ano, e que não fizeram o exame, serão multados – mesmo se não estiverem dirigindo. 

Confira abaixo o número de motoristas com a pendência nos estados nordestinos

CE: 47.575

RN: 24.629

PB: 29.285

PE: 80.021

AL: 20.872

SE: 19. 422

BA: 108.634

PI: 22.111

MA: 43.411

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) informou que a fiscalização será feita diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais. O valor da multa é de R$ 1.467,35 e começará a ser emitida a partir de maio para os condutores que deveriam ter feito o exame até 31 de março mas que ainda têm o prazo de tolerância de até 30 de abril.

Em caso de reincidência do flagrante do exame toxicológico vencido, dentro do período de 1 ano, o valor da multa dobra para R$ 2.934,70. E o motorista terá suspenso o direito de dirigir pelo prazo de 3 meses. “O exame toxicológico garante a segurança viária e já provou sua eficácia em relação à redução do número de acidentes e de vítimas fatais. A multa para quem não faz é uma penalidade necessária já que a vida não tem preço”, ressalta o diretor da ABTox, Pedro Serafim.

Exame toxicológico na CDT – Motoristas podem conferir a situação de seus exames toxicológicos por meio da Carteira Digital de Trânsito, seguindo os passos abaixo:

●      Acesse a área do condutor;

●      Clique no botão “Exame Toxicológico”;

●      Verifique se o prazo para realização está vencido;

●      Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para realização do teste.

O que é o exame toxicológico – É um procedimento laboratorial não invasivo, não infectante e indolor, capaz de detectar se houve consumo abusivo de substâncias psicoativas em um período de 90 a 180 dias anteriores à coleta. Para isso, são usadas amostras de cabelos, pelos ou unhas. Em média, o exame custa R$135. Os testes obrigatórios usam amostras de cabelo e pêlo do corpo do motorista. O exame também pode ser feito pela unha, mediante laudo médico, emitido por dermatologista, que comprova alopecia universal (perda de cabelo e pêlos corporais). O exame toxicológico tem a janela de detecção que verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise de até 90 dias anteriores à realização do teste. Os resultados são divulgados em um prazo de até 15 dias. Os exames devem ser realizados em uma das redes de laboratórios credenciadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). As empresas contratantes de motoristas, transportadoras ou não, são obrigadas a pagar o exame toxicológico para seus empregados e devem inserir os dados do exame no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Porém, os condutores autônomos precisam pagar o valor do próprio exame. A cada 30 meses, o exame toxicológico precisa ser renovado por motoristas destas três categorias (C, D e E). 

Brasileiros participam da renovação do Ford Explorer – O Ford Explorer, SUV mais vendido de todos os tempos na América do Norte, ganhou interior redesenhado, novo estilo e tecnologias avançadas – e a com a engenharia brasileira participando do desenvolvimento de vários itens do novo modelo. Ele é o primeiro veículo da marca a trazer o Ford Digital Experience, que permite ao cliente acessar sua vida digital dentro do carro. A venda do Explorer 2025 começa no segundo trimestre nos Estados Unidos. A renovação do modelo contou com o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, instalado na Bahia, que hoje responde pela criação e aprimoramento de um terço das funcionalidades embarcadas nos veículos Ford ao redor do mundo. Neste trabalho, mais de 50 pessoas participaram do desenvolvimento de vários itens, incluindo testes e integração de processos de engenharia. 

Adeus, direção hidráulica – Lembram de como era chique, até 10 ou 15 anos atrás, dizer que o carro tinha direção hidráulica? Pois ela está ficando ultrapassada. De acordo com dados fornecidos ao site Auto Indústria pela Thyssenkrupp, a participação dela no mercado brasileiro, que era de apenas 14% em 2014, está hoje em torno de 70%. Criada no início dos anos de 1950, a direção hidráulica funciona por meio de uma bomba de óleo impulsionada pelo motor do carro, que lubrifica a caixa de direção e deixa o volante mais leve. Já a direção elétrica, lançada no final da década de 1980, consiste em um motor elétrico acoplado à coluna ou à caixa de direção, auxiliando as manobras do volante sem estar diretamente conectado ao motor principal do veículo.

Ducati Multistrada V4 Rally Adventure em pré-venda – A marca italiana já abriu o processo de pré-venda da bigtrail, que chega com motor de 170 cv, tanque de 30 litros, radar e conjunto de malas. Ela é a mais potente, leve e completa bigtrail de grande porte do mercado brasileiro. São 1.158 cm3 de cilindrada, 170 cv de potência e apenas 238 quilos. O modelo está ainda mais voltado para a comodidade do piloto e do garupa. As malas laterais em alumínio – item de fábrica – tiveram o espaço recuado para oferecer mais espaço na área das pernas para o garupa, que também pode contar com pedaleiras com inserções de borracha maiores para maior estabilidade e descanso. Para melhorar o conforto térmico e o consumo de combustível, a Ducati adotou uma estratégia exclusiva: a desativação estendida, que desliga o banco de cilindros traseiro do motor V4 Granturismo mesmo em movimento. É a primeira vez que este sistema é introduzido numa motocicleta de produção. Outro benefício é o para-brisa redesenhado, que foi ampliado em 40 mm de altura e 20 mm de largura oferecendo maior proteção ao vento. O preço ainda não foi divulgado pela Ducati.

Patinete elétrica: dicas sobre o uso correto – Cidades ao redor do mundo testemunham uma revolução na mobilidade urbana, com a introdução das patinetes elétricas. Rápidas, práticas e ecologicamente corretas, elas têm conquistado cada vez mais adeptos, prometendo uma maneira eficiente e divertida de se locomover pela cidade. No entanto, com grandes oportunidades vêm grandes responsabilidades. Por isso, a Whoosh, empresa que oferece soluções de micromobilidade, ressalta a importância de utilizar as patinetes elétricas com responsabilidade, garantindo a segurança de todos os usuários e pedestres. “As patinetes elétricas podem revolucionar a forma como nos deslocamos nas cidades, mas essa revolução só será verdadeiramente benéfica se for acompanhada pela responsabilidade de todos os usuários. Por ser um meio de transporte considerado novo, estamos constantemente reafirmando as regras básicas de uso para promover a harmonia no trânsito”, explica Francisco Forbes, CEO da Whoosh no Brasil. 

Por isso, a Whoosh fez uma pequena cartilha com 5 dicas para orientar as pessoas sobre o uso correto delas. Veja:

1. Apenas pessoas maiores de 18 anos podem conduzir as patinetes – Geralmente, patinetes elétricas são muito potentes e grandes para crianças. Além disso, a responsabilidade vinculada ao usuário é para uma pessoa que tenha atingido a maioridade. Uma criança pode não ser capaz de lidar com os controles e também de assumir a responsabilidade correspondente. Portanto, somente usuários maiores de 18 anos podem viajar.

2. Sem passageiros no veículo – Boa parte desses veículos são tecnicamente projetados para um passageiro. Conduzi-los com duas pessoas não é seguro, porque dificulta o controle do equipamento. 

3. Estacione nos lugares indicados no mapa – As scooters só podem ser concluídas no estacionamento marcado com um “P” no aplicativo. Esse controle é o que mantém as ruas da cidade em ordem.

4. Respeite as regras de trânsito – O cumprimento das normas garante não apenas a segurança do usuário, mas também contribui para a fluidez do tráfego urbano, promovendo uma convivência harmoniosa com outros meios de transporte. Por isso, respeite as sinalizações e as ordens descritas no guia de segurança do aplicativo. 

5. Apenas dirija sóbrio – A segurança sempre vem em primeiro lugar. A combinação de álcool e condução de patinetes elétricas pode comprometer a coordenação motora e a tomada de decisões, aumentando os riscos de incidentes.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico 

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Inserções provocam crise no PL e vira galhofa

Candidato mais competitivo do bloco das oposições no Recife, tendo aparecido com 22% das intenções de voto na pesquisa do Atlas Intel sem nem ter posto o bloco na rua, o ex-ministro Gilson Machado continua tendo que se sujeitar aos caprichos da família Ferreira no PL, seu partido.

Tudo isso, mesmo sendo hoje a maior liderança e tendo o apoio incondicional do ex-presidente Jair Bolsonaro. Exemplo mais recente desta situação pode se tirar da leitura das inserções de 30 segundos na propaganda eleitoral na TV, que serão veiculadas ao longo desta semana.

Segundo o blog tomou conhecimento, ao invés de o presidente do partido, Anderson Ferreira, propagar a imagem de Gilson, o dirigente se escalou como papagaio de pirata, usando o tempo significativo das inserções para uma campanha de filiação partidária. O que chama atenção ainda é a decisão de Anderson de fazer Gilson dividir o tempo com outros candidatos, ao invés de priorizar a disputa na Capital e Jaboatão.

As inserções, claro, já geraram um novo conflito interno no PL, que continua sendo comandado de forma isolada pela família Ferreira. Nos próximos dias, serão 40 inserções de 30 segundos divididas entre todos os pré-candidatos. Se isso não fosse mais que uma trapalhada, o cômico é ver Anderson, que nem está na disputa municipal, encerrar todos os comerciais pedindo filiação ao partido.

Segundo as bancadas do PL na Câmara Federal e na Alepe, as inserções deveriam priorizar os candidatos a prefeito de peso e não pedidos de filiação partidária. Há inserções com até três pré-candidatos, “uma verdadeira lambança”, conforme definiu um dos liberais.

Os aliados de Gilson acham que Anderson está prejudicando fortemente o processo natural do ex-ministro de conquistar o eleitorado recifense além da fronteira bolsonarista. O mais lógico, evidentemente, seria Gilson ser a vitrine dessas inserções nos horários nobres da televisão. Mas a família Ferreira, sobretudo Anderson, insiste em tocar o partido como se fosse propriedade patriarcal, uma extensão dos seus interesses domésticos.

Mas o que já é evidente é que ele não lidera nem mesmo Mano Medeiros em Jaboatão, que já entendeu que para se reeleger precisa ser ele próprio.

Maior partido do Brasil, o PL parece ser provinciano em Pernambuco.

Novas urnas – O Tribunal Regional Eleitoral iniciou, ontem, a distribuição dos modelos mais atuais de urnas eletrônicas para os colégios eleitorais do Interior. O novo modelo vai substituir as que foram usadas nas eleições de 2010, já no ciclo final de uso. Serão recolhidas para descarte. Petrolina foi a primeira cidade a receber um total de 980. A troca vai contemplar 10 dos 18 polos eleitorais do Estado.

Salve-se quem puder!  – O plano de segurança que a governadora Raquel Mandacaru Lyra lançou, prometendo reduzir em 30% os homicídios no Estado, não serve para absolutamente nada. Sem proteção policial nas ruas, as pessoas vão escapando da morte por milagres, como é o caso de um entregador que reagiu a uma tentativa de assalto em Abreu e Lima e foi “salvo” pela mochila que carregava nas costas. Segundo testemunhas, os bandidos atiraram contra a vítima, mas o tiro atingiu a mochila. O crime foi filmado por uma câmera de segurança e enviado para a TV-Globo.

Duplo feminicídio – Em menos de 24 horas, duas mulheres foram assassinadas no Grande Recife. No domingo, a Polícia Civil registrou a ocorrência em que uma mulher, de nome e idade desconhecidos, foi morta a tiros em via pública, na Comunidade de Cabo Verde, no bairro de Sapucaia, em Olinda. Já em Jaboatão, uma mulher de 25 anos foi encontrada morta dentro de casa, com diversos sinais de ferimentos causados por arma branca. A ocorrência foi registrada pela Força-Tarefa de Homicídios da Região Metropolitana Sul como feminicídio. O corpo da vítima foi encontrado no quarto da residência onde ela morava, na Rua Frei Caneca, no bairro de Cajueiro Seco,

E aí, Governo Lula? – Os números da dengue não param de crescer. O Brasil alcançou, ontem, a marca de 5.100.766 de casos prováveis de dengue em 2024. A informação consta na mais recente atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses, abastecido com base em dados do Ministério da Saúde. No total, são 2.827 mortos pela doença. Esta é a maior quantidade de óbitos confirmados desde o início da série histórica no país, em 2000. O número supera, inclusive, o recorde registrado em todo o ano de 2023 (1.094 mortes).

Fim da era socialista – O reinado do PSB em São José do Egito, no Sertão do Pajeú, terra sagrada da poesia, pode terminar nas eleições deste ano, com a chegada ao poder pela oposição. Já liderando todas as pesquisas, o terror do prefeito Evandro Valadares, que lançou um dentista sócio do seu genro por não poder mais concorrer, atende pelo nome de Fredson Brito, empresário bem-sucedido na área da construção civil e hotelaria. Terá como vice o ex-deputado José Marcos, uma lenda na política do faraó do mote Rogaciano Leite.

Curtas

DÍVIDA – Em entrevista logo após tomar posse, ontem, em Brasília, para mais um mandato à frente da CNM, Paulo Ziulkoski disse que o valor das dívidas de 4,2 mil prefeituras com o sistema regime geral é de R$ 248 bilhões. Segundo ele, está em negociação o chamado refis, cujo volume de recursos não implica em nenhum tipo de recurso da União.

IMPACTO – Pelos dados da CNM, além da situação das prefeituras com a previdência geral, 81% dos 2.180 municípios com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) têm débitos; e o valor da dívida está em mais de R$ 312 bilhões. No entanto, segundo Ziulkoski, a questão mais grave é o impacto do aumento da folha, assim como o cálculo atuarial dos Fundos Próprios de Previdência.

CONTRATAÇÕES – O funcionalismo público, segundo o presidente da CNN, cresceu 12,5% entre 2010 e 2022, aumentou de 11 milhões para 12,4 milhões. Contudo, enquanto a União e os Estados tiveram contingente de 2,4% e 10,2% maior, respectivamente, as prefeituras precisaram contratar 31% a mais, passando de 5,8 milhões para 7,6 milhões.

Perguntar não ofende: Quantos prefeitos do PSB estão na lista das creches que Raquel Mandacaru mandou licitar?

Paulista - Prêmio Sebrae

Apoiado pelo prefeito Antônio Cassiano, o empresário Albino Silva (PP) lidera a primeira pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com este blog, para prefeito de Condado, na Zona da Mata, a 58 km do Recife. Se as eleições fossem hoje, ele seria eleito com 43,7% dos votos, enquanto o ex-prefeito Edberto Quental (Republicanos) teria 28º%.

Em terceiro lugar aparece Lucas de Paulinho (União Brasil), com 4,9%, e por último Antônio Carlos, com apenas 1,4%. Brancos e nulos somam 7,1% e indecisos chegam a 14,9%. Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar seu candidato preferido sem o auxílio da lista com todos os nomes, Albino também lidera com 31,7%, Quental vem em seguida com 13,4% e os demais pré-candidatos aparecem com menos de 1%.

No quesito rejeição, Quental lidera. Entre os entrevistados, 20,9% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido de Antônio Carlos, com 19,4% e Lucas de Paulinho, que tem 14,3% dos entrevistados que não votariam nele de jeito nenhum. Albino é o menos rejeitado. Apenas 10,9% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum.

O Opinião fez também os confrontos entre o candidato da situação com os da oposição. Albino bate todos eles facilmente. Frente a Edberto Quental, Albino teria 47,4% dos votos contra 34%. Se o adversário isolado fosse Antônio Carlos, a dianteira seria maior ainda: 66% contra 8,6%. Já diante de Lucas, Albino teria 60.6% dos votos contra 16,9%.

Estratificando o levantamento, as maiores taxas de intenção de voto de Albino aparecem entre os eleitores jovens, na faixa de 16 a 24 anos (65,5%), entre os eleitores com grau de instrução superior (56,7%) e entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (48,4%). Por sexo, 43,8% dos seus eleitores são homens e 43,6% são mulheres.

Já Edberto Quental aparece mais bem situado entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (41,7%), entre os eleitores com grau de instrução até o 9º ano (36,1%) e entre os eleitores com renda familiar entre dois e cinco salários (30,4%). Por sexo, 29,3% dos seus eleitores são mulheres e 26,5% são homens.

Em Condado, o Opinião aplicou 350 questionários entre os dias 16 e 17 deste mês. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A pesquisa foi registrada na justiça eleitoral sob o protocolo de número PE-06130/2024.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

O Opinião mediu também o grau de satisfação da população do Condado com os três níveis de poder – federal, estadual e municipal. O Governo Lula é aprovado por 64,3% e reprovado por 23,.7%. Já a gestão de Raquel é o inverso. Tem 51,4% de desaprovação e apenas 33.7% de aprovação. Por fim, o Governo do prefeito Cassiano tem 62,6% de aprovação e 28,6% de desaprovação.

Petrolina - Viva a nossa arte

Se ontem Belo Jardim, no Agreste, dormiu mais tarde para aguardar a pesquisa para prefeito, exclusiva do Opinião em parceria com este blog, hoje quem vai ficar acordada é a população de Condado, na Zona da Mata, a 58 km do Recife. Exatamente à meia-noite, saem os primeiros números da corrida eleitoral para prefeito do município. Vale a pena esperar!

Ipojuca - Minha rua top

O radialista Claudinei Santos foi eleito, na última quinta-feira, o novo presidente do Salgueiro. O comunicador vai comandar o Carcará do Sertão pelos próximos quatro anos. O mandato, que começou na sexta-feira, termina no dia 16 de maio de 2028.

“O desafio é muito grande, talvez o maior de minha vida, que é trabalhar uma marca como a do Salgueiro. Um time que já foi Série B, realizou sonhos dos torcedores”, disse Claudinei.

A chapa “Voa, Carcará”, que tinha Claudinei como presidente e o empresário Ailton Sousa, proprietário da Banda Limão Com Mel, como vice, foi a única inscrita para o pleito que definiria o sucesso do atual presidente, José Guilherme.

Caruaru - Geracao de emprego

Uma das primeiras medidas tomadas pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) foi ampliar a malha aérea do Rio Grande do Sul, por meio da aviação regional, para manter o acesso da população, sobretudo do povo do Sul, aos voos que são tão importantes para o Estado.

Na última semana, o Ministério encaminhou a solicitação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que autorizou a operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas (RS), localizada na região metropolitana de Porto Alegre.

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério encaminhou um ofício para a Fraport, questionando o interesse e a disponibilidade da concessionária do Aeroporto Salgado Filho em operar emergencialmente a Base Aérea de Canoas. A concessionária informou estar disponível para realizar a operação.

A venda de bilhetes deve ser liberada a partir de amanhã. Esse acréscimo representa 18 novos voos, além dos 116 voos semanais anunciados na primeira fase do plano de aviação emergencial na região. É importante destacar que a quantidade de voos anunciada na primeira fase do plano emergencial foi mantida, com adequações para outros aeroportos regionais. Com o novo anúncio, ao todo serão 134 voos para o acesso ao RS.

Camaragibe Agora é Led

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) convoca Assembleia Geral Extraordinária para a próxima sexta-feira. A assembleia será realizada a partir das 8h30, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no campus Recife, e no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. Os docentes também podem participar e votar online.  A pauta inclui a apreciação e deliberação sobre a proposta apresentada pelo Governo Federal à categoria.

Os professores estão em greve desde o dia 22 de abril e reivindicam, entre outras demandas, reajuste salarial, recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e melhores condições de trabalho. Na semana passada, o Governo Federal apresentou contraproposta e colocou o dia 27 de maio como prazo final para assinatura de acordo para encerrar a paralisação.

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Estadão

“A natureza escolheu, infelizmente, tragicamente, o Rio Grande do Sul (RS) para ser um grande alerta de que há um problema grave e urgente ocorrendo no mundo e que nós precisamos enfrentar”. Dita hoje, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a fala fez parte do fechamento do discurso do ministro no 167° Período Ordinário de Sessões da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Segundo o magistrado, a mudança climática e a proteção ambiental são possivelmente algumas das “grandes questões definidoras do nosso tempo”. Ele alega que as principais dificuldades para enfrentar desafios ligados ao clima são três, sendo a primeira o negacionismo científico.

“Ainda existem um grau relevante de ignorância e negacionismo, apesar de quase totalidade dos cientistas testemunharem que é a ação do homem na terra que está provando esse conjunto de fenômenos que vem abalando as condições de vida entre nós”, afirmou.

A segunda causa está ligada à dificuldade de visualizar os efeitos da destruição ambiental, que, de acordo com o ministro, só são observáveis após cerca de vinte anos. “Os comportamentos lesivos ao meio ambiente que se praticam hoje só vão efetivamente produzir suas consequências para a próxima geração” e é de prática da política ser imediatista, pensar em políticas que atendam ao presente, explicou.

Em último lugar, Barroso pontua que “nenhum país tem condições de, isoladamente, equacionar a questão climática”, por isso, é necessário pensar em soluções mundiais e conjuntas.

De acordo com a última atualização da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, postada às 12h02min desta segunda, 20, 463 municípios foram afetados pelas fortes chuvas que vêm causando enchentes no Estado. As pessoas afetadas somam 2.339.508, sendo que 76.188 estão abrigos, 581.633 desalojados. 157 mortes foram confirmadas e 88 pessoas estão desaparecidas.

Barroso ressalta as ações feitas pela Justiça brasileira. “Nós temos também feito, a partir do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça, os maiores esforços possíveis para ajudar naquilo que esteja na competência do Poder Judiciário”, diz o ministro. Até momento, órgãos mencionados suspenderam os prazos processuais dos tribunais superiores que envolvem o RS e os processos ligados a advogados registrados na OAB do Estado, além de enviarem mais de R$ 100 milhões à Defesa Civil do Estado.

Serra Talhada - Saúde

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), afirmou, hoje, que a maioria dos senadores é favorável ao fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República.

O assunto começará a ser debatido de maneira mais ampla neste ano. Caso uma proposta surja, a mudança constitucional deverá valer a partir de 2030 nas eleições nacionais. Em 2026, o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bem como governadores de Estado em primeiro mandato, poderão disputar o pleito pela segunda vez seguida, caso queiram.

“A grande reflexão que devemos fazer sobre reeleição: foi positivo, foi proveitoso? As respostas que ouço é que não. E já adianto que a ampla maioria no Senado é favorável ao fim da reeleição”, afirmou durante reunião-almoço no Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), na capital paulista.

A reeleição no Brasil, depois da Constituição de 1988, foi incluída por meio de emenda no fim do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o que permitiu ao tucano ser candidato mais uma vez em 1998. Em efeito cascata, governadores e prefeitos foram beneficiados com a medida.

Nos últimos anos, parlamentares discutiram tentativas de reforma para acabar com a reeleição. Uma proposta que sempre foi levantada é a permissão de mandatos de cinco anos, sem reeleição.

Vitória Reconstrução da Praça

Caro Magno,

Queremos parabenizá-lo pelos 18 anos de dedicação e excelência do Blog do Magno. Este veículo que representa independência e imparcialidade no jornalismo pernambucano.

O Blog do Magno é uma fonte diária de notícias, que já faz parte da nossa rotina por tratar de fatos da política local e nacional, opinando e noticiando, levando um jornalismo de qualidade, enriquecendo o debate político e fortalecendo a nossa democracia.

Que venham muitos anos pela frente, levando mais informação com transparência e qualidade para os pernambucanos!

São os votos do deputado estadual Pastor Júnior Tércio e da deputada federal Clarissa Tércio.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco abriu, hoje, inscrições gratuitas para o seminário “Eleições 2024: Novas Regras”. O objetivo é atualizar e capacitar servidores, gestores públicos e agentes interessados no processo eleitoral como candidatos, advogados eleitorais e dirigentes partidários, em relação à legislação do pleito para vereadores e prefeitos este ano.

Com a iniciativa, a Alepe manifesta sua preocupação com as condutas vedadas pela Lei, buscando contribuir com o equilíbrio e a transparência do processo eleitoral. O seminário será coordenador pela Escola do Legislativo da Assembleia, a Elepe.

O seminário será realizado no dia 11 de junho, das 8h às 17 horas, no auditório Sérgio Guerra, sede da Alepe. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.even3.com.br/seminarioeleicoes

“Esta é uma importante parceria que a Elepe realiza com a Escola Judiciária Eleitoral. Sem dúvida contaremos com o melhor time com o objetivo de atualizar o maior número possível de agentes públicos e a sociedade como um todo sobre as novas regras eleitorais, para que tudo ocorra harmoniosamente nas eleições deste ano em todo o Estado de Pernambuco”, ressalta o presidente da Elepe, José Humberto Cavalcanti.

Recife e Santiago são, respectivamente, os destinos nacional e internacional, mais procurados por brasileiros para as férias de julho deste ano, de acordo com levantamento inédito da Decolar. A empresa registrou um aumento de 107% na procura por pacotes de viagens para o período na comparação com o ano passado. E listou ainda os 20 lugares mais visados no país e fora dele.

São eles, no Brasil: 1) Recife; 2) Maceió; 3) Porto Seguro; 4) Salvador; 5) Natal; 6) Rio de Janeiro; 7) Fortaleza; 8) João Pessoa; 9) Florianópolis; 10) São Paulo; 11) Foz do Iguaçu; 12) Navegantes; 13) São Luís; 14) Jericoacara; 15) Aracaju; 16) Caldas Novas; 17) Ilhéus; 18) Curitiba; 19) Fernando de Noronha e 20) Goiânia. As informações são do blog do Lauro Jardim.

O ranking de 2023, também elaborado pela Decolar, era liderado por Fortaleza e Rio de Janeiro, com Porto Alegre (hoje debaixo d’água) na terceira colocação. Recife, agora líder, ocupava o quarto lugar.

A lista da preferência internacional para julho de 2024 inclui: 1) Santiago; 2) Buenos Aires; 3) Bariloche; 4) Orlando; 5) Punta Cana; 6) Cancún; 7) Ushuaia (na Argentina); 8) Paris; 9) Lisboa; 10) Nova York; 11) San Andrés (na Colômbia); 12) Miami; 13) Cusco; 14) Curaçao; 15) Cartagena; 16) Roma; 17) Mendoza; 18) Montevidéu; 19) Londres e 20) Lima.

A capital chilena já estava na posição mais destacada no ano passado, assim como Buenos Aires está repetindo a “vice” no radar dos brasileiros. Já Bariloche desbancou Lisboa ao entrar no pódio.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com ministros, na manhã de hoje, para falar sobre a coordenação das ações de ajuda ao Rio Grande do Sul, que enfrenta enchentes históricas. No encontro, o presidente pediu foco em três frentes:

  • bombas para escoar a água;
  • plano e execução de reconstrução de escolas em pontos mais seguros;
  • reconstrução de hospitais, dada a situação de saúde que a água suja, com restos humanos e de animais, provoca no estado.

Definir as ações imediatas e as áreas prioritárias vai garantir que as medidas andem mais rapidamente – a população precisa de ajuda de forma urgente. As informações são do portal G1.

Há um entendimento entre os ministros que participaram da reunião que é preciso se comunicar com clareza e ajudar o RS a retomar aos poucos algumas atividades, enquanto a água baixa em alguns pontos. Nesta segunda, a rede municipal de ensino iniciou a volta às atividades em Porto Alegre. Participaram do encontro os ministros:

  • da Casa Civil, Rui Costa;
  • da Educação, Camilo Santana;
  • da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes;
  • das Cidades, Jader Filho;
  • da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta;
  • o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa;
  • e o secretário Nacional de Assistência Social (MDS), André Quintão.

Na reunião, Lula também reforçou que ministros só podem fazer anúncios se tiverem datas para concretizar, e que a comunicação deve ser clara, sem deixar dúvidas para a população. O tom do encontro foi o de articulação entre promessas e ações.

Na semana passada Lula já tinha cobrado os ministros. Na segunda-feira (13), o presidente reclamou de falta de articulação da equipe nas ações relativas às enchentes no Rio Grande do Sul, inclusive com anúncios de medidas antes de elas serem discutidas no governo federal.

A cobrança foi na reunião ministerial “emergencial” sobre a situação das chuvas no estado no Palácio do Planalto. À ocasião, o presidente disse: “Cada ministro que for falar, e cada ministra, tentar falar sempre a mesma coisa que está acontecendo. Não ficar dizendo coisa que não está acontecendo ou ficar inventando coisas que ainda não discutiu”.

“Ou seja, não dá para cada um de nós que tem uma ideia anunciar publicamente uma ideia. Uma ideia é um instrumento de conversa do governo para a gente transformar uma ideia em uma política real. Não é cada um que tem uma ideia ir falando da sua ideia, falando que vai fazer. Isso termina não construindo uma política pública sólida e uma atuação homogênea do governo no caso do RS”, continuou.