PF deve ouvir representantes no Brasil da rede X, de Elon Musk

A Polícia Federal prepara as primeiras diligências na investigação sobre os indícios de crimes na rede social X (ex-Twitter) incitados pelo dono da plataforma, o empresário sul-africano Elon Musk.

A primeira medida nessa apuração será ouvir o representante do X no Brasil. O depoimento ainda será agendado, mas a decisão já foi tomada pelos investigadores.

A PF instaurou nesta segunda-feira (8) o inquérito que vai apurar uma possível obstrução de Justiça por parte de Elon Musk, associada a outros crimes. O dirigente do X no Brasil deve ser ouvido nesse inquérito.

A investigação foi aberta a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. No despacho, Moraes pede que se apurem as condutas de Musk em possíveis “crimes de obstrução à Justiça, inclusive em organização criminosa (art. 359 do Código Penal e art. 2º, § 1º, da Lei 12.850/13) e incitação ao crime (art. 286 do Código Penal)”.

Além de cumprir a determinação judicial, na prática, a abertura do inquérito permite à PF tomar as primeiras medidas práticas para apurar o suposto envolvimento de Musk nesses crimes – e as diligências que podem comprovar ou não a sua participação.

Até a última atualização desta reportagem, contas bloqueadas por determinação da Justiça, como as de Luciano Hang, Allan dos Santos e Daniel Silveira, continuavam fora do ar – apesar da ameaça de Elon Musk de reabilitar esses perfis.

Veja outras postagens

Um dos maiores ícones da música romântica dos anos 70 e 80, o cantor e compositor Odair José, que esteve no Recife no Festival da Seresta no último fim de semana, gravou uma belíssima entrevista para o Sextou que vai ao ar hoje. Aos 75 anos, com um humor impressionante, alto astral invejável, Odair falou de tudo.

Das suas canções de maior sucesso, como “Vou tirar você desse lugar”, “Minhas coisas” e “Cadê você”. Também das dificuldades ao chegar ao Rio, saindo de Goiás, quando teve que dormir na rua, e ainda de suas canções proibidas, como “Pare de tomar a pílula”. Nascido em Morrinhos, Odair José de Araújo chegou a vender mais de 80 milhões no auge da sua carreira, lançou mais de 40 discos, entre álbuns originais, ao vivo, coletâneas e versões em espanhol.

Odair começou como crooner na adolescência até meados dos 17 anos, quando começou a compor. Ainda cedo se transferiu para a cidade do Rio de Janeiro em busca de obter e ocupar um espaço no cenário artístico nacional através da sua música.

No Rio, travou conhecimento com Rossini Pinto, compositor e produtor, que viu potencial em Odair, levando-o para a gravadora CBS. O primeiro trabalho do novo cantor para a gravadora foi a canção “Minhas Coisas”, incluída no disco As 14 Mais, um dos principais produtos da companhia naquela época.

O Sextou vai ao ar hoje, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Paulista - Prêmio Sebrae

Na festa dos 18 anos do blog, marcada para a próxima quinta-feira, a partir das 20 horas, no Mirante do Paço, um brinde para os participantes: haverá sorteio para um fim de semana em três hotéis, sendo dois em Porto de Galinhas: Marulhos (foto em destaque) e Nui by MAI.

Nui by MAI

O outro é a Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém. O Marulhos está incluso o café da manhã, enquanto o Nui by MAI só a hospedagem. Já o de Nova Jerusalém está completo, hospedagem e as três refeições, de sexta a domingo.

Pousada da Paixão.

Já estive em todos e são maravilhosos.

Petrolina - Viva a nossa arte

Desmentindo os boatos de que o pré-candidato à Prefeitura do Recife pelo PRD, Luciano da Oficina, teria desistido de sua campanha, o partido reafirma que o nome de Luciano, que é presidente do diretório municipal da legenda e empresário, está de pé para o pleito do próximo mês de outubro. De acordo com a sigla, adversários estariam espalhando a fake news de que o pré-candidato estaria declinando e o partido seria entregue a outro nome.

Ipojuca - Minha rua top

O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, inaugurou, na última quarta-feira, o Parque Sebastião Gomes de Melo, no Loteamento Nossa Senhora da Conceição. O local, onde fica o terminal de Pau Amarelo, foi totalmente reformado, dando lugar a uma área de esportes e lazer.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Lídio Valença, o parque ganhou diversos equipamentos de esporte e lazer. “O espaço foi dotado de academia da saúde, quadras poliesportivas, brinquedos para as crianças, espaço para PETs, pista de cooper, entre outros. E todo o projeto de engenharia foi idealizado dentro da Prefeitura”, salientou. Ele acrescentou que o quesito acessibilidade mereceu atenção especial. “Algumas mesas de jogos possuem apenas três assentos, permitindo a participação de cadeirantes. Há também rotas de acessibilidade na área do parque”, explicou.

“Estou muito feliz em viver um momento como esse. Essa obra é fruto das reivindicações da população. Nós trabalhamos ouvindo o povo e tratando o dinheiro público com seriedade”, concluiu o prefeito Yves Ribeiro.

Caruaru - Geracao de emprego

Ao lado do cantor e compositor Onildo Almeida, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), inaugurou a pavimentação da rua da Rádio Cultura, no bairro Indianópolis. Uma estrutura merecida para essa história da radiofonia já com 42 anos, da família Almeida, e tão importante para a comunicação da Capital do Agreste e de todo o Nordeste.

Camaragibe Agora é Led

Na contagem regressiva para a maior festa do ano em comemoração a um veículo de comunicação, este blog, que festeja 18 anos de sua fundação no próximo dia 23, estão faltando agora apenas 6 dias. Começa a partir das 20 horas, no belíssimo e aconchegante Mirante do Paço, nas imediações do Paço Alfândega, no Recife Antigo.

E traz um ingrediente muito especial: ao lado do meu amigo Eduardo Monteiro, brindaremos, igualmente, com a mesma emoção, os 26 anos da Folha de Pernambuco.

Aos que ainda não se situaram quanto ao cenário da festa: o Mirante do Paço ocupa o mesmo espaço, agora reformulado, onde funcionou o Arcádia Recepções. O lugar é lindo, agora sob a batuta de um trio extremamente competente: os empresários Álvaro Jucá, Ronald Menezes e Toninho.

As datas, a primeira revestida na maioridade de uma ferramenta de comunicação marcada pelo meu pioneirismo, na época uma aposta incerta, um tiro no escuro, e a segunda por ser um jornal que chega aos 26 anos quebrando tabus, um novo paradigma de mídia no Estado, merecem serem festejadas em todo seu esplendor.

Daí, a ideia de um baile dançante ao som da Super Oara, do meu amigo Beto, de Arcoverde, uma das melhores orquestras do País. E que é comandada, hoje, pelo talentoso e múltiplo Elaque, filho de Beto. Por si só, Elaque já uma atração à parte: enche os olhos da plateia no teclado e é o principal vocalista do grupo.

Alguns artistas amigos vão subir ao palco com a Super Oara para dar uma canjinha: Alcymar Monteiro, o rei do forró, cuja trajetória estou focado na sua biografia, é um deles. Meus amigos carnavalescos André Rio, Almir Rouche e J. Michillis vão trazer o frevo no pé, para animar ainda mais o ambiente.

Também se disponibilizaram para dar um recheio mais brilhante ainda meus amigos forrozeiros Josildo Sá, Novinho da Paraíba e João Lacerda; o seresteiro Daniel Bueno, Walquiria Mendes, Cristina Amaral, Fabiana, a Pimentinha do Nordeste, e, por último, Geraldo Maia, que ontem me confirmou sua presença.

Haja emoção! Nem sei como agradecer a essa gente tão talentosa e amiga. A amiga cerimonialista Branca Góes, ao lado da minha Nayla Valença, cuidam dos mínimos detalhes para o sucesso do evento, que terá o serviço do bufê Fiordes, da minha amiga Mariana Lucena.

Meu amigo Eduardo Monteiro, presidente do Grupo EQM, formado por três usinas no Nordeste e veículos de comunicação, como a Folha de Pernambuco e a Rádio Folha, integrou-se aos festejos dos 18 anos do blog desde o seu alicerce. É, sem dúvida, meu melhor parceiro, amigo de fé e camarada.

Além de apoiar incondicionalmente, Eduardo é presença confirmada com todo seu elenco da Folha e das usinas. Uma alegria imensa comemorar juntos os 18 anos do blog e os 26 anos da Folha de Pernambuco, jornal que participo dele desde a sua fundação, atuando hoje na cobertura nacional, em Brasília.

Em tempo: a festa é de adesão. Para ter acesso ao seu passaporte, favor entrar em contato no (81) 9.8222-4888.

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Lotada no hospital de Ibirajuba, no Agreste, a técnica em Enfermagem Daniele Arandas está muito feliz. Foi agraciada com uma menção honrosa da Assembleia Legislativa pela sua luta histórica em favor do piso nacional da categoria. A iniciativa foi do deputado Gilmar Júnior (PV), que também é enfermeiro e representa o segmento na Casa.

Vitória Reconstrução da Praça

Diversas servidoras com cargos comissionados no Governo do Estado têm recebido pressão para comparecer a um ato em favor do deputado federal Túlio Gadelha (Rede), que será realizado hoje à tarde, em uma casa de eventos em Casa Forte. O namorado de Fátima Bernardes, queridinho de Raquel Mandacaru, perdeu a disputa interna da Federação partidária formada por Rede e PSol para a deputada estadual Dani Portela, que irá disputar a Prefeitura do Recife.

Segundo os relatos de várias servidoras, a orientação é comparecer em peso ao ato de mulheres em apoio a Túlio. “Quem não quiser, pode sair. O cargo é da política”, pressionou uma gerente em reunião realizada com comissionadas na tarde da quarta-feira passada.

Ontem, a pressão se tornou mais intensa, com gestoras exigindo “compromisso com o grupo que a governadora defende”. Com medo de perseguições, as servidoras pediram anonimato ao encaminhar as denúncias.

Túlio é a grande aposta de Raquel Lyra Mandacaru para competir contra o prefeito João Campos (PSB). Nos círculos internos, Raquel já descartou qualquer possibilidade do ex-secretário de Turismo Daniel Coelho (PSDB) ter chances reais na disputa. O temor da governadora é Daniel pontuar abaixo de dois dígitos, afundando ainda mais a avaliação da gestão. Túlio seria, na sua visão, mais competitivo, com o charme de envolver Fátima Bernardes na campanha.

Raquel é Mandacaru, mas pela primeira vez quer dar sombra e encosto para alguém. Desde que possa derrotar João.

Lula politiza a tragédia 

Se havia uma certa expectativa por parte da população no Governo nas ações de reconstrução do Rio Grande do Sul, com a decisão do presidente Lula (PT) de politizar a tragédia, escolhendo Paulo Pimenta como ministro da pasta criada com esta finalidade, uma nuvem de desconfiança está pondo tudo abaixo.

Pimenta é gaúcho, adversário do governador Eduardo Leite (PSDB) e pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026. Na prática, Lula quer usar a tragédia das águas para fomentar um candidato petista ao Governo gaúcho. Nunca se viu na história recente do País a politização da tragédia ambiental e humanitária.

De forma reservada, integrantes do próprio governo admitem que a escolha de Pimenta tem, também, o componente político de se contrapor às ações do governador Eduardo Leite (PSDB), que estaria, na visão dos auxiliares de Lula, obtendo dividendos. Até ontem, a tragédia no Estado já havia deixado 149 mortos e 108 desaparecidos.

No Planalto, o plano é fazer da reconstrução uma vitrine do governo. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi o mais votado entre os eleitores gaúchos em 2018 e 2022. Antes da oficialização de Pimenta, uma ala chegou a defender o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin para assumir o posto. Mas Lula não embarcou nessa proposta.

Uma avaliação feita no Palácio do Planalto é que Alckmin tem um histórico de 30 anos de militância no PSDB, partido de Leite, e também não é do Estado. Além disso, em razão de seu estilo contido, o vice-presidente não entraria em embates com o governador se fosse necessário.

Acredite se quiser – Durante o ato em São Leopoldo (RS), na última quarta-feira, em que o Governo anunciou novas medidas de auxílio aos gaúchos, Paulo Pimenta foi oficializado no cargo e apresentado como o ministro que será responsável pela articulação da reconstrução do Estado. Aproveitou e fez um aceno a Leite ao dizer que trabalharia em parceria. Destacou ainda que o trabalho do governo federal é “complementar e suplementar ao do governo do Estado e das prefeituras”. “O presidente me pediu muito que tenha exatamente essa dedicação e essa disposição, governador (Eduardo Leite), de colaborar com o Governo do Estado, com os seus secretários”, afirmou.

Nem um pio para o governador – O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse, ontem, que soube pela imprensa que o presidente Lula indicaria Paulo Pimenta como titular do Ministério Extraordinário de Apoio ao seu Estado. Segundo o tucano, não houve qualquer comunicado prévio por parte de Lula ou de integrantes do governo federal sobre a indicação de Pimenta, antes de ela ser noticiada pela imprensa, na terça-feira passada.

Informado pela Imprensa – “Estou sabendo pela imprensa. Vou aguardar manifestação oficial. Não estamos sabendo de nada”, afirmou Leite ao ser questionado sobre o que achava da indicação de Pimenta, que é gaúcho, para o posto. Segundo auxiliares de Lula, o presidente só comunicou ao governador oficialmente da decisão durante reunião entre os dois na manhã da última quarta-feira. A indicação de Pimenta foi alvo de críticas por parte de aliados de Eduardo Leite. A crítica se deve sobretudo ao fato de Pimenta ser pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul em 2026.

Palanque eleitoral – Da tribuna da Alepe, o deputado Alberto Feitosa anunciou, ontem, que enviou ofício ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alertando que há claros indícios de palanque político eleitoral na nomeação de Paulo Pimenta. “Ficou claro que aquilo se tratou de um ato político e não solidário. É um aproveitamento da dor do povo gaúcho. Senhores ministros do TSE, sejam diligentes”, alertou.

Municípios discriminados – Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, prefeito de Paudalho, lamentou que no pedido que o Governo fez, ontem, ao Supremo, para suspender a liminar tratando da desoneração da folha de pagamento de 17 setores produtivos da economia, os municípios com até 160 mil moradores tenham ficado de fora. Isso, segundo ele, vai colocar um tempero diferente na marcha dos prefeitos em Brasília, na próxima semana. “Foi uma tremenda discriminação com os municípios”, disse.

CURTAS

BOICOTE – O prefeito de João Alfredo, Zé Martins (PSB), também não vai à marcha dos prefeitos em Brasília, na próxima semana. Para ele, o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (UB), está certíssimo em boicotar o encontro. “Essas marchas são apenas turismo, gastar o dinheiro do povo”, disse Martins.

CÂMERAS 1 – Cinco meses após o desligamento das câmeras de segurança que monitoravam ruas e avenidas do Grande Recife, pedestres e motoristas continuam relatando medo por causa da falta dos equipamentos. A instalação estava prevista para abril deste ano, segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), mas ainda não aconteceu.

CÂMERAS 2 – Das 358 câmeras, 240 funcionavam no Recife, 38 em Olinda, e outras 40 em Caruaru, no Agreste, e em Petrolina, no Sertão. O prazo do lançamento do edital de licitação para contratar uma empresa para instalar os equipamentos, que inicialmente era dezembro de 2023, foi adiado pelo governo do estado: desta vez, para o final de maio.

Perguntar não ofende: A falta de câmeras está contribuindo para o aumento da violência no Grande Recife?

Em um ano, o governo de Pernambuco reduziu em pouco mais de R$ 1,2 bilhão o volume de gastos com investimentos em assistência hospitalar e ambulatorial. Um levantamento da TV Globo com base em dados do Portal da Transparência mostra que, em 2023, o estado investiu R$ 6,54 bilhões na área. Em 2022, o total investido foi de R$ 7,75 bilhões. Uma redução de 15%.

Essa é a primeira vez em 16 anos que houve queda nos aportes feitos na rede pública de saúde do estado. O valor reduzido é quase o dobro do que foi gasto, por exemplo, com a construção da Arena de Pernambuco, que custou mais de R$ 740 milhões na época das obras. As informações são do portal G1/PE.

Além disso, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os principais hospitais públicos de Pernambuco, como os da Restauração, Getúlio Vargas e Barão Lucena, sofreram cortes de financiamento. Por lei, os recursos que foram cortados deveriam ter sido aplicados em despesas com internações e tratamento ambulatorial, incluindo exames de laboratório.

O problema chama a atenção diante da superlotação das UTIs pediátricas e neonatais devido ao aumento no número de casos de síndrome respiratória em crianças, o que fez o estado decretar situação de emergência em abril.

Hoje, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) divulgou uma nota expressando preocupação e cobrando medidas para lidar com a crise, que se repete desde o ano passado. “A rede estadual de saúde precisa se precaver com mais leitos de UTI pediátricos, uma melhor distribuição de medicamentos e recursos médicos suficientes para evitar futuras tragédias”, afirmou a entidade no texto.

Procurada, a Secretaria de Saúde informou que a assistência hospitalar e ambulatorial é uma subfunção dentro do orçamento da saúde e disse que houve alterações na classificação dessas despesas de 2022 para 2023, sem detalhar as mudanças.

Com a redução dos valores, o percentual de participação dos gastos com assistência hospitalar e ambulatorial em relação ao total de investimentos feitos pelo estado, que já vinha caindo desde 2021, também diminuiu no último ano, voltando ao patamar de 2014.

Cortes nos hospitais públicos

Os cortes no financiamento da área atingiram os principais hospitais da rede pública estadual no Recife entre os anos de 2022 e 2023. Entre eles, estão:

  • Hospital da Restauração, maior unidade de saúde pública da cidade, localizada no bairro do Derby – recebeu 5,74% de recursos a menos (de R$ 136,9 milhões para R$ 129 milhões);
  • Hospital Getúlio Vargas, unidade de referência em traumatologia, cirurgias vasculares e bucomaxilares, localizada no bairro do Cordeiro – teve redução de 7,25% de recursos (de R$ 63,6 milhões para R$ 58,9 milhões);
  • Hospital Barão de Lucena, maior emergência pediátrica do estado, no bairro da Iputinga – teve perda de 13,8% de recursos (de R$ 48 milhões para R$ 41,4 milhões).

Na Restauração, onde recentemente um paciente foi morto após roubar a arma de um vigilante e assassiná-lo a tiros, acompanhantes de pessoas internadas foram encontrados dormindo em pedaços de papelão do lado de fora do prédio.

No Getúlio Vargas, funcionários denunciaram diversas falhas de estrutura no local, incluindo goteiras e acúmulo de lixo no primeiro andar do prédio, conhecido como “corredor da morte”.

Já no Barão de Lucena, o principal problema é a falta de insumos básicos, o que motivou o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) a abrir um processo contra o governo do estado.

‘Impacto é real’, diz pesquisadora

De acordo com a médica sanitarista Bernardete Coelho, que é pesquisadora e especialista em saúde coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), embora os recursos não sejam destinados para a contratação de pessoal e a distribuição de medicamentos, eles devem ser usados para garantir o suporte aos pacientes.

“O impacto é real. O sofrimento de quem precisa de internação num ‘leito’, esperando 30, 50, 60 dias… Quem espera sete dias, 14 dias, por um leito de UTI, chega muito grave… É uma situação crônica o ano todo, mas que principalmente essa época do ano precisa ser planejada por causa das doenças respiratórias, pelas chuvas sazonais”, afirmou a especialista.

Para Bernadete Coelho, a solução para melhorar a saúde pública em Pernambuco passa por um aumento do orçamento para a área, mas deve ir além:

“Aumentar [os recursos financeiros] privatizando não é saída; sem integrar com a necessidade das pessoas, não é saída. Tem que integrar planejamento, gestão e financiamento com base territorial, se aproximando das pessoas reais e de seus sofrimentos e adoecimentos reais”, pontuou a médica sanitarista.

Profissionais relatam cenário ‘devastador’

A presidente em exercício do Cremepe, Claudia Beatriz Andrade, disse que a redução dos gastos também deixa impactos nos profissionais que atuam na linha de frente.

“Estamos ouvindo relatos de médicos que, em tantos anos de servidor público, nunca viram um cenário tão devastador quanto o atual, quando se fala de desabastecimento, que chega ao momento de fazerem cotas para comprar a medicação do paciente naquele momento”, afirmou.

Segundo a médica, esse cenário deixa os trabalhadores esgotados. “Temos um quadro de profissionais que estão tão esgotados, estão desacreditados de uma esperança num futuro próximo, que estão querendo abandonar os postos de trabalho”, contou.

O que diz o governo de Pernambuco

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que:

  • O orçamento da saúde é subdividido em subfunções de governo, e a Assistência Hospitalar e Ambulatorial é uma delas;
  • Aumentou em R$ 100 milhões os investimentos em toda a área de saúde em 2023;
  • Em 2022, os gastos foram classificados na subfunção de Assistência Hospitalar, mas, no ano seguinte, houve alterações na classificação dessas despesas;
  • Não houve diminuição dos serviços ou dos investimentos financeiros na saúde do estado;
  • Em 2023, o total de investimentos na área foi de R$ 8,4 bilhões, e em 2022, foi de R$ 8,3 bilhões.

A reportagem perguntou à SES quais foram as alterações feitas na classificação dos gastos com assistência hospitalar, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Instituir o dia 09 de janeiro como o dia do preso político, foi a proposta debatida, hoje em audiência pública, realizada na Câmara dos deputados. A criação da data está prevista no Projeto de Lei 214/24, do deputado federal Coronel Meira (PL), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, a proposição reforça a memória dos mais de mil presos políticos e demais detidos de forma injusta e sem o devido processo legal, referente aos atos do dia 8 de janeiro de 2023: atualmente, ainda há cerca de 40 presos políticos na Papuda, presídio federal de Brasília.

O evento contou com a presença do desembargador aposentado Sebastião Coelho da Silva, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, de advogados da Associação dos Familiares e Vítimas de 8 de janeiro (ASFAV), além de vários parlamentares da oposição – senadores e deputados federais – que criticaram a condução do ministro Alexandre de Moraes nos inquéritos dos presos no Supremo Tribunal Federal (STF).

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) proferiu um discurso criticando o Ministro Alexandre de Moraes e a inação, segundo ele, do Congresso Nacional diante de casos de injustiças. “Chega, Alexandre! O senhor não irá ganhar essa batalha. Por toda a tirania, tivemos impérios que subiram, mas foram derrotados. Temos agora uma ‘Alexandria’ que será derrotada. Eu tenho certeza disso”, afirmou. Representando Pernambuco, o deputado estadual Abimael Santos (PL) e o advogado Paulo Abou Hana, discursaram em defesa da Liberdade e do Estado Democrático de Direito, fazendo alertas sobre o perigo do autoritarismo do judiciário.

Contrariando a pretensão do ex-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Camaragibe pelo Podemos, Jorge Alexandre, o promotor Leandro Gomes Matos, representante do Ministério Público Eleitoral (MPE) no município, elaborou parecer manifestando o entendimento de que não há infração à legislação eleitoral nos materiais de divulgação do Movimento Viva Camaragibe, entre os quais banners e adesivos de carro com chamados à participação nas ações da organização.

Jorge Alexandre ingressou, por meio do seu partido, com uma representação no Fórum Eleitoral do Município, sustentando que o material do Movimento conteria propaganda eleitoral antecipada em favor de Ednaldo Moura Jr., pré-candidato a prefeito de Camaragibe pelo PSB. De acordo com o representante do MPE, a conduta de Ednaldo está em conformidade com o inciso II do § 2º do art. 37 da Lei 9.504/97, que permite o uso de adesivos em automóveis e janelas residenciais com até 0,5 m².

O parecer aponta ainda que as mensagens nos adesivos não configuram propaganda eleitoral antecipada, pois não há pedido explícito de votos. As frases nos adesivos, como “ame, lute, contribua”, juntamente com referências ao perfil de Ednaldo no Instagram, não são suficientes para caracterizar uma infração eleitoral.

Ednaldo disse ter ficado satisfeito ao tomar conhecimento do parecer, mas preocupado com a reação de adversários que, em vez de construir e de dialogar, apostam na desconstrução. “Nós estamos trabalhando limpo e respeitamos as leis e os poderes constituídos. Também fazemos a disputa com lealdade, respeitando nossos potenciais adversários tanto no trato pessoal quanto nas manifestações públicas. Agora, como eu sei que daqui pra frente ainda vamos incomodar muito, certamente veremos pessoas querendo derrubar um trabalho que tem feito tão bem à cidade, como é o Movimento Viva Camaragibe”, explicou Ednaldo.