Daqui a pouco, exatamente à meia-noite, este blog traz mais uma pesquisa sobre a corrida municipal, desta feita em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A cidade tem um motivo especial para dormir um pouquinho mais tarde.
Daqui a pouco, exatamente à meia-noite, este blog traz mais uma pesquisa sobre a corrida municipal, desta feita em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A cidade tem um motivo especial para dormir um pouquinho mais tarde.
Recife foi palco da 6ª Conferência Nacional Mapa Educação, realizada neste sábado (25), no Centro Cultural Cais do Sertão, com a presença de cerca de 300 jovens de todos os estados brasileiros. O prefeito João Campos (PSB) participou da abertura do evento ao lado da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), fundadora do Mapa Educação. Pela primeira vez no Nordeste, a conferência teve como tema “Educação, Juventudes e Tecnologia” e proporcionou um ambiente de escuta, diálogo e articulação entre jovens lideranças e gestores públicos.
Durante sua fala, o prefeito destacou a importância de políticas educacionais com planejamento de longo prazo. “Assumi quatro compromissos na educação e estamos cumprindo um a um. Duplicamos as vagas de creche, criamos um amplo programa de alfabetização na idade certa, ampliamos o ensino integral e lançamos o Embarque Digital, garantindo formação superior gratuita em tecnologia para jovens da rede pública. Se a gente faz essas quatro coisas, já fez mais do que quase todo mundo no Brasil. Mas além disso, é preciso ter um plano de voo de longo prazo e entregas rápidas que gerem credibilidade e tragam resultados práticos”, afirmou João Campos.
Leia maisO gestor também ressaltou a importância do papel do terceiro setor na construção de soluções educacionais. “Hoje, o terceiro setor brasileiro da educação é o mais organizado. Temos uma espécie de cartilha, uma receita clara do que fazer. O gestor bem-intencionado sabe por onde começar. A tarefa é traduzir isso em algo palpável e garantir que vire agenda, de governo, de orçamento, de discurso. Quando vira prioridade, a cidade avança”, completou.
A deputada Tabata Amaral compartilhou sua trajetória pessoal e a motivação que a levou à política. “A educação é a principal razão pela qual entrei na política. Cresci na periferia, estudei em escola pública e fui beneficiada por políticas como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, idealizada por Eduardo Campos. Na universidade, conheci pessoas que também sentiam essa angústia com a desigualdade. Foi aí que nasceu o Mapa Educação. Eu acreditava que política era só corrupção e troca de votos, até entender que a boa política precisa ser ocupada por nós”, destacou a parlamentar.
A programação do evento segue até amanhã (26) com oficinas, rodas de conversa e atividades culturais, como o Festival da Educação. Além de João e Tabata, também participaram representantes do Conselho Nacional de Juventude, secretarias estaduais e municipais, organizações do terceiro setor e empresas ligadas à inovação e educação.
Leia menos
A Região Metropolitana de São Luís vive uma das semanas mais violentas dos últimos anos. Desde domingo (19), uma série de ataques ligados à disputa entre facções criminosas por território deixou ao menos sete mortos e mais de dez feridos em diferentes bairros da capital maranhense e de cidades vizinhas.
Os episódios se concentram principalmente na Cidade Operária, área de forte presença de grupos rivais. Tiros em sequência, tentativas de execução e ataques em via pública se tornaram rotina desde o início da semana, obrigando escolas, universidades e comércios a suspenderem as atividades. As informações são do portal Infomoney.
Leia maisEntre as vítimas estão jovens de 17 a 26 anos, além de homens adultos. Os crimes seguem o mesmo padrão: disparos à queima-roupa feitos por ocupantes de veículos em movimento. Em alguns casos, as autoridades investigam se os ataques foram represálias diretas entre grupos que disputam pontos de tráfico.
Na terça-feira (21), um ataque a tiros deixou um jovem morto e outras cinco pessoas feridas, entre elas um adolescente de 13 anos. O grupo estava na frente de um comércio quando foi surpreendido por homens armados que fugiram em direção à Cidade Olímpica.
A escalada da violência paralisou parte da rede de ensino. Ao todo, 14 escolas estaduais e sete municipais interromperam as aulas, além de instituições como o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A retomada completa está prevista apenas para a próxima semana.
Reação das autoridades
Diante da situação, o governo estadual reforçou o policiamento na região. O Comandante-Geral da PM, coronel Wallace Amorim, afirmou que todas as forças de segurança estão nas ruas para garantir a ordem e que não há registros de ataques dentro das escolas.
O governador Carlos Brandão (PSB) declarou que o efetivo policial foi ampliado e que o Estado vai agir “com rigor contra qualquer ameaça à ordem pública”.
Já o secretário de Segurança, Maurício Martins, informou que cerca de 140 policiais militares, incluindo equipes do Bope, Rotam e Batalhão de Choque, estão em operação permanente na Cidade Operária e nos bairros vizinhos.
As investigações, conduzidas pela Polícia Civil, apontam que os ataques partem de células locais de facções que disputam o controle do tráfico e ordenaram os crimes como retaliação a prisões recentes.
Leia menos
Durante entrevista concedida na tarde deste sábado (25) nos estúdios da Rádio Integração FM, o prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), fez um apelo contundente à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), sua aliada política, em meio à grave crise hídrica enfrentada pelo município devido ao colapso da Barragem de Jucazinho. Em tom de desabafo, Chaparral destacou os esforços da gestão municipal para minimizar os impactos da falta d’água na cidade e na zona rural.
“Nós temos hoje 60 pontos de abastecimento com caixas d’água. Até o presente momento, já foram quase 1.500 carradas de caminhões nesses pontos, além de mais de 2.240 carradas em prédios públicos e outras mais de 3 mil nas casas do povo. Fizemos ainda a implantação de novos pontos de caixas e recuperamos seis poços, com instalação de bombas. Já está jorrando água. Enfim, eu tenho feito a minha parte nos quatro cantos do município”, afirmou o gestor.
Leia maisO prefeito, no entanto, cobrou maior sensibilidade e ação efetiva por parte do Governo do Estado. “Tenho ido incontáveis vezes ao Palácio do Campo das Princesas, mas infelizmente quem está na Casa Civil não está tendo a devida sensibilidade com essa situação. Eu sou aliado da governadora, mas preciso dizer isso aqui: o problema de água em Surubim não é apenas da prefeitura, é também do Governo do Estado. Estou fazendo até o que não precisava fazer”, disparou Chaparral.
Segundo o gestor, apesar das solicitações formais e reuniões com representantes estaduais, o município ainda não recebeu o apoio necessário. “Dentre os 184 municípios de Pernambuco, não está havendo sensibilidade do governo Raquel Lyra com relação à crise hídrica de Surubim. Já estive lá pedindo convênio para contratar mais caminhões-pipa, mostramos que a população está sofrendo, mas até agora não tivemos nenhum tipo de ajuda efetiva do Estado”, relatou.
Chaparral também revelou ter buscado apoio direto da própria governadora e de integrantes da Casa Civil. “A governadora tem conhecimento de tudo isso. Já mandei mensagem pra ela, falei com o secretário estadual da Casa Civil [Túlio Vilaça] várias vezes. É uma pressão muito grande, muita gente procurando a prefeitura, mas não tenho condições de atender todas as demandas sozinho. Desde março venho cobrando apoio, e o que recebemos até agora é insuficiente diante do colapso de Jucazinho”, explicou.
O prefeito concluiu ressaltando a gravidade da situação e a necessidade urgente de ações conjuntas. “Surubim é muito grande, tem lavanderias, comércios, e a situação está difícil. Só Deus mesmo mandando chuvas. A prefeitura segue fazendo sua parte, mas falta o Governo do Estado dar um empurrão. Recentemente, cheguei a apelar até ao assessor do senador Humberto Costa, pedindo ajuda ao Governo Federal, porque a situação não é fácil”, completou.
Leia menos
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou o prazo de 24 horas para que a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas encaminhe à Corte o relatório integral de monitoramento do ex-presidente Fernando Collor. Ele está em prisão domiciliar desde 1° de maio.
Segundo o despacho de Moraes, o descumprimento da determinação poderá configurar “desobediência a ordem judicial”. A determinação foi feita após o envio de um relatório indicar a “violação por dispositivo desligado” da tornozeleira de Collor, entre 2 e 3 de maio, “por falta de carga na bateria”. Anteriormente, Moraes já havia dado prazo de 48 horas para que a secretaria explicasse a falha e o atraso de cinco meses na comunicação desta. As informações são da CNN Brasil.
Leia maisEm resposta, a pasta informou realizar o “cumprimento integral das determinações e obrigações” e declarou que desde que Collor colocou o dispositivo eletrônico, em 1° de maio, “o referido monitoramento vem sendo realizado de forma contínua, efetiva e segundo os protocolos técnicos estabelecidos, com a devida elaboração regular dos relatórios de acompanhamento”.
Ainda segundo a pasta alagoana, o envio dos relatórios de monitoramento foi “prejudicado, uma vez que na Decisão Judicial encaminhada por essa Suprema Corte, não especificava os endereços eletrônicos de desno (sic) ou canais de comunicação institucional” para envio dos documentos.
Além do prazo, a decisão de Moraes também estabelece que a PGR (Procuradoria-Geral da República) seja informada da situação.
Collor foi condenado, em 2023, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro à penal total de oito anos e 10 meses de reclusão, em regime fechado. Aos 75 anos, no entanto, teve a prisão domiciliar humanitária, com uso de tornozeleira eletrônica, concedida por Moraes no início de maio.
Na época da decisão, Moraes determinou que a secretaria de Ressocialização e Inclusão Social enviasse relatório circunstanciado semanal com dados “pertinentes à referida monitoração”.
A condenação de Collor também estabeleceu o pagamento de multa e de R$ 20 milhões por danos morais coletivos. Ele foi condenado pelo esquema de corrupção na empresa de combustíveis BR Distribuidora, atual Vibra Energia.
Leia menos
A operadora CVC Viagens divulgou os destinos mais procurados para o verão de 2025, com destaque para Porto de Galinhas (PE) entre os nacionais e Orlando (EUA) no internacional. No ranking nacional, Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) completam o pódio, enquanto, no exterior, Punta Cana (República Dominicana) e Portugal aparecem logo após Orlando.
Segundo a CVC, o interesse pelos destinos reflete tanto o apelo turístico quanto a diversidade de experiências que oferecem. Porto de Galinhas se destaca pelas praias paradisíacas e infraestrutura turística, enquanto Orlando atrai visitantes interessados em parques temáticos e opções de lazer para toda a família.
A operadora ressalta que a procura por viagens de verão continua aquecida, impulsionando o setor de turismo nacional e internacional e movimentando a economia dos destinos mais buscados.
Top 10 nacional:
Top 10 internacional:
Durante a Vaquejada do Parque Fernando Lucena 2025, Caruaru se destaca mais uma vez como polo de eventos e turismo no Nordeste. O tradicional evento, iniciado no dia 21 e que segue até amanhã (26), tem atraído artistas, influenciadores, empresários e políticos, que desembarcam constantemente na Capital do Forró.
Na tarde de ontem (24), a movimentação no Aeroporto de Caruaru chamou atenção. O fluxo de pousos e decolagens foi intenso, refletindo o impacto econômico e turístico da vaquejada. O evento tem aquecido o comércio local e atraído visitantes de diferentes regiões.
Além do tráfego aéreo, o aeroporto tem se tornado ponto de encontro para fãs ansiosos pela chegada de seus ídolos. Pessoas se reúnem nas áreas próximas ao terminal para tentar fotos ou acenos dos artistas que chegam e saem durante todo o dia. Com informações do portal CNF.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu convocar o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, para uma reunião após ficar sabendo que o banco vai lançar um sistema de apostas esportivas próprio neste fim de ano. O encontro deve acontecer assim que Lula regressar da Ásia. As informações são do jornal O Globo.
Vieira já havia expressado, no ano passado, o desejo de a Caixa de se tornar um dos principais players do mercado de bets no país. Em entrevista ao Globo publicada no último dia 16, o presidente da Caixa confirmou o plano e revelou sua expectativa de lançá-la no fim de novembro.
Leia mais“É um mercado novo, e a Caixa é um entrante. Queremos ser um player importante. A estimativa de arrecadação é entre R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões para o ano que vem”, disse ao Globo, na ocasião, ao ser questionado sobre a concorrência das apostas eletrônicas com as loterias do banco.
Na última segunda-feira, ele repetiu o plano de lançar a “bet da Caixa” em entrevista ao site Money Times, repetindo o cronograma e a expectativa de arrecadação. No entanto, aparentemente o presidente Lula não estava informado.
A casa de apostas da Caixa já foi aprovada pela Secretária de Prêmios e Apostas, do Ministério da Fazenda, órgão responsável por analisar se as empresas cumprem os requisitos para atuar no mercado de apostas esportivas. A análise da secretaria, no entanto, foi de teor formal e técnico, sem entrar no mérito político.
O incômodo de Lula com a iniciativa da Caixa foi confirmado por auxiliares do presidente e também por fontes da cúpula do banco. Segundo aliados, a criação de uma casa de apostas por um banco público federal vai na contramão do discurso crítico que o governo tem adotado em relação às apostas esportivas, alvo de uma proposta de aumento de impostos do Ministério da Fazenda.
Após o anúncio de Vieira, indicado ao cargo pelo deputado e ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), o governo Lula passou a ser alvo de críticas de parlamentares da oposição, como os senadores Cleitinho (PL-MG) e Damares Alves (Republicanos-DF), mas também de influenciadores mais alinhados com a esquerda, como a economista Nath Finanças.
Lula tem insistido na necessidade de aumentar as alíquotas dos impostos das casas de apostas. O governo decidiu enviar novamente ao Congresso, nos próximos dias, uma proposta que amplia a taxação das bets e fintechs.
Leia menos
O prefeito de Itaíba Pedro Pilota e a ex-prefeita e pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde receberam, nesta semana, a visita do presidente da Adagro, Moshe Dayan, e do gerente regional de Garanhuns, Eldo Novaes, em Itaíba, no Agreste Meridional. A comitiva conheceu o novo projeto de piscicultura implantado pelo município, que tem produção estimada em 500 quilos de tilápia por mês. A iniciativa vai abastecer as cozinhas comunitárias e programas sociais, reforçando a segurança alimentar e a geração de renda local.
Durante a visita, o grupo também conheceu a queijaria Serra Grande, do produtor Leizinho Marques, referência na produção de queijos e derivados com identidade regional. O prefeito Pedro Pilota destacou o reconhecimento da Adagro e o impacto positivo das ações voltadas ao campo. “Esse projeto é um passo importante para Itaíba. Ele une sustentabilidade, segurança alimentar e desenvolvimento rural”, afirmou.
Regina da Saúde, que iniciou o processo de regularização das queijarias em sua gestão, comemorou o avanço dos projetos e destacou o papel do município no fortalecimento da economia rural. Após o encontro, ela seguiu para o Torneio Leiteiro Tradição & Qualidade, na Pedra, onde conversou com produtores e lideranças locais. Em ritmo de pré-campanha, Regina tem ampliado sua presença política no Sertão e na Região Metropolitana do Recife, defendendo a ampliação da representação feminina na Assembleia Legislativa. Com informações de A Folha das Cidades.
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), apontou uma série de irregularidades graves na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, durante vistoria realizada no dia 29 de setembro de 2025. O relatório nº1158/2025, assinado pelo médico fiscal Dr. Sylvio de Vasconcellos e Silva Neto, CRM-PE n°10589, foi motivado por denúncia do Ministério Público de Pernambuco e por solicitação do Sindicato dos Médicos (Simepe).
A fiscalização, realizada sem aviso prévio, constatou que o hospital não possui diretor técnico médico, condição obrigatória para o funcionamento de qualquer unidade de saúde segundo o Decreto Federal nº20.931/1932. O último responsável técnico, Dr. Carlos Alberto Anez Bello, havia pedido demissão no início de fevereiro e até a data da vistoria nenhum substituto havia sido nomeado. As informações são do Correio de Notícias.
Leia maisO relatório revela que a maternidade funciona 24 horas por dia e realiza atendimentos de obstetrícia, mastologia e ultrassonografia. Apesar da rotina intensa, o local não conta com Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA), item obrigatório para unidades com centro cirúrgico e também não possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os fiscais ainda constataram problemas de infraestrutura, como infiltrações, trincas e climatização inadequada no centro cirúrgico, onde a temperatura é considerada “elevada e desconfortável”. A maternidade também não possui comissões obrigatórias de Controle de Infecção, Ética Médica, Revisão de Óbitos e Segurança do Paciente.
Na área de urgência e emergência, a situação é considerada crítica. O Cremepe registrou ausência de equipamentos básicos, como desfibrilador, oxímetro, aspirador de secreções e fonte de oxigênio, e falta de medicamentos essenciais para estabilização de pacientes graves, o que fere diversas resoluções do Conselho Federal de Medicina e da Anvisa.
O documento também alerta que médicos plantonistas estão acumulando funções, sendo responsáveis tanto pelos atendimentos de emergência quanto pelas intercorrências de pacientes internados e transferências, o que contraria normas éticas e de segurança assistencial.
De acordo com o relatório, a maternidade realizou 845 atendimentos obstétricos em janeiro, incluindo 44 partos e 53 internações, mas não dispõe de equipe exclusiva para pacientes internadas. Durante a inspeção, foram identificadas ainda falhas de higiene e manutenção, como pia sem funcionamento na triagem obstétrica e apenas uma torneira no lavabo do centro cirúrgico. Entre as recomendações, o Cremepe cobra a regularização imediata da direção técnica médica, melhorias na infraestrutura física e climatização, criação das comissões obrigatórias e fornecimento de insumos e medicamentos de emergência.
O órgão alerta que a continuidade do funcionamento da unidade nessas condições pode comprometer a segurança de gestantes e recém-nascidos e fere o Código de Ética Médica e normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em nota, a assessoria do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou que, após a realização de duas fiscalizações, ocorridas nos dias 24 de fevereiro de 2025 e 29 de setembro de 2025, na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, aguarda a devolutiva das respostas solicitadas à gestão da unidade, dentro do prazo estipulado pela autarquia. “Nas referidas fiscalizações, a Maternidade foi notificada em razão da constatação de diversas irregularidades, detalhadas nos relatórios de vistoria disponíveis no Portal do Conselho (clique aqui e aqui). Os devidos encaminhamentos referentes ao processo fiscalizatório do sistema conselhal terão prosseguimento somente após o recebimento da mencionada devolutiva.
Leia menos
O Partido dos Trabalhadores de Petrolina (PT) realizou neste sábado (25) mais um importante encontro dentro da nova proposta de atuação da gestão do professor Herlon Bezerra, atual presidente do diretório municipal. A proposta de Herlon é construir, de forma participativa, o plano político e as estratégias de atuação do partido na maior cidade do Sertão e terceira maior de Pernambuco.
O Seminário de Construção do Plano de Ação do PT Petrolina começou às 8h30, na sede do Sintepe, localizada na Avenida Souza Filho, no Centro da cidade, próximo ao Banco Santander.
Segundo o presidente Herlon Bezerra, o evento marca o início de uma nova fase para o PT local. “Vamos fazer juntos essa caminhada. A união de filiados, apoiadores e simpatizantes será a marca dessa nova etapa do nosso partido em Petrolina. Queremos fortalecer o diálogo e a construção coletiva, princípios que sempre fizeram parte da história do PT, o maior partido de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo”, destacou Herlon.
A secretária de Organizações Populares da sigla, Domícia, reforça o convite à participação ativa de todos os segmentos. “Vamos juntos construir o nosso plano de ação. Cada contribuição é importante — ideias, sugestões e participação. O PT é isso: diálogo, união e construção coletiva”, ressaltou.
Uma ponte de madeira que liga os municípios de Fernando Falcão e Mirador, no interior do Maranhão, desabou ontem (24) enquanto um caminhão de carga atravessava o rio Alpercatas, nas proximidades da MA-272. O acidente foi registrado por moradores e rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver o momento em que a estrutura, já bastante comprometida, cede completamente, fazendo o veículo cair no rio. Testemunhas relataram que a ponte apresentava sinais de desgaste havia pelo menos três meses. Após o colapso, o caminhão chegou a ser arrastado pela correnteza.
O motorista sofreu ferimentos leves, foi resgatado com vida e encaminhado a um hospital da região, onde recebeu atendimento e não corre risco de morte.
Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA) informou que técnicos estão realizando um levantamento no local para a elaboração de um projeto de construção de uma nova ponte sobre o Rio Alpercatas.
Do g1
Um trem pegou fogo no Metrô do Recife neste sábado (25), interrompendo ao menos parte da operação da Linha Centro. Nas imagens, é possível ver as chamas e a fumaça saindo pelas janelas de um dos vagões do metrô, que parou próximo à Estação Alto do Céu, no ramal Camaragibe.
A Estação Alto do Céu fica no bairro do Alto da Colina, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, entre as estações Coqueiral e Curado. Não há informações sobre feridos. O Corpo de Bombeiros informou que quatro viaturas de combate às chamas estão no local tentando apagar o fogo.
Leia maisEm outra gravação, uma passageira que estava na Estação Jaboatão diz que funcionários do metrô mandaram todos os passageiros saírem da estação porque o sistema teria parado e não teria previsão de voltar. Essa estação fica no ramal Jaboatão.
A TV Globo procurou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra o metrô, mas não teve retorno até a última atualização dessa matéria.
A linha Centro é dividida entre os dois ramais: Camaragibe e Jaboatão. Uma segunda linha, a linha sul, vai até Cajueiro Seco. Juntas, elas transportam, em média, 137 mil passageiros por dia.
Em maio, o governo federal autorizou a concessão do sistema para a iniciativa privada. A expectativa é que a privatização seja realizada em 2026.
Leia menos