Economia pernambucana tem discreta reação em 2023

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Sem uma política de atração de investimentos ainda consolidada, a economia pernambucana tem crescido a passos de tartaruga. A prova cabal se deu pela apresentação do resultado do PIB de 2023, na última sexta-feira. Em relação ao ano de 2022, cresceu apenas 1,4%, o que, de acordo com o presidente da Condepe/Fidem, Jaime Prado, demostra uma “reação da economia de Pernambuco”. 

Com desempenho de 1,6% ao longo de 2023, o setor agropecuário novamente evitou que o resultado fosse pior. O de serviços, que tem maior peso e, portanto, agrega mais valor para a economia local, teve desempenho de 1,4%, enquanto da indústria, apontou crescimento de 1,1%. 

Veja outras postagens

Por Marcus Prado*

“Quanto mais o símbolo for arcaico e profundo (…), mais se torna coletivo e universal. Quanto mais abstrato, diferenciado e específico, ao contrário, mais se aproxima da natureza das particularidades.” — C. G. Jung

O ano de 2026 começa com uma data fundamental para o calendário e para a memória dos movimentos culturais pernambucanos: os 60 anos de criação dos Tapetes Casa Caiada. Trata-se de uma iniciativa com profundo reflexo social entre famílias de baixa renda, nascida do talento de uma geração de artesãs suburbanas do Recife.

Ontem, o corpo de Carlos Augusto Carneiro, mais conhecido como Guto, sogro do deputado federal Pedro Campos (PSB), foi velado e enterrado no Cemitério Parque das Flores, no Recife. O velório teve início às 8h e o sepultamento ocorreu às 11h30. A cerimônia foi restrita aos familiares e amigos. As informações são do portal LeiaJá.

Augusto Carneiro, de 56 anos, morreu na última sexta-feira (2), por volta das 17h30, em um sinistro de trânsito na Avenida Cruz Cabugá. O ocorrido envolveu duas motocicletas. Além do sogro do parlamentar, Fábio Vicente, de 48 anos, também veio a óbito. Além disso, uma terceira pessoa, uma mulher de 47 anos que viajava como passageira, ficou ferida e foi socorrida.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúne, hoje, em uma sessão extraordinária para tratar do ataque dos Estados Unidos à Venezuela. Durante a reunião, o Brasil deve pedir a palavra para fazer um discurso. A reunião foi solicitada pela Colômbia após os Estados Unidos atacarem, na madrugada do sábado (3), diversos pontos de Caracas e capturarem o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores.

O Brasil não é membro permanente do conselho, mas pretende pedir a palavra para fazer um discurso, segundo fontes da diplomacia confirmaram à GloboNews. O representante do Brasil na Organização das Nações Unidas, Sérgio Danese, deve reafirmar a posição brasileira de que a ação militar da Casa Branca na Venezuela é uma afronta à soberania do país sul-americano, e às regras do direito internacional.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por José Adalbertovsky Ribeiro*

MONTANHAS DA JAQUEIRA – A invasão da Venezuela faz parte da geopolítica de influência da América, para afugentar os tentáculos da Rússia e da China no Continente. A América Latina é nossa e o boi não lambe, avisou Tramp.

VENEZUELA E NICARÁGUA – Um pouco de história não faz mal a ninguém. Em 1989 os Estados Unidos invadiram o Panamá, na América Central, e prenderam o ditador-general narcotraficante Manuel Noriega. Em 1992 o bicho foi condenado a 40 anos de prisão. Também foi dito na época que os EUA violaram a soberania da boca de fumo do Panamá. Noriega foi para as profundas em 2017 aos 83 anos. Nicolas Maduro foi preso agora por violar a soberania humanitária de mais de 7 milhões de compatriotas. Patriotas são mais importantes que a Pátria. Meu colega o poeta Fernando Pessoa falou: “Prefiro rosas, meu amor, à Pátria, e antes magnólias amo que a glória e a virtude”.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Apesar de Flávio, Tarcísio está no jogo

Considerado o nome mais competitivo da direita para enfrentar o presidente Lula nas eleições de outubro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está no jogo, apesar do senador Flávio Bolsonaro (PL) ter se lançado com autorização do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No último fim de semana, ele deu mais uma demonstração disso. Após o governo de Donald Trump capturar Nicolás Maduro, o governador de São Paulo criticou duramente o presidente por te se posicionado ao lado do ditador venezuelano. Na gravação divulgada nas redes sociais, disse que Maduro permaneceu no poder “porque houve conivência, omissão e até apoio explícito de quem insistiu em chamar um ditador de companheiro”.

Palmares - Natal Encantado 2025

O Critics Choice Awards 2026 de melhor filme internacional é do Brasil, é de “O agente secreto”. A produção dirigida por Kleber Mendonça Filho foi eleita pelos críticos americanos, que a escolheram em detrimento de “Foi apenas um acidente”, “A garota canhota”, “A única saída”, “Sirât” e “Belén: Uma história de injustiça”.

O anúncio da categoria foi feito antes da trasmissão televisiva do evento, marcada para as 21h no horário de Brasília e disponível na TV pelo canal TNT e pela HBO Max no streaming. No ano passado, “Ainda estou aqui” também foi indicado ao prêmio da mesma categoria, mas perdeu para “Emilia Pérez”. As informações são do jornal O Globo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Os governos do Brasil, México, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha divulgaram hoje uma carta em que manifestam preocupação após o ataque dos Estados Unidos à Venezuela para prender o presidente Nicolás Maduro.

Países rechaçaram ações dos EUA para capturar e prender Maduro. “Tais ações constituem um precedente extremamente perigoso para a paz e a segurança regionais e para a ordem internacional baseada em normas, além de colocarem em risco a população civil”, diz a carta. Minutos depois da publicação, a nota conjunta foi apagada do site do ministério das Relações Exteriores. Às 16h45, a nota foi republicada. As informações são do portal UOL.

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, promoveu um grande ato político em sua residência, reunindo lideranças políticas, comunitárias e apoiadores para apresentar oficialmente o deputado estadual Gustavo Gouveia, pré-candidato à reeleição, e Marcelo Gouveia, pré-candidato a deputado federal.

O encontro reforçou o grupo político liderado por Fredson no município e ampliou o arco de apoios ao projeto em São José do Egito. Durante o ato, aderiram o vereador Luiz de Raimundo, os ex-vereadores Doído de Zé Vicente e Maurício do São João, o ex-vice-prefeito Naldinho de Raimundo, os suplentes Cauê de Val, Prato de Papa e Tuca, além do médico Dr. Gilvaney Venâncio. O evento também contou com a presença dos ex-prefeitos Dr. Romério e Antônio Valadares e dos vereadores Aldo Lima, Daniel Siqueira, Tadeu do Hospital, Vicente de Vevéi, Gerson Souza e Patrícia de Bacana.

Durante o encontro, o prefeito Fredson destacou a importância da união política em torno de projetos que fortaleçam São José do Egito e garantam mais investimentos para o município. O ato também simbolizou o alinhamento entre a gestão municipal e as pré-candidaturas de Gustavo Gouveia e Marcelo Gouveia.

Rafael Souza dos Santos, jovem do Vale do Jiquiriçá, na Bahia, decidiu transformar sua história de vida em ferramenta de inspiração ao iniciar carreira como palestrante motivacional. Nascido com paralisia cerebral, ele aposta em relatos pessoais de superação para incentivar pessoas de diferentes idades a acreditarem em si mesmas e enfrentarem desafios.

Conhecido pelo bom humor e pela postura positiva, Rafael afirma que nunca permitiu que a deficiência definisse seus limites. A proposta das palestras é compartilhar experiências reais, unindo emoção, humor e mensagens sobre persistência, fé e propósito. As informações são do portal Criativa Online.

Além das apresentações, o jovem também desenvolve projetos na área da escrita. Ele é autor do livro “O Diário de Rafael”, no qual relata sua trajetória desde o nascimento até as conquistas alcançadas ao longo dos anos. O objetivo é levar suas mensagens a escolas, eventos sociais e espaços comunitários, reforçando a importância da autonomia e da confiança pessoal.

Por Estadão Conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (4), que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, pagará ‘um preço alto’ se ‘não fizer a coisa certa’. “Se não fizer o que é certo, vai pagar um preço muito alto, provavelmente maior do que o de Maduro”, disse Trump à revista The Atlantic em uma breve entrevista por telefone.

Mais cedo, em entrevista à emissora americana CBS News, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que o governo norte-americano irá trabalhar com as atuais lideranças da Venezuela se tomarem “as decisões certas”.

Do jornal O Globo

O ano de 2026 promete trazer protagonismo a mulheres de políticos que buscam se lançar no pleito deste ano. Nomes como o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, das primeiras-damas de Goiás, Gracinha Caiado, e de Maceió, Marina Cândia, e da advogada Natalia Szermeta Boulos, casada com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, são cotados para estar nas urnas em disputas ao Senado e à Câmara dos Deputados em seus respectivos estados.

Mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro, Michelle é vista como uma das principais apostas do PL para 2026. Ela, que chegou a ser cotada como candidata à Presidência no lugar do marido, preso após condenação no Supremo Tribunal Federal (STF), é tida como forte concorrente ao Senado pelo Distrito Federal. À frente do PL Mulher, posto que a levou a fazer agendas pelo país inteiro, Michelle ainda não anunciou se de fato será candidata.

Do UOL

O uso de um navio para retirar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e a esposa dele, Cilia Flores, do país após a dupla ser capturada por militares dos Estados Unidos foi uma escolha possivelmente por segurança e um “truque” diplomático, segundo especialistas ouvidos pelo UOL.

EUA não divulgaram por que optaram pelo uso do navio para retirar Maduro da Venezuela. Após a captura, Maduro e a esposa foram levados por um helicóptero das Forças Armadas dos EUA até o USS Iwo Jima, um dos navios de guerra da Marinha dos EUA que estava posicionado no mar do Caribe desde o fim do ano passado.