A Prefeitura de Surubim realiza, entre hoje e domingo, o maior carnaval fora de época do interior de Pernambuco. Tradicionalmente conhecido como “Desfile das Meninas Virgens de Surubim”, atualmente na sua 39ª edição, o evento acontece durante três dias, sempre no final de semana seguinte às festividades de Momo em todo o Brasil.
Este ano, a folia terá como homenageados o artista plástico e artesão surubinense Apolinário de Lucena, que representa na maioria das suas obras a cultura carnavalesca, e o grupo de idosos do Espaço Conviver, que simboliza a história de grandes personalidades que ao longo da vida conseguiram acompanhar a evolução do carnaval multicultural de Surubim. A festa terá uma programação diversificada, para todos os gostos, e promete botar os foliões para dançar. Cortejos culturais, polo infantil, blocos líricos, orquestras de frevo, shows no palco principal e 11 trios elétricos vão animar a multidão.
No popular, foi numa cajadada só que os ‘Cunha Lima’ mataram dois assuntos ao deixarem o PSDB para ingressar no PSD. Livraram-se de um partido que se encaminha para galeria póstuma das legendas nacionais e, de quebra, vão garantir para a oposição na Paraíba um sopro de vida nova para a disputa de 2026. As informações são do blog do Luís Tôrres.
O avanço de Gilberto Kassab sobre as lideranças tucanas deu a Pedro e a Cássio Cunha Lima a chance de voar para novas terras e assegurar para o grupo da oposição uma legenda que tem tempo de TV e fundo partidário e, de quebra, assistir como espectador o PSDB se fundir com o Podemos em nível nacional, deixando tudo dentro de casa, no caso da Paraíba.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o secretário nacional de Aviação, Tomé Franca, asseguraram, junto à empresa Latam, ontem, uma operação emergencial para que clientes da Voepass que adquiriram passagens para a Fernando de Noronha consigam entrar e sair do arquipélago. Desde a madrugada, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu a operação da Voepass por violação das normas de segurança.
Para garantir a operação, o aeroporto de Noronha terá autorização da Anac para pousos de jatos. “Com esta autorização, a Latam vai colocar um jato para levar os passageiros que tinham comprado voos pela Latam em codeshare com a Voepass e ficaram sem poder viajar com a suspensão da autorização dessa última. Estamos trabalhando dia e noite para minimizar os prejuízos”, explica Silvio Costa Filho.
“O ministério tem trabalhado para a homologação da pista de Fernando de Noronha; para que passe a receber jatos, possibilitando que outras companhias aéreas possam comercializar voos para ilha”, pontuou o ministro Silvio
O terminal aeroportuário de Noronha recebeu um investimento de R$ 60 milhões nas obras de recuperação da pista, como a reabilitação do pátio de aeronaves e das pistas de pouso e taxiamento. As intervenções foram executadas em parceria com o Governo de Pernambuco.
Quando as primeiras levas de exilados políticos brasileiros retornavam ao Brasil, no início dos anos 1980, o governador pernambucano Moura Cavalcanti (1975/1979) também regressava ao seu Estado, embora por outros caminhos. Recuperando-se de delicada cirurgia, Moura Cavalcanti também obteve calorosa acolhida. Ele havia sido operado de um câncer na bexiga, na Inglaterra, e voltava desenganado pelos médicos.
Político coerente, afirmativo, nacionalista, conservador assumido e, sobretudo, honrado, Moura sempre cultivou muitos amigos, como um certo general Milton, expoente da linha mais dura do Exército. Preocupado com a saúde do amigo recém-chegado, o general telefonou-lhe de São Paulo:
O general ficou sem entender. Imaginou ter discado o número errado, mas não deixou de pensar com desagrado nos políticos que estavam voltando, principalmente no também ex-governador pernambucano Miguel Arraes, deposto em 1964. Consultou novamente sua agenda e repetiu a ligação:
– Alô. É do Recife?
– É sim senhor.
– É da residência do Moura Cavalcanti?
– É sim.
– E quem fala?
– É o Arraes.
Do outro lado da linha, restou apenas ao general soltar desalentado suspiro e resmungar suas desesperanças.
– Está tudo perdido…
Dias depois, o equívoco estava desfeito. Quem atendia o telefone era o bacharel João Arrais, fiel assessor do governador Moura Cavalcanti que, dez anos depois, viria a ser destacado secretário de Segurança do Estado, durante o Governo Carlos Wilson (1990-1991) e, depois, eleito vereador na capital pernambucana. Hoje aposentado, o sertanejo João Arrais vive hoje para os netos e para a História.
Durante os trabalhos no plenário da Câmara Federal, ontem, o deputado Antônio Brito (PSD), da Bahia, fez um discurso elogiando a governadora Raquel Lyra (PSD), descrevendo um Pernambuco dos sonhos, com saúde impecável, segurança para todos e desenvolvimento econômico. Esse Pernambuco não existe e, infelizmente, o deputado não ficou no plenário para ouvir a realidade, confrontada pelo deputado federal pernambucano Coronel Meira (PL). Confira!
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou, hoje, que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, precisa de mais apoio interno do governo federal. Ao comentar sobre a agenda econômica enviada por Haddad ao Congresso, Motta ressaltou o apoio integral dos parlamentares.
“O ministro precisaria muito mais às vezes de apoio interno que o apoio externo, porque a agenda dele era uma agenda aprovada, principalmente pelos partidos de centro, que tem uma preocupação muito grande com o desempenho econômico do país”, ponderou Motta. As informações são do portal G1.
A declaração foi dada em um evento do Lide, uma organização privada que reúne empresários e que, nesta quarta, discutiu a economia brasileira. Motta ainda destacou a importância de o governo Lula ter responsabilidade fiscal, de forma que a população não seja ainda mais penalizada.
“Nós precisamos, sim, pontuar que não será possível promover uma política de promoção social com a inflação descontrolada, com a taxa de juros subindo a cada reunião do Copom, com o dólar, batendo os níveis que infelizmente vem batendo, com um cenário internacional desafiador depois da eleição novo presidente americano”.
“Se não entrarmos numa agenda de responsabilidade, teremos um período de muita dificuldade com essas taxas descontroladas e com o nosso povo, a nossa população sendo penalizado ao final”, prosseguiu.
O presidente da Câmara também reafirmou que a relação com Gleisi Hoffmann, nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula, será de proximidade e diálogo. “É o início da relação, a ministra Gleisi está muito interessada em ter uma relação próxima com os líderes. Eu saí muito esperançoso”, afirmou.
O Superior Tribunal Militar (STM) mudou uma sentença de primeira instância e condenou na última semana um capitão, três sargentos, dois cabos e um soldado por participação em um esquema de desvio de alimentos em um estabelecimento de ensino militar de Recife (PE), que operava desde 2016. As penas de cada um deles – cujos nomes não foram divulgados – variam entre cinco e sete anos de reclusão. Com exceção do capitão, todos os réus também receberam a pena acessória de exclusão das Forças Armadas.
Após o trânsito em julgado, o capitão deverá responder a uma ação para a perda de posto e patente, por indignidade e incompatibilidade com o oficialato. A investigação teve início após a gravação, em agosto de 2019, de um vídeo por um cabo que registrou o desvio de alimentos utilizando uma viatura militar. Nas imagens, militares aparecem transferindo caixas de carne e outros gêneros alimentícios, que deveriam abastecer o rancho do quartel, para veículos particulares e viaturas.
A denúncia, formalizada em 2020, revelou que o esquema operava de forma coordenada, com a liderança de um capitão, enquanto os sargentos atuavam como executores e coagiam subordinados a participar dos desvios. Os alimentos eram retirados da câmara frigorífica e do depósito de gêneros alimentícios, embalados em sacos pretos ou caixas, e transportados para os veículos particulares ou viaturas militares após o expediente.
“Dez mirréis”
Os envolvidos usavam a expressão “Dia dos Dez Mirréis” para se referir aos dias em que os desvios aconteciam. Um cabo era responsável por dirigir as viaturas carregadas com os produtos desviados, enquanto um sargento manipulava os registros no sistema de controle de estoque, reduzindo as quantidades oficialmente registradas.
A denúncia também apontou que os envolvidos intimidavam e ameaçavam militares que se recusavam a participar do esquema ou que poderiam denunciá-lo. Um cabo testemunha afirmou ter sido ameaçado por dois dos sargentos, que o alertaram para não falar sobre os desvios. A investigação revelou ainda que o prejuízo ao erário público foi de R$ 69.533,08, identificado após a divergência entre os registros contábeis e o estoque físico de alimentos.
Os acusados foram denunciados por peculato, prevaricação, coação, ameaça e participação em organização criminosa. Na primeira instância, todos os réus foram absolvidos pela Justiça Militar da União, em Recife, por insuficiência de provas e ausência de justa causa. Na ocasião, o Conselho Especial de Justiça entendeu que não havia evidências suficientes para comprovar a existência de uma organização criminosa e que as ameaças e coações não foram devidamente comprovadas.
MPM recorreu
O Ministério Público Militar não concordou com o resultado e contestou a decisão, em sede de apelação, ao STM, em Brasília. Argumentou que as provas coletadas durante o inquérito, como o vídeo e os depoimentos de testemunhas, eram suficientes para demonstrar a participação dos réus no esquema de desvio.
O subprocurador-geral da Justiça Militar, Luciano Moreira Gorrilhas, emitiu parecer favorável ao recurso, defendendo a condenação dos réus por peculato, destacando as irregularidades no controle de estoque e o transporte irregular de alimentos.
No julgamento, os ministros do STM decidiram pela mudança da sentença de absolvição. O relator, ministro Artur Vidigal de Oliveira, votou pela manutenção de absolvição dos réus, mas foi voto vencido. O plenário, com entendimento diverso, acatou parte da acusação do Ministério Público Militar e condenou todos eles.
Primeira-secretária do Senado Federal, a senadora Daniella Ribeiro anunciou, hoje, sua desfiliação do PSD, legenda da qual é presidente do diretório estadual na Paraíba. A senadora havia se posicionado contra à possibilidade de fusão do PSD com o PSDB deflagrada recentemente e declarou que não via condições em avançar nas discussões sobre alianças com lideranças tucanas da Paraíba em razão do cenário político do estado, onde as duas legendas estão em lados opostos.
Nesta terça à noite, Daniella conversou com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e confirmou sua desfiliação do partido. “Sempre deixei claro ser contra a possibilidade dessa união uma vez que na Paraíba estamos de lados opostos na política e nas disputas eleitorais. Não quero atrapalhar a estratégia nacional do PSD, mas não temos como avalizar aproximação do PSDB da Paraíba com o PSD. Neste sentido, estamos deixando o partido mantendo nossa coerência na política para permanecer no agrupamento que fazemos parte e que tem transformado a Paraíba para melhor”, declarou a senadora.
Apesar da desfiliação do PSD, ela se manterá como primeira-secretária do Senado Federal uma vez que sua indicação foi feita pelo próprio presidente da Casa, o senador Davi Alcolumbre (UB). Sobre seu destino partidário, ela comunicou que irá discutir qual será o melhor caminho e, brevemente, anunciará a decisão.
Meu Deus! Como somos frágeis, tanto na vida biológica como na vida terrena.
Quantas pessoas sumiram, quantas pessoas se foram e quantos amores perdidos que não voltarão nunca mais. Mas tudo isso são desígnios de Deus ou do acaso, para aqueles mais céticos ou materialistas.
Mas o mundo lógico, humanista, solidário e comprometido com um passado histórico e fraterno que é os Estados Unidos parece desvanecer diante dos nossos olhos, principalmente por ser um país que desde a sua revolução, sempre lutou pela liberdade.
Sacrificaram milhares de compatriotas em suas terras e do além-mar por esses princípios, e hoje, abandonam esses valores que se tornaram a marca de um povo admirado por todo um mundo que ama a liberdade e a servidão humana.
Será, os Estados Unidos da América, a maior democracia do planeta, uma “república de bananas”? Onde as coisas mudam ao sabor dos ventos?
Esqueçamos o lado filosófico e histórico desse povo e aterrizemos no mundo plástico das coisas com ajuda da sociologia econômica, percorrendo um longo caminho do passado até chegarmos na geopolítica atual.
A América se tornou o maior poderio econômico do planeta, devido uma história de equilíbrio e honradez com seus aliados históricos ou não, unicamente com base na credibilidade de suas ações e comportamentos.
Sua moeda tornou-se uma referência universal, até mesmo inimigos tirânicos e absolutistas se dobram a sua força e, de repente, não mais que de repente, parece querer colocar em xeque uma credibilidade e valores construídos desde sua carta de independência em 4 de julho de 1776.
A ciência política observa que todos os regimes políticos têm suas falhas. O que defendemos na democracia, não que ela seja o ideal, mesmo porque, não é que ela eleja os melhores governantes, mas que ela não permite que os piores permaneçam para sempre. A alternância do poder é um dogma da Democracia e só o povo é soberano para fazê-lo.
O que mais aflige hoje o mundo ocidental é o avanço indiscriminado da autocracia, da plutocracia, quer seja no Kremlin ou na Casa Branca, ou ainda em qualquer que seja o lugar nesse mundo, porque no fundo eles se confundem como inimigos da liberdade.
Não podemos aceitar que as pessoas sejam capturadas pelo poder ou pelo vil metal e outorguem a esses autocratas a eternização do Poder. O rastro de degradação que causam esses valores a todos nós é incomensurável.
Deus salve a sensatez nesse mundo novo que parece estar em frangalhos.
Se um eleitor não votar por três turnos consecutivos, não justificar a ausência dentro do prazo estabelecido ou não pagar as respectivas multas, ele pode ter o título eleitoral cancelado. Para a Justiça Eleitoral, ele passa a ser considerado faltoso. Se este for o seu caso, fique atento: o prazo para regularizar a situação vai até 19 de maio.
Em Pernambuco, 159.315 eleitoras e eleitores estão com o título passível de cancelamento, segundo dados do Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados ontem.
Além de impedir o exercício do voto, o cancelamento do título traz uma série de consequências, como a impossibilidade de tomar posse em cargo público, obter passaporte, efetuar matrícula em instituições de ensino e realizar qualquer ato que exija quitação eleitoral.
Para resolver essa pendência e evitar o cancelamento do título, é simples. As multas referentes a cada turno podem ser quitadas pela internet, sem precisar sair de casa, no Autoatendimento do Eleitor ou no aplicativo e-Título, podendo o pagamento ser feito por boleto, Pix ou cartão.
Quem preferir também pode procurar um cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor. Todos os atendimentos presenciais são realizados mediante agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). As unidades de atendimento recebem eleitores de qualquer cidade do estado.
Além disso, nos postos de atendimento presencial, é possível realizar a coleta de dados biométricos (coleta de digitais, foto e assinatura), dentro da campanha Atualize, do TRE-PE. O objetivo é coletar os dados biométricos dos eleitores que não ainda não a coletaram. A biometria confere mais segurança à identificação da eleitora e do eleitor, além de evitar a formação de filas nas seções de votação.
Se você não sabe se está na lista dos títulos passíveis de cancelamento, o Autoatendimento do Eleitor permite verificar a situação eleitoral. Basta selecionar a opção “7 – Consultar situação eleitoral” no menu inicial e, em seguida, informar os dados solicitados.
Vale lembrar que o cancelamento do título não se aplica a eleitores facultativos (menores de 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e pessoas não alfabetizadas); pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que comprovem dificuldade impeditiva para votar; e casos de justificativa aceitos pela Justiça Eleitoral.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), quer negociar com o Supremo Tribunal Federal (STF) o aumento do número de deputados de 513 para 527. A intenção foi anunciada pelo deputado ainda na sua 1ª semana como presidente da Câmara dos Deputados. A articulação está prevista para iniciar na próxima semana. Motta aguardava passar o Carnaval.
Motta deve tratar do assunto com os líderes da Câmara dos Deputados em reunião marcada para as 8h de amanhã e, só depois, levar o tema para o STF. As informações são do portal Poder360.
A Constituição Federal estabelece o mínimo de 8 e o máximo de 70 cadeiras por Estado e o Distrito Federal, proporcionalmente à população. Em 25 de agosto de 2023, o STF decidiu que o Congresso Nacional deverá editar a lei complementar para revisar a distribuição do número de deputados federais em relação à população de cada Estado brasileiro.
Um dia após se filiar ao PSD, a governadora Raquel Lyra deu o start no aliciamento político em troca de cargos. Ao Avante, que hoje tem um cargo sem expressão na gestão de João Campos, o Procon, ofereceu algo mais expressivo: a gestão do arquipélago de Fernando de Noronha, o que teria levado o deputado federal Valdemar de Oliveira, o Dema, a ser seduzido.
O ex-deputado federal Sebastião Oliveira, o Sebá, que disputou a vice na chapa de Marília Arraes, candidata a governadora em 2022, é atualmente o presidente do Avante, mas sem força nem poder de decisão, porque está sem cargo. O acordo do Avante com a governadora foi iniciativa de Dema, o que teria contrariado o irmão Sebá, já comprometido com a candidatura de João Campos a governador em 2026.
O Avante é um partido nanico, não elegeu nenhum deputado estadual, apenas Dema como deputado federal, porque herdou o espólio do irmão. Nas eleições municipais, só emplacou oito prefeitos e, no Recife, elegeu o vereador Alcides Teixeira Neto. A adesão ao governo Raquel não surpreendeu ninguém, porque o que se sabe é que há muito a governadora negociava com Dema.
Entre os prefeitos do Avante está o insatisfeito Padre Joselito, de Gravatá, que acabou de promover o Carnaval sem receber um tostão do governo Raquel, apesar de seu município ser polo oficial. Nem nos festejos juninos, um dos mais animados e procurados do Estado, Gravatá teve direito a incentivos nos últimos dois anos. Os demais prefeitos são de municípios sem importância eleitoral no Estado.
No ato de filiação de Raquel ao PSD, na última segunda-feira, no Recife, a grande surpresa foi a presença do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, que estava rompido com a governadora, mas fez um discurso de juras de amor, prometendo fidelidade até o último dia da gestão dela.
Ninguém entendeu nada. Não se sabe se Anderson voltou a negociar o apoio dos Ferreira ao governo Raquel em troca de cargos ou se teria o aval do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para um apoio formal da legenda. Se essa hipótese vier a ser confirmada, a governadora se abraçará novamente a um dos núcleos bolsonaristas, o que contraria sua decisão de sair do PSDB para o PSD com o intuito de ficar mais próxima do presidente Lula.
GESTO INESPERADO – Quando decidiu romper com o Governo Raquel, lá atrás, ao perder o Detran e a Secretaria de Educação, Anderson Ferreira se reuniu com os deputados Coronel Meira e Alberto Feitosa, além do ex-ministro Gilson Machado, expoentes do PL no Estado, para comunicar a sua decisão. Ao prestigiar a filiação de Raquel ao PSD, porém, Anderson não comunicou nada de forma antecipada a nenhum dos aliados no Estado, o que está intrigando as principais lideranças do PL.
Tiro no pé – Ao incluir Fernando de Noronha no balcão de negócios com o Avante para fortalecer seu processo de reeleição em 2026, a governadora Raquel Lyra deu um tiro no pé. Walber Santana, que estava para ser sabatinado ontem na Alepe e passou pelo constrangimento do cancelamento de última hora, era aguardado na ilha com muita expectativa, porque se trata de um servidor federal qualificado, com formação na área de meio ambiente.
O homem forte de Padilha – Cotado pela ala da senadora Teresa Leitão para disputar a presidência estadual do PT nas eleições de julho, Mozart Neves, auxiliar forte do núcleo de decisões do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi escolhido para ocupar uma das diretorias mais robustas da pasta na distribuição de recursos federais para os Estados e Municípios. Mozart abriu as portas de sua casa, no Lago Sul, em Brasília, na segunda-feira passada, para um jantar em homenagem ao chefe.
Sem bate-chapa – Aliás, na casa de Mozart, tive uma rápida conversa com o senador Humberto Costa, que me confidenciou que não cairá nas tentações de correntes do PT para bater chapa com Edinho Silva, nome preferido do presidente Lula para suceder Gleisi Hoffmann a partir de julho na presidência do partido. “Meu compromisso é com o mandato tampão”, reiterou, adiantando que já tem muitos abacaxis para descascar até a eleição do novo chefe petista.
Indignação no PL – Além de o PL estranhar a presença do presidente estadual, Anderson Ferreira, no ato de filiação de Raquel, o que causou ainda mais indignação ainda foi a fala do dirigente liberal ao prometer fidelidade a um governo no qual o partido não tem mais participação nem responsabilidade. “Estamos juntos até depois do fim”, disse, para espanto até da própria governadora. “Fiz questão de estar aqui, trazer o meu abraço, desejar sucesso nessa nova etapa. Fiquei muito feliz de poder enfrentar um bom combate com você, debater Pernambuco e estar hoje dando uma demonstração clara de que o Estado está acima de partido e de diferenças políticas”, acrescentou.
CURTAS
SAIA JUSTA – A governadora se vangloriou diante do prefeito de Jurema, Branco de Geraldo (PT), de ter destinado três ônibus escolares ao município. “Com recursos próprios, comprei quatro”, disse, de supetão, deixando a gestora sem reação.
EDINHO 1 – O presidente interino do PT, Humberto Costa, esteve ontem com Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e um dos favoritos para assumir a presidência do partido em julho. O encontro serviu para discutir os rumos do partido, que tem tido disputas internas pela sucessão do comando.
EDINHO 2 – Ao futuro presidente nacional do PT, a ser escolhido em eleição marcada para julho, Humberto prometeu acabar com as divergências e construir a unidade. “A fervura está exagerada, tem que ter um freio de arrumação e parar com isso”, disse, acalmando Edinho.
Perguntar não ofende: Depois do Avante, quem vai cair na rede de Raquel?
Ampliar a capacitação de profissionais da área e buscar meios de proteção dos trabalhadores aquaviários são dois dos temas que serão tratados pelo Fórum Permanente para discussão de Políticas Públicas para os Trabalhadores Aquaviários, criado nesta terça-feira (11), pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
O comitê é um espaço de diálogo entre setor público, privado e trabalhadores sobre organização, formação e capacitação dos aquaviários e faz parte de uma estratégia mais ampla do MPor de abertura de diálogo e valorização da classe trabalhadora. Em outubro de 2023, foi criado o primeiro Fórum Permanente dos Trabalhadores Portuários e, em 2024, foi a vez do Fórum Permanente dos Trabalhadores da Aviação Civil.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou que a aproximação com o setor produtivo e, sobretudo, com os trabalhadores, é estratégica para sua gestão. “Os trabalhadores aquaviários desempenham papel essencial na economia nacional. Se queremos desenvolver a navegação, especialmente com a concessão de hidrovias, precisamos dar voz a estes trabalhadores, para que colaborem na formação de políticas públicas”, detalhou.
De acordo com o secretário de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, a criação do Fórum permite organizar a extensa atividade do setor com a participação de atores fora da administração pública. “A agenda perpassa diversos temas, como segurança da navegação, segurança para os marítimos e a formação dos aquaviários. Temos visto bons resultados no Fórum de Trabalhadores Portuários e pretendemos alcançá-los no nosso também”, ressaltou.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF), Carlos Muller, é preciso incentivar a participação de mulheres no setor. Atualmente, apenas 12,8% dos profissionais desse modal são mulheres. Defendeu, ainda, a importância de reforçar o posicionamento do governo brasileiro por uma transição energética justa para os trabalhadores na COP30, em novembro deste ano, em Belém (PA).
Outros desafios do Fórum são conciliar a proteção a postos de trabalho nacional na cabotagem, como ocorre nas principais economias do mundo, com a necessidade de mais embarcações para transportar carga. O Ministério de Portos e Aeroportos também quer discutir diversidade e equidade, com o aumento da participação feminina e combate ao assédio, e a sustentabilidade social, com políticas públicas para garantir condições dignas de trabalho e segurança em áreas críticas.
A deputada federal Jandira Feghali elogiou a decisão de criação do Fórum. “É um ministério muito importante, muito estratégico e considero a sua gestão muito aberta e qualificada, que pensa estrategicamente o país. Essa abertura de diálogo permanente é muito decisiva, porque os trabalhadores não têm só a expertise, mas o compromisso com o setor e direitos a serem alcançados que foram perdidos por um tempo e precisam ser retomados”, declarou.
A cerimônia, realizada em Brasília, contou com a participação de representantes de trabalhadores e de empresas do setor, de entidades de classe, da Marinha, da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS).
O Fórum é composto por um representante do MPor, três representantes dos trabalhadores aquaviários indicados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Aéreo, na pesca e nos Portos (CONTTMAF), um representante da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam), um representante da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (Abac) e um representante da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani).