Engenheira pernambucana ganha reconhecimento internacional

A Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho pernambucana, diretora da Mútua-PE, Roberta Meneses, recebeu, durante participação no 25° Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, o símbolo da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal (OET).

A honraria, entregue pela vice-presidente da ordem Engenheiros Técnicos-Sessão Coimbra de Portugal, Catarina Cosme, é um reconhecimento internacional aos trabalhos realizados por Roberta Meneses em prol da engenharia de Segurança do Trabalho.

Veja outras postagens

O deputado estadual Nino de Enoque (PL) concedeu o Título de Cidadão Pernambucano ao empresário paulista Felipe Guimarães durante solenidade realizada na noite desta quarta-feira (10). O parlamentar destacou a atuação de Guimarães à frente da empresa FG Service, instalada em Pernambuco há 14 anos, com geração de empregos e expansão de atividades no estado. “Felipe é merecedor dessa homenagem pela sua história de superação, pela coragem e, sobretudo, por acreditar e investir em nosso estado”, afirmou Nino.

Ao receber a honraria, Felipe Guimarães agradeceu ao Legislativo estadual e ressaltou a importância do reconhecimento em sua trajetória profissional. Segundo ele, o título representa um marco pessoal e simboliza sua relação com Pernambuco. A cerimônia reuniu autoridades, colaboradores e convidados.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes anulou, nesta quinta-feira (11/12), a decisão da Câmara dos Deputados e decretou a perda imediata do mandado da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Moraes considerou que, segundo previsto pela Constituição Federal, é o Poder Judiciário quem determina a perda do mandato parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, “cabendo à Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do §3º do artigo 55 da Constituição Federal, tão somente DECLARAR A PERDA DO MANDATO, ou seja, editar ato administrativo vinculado”, ressaltou na decisão. As informações são do Metrópoles.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A Justiça Federal determinou que a OAB Pernambuco disponibilize, no prazo de dez dias, toda a documentação referente às prestações de contas dos exercícios de 2019 a 2024. A decisão, assinada pelo juiz Frederico José Pinto de Azevedo, da 3ª Vara Federal de Pernambuco, inclui contratos, notas fiscais, comprovantes de despesas, registros de receitas e demais documentos necessários à verificação da gestão financeira da entidade.

O magistrado apontou que, embora a OAB-PE mantenha um Portal da Transparência, as informações disponibilizadas não permitem o acompanhamento detalhado das contas, por serem apresentadas de forma genérica. Segundo a decisão, a entidade não estaria observando integralmente suas normas internas sobre transparência, o que motivou a determinação judicial para apresentação dos documentos de forma completa.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu por unanimidade, nesta quarta-feira (10), dar provimento ao recurso apresentado pela ex-prefeita de Tabira, Maria Claudenice Pereira de Melo Cristóvão, a Nicinha Melo. A Corte afastou a pena de inelegibilidade que havia sido imposta pelo juiz da 50ª Zona Eleitoral, reformando integralmente a decisão de primeiro grau. A medida também alcança o recorrente Djalma Nogueira Sales.

A defesa, assinada pelo advogado Luciclaudio Góis de Oliveira Silva, teve todas as teses acatadas pelo Tribunal, que rejeitou as preliminares da parte adversa antes de analisar o mérito. Com a decisão, Nicinha Melo e Djalma Sales têm seus direitos políticos restabelecidos, ficando novamente aptos a exercer atividades políticas e disputar cargos eletivos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Os advogados do ex-deputado Paulo Maluf afirmaram que vão pedir à Câmara dos Deputados a devolução do mandato do ex-parlamentar e uma indenização pelo afastamento.

A iniciativa ocorre após a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de enviar ao plenário o caso da deputada Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo STF. Na quarta-feira (10), a Câmara contrariou determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e manteve mandato da deputada.

Segundo o advogado Eduardo Galil, que representa Maluf, os dois casos são “idênticos”, mas receberam tratamento diferente dentro da Câmara. As informações são do g1.

Palmares - Natal Encantado 2025

O Avante realiza nesta sexta-feira (12), às 9h, no Hotel Bugan, em Boa Viagem, seu Congresso Estadual, em um momento de reorganização interna e ampliação de sua atuação política em Pernambuco. O encontro reunirá o deputado federal Waldemar Oliveira, o presidente estadual Sebastião Oliveira, o presidente nacional Luís Tibé e a governadora Raquel Lyra, reforçando a unidade partidária e o alinhamento com o governo.

A sigla pretende usar o congresso para discutir estratégias, ajustar diretrizes e definir prioridades para o próximo período. Segundo o partido, o evento marca uma etapa de consolidação institucional e busca orientar sua atuação política em Pernambuco, com foco no debate programático e na definição de agendas para o estado.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Rinaldo Remígio*

Aconteceu nesta última terça-feira, 9 de dezembro, na Concha Acústica de Petrolina – PE, a solenidade de entrega da comenda Herói da Sentinela Avançada do Sertão, promovida pelo 5º BPM/PE, honraria que reconhece militares da ativa e da reserva que se destacaram por sua trajetória de serviço, coragem e dedicação ao Estado de Pernambuco.

O evento contou com a apresentação da Orquestra da Polícia Militar de Pernambuco, de um animado trio pé-de-serra formado por militares, além de tenores que emocionaram o público e conferiram ainda mais brilho à noite de celebração.

Entre os homenageados, o destaque especial foi o Coronel PM Domingos Lorena, cuja história pessoal e profissional honra a corporação e enriquece a memória da segurança pública pernambucana.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou a possibilidade de sair do governo para colaborar com a campanha à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Em entrevista ao GLOBO, o chefe da equipe econômica contou que conversou recentemente com o presidente sobre o plano de deixar a pasta para ter uma atuação mais ativa na disputa eleitoral no próximo ano.

— Eu tenho a intenção de colaborar com a campanha do presidente Lula, e disse isso a ele, que eu não pretendo ser candidato em 2026, mas quero dar uma contribuição para pensar o programa de governo, para pensar como estruturar a campanha dele — afirma o ministro da Fazenda.

O Partido Liberal (PL) já considera como certa a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), conforme apuração de Jussara Soares, ao CNN Prime Time.

“No caso de Eduardo Bolsonaro, que não tem uma condenação ainda, essa questão da pena de mandato dele será avaliada pelo número de faltas”, explica Jussara Soares. As informações são da CNN.

Por Misto Brasil

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmou em um evento em Brasília nesta tarde, que o partido mantém posição consolidada para em apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, caso ele confirme a candidatura à Presidência da República em 2026.

“O partido estará com ele. Se o Tarcísio for candidato, o PSD vai apoiá-lo. Se ele não for, o partido tem dois pré-candidatos: Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul (PSD)”.

Ao comentar um possível veto ao PL (Projeto de Lei) da Dosimetria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Jair Bolsonaro (PL) “tem que pagar” pela trama golpista que resultou na condenação do ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão.

“Quando [o PL da Dosimetria] chegar a minha mesa, eu tomarei uma decisão. Farei aquilo que entender que deva ser feito, porque ele [Bolsonaro] tem que pagar pela tentativa de golpe, de destruir a democracia desse país”, disse Lula em entrevista à TV Alterosa nesta quinta-feira (11). As informações são da CNN.

EXCLUSIVO

Outra falha do Governo do Estado no quesito transparência. Os dados da folha de pagamento dos servidores do Estado, que por lei federal devem ser públicos e constar no Portal da Transparência, não estão sendo mais divulgados. Apesar de estarmos em 10 de dezembro, o último mês informado foi setembro de 2025.

Falta a publicação dos meses de outubro e novembro deste ano. Coincidência ou não, em setembro, a procuradora Érika Lacet foi exonerada da Controladoria Geral do Estado (CGE), órgão responsável pela publicação dos dados. Assumiu o secretário-executivo Renato Cirne. Desde então, os dados não estão sendo mais divulgados na internet.