O MasterCana Norte-Nordeste 2023, maior premiação voltada para o setor sucroenergético, realizado pelo Grupo ProCana Brasil, lotou ontem à noite o Spettus Premium, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
No evento, que tem como objetivo reconhecer o mérito das organizações e pessoas que buscam o aprimoramento tecnológico socioeconômico e sustentável do agronegócio bioenergético, foram entregues 45 troféus para três categorias: Destaques Pessoais, para lideranças políticas e executivos; Usina/Destilaria do Ano e Fornecedores do Ano. As informações são da Folha de Pernambuco.
Leia maisO Grupo EQM, presidido pelo empresário Eduardo de Queiroz Monteiro – que também é fundador da Folha de Pernambuco -, ganhou os prêmios de Executivo do Ano (Agrícola) na categoria Destaques Pessoais, dado ao diretor Agrícola do Grupo, Heleno de Barros; Preservação Ambiental (Performance), que foi recebido por Eduardo de Queiroz Monteiro, pela diretora de Marketing do Grupo, Joanna Costa e pela assessora ambiental Sônia Roda; e o prêmio Área Agrícola (Tecnologia & Inovação) – que foi recebido pelos diretores do Grupo EQM, Leonardo Monteiro, Eduardo Cunha e Heleno Barros. Estes dois últimos foram na categoria Usina/Destilaria do Ano.
“Um prêmio especial para mim, que é uma coisa que nos toca mais de perto, é o de Preservação Ambiental pelo significado que tem nesse setor, pela sustentabilidade, pelo que significar a mata ciliar, a regeneração de Mata Atlântica e a educação ambiental. Estou muito feliz de receber mais esse prêmio na área ambiental. Já ganhamos um prêmio nacional no passado, e devo dividir esse com os colaboradores que temos no Grupo e evidentemente com todos os seus setores de produção e seus representantes sindicais”, afirmou Eduardo de Queiroz Monteiro.
À mesa do Grupo EQM, além de Eduardo de Queiroz Monteiro, estavam os diretores do grupo Leonardo Monteiro, Joanna Costa e o esposo, o advogado Renato Rissato; Domingos Azevedo, Eduardo Cunha, Cláudia Dantas, Heleno Barros e Marcos Aurélio; os superintendentes Fernando Lins e Tony Ramos; o gerente Felipe Avelar e a assessora ambiental Sônia Roda. Também estavam à mesa, o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, que foi ao evento representado a governadora Raquel Lyra, que está em viagem; o presidente do PSD, José Neves; e o deputado estadual France Hacker.
SINDAÇÚCAR É DESTAQUE
O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, ficou com prêmio de Entidade do Ano do MasterCana – uma categoria exclusiva com apenas um vencedor.
“Quero dividir esse prêmio com Marcelo Guerra e Tiago Delfino, que estão aqui presentes. Eu digo sempre que nossa equipe não é complicada, funciona. E funciona porque a gente tem um nível de coesão que é incentivado pelos associados”, disse Cunha.
Entre as 23 premiações na Categoria Usina/Destilaria do Ano, a Usina União e Indústria, de Pernambuco, ficou com o prêmio de Responsabilidade Social (Gestão). O troféu foi recebido pela sua diretora, Maria Carolina Bezerra de Meireles, que em seu discurso fez questão de ressaltar a relevância da responsabilidade social para o setor.
“É com muito orgulho que divido esse prêmio com vocês, porque sei que nós, empresários, não só usamos o lucro, o trabalho, mas, sobretudo, o ser humano. Na usina (o trabalho de responsabilidade social), é uma oportunidade de a gente dar uma grande contribuição a Pernambuco e ao País”, disse Maria Carolina.
O Grupo Olho D´Água levou dois prêmios na categoria Usina/Destilaria do Ano. Ficou com o prêmio Comercialização de Açúcar (Gestão), que foi recebido pelo vice-presidente Arthur Tavares; e o de Irrigação (Gestão), entregue ao gerente geral do Grupo, Gentil Ferreira.
“O nosso professor, doutor Murilo Tavares de Melo, dizia que a empresa tem que investir. Investir no parque industrial, no campo, tem que plantar cana, investir no armazenamento de água, grandes barragens. (…) A irrigação é a retenção desse Nordeste seco. Se ganhamos um distintivo em irrigação é porque a diretoria fez grandes investimentos nessa área. Temos vários títulos de irrigação e irrigação de salvação”, afirmou Ferreira em seu discurso.
Confira a lista completa de premiados:
CATEGORIA: LAUREADO
Entidade do Ano: Sindaçúcar-PE
CATEGORIA: DESTAQUES PESSOAIS:
LIDERANÇA POLÍTICA NO SENADO: Fernando Dueire
LIDERANÇA POLÍTICA NA CÂMARA FEDERAL: Lucas Ramos
LIDERANÇA POLÍTICA ESTADUAL: Antônio Morais
LIDERANÇA POLÍTICA ESTADUAL: Henrique de Queiroz Filho
LIDERANÇA POLÍTICA ESTADUAL: Rodrigo Farias
LIDERANÇA POLÍTICA ESTADUAL: Mario Ricardo Santos de Lima
EMPRESÁRIO DO ANO: Antônio Celso Izar, presidente da Usina Maity
EXECUTIVO DO ANO: Delmiro Gouveia, presidente do Porto do Recife
EXECUTIVO DO ANO – AGROINDUSTRIAL: Kleber Albuquerque, diretor agroindustrial da Usina São José (PE)
EXECUTIVO DO ANO – INDUSTRIAL: Arlindo Nunes da Silva Filho, gerente industrial da Usina Japungu
EXECUTIVO DO ANO – AGRÍCOLA: Heleno de Barros, diretor agrícola do Grupo EQM
EXECUTIVO DO ANO – COMERCIAL: Hermano Wanderley Interaminese, gerente comercial da Cooperativa da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf)
FORNECEDOR DE CANA DO ANO: Grupo Jatobá
QUEM É QUEM NO SETOR: Gerson Carneiro Leão, presidente do Sindicape
QUEM É QUEM NO SETOR: Helio José Veloso, consultor a usinas de açúcar e etanol
DESTAQUE INSTITUCIONAL: Paulo Giovanni Tapety Reis, diretor do Departamento Técnico e vice-presidente da AFCP
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL – GESTÃO: Cooperativa Pindorama
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL – PERFORMANCE: Usina Coruripe
RESPONSABILIDADE SOCIAL – GESTÃO: Usina União e Indústria
ADMINISTRAÇÃO & FINANÇAS – GESTÃO: Usina Caeté
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL – GESTÃO: Usina Trapiche
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL – PERFORMANCE: Grupo EQM
SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE (SSMA) – TECNOLOGIA & INOVAÇÃO: Usina Petribu
COMERCIALIZAÇÃO DE AÇÚCAR – GESTÃO: Grupo Olho D’Água
COMBATE A INCÊNDIOS AGRÍCOLAS – TECNOLOGIA & INOVAÇÃO: Usina Petribu
ÁREA AGRÍCOLA – GESTÃO: Usina Petribu
ÁREA AGRÍCOLA – PERFORMANCE: Usina Maity
ÁREA AGRÍCOLA – TECNOLOGIA & INOVAÇÃO: Grupo EQM
AUTOMAÇÃO AGRÍCOLA – TECNOLOGIA & INOVAÇÃO: Usina Santo Antonio (AL)
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA – PERFORMANCE: Usina Ipojuca
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA – TECNOLOGIA & INOVAÇÃO: Usina São João (PB)
MANEJO E TRATOS CULTURAIS – TECNOLOGIA & INOVAÇÃO: Usina São José (PE)
IRRIGAÇÃO – GESTÃO: Grupo Olho D’Água
ÁREA INDUSTRIAL – TECNOLOGIA & INOVAÇÃO: Usina São José do Pinheiro (PE)
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL – TECNOLOGIA & INOVAÇÃO: Usina Caeté
BIOELETRICIDADE – PERFORMANCE: Vale Verde – Baia Formosa
BIOELETRICIDADE – TECNOLOGIA & INOVAÇÃO: Usina Caeté
PRODUÇÃO DE AÇÚCAR – GESTÃO: Usina Trapiche
PRODUÇÃO DE ETANOL DE MILHO – TECNOLOGIA & INOVAÇÃO: Cooperativa Pindorama
CATEGORIA FORNECEDOR MAIS INDICADO
INOVAÇÃO EM SOLUÇÕES QUÍMICAS AGROINDUSTRIAIS: Drul Group
TRATAMENTO DE ÁGUAS: Veolia Water Technologies & Solutions
TECNOLOGIA DE ASPERSÃO: Spraying Systems
TECNOLOGIA TRATAMENTO DE CALDO: Carmeuse
TRANSPORTE E APLICAÇÃO DE VINHAÇA: Unifibra
SERVIÇOS AGROINDUSTRIAIS: Datagro Performance
Leia menos

















