O auditório Senador Sérgio Guerra, na Alepe, está ficando pequeno diante do número de pessoas que chega a todo momento para participar da noite de lançamento do O Estilo Marco Maciel, de autoria do jornalista Magno Martins.
O auditório Senador Sérgio Guerra, na Alepe, está ficando pequeno diante do número de pessoas que chega a todo momento para participar da noite de lançamento do O Estilo Marco Maciel, de autoria do jornalista Magno Martins.
Por Agência O Globo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (13), em Brasília, de uma ação do SUS no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e defendeu a realização de “mutirões de um mês” como estratégia para reduzir as filas de consultas, exames e cirurgias no sistema público de saúde. Lula participou de evento sobre um mutirão de atendimentos do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.
“A gente precisa mapear quais são as coisas que estão mais acumuladas e fazer mais mutirões, não uma vez a cada três meses, mas quem sabe a gente não faz um mês inteiro de mutirão”, disse Lula. Lula defendeu também que os médicos ganhem hora extra como motivação para reduzir filas. “A gente paga hora extra, mas é o seguinte, a gente vai ter que fazer mais.”
“Enquanto a gente não tem todos os médicos que precisamos em todos os hospitais, o nosso pessoal universitário, nossos hospitais vão ter que fazer mais”, disse Lula neste sábado. O mutirão deste sábado é uma iniciativa, que integra o projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, e ocorre nos 45 hospitais universitários federais da rede Ebserh em todo o Brasil.
O objetivo é ampliar o atendimento especializado e reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde. Estão programados mais de 29 mil atendimentos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 1,9 mil cirurgias eletivas, 4,5 mil consultas especializadas e 22,7 mil exames especializados e terapias. Os atendimentos serão voltados a várias especialidades, como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.
Durante passagem por Panelas, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebeu o apoio do líder da oposição em Belém de Maria, Alexandre Neto (PP), que obteve 3.912 votos na última eleição municipal, ficando em segundo lugar. Neto elogiou a atuação de João Campos e afirmou que Belém de Maria optará pela mudança no próximo ano. O prefeito recifense é apontado como possível candidato ao Governo de Pernambuco, em disputa contra a atual gestão estadual. As informações são do blog do Silvinho Silva.
O ministro de Lula, Silvio Costa Filho, aproveitou a sua passagem pelo Agreste do Estado, neste sábado (13), para vistoriar obras estruturadoras ao lado pré-candidato ao Governo, o prefeito João Campos. Na região, Costa Filho e João Campos estiveram nos municípios de Agrestina, Panelas e Altinho.
Em Agrestina, Silvio e João se reuniram com o prefeito Josué Mendes e a vice-prefeita Carmen para discutir parcerias. Em meio a encontros com importantes lideranças, Silvio Costa Filho e o gestor socialista também visitaram o novo espaço de lazer Serra da Bica e a nova orla do distrito de Cruzes, em Panelas. A agenda no município foi acompanhada da presença do prefeito Ruben Lima e outros gestores da região, além do deputado estadual, Sileno Guedes.
Já em Altinho, Silvio e João estiveram presentes na reabertura da praça cultural, após reunião como o prefeito Marivaldo Pena. A agenda conjunta do gestor socialista e Costa Filho reforça a importante aliança selada ainda em 2020 e assegura o alinhamento político do campo progressista rumo a 2026.
Vale ressaltar que a parceria de Silvio, que também é pré-candidato ao Senado Federal, com João vem desde às eleições majoritárias do gestor para o comando do Recife em 2020. “É muito bom voltar ao nosso agreste ao lado do prefeito João e ver tantas obras sendo concluídas, fruto de nosso trabalho ao lado do presidente Lula, levando dignidade, cidadania para a população. Isso só me dá mais motivação para continuar trabalhando muito pelo Recife e pelo nosso estado ao lado do prefeito João e o presidente Lula”, disse Costa Filho.
Em um novo editorial publicado neste sábado (13), o jornal francês Le Monde disse que julgamento que declarou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus culpados por tentativa de golpe de Estado e mais quatro crimes “um veredicto exemplar para a democracia”.
No artigo de opinião, o veículo afirmou que a condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão “é uma prova de maturidade para um país que esteve submetido ao arbítrio e à brutalidade de uma ditadura militar”. As informações são do jornal O Globo.
Leia mais“Essa condenação é exemplar, independentemente dos esforços dos apoiadores de Jair Bolsonaro para aprovar uma lei de anistia. Ela recorda a todos o que deveria ser óbvio: o primeiro princípio da democracia é que o exercício do poder depende do veredicto das urnas, e certamente não do saque às instituições”, disse o texto.
O jornal ressaltou a presença de militares entre os oito réus condenados pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, de participação em organização criminosa armada, de dano qualificado e de deterioração de patrimônio tombado.
Além disso, criticou a reação de políticos americanos ao julgamento brasileiro. Logo após a condenação, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que seu país vai “responder adequadamente” ao que definiu como “caça às bruxas”.
Para o Le Monde, “a virulência dessa interferência americana impressiona ainda mais porque o Brasil conseguiu onde a potência que por muito tempo se apresentou como a bússola do mundo livre fracassou”. O veículo faz referência ao resultado das eleições americanas de 2020, que também foi contestado e classificado como fraude pelo então candidato derrotado Donald Trump.
Ao fim, o jornal ponderou que “essa vitória democrática brasileira, no entanto, não é completa”. “A polarização política extrema, da qual os Estados Unidos foram laboratório e que contaminou o Brasil, faz com que o julgamento de 11 de setembro ainda não tenha permitido virar uma página sombria da história do país. Pelo contrário, ele reavivou suas fissuras, apesar do deplorável legado, especialmente ambiental e sanitário, do mandato de Jair Bolsonaro. O desafio da reconciliação ainda precisa ser enfrentado”, disse.
Leia menosDo Metrópoles
Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a costa leste da região russa de Kamchatka neste sábado (13). De acordo com o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ, sigla em alemão), o abalo ocorreu a uma profundidade de 10 km.
Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês) estimou a magnitude em 7,4, com uma profundidade de 39,5 km. O Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico (TWS, sigla em inglês) informou que havia uma ameaça de um possível tsunami devido ao terremoto. No Japão, a sudoeste da Península de Kamchatka, nenhum alerta de maremoto foi emitido, informou a rede de notícias RNZ.
Kamchatka é a mesma região alvo de um tremor há um mês. Em agosto, atingiu 8,8, um dos mais fortes registrados em equipamentos sísmicos modernos.
O vice-prefeito de Nazaré da Mata, Rostand Negromonte (PSDB), fez um apelo público neste sábado (13) denunciando o fechamento da UTI Pediátrica do Hospital Ermírio Coutinho, unidade de saúde do Governo do Estado localizada em Nazaré da Mata.
Segundo o Vice-Prefeito, a UTI havia sido aberta de forma emergencial durante o período sazonal de arboviroses (entre os meses de junho e setembro), atendendo crianças de 31 municípios que integram a II Gerência Regional de Saúde (II Geres), uma população estimada em mais de 800 mil pernambucanos. Contudo, com a redução dos casos, o serviço foi encerrado, deixando centenas de famílias desassistidas.
De acordo com relatos de profissionais de saúde, mesmo após o fechamento da unidade, a demanda por internações pediátricas continua. Crianças em estado grave estão sendo transferidas para hospitais em cidades distantes, o que aumenta os riscos diante da demora no atendimento e da falta de ambulâncias suficientes para remoção.
Rostand Negromonte afirmou que encaminhou ofícios à governadora Raquel Lyra, à secretária estadual de Saúde Zilda Cavalcanti, à diretora do Hospital Ermírio Coutinho, à prefeita de Nazaré da Mata, Adriana Vasconcelos, e ao deputado estadual Sileno Guedes, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, solicitando a imediata reabertura da UTI Pediátrica. “Se o poder não serve para proteger os mais frágeis, ele não serve para nada. O fechamento da UTI coloca a vida das nossas crianças em risco, pois muitas vezes o tempo é determinante para salvar vidas”, declarou o vice-prefeito.
O vereador Osmar Ricardo assumiu, na noite de ontem (12), a presidência do diretório do PT no Recife, substituindo Cirilo Mota. Ele ficará no cargo no período 2025-2029, mas conclamou os petistas a agirem de imediato para barrar o bolsonarismo nas eleições do próximo ano. Também defendeu a manutenção da aliança com o PSB para derrotar a governadora Raquel Lyra (PSD). A posse contou com as presenças do presidente estadual do PT, deputado Carlos Veras, e de representantes do PSB, PV, PCdoB, MDB e Cidadania. A deputada Dani Portela também compareceu, mas não representando o PSol, já que ela deverá se filiar à sigla petista em março de 2026.
“Temos que organizar o PT para barrar o bolsonarismo, barrar a violência, aqueles que querem destruir a esquerda. A gente precisa ter muita ideologia, com muito diálogo e com muita força para fraturar esses canalhas. A gente não derrotou. Eles estão presos, vão estar todos na cadeia, mas está a semente deles solta e a gente precisa não deixar germinar essa semente. Precisamos colocar um adubo para matar eles. Não deixar eles vivos, senão vêm para cima da gente em 2026”, bradou Osmar Ricardo, em seu discurso. As informações são do blog Dantas Barreto.
Leia maisAo defender a soberania do Brasil, o novo presidente do PT no Recife destacou o papel do presidente Lula nesse momento de enfrentamento ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Na hora de falar grosso, Lula falou que o nosso País não vai ser puxadinho dos Estados Unidos. Nosso País tem nome, tem força e tem um presidente chamado Luiz Inácio Lula da Silva. É para isso que nós temos esse partido. Essa é a nossa força, é a força da militância”, colocou.
Frente popular
Integrante da ala do PT mais próxima ao prefeito do Recife e pré-candidato a governador pelo PSB, João Campos, Osmar Ricardo aproveitou a presença dos dirigentes partidários na sua posse para defender a manutenção da Frente Popular, na próxima eleição. O dirigente disse que a vitória tem que ser de alguém que represente Lula em Pernambuco. Mesmo sem citar o nome, o dirigente petista se referiu a Raquel Lyra. A direção estadual do PT, no entanto, deixa a discussão sobre alianças para 2026, mesmo ocupando cargos na Prefeitura da Capital.
“A gente precisa desse compromisso de organização do Partido dos Trabalhadores, organizar a campanha do companheiro Lula, organizar Frente Popular de Pernambuco para que possa fazer uma boa disputa no ano que vem. Para derrotar aquela que não tem compromisso com o Governo do nosso presidente Lula. Porque ela pega os ônibus das escolas comprados pelo Governo Federal e bota o adesivo do Governo do Estado. Agora recebeu veículos da questão da segurança pública, dos presídios do Estado, do Governo Federal. Essa pessoa não tem responsabilidade com o povo de Pernambuco, não tem responsabilidade porque recebeu muito investimento do Governo Federal e em nenhum momento fala do Governo Lula, em nenhum momento assume o compromisso com aquele que defende a causa do trabalhador”, disparou Osmar Ricardo.
Leia menosO corpo do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, desaparecido em Buenos Aires em março de 1976, foi identificado por meio de exame de impressões digitais. A informação foi confirmada neste sábado (13) pela embaixada do Brasil em Buenos Aires.
“A embaixada do Brasil foi oficialmente informada sobre a identificação dos restos mortais do pianista Francisco Tenório Cerqueira Júnior, conhecido como Tenorinho, desaparecido em Buenos Aires na noite de 18 de março de 1976, nas vésperas do golpe militar na Argentina”, diz o comunicado. As informações são do portal g1.
De acordo com o relato da embaixada, Tenorinho estava em turnê pelo Uruguai e Argentina junto com Vinicius de Moraes, Toquinho, Mutinho e Azeitona quando, tendo tocado diante de um Grande Rex cheio, saiu do seu quarto no hotel Normandie para comprar cigarros e nunca mais voltou. Ele era um dos nomes mais marcantes da música instrumental brasileira, mestre na fusão de bossa nova e jazz.
“Nos últimos dias, graças ao trabalho da Justiça Argentina na busca da verdade sobre os desaparecidos, foi possível saber que o corpo de um homem encontrado em Don Torquato em 20 de março de 1976, dois dias após o desaparecimento, era Tenorinho. A Embaixada do Brasil em Buenos Aires agradece à Câmara Federal de Recurso e à Procuradoria de Crimes de Lesa Humanidade pelos esforços dedicados à resolução deste importante caso e à busca de Memória, Verdade e Justiça.”
O lançamento da campanha da Chapa 1 “Renovação com Confiança” para a eleição do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) foi marcado, na tarde deste sábado (13), por um almoço especial no clube AABB, em Recife. O evento reuniu o atual presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, e todos os candidatos a conselheiros, consolidando o apoio e a união da chapa, liderada pelo cirurgião-dentista e vice-presidente do Conselho, João Godoy.
Durante o encontro, o candidato à presidência João Godoy destacou a importância de dar prosseguimento ao trabalho de excelência realizado por Vasconcelos ao longo de seus três mandatos, ressaltando o compromisso com a renovação. “Nossa chapa representa a continuidade do que foi bem feito e a inovação necessária para os desafios futuros”, afirmou Godoy, enfatizando o nome da chapa, que busca combinar a experiência e a confiança de uma gestão sólida com a energia e as ideias de novos líderes.
Leia maisA Chapa 1 é composta por cirurgiões-dentistas de destaque na categoria e tem como objetivo dar continuidade às conquistas da gestão atual, além de ampliar o diálogo com a classe. Entre as propostas apresentadas estão a abertura de novas delegacias, o projeto CRO Express e o programa Acelera Jovem Dentista, todos focados em fortalecer a atuação profissional e a valorização da odontologia no estado.
As eleições para o CRO-PE acontecem no dia 3 de outubro, com votação por correspondência ou presencial em diversos municípios de Pernambuco. A Chapa 1 “Renovação com Confiança” se apresenta como a única opção para os eleitores, combinando a experiência dos atuais gestores com a renovação necessária para um futuro promissor para a odontologia pernambucana.
Além de João Godoy, integram a Chapa 1 os cirurgiões-dentistas Fabiana Motta, Fabrício Landim, Felipe Bravo, Danielle Lago, César Durando, Renata Pedrosa, Sidney Câmara, Mônica Marques e Igor Moraes, nomes de destaque da categoria comprometidos em dar continuidade às conquistas e ampliar o diálogo com a classe.
Leia menosPor Betânia Santana
Da Folha de Pernambuco
Em clima de pré-campanha, o prefeito do Recife e potencial candidato ao governo de Pernambuco chegou a São Bento do Una na noite de ontem (12) para uma jornada de reuniões e encontros políticos em quatro municípios do Agreste.
Recebido pelo prefeito Alexandre Batité e outros gestores, ex-prefeitos e líderes políticos da região, afirmou nunca ter dito ser candidato ao Palácio das Princesas e ressaltou não fazer política apenas em época de eleição.
Leia mais“Estou aqui para conversar sobre o futuro, falar de política, conhecer o projeto de cada cidade. Vamos a Altinho e a Panelas fazer reunião com vários líderes da região, ver o que os prefeitos estão fazendo, compartilhar experiência. Faço isso com alegria e com a certeza de que a gente está no caminho certo.”
Questionado sobre a possibilidade de as pesquisas ditarem seus próximos passos, João Campos assegurou que elas nunca foram determinantes em sua trajetória nem motivo para inibi-lo.
“Tudo na minha vida, quanto mais difícil, mais eu fico mais animado. Então, eu nunca vou me pautar por um adversário, o quão difícil ele é, o quão fácil ele é. Toda eleição é difícil. Não tem eleição fácil. não tem eleição ganha, você só ganha na urna e no dia da eleição. É preciso respeitar o adversário e estar animado. O principal é estar animado e eu estou muito animado”, sustentou.
A visita de João Campos termina domingo em Canhotinho, cidade administrada por Sandra Paes, esposa do presidente da Assembleia, Álvaro Porto. Forte na região, o deputado estava no encontro em São Bento.
Ministro e prefeito
O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, fez questão de comunicar às mães de crianças vítimas da zika a indenização por danos morais (R$ 50 mil em parcela única) e pensão mensal vitalícia (R$ 8.157,41). O comunicado foi ao lado do prefeito João Campos que anunciou a convocação de 150 agentes de apoio escolar especial.
Efeito dos homônimos
Mães de crianças vítimas do zika vírus exaltaram o deputado Lula da Fonte (PP) com o “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula” usado pela militância para o outro Lula (PT), o presidente, que vetou o projeto e depois teve o veto derrubado no Congresso. Da Fonte relatou a proposta.
A rota da governadora
Uma média de dois municípios por dia. Em 45 dias, a governadora Raquel Lyra (PSD) pretende ir a 90 cidades ainda não visitadas na gestão. Começa domingo por Ibimirim, Sertão. Segundo o secretário Túlio Vilaça, o roteiro está sendo definido há mais de mês, será reforçado no fim de semana e haverá dias com mais de três locais.
Missão no PSD
Presidente do PSD em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra participou do encontro nacional do partido em Florianópolis, quinta e sexta. Saiu de lá com a missão de chegar a 95 prefeitos filiados no estado. Cobrança do presidente Gilberto Kassab.
Leia menosO julgamento em que Jair Bolsonaro acabou condenado sob a acusação de liderar uma tentativa de golpe após as eleições de 2022 e outros crimes levou o apoio à prisão do ex-presidente voltar a abrir distância em relação à rejeição da medida. Os dados são de nova pesquisa Datafolha, cujos resultados foram publicados neste sábado. De acordo com o instituto, 50% dos entrevistados se disseram favoráveis à medida enquanto 43% expressaram ser contra.
O Datafolha ouviu 2.005 eleitores em 113 cidades do país entre a segunda e a terça-feira, em meio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) de Bolsonaro e outros sete apontados como núcleo crucial da trama golpista. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. As informações são do jornal O Globo.
Leia maisEm abril, quando o Datafolha iniciou a série histórica de sondagens sobre a prisão de Bolsonaro, 52% eram a favor e 42%, contra. Em julho, houve empate técnico: 48% a 46%.
O levantamento mostrou que os nordestinos tendem a ser mais favoráveis à prisão do ex-presidente: 62% deles defenderam a medida. Com 56%, as pessoas mais jovens, de 16 a 24 anos, e os católicos também superaram a média de apoio à detenção.
O julgamento também fez inverter a crença na impunidade, segundo o Datafolha. Se em abril 52% acreditavam que Bolsonaro iria escapar da prisão, número que se manteve estável em julho (51%), a partir do início das sessões do STF, 50% passaram a crer que o ex-presidente iria, sim, ser preso.
Bolsonaro e aliados foram condenados pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado. O ex-presidente vai tentar obter na Justiça o direito a cumprir a pena em prisão domiciliar, como revelou a colunista do Globo Malu Gaspar. As sequelas e riscos decorrentes da facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018 devem basear o pedido.
Atualmente, Bolsonaro se encontra em prisão preventiva domiciliar, decretada após ele descumprir medidas cautelares impostas pelo STF em outro processo.
Os prazos podem ser um pouco esticados, mas entre o veredicto dado pelo STF, a publicação do acórdão, o ajuizamento dos recursos das defesas e a prisão efetiva dos condenados pela tentativa de golpe de Estado devem se passar cerca de 30 dias, informou o colunista do Globo Lauro Jardim.
Leia menosHá pouco, na lojinha de conveniência do posto Cruzeiro, de Arcoverde, autografei “Os Leões do Norte” para Polyana e Antônio Ferraz, simpático casal de Serra Talhada. Eles me reconheceram, foram ao meu encontro e revelaram que são assíduos leitores do blog e ouvintes do meu programa Frente a Frente.
Muito legal! Sertanejos quando se encontram, o bate papo não tem hora para acabar. Um abraço para eles.