Em Caruaru, o lançamento do livro “O Estilo Marco Maciel” ficou para o próximo dia 11, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. A obra tem prefácio do ex-senador Jorge Borhausen (SC), apresentação do jornalista Marcelo Tognozzi e uma curta biografia assinada pelo jornalista Houldine Nascimento, além de posfácio do jornalista Luís Costa Pinto.
Em mais de 50 anos de carreira, o “Marco de Pernambuco”, como era conhecido, ocupou as funções mais nobres dos que ingressam na vida pública. Foi líder estudantil, deputado estadual, deputado federal, presidente da Câmara dos Deputados, governador de Pernambuco, senador, ministro, vice-presidente e presidente da República por mais de 80 vezes, interinamente, nas ausências do titular Fernando Henrique.
As defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete integrantes do “núcleo 1” da tentativa de golpe de Estado têm até segunda-feira (27) para recorrerem da condenação no STF (Supremo Tribunal Federal).
Elas deverão apresentar até 23h59 o principal recurso disponível: os embargos de declaração. Esse tipo de recurso permite que os advogados questionem contradições ou omissões nos votos dos ministros, mas raramente mudam o resultado da condenação. Na prática, costumam ser rejeitados e são utilizados como manobra para adiar o fim da ação penal e, no caso, a prisão dos condenados. As informações são da CNN Brasil.
Os recursos serão analisados e votados em plenário virtual pelos ministros da Primeira Turma. Não há prazo para que esse julgamento seja marcado, mas a tendência é de celeridade.
Se rejeitados os embargos, as defesas normalmente podem apresentar mais um. Se o segundo também for negado, o STF reconhece o “trânsito em julgado” da ação, que é quando a condenação passa a ser definitiva.
É a partir daí que as penas começam a ser cumpridas e os condenados podem ser presos. Com a pena mais alta do grupo, Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado.
Conforme apurou a CNN, o tenente-coronel Mauro Cid deve ser o único do núcleo 1 a não apresentar recurso. Com isso, a ação pode se encerrar para ele antes dos outros.
Caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, publicar o certificado de trânsito em julgado e dar início à execução penal de Cid. Com isso, a defesa do militar poderá solicitar novamente uma declaração do cumprimento de pena. Condenado a dois anos de reclusão em regime aberto, Cid já cumpriu dois anos e cinco meses em restrição de liberdade e sob medidas cautelares.
Alunos da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia, divulgaram uma nota de repúdio contra a atual direção da unidade, denunciando maus-tratos a animais, negação de alimentação a um estudante e o encerramento de projetos estudantis. No documento, eles afirmam que a gestão tem agido com “falta de empatia, respeito e compromisso com a comunidade escolar” e anunciam a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado que pede investigação imediata, providências da Secretaria de Educação e possível afastamento do diretor.
A posse do escritor Roberto Pereira, amanhã (27), às 19h, na Academia Pernambucana de Letras, vem cercada de muita expectativa em face da presença de imortais da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, da Academia de Letras de Goiana e a de Escada, além dos Institutos Históricos de Pernambuco, do Grupo de Amigos do Turismo (GAT), dos seus colegas de engenharia, cuja turma é conhecida, na UFPE, por turma dos jacarés, além de sua legião de ex-alunos do Radier.
Pereira assumirá a Cadeira 35, antes ocupada pelo escritor Marcos Vilaça, quando, no seu discurso de investidura, vai fazer a defesa da Cultura e da preservação do Patrimônio Histórico, sendo este um dos elos da ligação entre o sucessor e o sucedido. O cerimonialista será Silas da Costa e Silva, uma das referências de Pernambuco neste campo de atuação.
Após a solenidade será servido um coquetel e, nos jardins, as apresentações do Bloco das Ilusões e do Caboclinho Sete Flexas de Goiana, respectivamente, patrocinadas pela Empetur e Fundarpe, entidades antes presididas por Roberto Pereira.
O novo acadêmico fará também uma homenagem ao seu pai, Nilo Pereira, e ao seu irmão, Geraldo Pereira, antes, em épocas diferentes, imortais da Pernambucana de Letras. Roberto Pereira é autor dos livros “O idealismo da Confederação do Equador (opúsculo)”, de “Um olhar sobre o imaginário cultural” e o “Arte e cultura, pensar, livre pensar”.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro afirmou que o tema Bolsonaro “claramente incomoda” Lula ao reagir ao encontro entre o presidente brasileiro e Donald Trump à margem da cúpula da Asean, bloco que reúne economias do Sudeste Asiático, na Malásia.
Após o encontro descrito como “ótimo” por Lula, e que terminou com a sinalização de um possível acordo segundo Trump, Eduardo compartilhou vídeo com o momento em que um repórter questiona sobre Jair Bolsonaro. No vídeo, o americano elogia o ex-presidente, mas desconversa quando perguntado se ele seria pauta da reunião. As informações são do jornal O Globo.
“Lula encontra Trump e na mesa um assunto que claramente incomoda o ex-presidiário: Bolsonaro. Imagine o que foi tratado a portas fechadas?”, escreveu Eduardo em post no X, sugerindo que nos bastidores o encontro pode ter sido menos amigável do que o relato das equipes dos dois países.
Lula encontra Trump e na mesa um assunto que claramente incomoda o ex-presidiário: BOLSONARO. Imagine o que foi tratado a portas fechadas? pic.twitter.com/rle550vJlH
Em outra publicação, Eduardo ironizou o fato de brasileiro ter se oferecido para mediar o conflito entre Trump e Maduro. “Nos poucos minutos com o 01 da economia mundial trataram de… Venezuela”, comentou o deputado.
Com a publicação, Eduardo mantém o tom das últimas semanas, em que busca minimizar a aproximação entre Trump e Lula. Os dois presidentes tiveram encontro de “boa química” nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em setembro.
Em outubro, Lula e Trump conversaram por telefone e quebraram o gelo. Após a conversa virtual dos presidentes, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reuniram-se em Washington.
Os argentinos votam neste domingo (26) para renovar o Legislativo do país, em uma eleição que, na prática, será um referendo sobre o governo do presidente da Argentina, Javier Milei. As urnas foram abertas às 8h da manhã.
Os eleitores, que se mostram divididos nas pesquisas de opinião, definirão se Milei renova o fôlego em meio a crises de popularidade e de falta de reservas cambiais ou se virará “uma figura em declínio”, segundo analistas consultados pela agência de notícias Reuters. As informações são do portal g1.
As eleições deste domingo renovarão perto de metade da Câmara dos Deputados da Argentina — 127 das 257 cadeiras — e um terço do Senado — 24 das 72 cadeiras. Segundo as principais pesquisas de opinião, o partido de Milei está ligeiramente à frente da principal legenda de oposição.
A eleição é a grande chance de Milei conseguir aumentar sua presença no Congresso. Atualmente, o movimento de oposição peronista detém a maior minoria em ambas as Casas — Câmara dos Deputados e Senado — e tem cerca de metade de suas cadeiras na Câmara em disputa pela reeleição.
O partido relativamente novo de Milei, A Liberdade Avança, tem apenas 37 dos 257 deputados e seis dos 72 senadores. As disputas mais importantes ocorrerão na densamente povoada província de Buenos Aires, onde Milei já amargurou uma derrota em eleições locais em setembro.
“Se 2025 indicar que Milei é uma figura em declínio, os investidores começarão a se preparar para uma opção mais de centro ou centro-esquerda para 2027”, disse à Reuters o analista Marcelo Garcia, diretor da consultoria Horizon Engage, especializada em risco.
Ele afirmou que, se o partido de Milei conquistar mais de 35% dos votos, isso seria visto como um sinal positivo de apoio , usando como termômetro os 30% que Milei obteve no primeiro turno das eleições presidenciais de 2023. Se Milei se aproximar dos 40%, isso seria visto como “uma eleição muito boa”, disse Garcia.
Casado com uma das filhas do pastor Silas Malafaia, o professor Anderson Silveira se tornou o principal captador de emendas parlamentares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). À frente do Programa Esporte Para a Vida Toda (Previt), Silveira coordenou um projeto que recebeu R$ 14 milhões do Ministério do Esporte em 2024 — mais que o dobro do segundo colocado da instituição. A iniciativa, no entanto, provocou uma crise interna na universidade e resultou na renúncia coletiva da diretoria da Fundação de Apoio da Rural (Fapur). Com informações do jornal O Globo.
O Globo identificou cabos eleitorais e aliados de deputados entre os beneficiados do programa, que destina R$ 11,7 milhões em bolsas, sendo R$ 7 milhões para pessoas de fora da universidade. O Previt prevê 75 núcleos esportivos em mais de 20 municípios fluminenses; ao menos 14 funcionam em igrejas, com envolvimento direto de pastores. O financiamento foi feito por meio de um Termo de Execução Descentralizada do ministério, o que dificulta rastrear os parlamentares responsáveis pelas emendas.
De acordo com o jornal, os deputados Laura Carneiro (PSD-RJ) e Roberto Monteiro (PL-RJ) — respectivamente aliados do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do governador Cláudio Castro — indicaram núcleos do programa. Anderson Silveira admite que parlamentares sugerem localidades, mas afirma não saber quem direcionou os recursos. “Ele (Malafaia) nem sabe que eu trabalho com esse tipo de coisa. Os parlamentares não determinam, mas eles chegam a solicitar que haja, quando possível, uma atenção para essa ou aquela região. Pode acontecer de o parlamentar fazer algum tipo de propaganda no próprio núcleo, mas isso está fora do nosso controle”, disse.
A distribuição de bolsas em valores considerados “atípicos” para os padrões da UFRRJ preocupou instâncias internas da universidade. Mais de 80% dos R$ 14 milhões do Previt foram destinados a esse tipo de auxílio, o que fez o projeto ser visto como de baixo retorno acadêmico, por priorizar o público externo. A Fapur, responsável pela execução financeira, renunciou em bloco em agosto, alegando anomalias na condução da iniciativa. A antiga diretoria afirmou em carta que deixava a fundação “com o sentimento do dever cumprido”, sem citar diretamente o motivo da saída.
Anderson, por sua vez, alega que o projeto sofreu atrasos por falhas administrativas da Fapur e que o Ministério do Esporte orientou o aumento das bolsas para evitar a devolução de verbas não utilizadas. “O projeto chegou a atrasar por incapacidade da fundação de gerir os recursos”, justificou. O valor do Previt representa metade dos R$ 33 milhões captados pela Fapur via emendas nos últimos cinco anos, segundo o jornal.
A influência política também se reflete nas contratações. Jorge Luiz Almeida Dalta, aliado de Laura Carneiro e membro do Instituto Nelson Carneiro, recebe R$ 6 mil mensais como coordenador administrativo do Previt. Já em São Gonçalo, o pastor Cleverson Pinheiro, contratado para “apoio comunitário”, gravou vídeo agradecendo ao deputado Roberto Monteiro por levar o projeto à região. Procurada, a UFRRJ disse que as seleções priorizaram pessoas com experiência em projetos sociais e sem vínculo pessoal de qualquer tipo, e negou associação religiosa ou ideológica na escolha dos locais.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse neste domingo (26) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se colocou à disposição para atuar como interlocutor entre os Estados Unidos e a Venezuela. Mais cedo, Lula se reuniu com presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia. Segundo o chanceler brasileiro, Lula disse que a América do Sul é uma região de paz e que é necessário buscar soluções aceitáveis.
“O presidente Lula levantou o tema e disse que a América Latina e a América do Sul, onde estamos, é uma região de paz. E ele se prontificou a ser um contato, um interlocutor, como já foi no passado, com a Venezuela, para se buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis e corretas entre os dois países”, afirmou. As informações são da Agência Brasil.
Nas últimas semanas, os Estados Unidos enviaram tropas terrestres e um porta-aviões para o Caribe. O governo Trump bombardeou embarcações, sob a justificativa de estar combatendo as rotas de narcotráfico que abastecem os Estados Unidos. Trata-se da mais recente operação da campanha antidrogas do presidente Donald Trump na região.
Para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o reforço militar na região objetiva tirá-lo do poder.
Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, Lula e Donald Trump, tiveram hoje uma reunião histórica à margem da cúpula da Asean, bloco que reúne economias do Sudeste Asiático, na Malásia, do qual os dois participam como convidados.
O brasileiro falou em suspensão do tariafaço de 50% imposto aos produtos brasileiros exportados para os EUA, e o americano indicou que pode fazer concessões com o aprofundamento das negociações entre os dois países. “Vamos chegar a um acordo”, afirmou o presidente dos EUA sobre as negociações com o Brasil. O encontro durou cerca de 50 minutos em tom amigável, inclusive com o convite recíproco de visitas oficiais a seus países.
Lula escreveu, nas redes sociais, que teve uma “ótima reunião” com o americano Donald Trump, neste domingo, na Malásia. Neste momento, ele participa de um encontro com empresários em Kuala Lumpur.
“Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, escreveu o brasileiro.
Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as… pic.twitter.com/aTXZthrb9Z
A reunião bilateral começou às 15h30 (horário local) — 4h30 no horário de Brasília —, no Centro da Cidade de Kuala Lumpur (KLCC). Ao todo, durou cerca de 50 minutos.
Na primeira parte do encontro, Lula e Trump falaram com os jornalistas por cerca de 10 minutos. Questionado se os Estados Unidos reduziriam as tarifas sobre o Brasil, Trump indicou: “Vamos discutir isso por um tempo. Sabemos o que cada um quer.” Trump afirmou ainda ser uma honra estar com o presidente do Brasil e que provavelmente eles fariam “alguns bons acordos”.
A conversa entre os dois foi o primeiro encontro presencial desde uma rápida conversa durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, e ocorre na esteira da imposição de tarifas de 50% sobre a exportação de produtos brasileiros para os Estados Unidos e de sanções a autoridades brasileiras em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que Lula afirmou não haver assunto proibido e que o Brasil pediu para o tarifaço ser suspenso durante as negociações. Auxiliares do ministro disseram que Lula explicou a Trump que o julgamento de Bolsonaro seguiu o devido processo legal no Brasil.
Quem estava na sala
Vieira; o assessor do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa; e Audo Faleiro, diplomata da equipe do assessor especial da presidência Celso Amorim, acompanharam a conversa ao lado de Lula.
Do lado americano, estavam o secretário de Estado, Marco Rubio; o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante do Comércio, Jamieson Greer.
Nasci no mato, na caatinga, entre o avelós e o mandacaru, mas nem por isso tenho razão de não me apaixonar pelo azul infinito do mar. Já minha Nayla nem de sargaço gosta, é pura flor do mandacaru, mulher guerreira, presa às suas raizes. Tem cheiro de marmeleiro, a beleza e sensualidade de um beija-flor.
É daquelas sertanejas com alma que flerta os lírios do campo. Valoriza a vida, a simplicidade da gente que tem paz fazendo a conexão com a natureza. Que se encanta e se emociona com a beleza do nascer do sol, o canto dos pássaros, a satisfação de plantar e colher. No pomar de nossa choupana em Arcoverde rega as plantas com um sorriso largo.
Como matuto também, do santuário Pajeú das flores, onde todas as almas são de cantadores, entendo perfeitamente a alma sertaneja da minha Nayla. O Sertão é mais do que um lugar, é um sentimento de paz e pertencimento. Como disse João Guimarães Rosa, o Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar.
Em “Grande Sertão e Veredas”, João Guimarães Rosa, outro gigante que pintou o sertão de todas as cores, fala do encorajamento para a vida que só se observa numa gente que tem o sangue da resistência na veia e no coração: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. Com o tempo, dou todas as razões para minha Nayla: é em Arcoverde, onde o meu tempo desacelera, que a felicidade se encontra nas pequenas coisas da vida.
É onde o meu coração encontra seu lugar, longe da correria do mundo. A vida é feita de batalhas, ninguém compreende melhor isso do que ela, mas nem por isso precisamos viver num campo de guerra. Se o nosso campo não planta, a cidade não janta. A colheita vem para quem tem a paciência de cultivar, que está na simplicidade do homem do campo, não entre os homens que guerreiam nos perímetros urbanos, no asfalto quente e de noites sem orvalho.
Melhor viver entre o canto dos pássaros e o vento nas árvores, com um luar na roça a contemplar até adormecer. Para mim, a natureza é inspiração, poesia em forma de paisagem, e o refúgio onde a alma encontra sossego. Se me pedirem para reduzir ao essencial a diferença entre o campo e a cidade, então aí está ela: o efeito que tem em nós uma sirene no horizonte. No campo, a sirene vem do canto dos pássaros.
É no Sertão, para os que não entendem a sua rica cultura que se instala no mato e brota nos roçados, que as abelhas fazem mel enquanto o sol brilha, onde o riso é um raio de sol da alma, onde as flores sempre tornam as pessoas melhores, mais felizes e mais prestativas. Luz do Sertão é alimento e remédio para a mente.
A força que vem de dentro da alma sertaneja de minha Nayla é a mesma que fez Cora Coralina transportar o seu Goiás para o nosso Sertão. “Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou. Ensinou a amar a vida e não desistir da luta, recomeçar na derrota. Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores”.
O grande José de Alencar enxergou um Sertão de conflitos sociais e políticos. A paisagem árida é um elemento central na sua obra. A seca, a terra e a caatinga são elementos descritos e que moldam a vida de seus personagens. Mas a força do sertanejo se sobrepõe a tudo isso, até mesmo ao mundo imaginário de José Alencar, que viu que o sertanejo é antes de tudo um forte.
Forte porque não desiste nunca. Forte porque a sua força é maior do que qualquer estiagem. Forte porque o sertanejo planta com fé onde falta água, recomeça quantas vezes for preciso. É mais forte ainda porque é no chão rachado onde ele semeia o amor.
Fastback Impetus híbrido: o que ela tem de diferente das outras versões?
Escolher um carro para comprar costuma deixar qualquer consumidor em dúvida. Ele tem que levar em conta preço, necessidade de uso, valorização, gosto pessoal, confiabilidade da marca e por aí vai. E quando essas dúvidas surgem quando ele decide a marca e o modelo e mesmo assim fica hesitante quanto à versão a optar? No caso do Fiat Fastback, ele pode escolher, por exemplo, motorização (1.0 ou 1.3 turbos), calibração diferente (caso da Abarth), tecnologia (híbrida ou a combustão) e possibilidades de customização quase infinitas.
A coluna Bigu testou por uma semana a Impetus, a mais equipada da linha e com motor turbo híbrido leve de 130cv de potência e 20,4kgfm de torque — e câmbio automático do tipo CVT com 7 simulação de sete marchas. A versão custa, no site Monte o Seu, da Fiat, 167.990 (ou R$ 10 mil a menos do cobrado pela Abarth). Ao optar por um cor metálica (muito bonita, por sinal) como a cinza Silverstone com teto preto, o consumidor precisa acrescentar R$ 1.990. Incluir o Connect Me e sensor de ponto cego exige mais R$ 3.990. Por fim, com o teto solar, mais R$ 4.990. No final, e era assim a versão testada, o comprador tem que dispor de R$ 178.960. Sem falar na aba de ofertas tentadoras de acessórios, uma das mais completas do mercado.
Mas vale checar na concessionária de sua preferência: a versão está sendo ofertada com bons descontos. O SUV cupê foi lançado em 2022 e ganhou há três meses (na linha 2026) um leve redesenho. Na verdade, a Fiat apenas adotou uma nova grade frontal, com linhas mais retas e novo acabamento em preto brilhante nas entradas de ar dianteiras. Também passou a ofertar teto solar na Impetus. O sistema híbrido veio no fim de 2024 — e basicamente nem é percebido na condução diária, a não ser via quadro de instrumentos, que mostra a atuação do motor elétrico, a regeneração e a carga da bateria. Ah, e dependendo do comportamento do motorista, ele reduz as emissões e o consumo em até 10%, segundo a marca. E ainda garante desconto ou até isenção do IPVA.
Segurança – O pacote de segurança é bom para a relação padrão-preço. Mas, em vez de quatro airbags, a versão merecia seis. Vale ressaltar que a Fiat anuncia, e sempre reforça isso, que os 4 airbags são de seis zonas de proteção: frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros. Os sistemas de auxílio à condução (Adas) incluem frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, comutação automática de farol alto, monitoramento de ponto cego.
Vida urbana – Em função disso e de vários outros equipamentos de conforto e comodidade, a Impetus é a versão mais indicada para a vida urbana, para quem perde horas no trânsito em vias cada vez mais engarrafadas. Ela tem, por exemplo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores – bastante úteis para se estacionar em vagas minúsculas. Os bancos de couro são confortáveis; o carregador de celular por indução; por demais prático. Assim como o freio de estacionamento eletrônico com função auto hold. O painel de instrumentos digital tem tela de 7″ e o multimídia de 10″. A qualidade do som não empolga, mas também não decepciona.
Conveniências – O ar-condicionado é digital automático, mas poderia ser bizona. O porta-malas tem dimensões caprichadas, capazes de satisfazer até uma família-buscapé. São, oficialmente, 600 litros de capacidade. E, ainda, há um bom espaço interno, resultado do teto mais elevado na traseira e dos 4,44m de comprimento, e apesar das medidas do entre-eixos (2,53m) – que é menor do que o do T-Cross (2,65m). O desempenho do conjunto 1.0 híbrido é bom, principalmente nas saídas (não falei de acelerações bruscas, as clássicas arrancadas). Nas estradas, também passa segurança nas ultrapassagens.
O consumo registrado pelo próprio carro, sem que houvesse esforço ou preocupação do condutor para reduzi-lo, foi bom. O tanque, abastecido pela concessionária com etanol, nem esvaziou no período do teste, com um consumo de uns 9km/l a 10km/l (combinando com um trecho de 150km em rodovia). Com gasolina, segundo dados do Inmetro, o T200 híbrido faz 12,6 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada). De qualquer forma, por mais que se aponte possibilidades de melhoria, é um sucesso: no varejo (tirando fora as locadoras, por exemplo), é o segundo modelo mais vendido da marca, superando até os ‘populares’ Mobi e Argo.
O que é híbrido leve – O sistema da Stellantis é chamado pomposamente de BSG (ou Belt Starter Generator, numa tradução livre ‘gerador de partida de correia’). Trata-se de um sistema elétrico que substitui o alternador e o motor de partida, auxiliando nesta partida e no desligamento do motor a combustão. Por isso, é também conhecido como híbrido leve. Ele não faz nenhuma roda girar, mas ajuda na assistência das acelerações e, por alguns instantes, oferece potência, poupando o trabalho do motor a combustão. É alimentado por uma bateria adicional de 12V de íons de lítio (localizada sob o banco do motorista). Nem chega a acrescentar potência e torque ao carro. Na verdade, oferta uns 4cv e 1kgfm de torque a mais. Mas recupera energia durante as frenagens e desacelerações e recarrega as baterias. O sistema start-stop (desliga o motor a combustão em paradas e religa-o rapidamente por meio do elétrico) é meio chato por desativar o ar condicionado. Não, nem adianta tentar desabilitar o start-stop. Isso não é permitido.
GWM lança o Wey 07 por R$ 429 mil – O SUV híbrido plug-in de luxo com seis lugares da GWM estreia no Brasil esta semana em versão única recheada de equipamentos e acabamento premium, focado no segmento de luxo eletrificado. O preço de R$ 429 mil vale para uma potência combinada de 517cv e impressionantes 83,62 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. O Wey 07 é equipado com motor a gasolina 1.5 turbo com dois elétricos (um dianteiro e um traseiro). Isso garante tração integral (AWD). A transmissão dedicada híbrida de 4 marchas foi desenvolvida pela própria GWM para maximizar a eficiência energética e o conforto de rodagem.
O sistema opera em múltiplos modos automáticos, sempre em conjunto com os dois motores elétricos: EV, HEV, Esporte, Eco, AWD, Neve, Areia, Lama e Normal. Esse conjunto propulsor trabalha em sintonia com uma bateria de lítio de alta tensão com capacidade de 42,5 kWh, permitindo que o SUV tenha uma autonomia elétrica de 128 km, segundo o Inmetro. Como virou tradição entre os híbridos da GWM, o Wey 07 possui a opção de recarga rápida e lenta. No modo DC (corrente contínua), a potência é de até 60 kW, permitindo que a bateria seja carregada de 30% a 80% em apenas 26 min, enquanto que no modo AC (corrente alternada), a bateria vá de 15% a 100% em cerca de 6h30min graças à potência admitida de até 6,6 kW.
As proporções são imponentes: 5,15m de comprimento, 1,80 metro de altura e entre-eixos de 3,05m. A capacidade do porta-malas é de 239 litros com todas as fileiras em uso, mas chega a 1.040 litros com a terceira rebatida. O modelo conta com capacidade de reboque de até 750 kg e altura livre do solo de 180 mm, com inclinação máxima de rampa de 60% (31°).
Materiais nobres – O interior do Wey 07 combina design minimalista e materiais nobres. Os bancos dianteiros contam com 12 ajustes elétricos, 8 modos de massagem (com três níveis de intensidade), aquecimento, ventilação e memória de posição. O assento do passageiro da primeira fileira oferece ainda um recurso exclusivo chamado Gravidade Zero, que automaticamente reclina o banco até a posição de 110°, que alivia a pressão na coluna de tal modo que cria a sensação de estar flutuando. Por isso, o cinto de segurança é totalmente integrado ao assento para garantir não apenas o máximo conforto de ajuste ao corpo, mas principalmente toda a segurança necessária.
A segunda fileira traz bancos com 10 ajustes elétricos, apoios de pernas e lombar, dois modos de massagem com dois níveis de intensidade, ventilação e aquecimento independentes, persianas retráteis para privacidade e uma mesinha retrátil (posicionada atrás do encosto do banco do motorista). O modelo ainda oferece Wi-Fi que permite conectar até 8 dispositivos. O pacote de segurança inclui 22 sensores (5 radares, 12 ultrassônicos e 5 câmeras), entregando um sistema de condução semi autônoma de nível 2+. O sistema de som Hi-Fi de 1.670 W RMS tem 16 alto-falantes. O SUV também traz caixa térmica com função de aquecimento e refrigeração entre -6°C e 50°C. A função Vehicle-to-Load (V2L) permite utilizar a bateria de alta tensão para alimentar equipamentos elétricos externos de até 3.300 W, como cafeteiras, laptops ou grelhas, tornando o modelo ideal para lazer e viagens.
Pulse Abarth homenageia a série Stranger Things – A Fiat é uma das parceiras comerciais da 5ª e última temporada de Stranger Things, série que é um dos maiores sucessos na Netflix. E para celebrar a parceria, a Fiat acaba de lançar a edição especial do Pulse Abarth Stranger Things. Os apaixonados pela série agora poderão levar para casa um pedaço desse universo misterioso e eletrizante do “mundo invertido”. Ao todo, serão 511 unidades — referência ao número da protagonista Eleven — disponíveis para os fãs da marca e da série. A Abarth é uma divisão esportiva da marca, focada numa melhor performance.
A série, desenvolvida exclusivamente em alusão à produção da Netflix, conta com diversos detalhes especiais que remetem à história. Na parte interna, o Pulse Abarth Stranger Things ganhou vinil e costura preta como acabamento, placa com a numeração do carro, easter egg no painel de portas do motorista, além de bancos com bordado Stranger Things. Já no exterior, faixa adesiva nas laterais que representa as garras do Demogorgon, o monstro da série, acabamento da grade inferior, cortina de ar e retrovisores em vermelho ou preto (dependendo da cor da carroceria), placa com o nome da série no motor, soleira de porta Stranger Things e nova serigrafia nos vidros, com três easter eggs de detalhes icônicos sobre a série.
A série Stranger Things, lançada pelo serviço de streaming em julho de 2016, reúne milhões de fãs ao redor do mundo e é um dos maiores fandoms do serviço de streaming. Reconhecida por um enredo envolvente, ela se passa na década de 1980 e conta com personagens que, apesar de jovens, enfrentam os desafios do “mundo invertido” com coragem. A primeira parte da 5ª temporada estreia no dia 26 de novembro. O preço não foi divulgado. A versão estará disponível para compra no dia 30 de outubro. A edição especial também será comercializada na Argentina e México.
Linha 2026 do Tiggo 7: o que muda? – A Caoa Chery apresentou a linha 2026, com novidades tecnológicas como itens de série. A principal novidade é a central multimídia de alta definição, agora presente em todas as versões do Tiggo 7. O sistema recebeu uma interface renovada, mais intuitiva e fluida, com suporte sem fio para Android e CarPlay. Também vem com comando por voz inteligente, que amplia a praticidade no uso diário. Segundo a marca, o desempenho do sistema é garantido pelo novo chip SemiDrive X9, que oferece maior capacidade de processamento e garante respostas mais rápidas e operação mais estável — um avanço que melhora a experiência de conectividade e entretenimento a bordo. Os preços não mudaram. Confira:
Sport: R$ 139.990
Pro Max Drive: R$ 169.990
Pro Hybrid Max Drive: R$ 169.990
Pro PHEV: R$ 219.990
SQ6 Sportback e-tron custa R$ 685 mil – A Audi do Brasil iniciou as vendas do SQ6 Sportback e-tron no Brasil por R$ 685 mil. Construído sobre a plataforma elétrica premium (PPE), o SQ6 Sportback e-tron utiliza dois motores elétricos que entregam potência combinada de 517cv e 81,07kgfm de torque. Ele tem tração integral quattro e acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, tem velocidade máxima limitada a 230 km/h. A bateria de íons de lítio de 800 volts permite carregamento rápido de 10% a 80% em cerca de 20 minutos, e a autonomia chega a 428 km, segundo dados do Inmetro. O modelo traz o que a Audi chama de ‘palco digital’: telas de 14,5, 11,9 e 10,9 polegadas para motorista e passageiro e um sistema de som Bang & Olufsen Premium 3D com 16 alto-falantes e 705 watts.
Paralisação das montadoras – A Anfavea, a associação brasileira dos fabricantes de automóveis, admite que a produção de veículos no país pode parar devido à escassez crítica de semicondutores. Esse problema já afeta a produção em algumas fábricas automotivas na Europa e arrisca prejudicar as operações brasileiras em questão de semanas. “A nova crise dos chips se deve a disputas geopolíticas intensificadas neste mês, depois que o governo holandês assumiu o controle da Nexperia, subsidiária de um grupo chinês que atua naquele país”, destaca a Anfavea em seu comunicado. Em resposta, a China impôs restrições à exportação de componentes eletrônicos, o que já afeta montadoras europeias. O presidente da entidade, Igor Calvet, diz que, com 1,3 milhão de empregos em jogo em toda a cadeia automotiva, é fundamental que se busque uma solução em um momento já desafiador, marcado por altos juros e desaquecimento da demanda.
Cuidados com o compressor evitam falhas do ar-condicionado – Este equipamento deixou de ser apenas um item de conforto para se tornar um componente essencial nos veículos: garante bem-estar e segurança aos ocupantes, controlando a temperatura da cabine e ajudando a desembaçar os vidros em dias frios ou chuvosos. No entanto, seu bom funcionamento depende da manutenção correta do compressor, peça central do sistema de refrigeração. Negligenciar esse cuidado pode levar a falhas precoces e altos custos de reparo.
Para evitar isso, Pedro Valêncio, supervisor de suporte ao cliente da Delphi, explica quais os cuidados durante o uso e a manutenção do componente. “Muitas pessoas acreditam que basta recarregar o gás para manter o ar-condicionado funcionando”, diz Valêncio. “Na realidade, é preciso seguir um conjunto de procedimentos — que inclui limpeza, troca de filtros, verificação de anéis de vedação e, também, a lubrificação correta do compressor.” Se o ar-condicionado começar a fazer barulho ou não resfriar adequadamente pode indicar de que algo no sistema deve estar comprometido. A emissão de odores desagradáveis pode indicar a presença de fungos ou bactérias no sistema. Ao identificar esses sintomas deve-se realizar testes específicos com ferramentas adequadas, para evitar diagnósticos superficiais.
Melhores práticas de reparo – Para substituir ou reparar o compressor, alguns procedimentos são indispensáveis:
Troca do condensador e do filtro secador/acumulador: essas peças acumulam resíduos metálicos e umidade não podem ser simplesmente limpas. A substituição é a única maneira de garantir a remoção completa de contaminantes e evitar a falha do compressor.
Substituição de filtros: esses componentes são projetados para absorver a umidade e filtrar detritos do sistema. Uma vez que o sistema é aberto, a capacidade do filtro de absorver umidade é comprometida. Não os substituir pode levar à corrosão interna e ao acúmulo de contaminantes.
Limpeza do sistema com nitrogênio: previne a entrada de umidade e a consequente corrosão interna. Deve ser utilizado um produto de limpeza específico com nitrogênio, nunca com ar comprimido. O nitrogênio é um gás inerte e seco e que não introduz umidade no sistema, diferentemente do ar comprimido que pode conter vapor d’água e causar danos futuros.
Substituição dos anéis de vedação (O-rings): sempre substituir todos os O-rings que foram desconectados. Com o tempo, eles podem endurecer, rachar ou deformar, perdendo sua capacidade de vedação. Para o procedimento é recomendável o uso de peças específicas em HNBR (Borracha de Nitrila Butadieno Hidrogenada).
Vácuo adequado: realizar um vácuo no sistema por pelo menos 30 a 45 minutos para remover o ar e a umidade, já que qualquer presença residual pode congelar, bloquear a válvula de expansão e causar corrosão interna.
Carga correta de fluido e óleo: usar apenas o fluido refrigerante e o óleo lubrificante especificados pelo fabricante do veículo e do compressor. Misturar diferentes tipos pode levar a falhas do compressor.
A lubrificação do sistema é crucial: compressores novos precisam ser devidamente pré-lubrificados, com a quantidade e o tipo de óleo corretos.
“Assim como um motor precisa estar adequadamente lubrificado antes de ser acionado, o compressor também exige atenção especial”, alerta Valêncio. A pré-lubrificação é obrigatória para evitar ruídos e falhas prematuras. Existem compressores pré-lubrificados (com óleo) e modelos secos, que requerem a adição de óleo novo antes do funcionamento. Em ambos os casos, é essencial utilizar o tipo e a quantidade corretos, conforme especificado pelo fabricante.
Para oferecer um serviço confiável, a oficina deve investir em equipamentos e rotinas de manutenção:
Inspeção e calibração de ferramentas de diagnóstico e estações de carga de refrigerante;
Verificação de mangueiras, filtros e anéis de vedação;
Testes de vácuo profundo para garantir estanqueidade do sistema;
Substituição do filtro secador a cada dois anos ou sempre que o sistema for aberto.
A manutenção adequada do compressor não é apenas um detalhe técnico: é essencial para a durabilidade dos componentes e para a satisfação do cliente. Pular etapas pode parecer uma economia de tempo, mas pode resultar em retrabalho, custos adicionais e compromete a confiança do cliente no serviço prestado pela oficina. Por isso, é fundamental as instruções do fabricante em cada etapa do processo. Além disso, aplicar as melhores práticas da indústria — como lubrificação adequada, limpeza minuciosa e substituição preventiva de componentes — melhora a qualidade do serviço e ajuda a prevenir falhas futuras.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
Recife foi palco da 6ª Conferência Nacional Mapa Educação, realizada neste sábado (25), no Centro Cultural Cais do Sertão, com a presença de cerca de 300 jovens de todos os estados brasileiros. O prefeito João Campos (PSB) participou da abertura do evento ao lado da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), fundadora do Mapa Educação. Pela primeira vez no Nordeste, a conferência teve como tema “Educação, Juventudes e Tecnologia” e proporcionou um ambiente de escuta, diálogo e articulação entre jovens lideranças e gestores públicos.
Durante sua fala, o prefeito destacou a importância de políticas educacionais com planejamento de longo prazo. “Assumi quatro compromissos na educação e estamos cumprindo um a um. Duplicamos as vagas de creche, criamos um amplo programa de alfabetização na idade certa, ampliamos o ensino integral e lançamos o Embarque Digital, garantindo formação superior gratuita em tecnologia para jovens da rede pública. Se a gente faz essas quatro coisas, já fez mais do que quase todo mundo no Brasil. Mas além disso, é preciso ter um plano de voo de longo prazo e entregas rápidas que gerem credibilidade e tragam resultados práticos”, afirmou João Campos.
O gestor também ressaltou a importância do papel do terceiro setor na construção de soluções educacionais. “Hoje, o terceiro setor brasileiro da educação é o mais organizado. Temos uma espécie de cartilha, uma receita clara do que fazer. O gestor bem-intencionado sabe por onde começar. A tarefa é traduzir isso em algo palpável e garantir que vire agenda, de governo, de orçamento, de discurso. Quando vira prioridade, a cidade avança”, completou.
A deputada Tabata Amaral compartilhou sua trajetória pessoal e a motivação que a levou à política. “A educação é a principal razão pela qual entrei na política. Cresci na periferia, estudei em escola pública e fui beneficiada por políticas como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, idealizada por Eduardo Campos. Na universidade, conheci pessoas que também sentiam essa angústia com a desigualdade. Foi aí que nasceu o Mapa Educação. Eu acreditava que política era só corrupção e troca de votos, até entender que a boa política precisa ser ocupada por nós”, destacou a parlamentar.
A programação do evento segue até amanhã (26) com oficinas, rodas de conversa e atividades culturais, como o Festival da Educação. Além de João e Tabata, também participaram representantes do Conselho Nacional de Juventude, secretarias estaduais e municipais, organizações do terceiro setor e empresas ligadas à inovação e educação.
A Região Metropolitana de São Luís vive uma das semanas mais violentas dos últimos anos. Desde domingo (19), uma série de ataques ligados à disputa entre facções criminosas por território deixou ao menos sete mortos e mais de dez feridos em diferentes bairros da capital maranhense e de cidades vizinhas.
Os episódios se concentram principalmente na Cidade Operária, área de forte presença de grupos rivais. Tiros em sequência, tentativas de execução e ataques em via pública se tornaram rotina desde o início da semana, obrigando escolas, universidades e comércios a suspenderem as atividades. As informações são do portal Infomoney.
Entre as vítimas estão jovens de 17 a 26 anos, além de homens adultos. Os crimes seguem o mesmo padrão: disparos à queima-roupa feitos por ocupantes de veículos em movimento. Em alguns casos, as autoridades investigam se os ataques foram represálias diretas entre grupos que disputam pontos de tráfico.
Na terça-feira (21), um ataque a tiros deixou um jovem morto e outras cinco pessoas feridas, entre elas um adolescente de 13 anos. O grupo estava na frente de um comércio quando foi surpreendido por homens armados que fugiram em direção à Cidade Olímpica.
A escalada da violência paralisou parte da rede de ensino. Ao todo, 14 escolas estaduais e sete municipais interromperam as aulas, além de instituições como o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A retomada completa está prevista apenas para a próxima semana.
Reação das autoridades
Diante da situação, o governo estadual reforçou o policiamento na região. O Comandante-Geral da PM, coronel Wallace Amorim, afirmou que todas as forças de segurança estão nas ruas para garantir a ordem e que não há registros de ataques dentro das escolas.
O governador Carlos Brandão (PSB) declarou que o efetivo policial foi ampliado e que o Estado vai agir “com rigor contra qualquer ameaça à ordem pública”.
Já o secretário de Segurança, Maurício Martins, informou que cerca de 140 policiais militares, incluindo equipes do Bope, Rotam e Batalhão de Choque, estão em operação permanente na Cidade Operária e nos bairros vizinhos.
As investigações, conduzidas pela Polícia Civil, apontam que os ataques partem de células locais de facções que disputam o controle do tráfico e ordenaram os crimes como retaliação a prisões recentes.