Jornalista Marcelo de Moraes é convidado para o lançamento do livro ‘O Estilo Marco Maciel’

O jornalista Marcelo de Moraes, que atua há anos no jornal Estadão, recebeu, há pouco, o convite oficial para o lançamento do livro ‘O Estilo Marco Maciel’, de minha autoria, pela CRV Editora, de Curitiba. O evento será no próximo dia 24, a partir das 18 horas, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

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Da Folha de S.Paulo

O presidente Lula (PT) confirmou a aliados a intenção de nomear o titular da SRI (Secretaria de Relações Institucionais), Alexandre Padilha, para o Ministério da Saúde, no lugar de Nísia Trindade.

Como antecipou a Folha, Lula avisou a políticos e interlocutores da área da Saúde que iria substituir Nísia. Nessas conversas, ocorridas desde a semana passada, Lula já manifestava a disposição de nomear Padilha, apesar de uma preferência pessoal pelo ex-ministro Arthur Chioro.

Nas conversas em que discutiu a sucessão de Nísia, com pessoas próximas, o presidente apontou a necessidade de o titular ter um perfil mais político, como é o caso de Padilha.

Um argumento adicional a favor de Padilha é o fato de que, atualmente, Chioro faz uma gestão bem avaliada pelo governo à frente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e mantê-lo nesse posto seria uma decisão segura.

Em conversas deste fim de semana, Lula reafirmou essa opção. Para assumir a vaga, Padilha deu sinais de que concordaria em ficar no governo até o fim de 2026, abrindo mão de concorrer à Câmara de Deputados.

Apesar dessas conversas, aliados são cautelosos ao afirmar categoricamente sobre reforma ministerial. Não seria a primeira vez que o presidente mudaria de ideia no curso das mudanças em sua equipe.

O presidente deverá se reunir na terça-feira (25) com Nísia para informar a decisão, desencadeando a reforma ministerial pela chamada “cozinha” do governo. Uma segunda etapa da reforma deverá acontecer depois do Carnaval.

Com a transferência de Padilha, Lula definirá o novo titular da SRI. Segundo aliados do presidente, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e os ministros dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), são cogitados para o cargo.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), chegou a ser sondado para a função, mas, segundo relatos, teria alegado que a maior fonte de tensão para o governo está na Câmara. Dentro dessa lógica, dirigentes do centrão defendem o líder do MDB, Isnaldo Bulhões (AL), para o ministério.

Em conversas, Lula manifestou simpatia pelo nome da presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), para o cargo como uma forma de provar sua capacidade de articulação, sempre posta em dúvida pela classe política.

Mas tem sido desaconselhado pela dificuldade de trânsito que ela enfrenta junto a parlamentares de oposição, após exercer a presidência do PT. Neste sábado, no Rio, Lula teceu elogios a Gleisi, ressaltando sua capacidade de articulação. Ela deverá assumir a Secretaria-Geral da Presidência.

Festa do PT

Neste sábado (22), em festa de aniversário de seu partido, no Rio de Janeiro, Lula afirmou que há desconhecimento do que é feito por seu governo mesmo em seu ministério.

“Descobri na reunião, Gleisi [Hoffmann, presidente do PT], que o ministério do meu governo não sabe o que estamos fazendo. Não sabe. Se o ministério não sabe, o povo muito menos.”

Nísia também compareceu ao evento do PT.

Sem citar diretamente a mudança já feita na pasta da comunicação, chefiada atualmente pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, Lula disse que agora “não tem mole” e que “não haverá mais mentiras contra o governo”.

A troca na Secom foi feita por Lula por entender que a baixa aprovação do governo, conforme institutos de pesquisa, está aquém dos resultados do mandato, como a alta do PIB e a baixa taxa de desemprego.

Pesquisa Datafolha divulgada neste mês apontou que a aprovação de Lula desabou em dois meses, de 35% para 24%, chegando a um patamar inédito para o petista em suas três passagens pelo Palácio do Planalto. A reprovação também é recorde, passando de 34% a 41%.

No discurso deste sábado ao PT, o chefe do Executivo nacional aproveitou para reiterar que está totalmente curado do acidente doméstico, no qual caiu no banheiro e bateu a cabeça. “Graças a deus, o Lulinha tá 100% curado da cabeça.”

Lula fez críticas ao mercado, ao presidente dos EUA, Donald Trump, e às big techs, defendeu a atuação de Gleisi e da primeira-dama, Janja.

Disse ainda que o partido precisa mudar. “Precisamos voltar a discutir política dentro da fábrica, nos locais de trabalho da cidade e do campo. É preciso voltar a dialogar com a periferia, percorrer o Brasil, dialogar com as igrejas, ocupar de novo as ruas. Se a gente só aparece de quatro em quatro anos para pedir voto, seremos iguais a todos os partidos políticos desse país.”

Ao falar de Janja, Lula disse que ela “agora é a bola da vez”. Para o presidente, sua esposa tem sido alvo da oposição como forma de atingi-lo. O presidente defendeu que a primeira-dama continue de “cabeça erguida” fazendo o que ela gosta “sem ligar para oposição” e disse que em sua casa “é proibido proibir”.

“Ou você para de fazer o que você gosta, eles vão parar de incomodar, ou você continua falando até eles perceberem que não vão mudar a sua ideologia, não vão mudar o seu pensamento. Isso é uma guerra.”

Lula orientou a militância a combater notícias falsas e emendou uma crítica a Trump. Segundo ele, os EUA, que sempre “venderam a ideia de paladino da democracia”, têm sido contra o discurso ao qual o país era fiel.

“América para os americanos. O Canadá não é mais um país, é um estado. A Groenlândia é dele. O México não tem mais o Golfo. Mas a gente é cidadão. Ele não foi eleito para ser o xerife do mundo, ele foi eleito para governar os Estados Unidos.”

Jaboatão - Combate Dengue

Da Folha de Pernambuco

Imagens de drone feitas por Adeilson Calixto neste domingo (23) mostram que a escultura do Galo Gigante já começa a tomar forma na ponte Duarte Coelho.

Este ano, a alegoria traz como tema “Cidadão Ecológico”, em referência a sua montagem 100% reciclável. A ponte foi interditada no sábado (22).

A estrutura, assinada por Leopoldo Nóbrega e Germana Xavier, tem 32 metros de altura, cinco metros maior, com referências ao meio ambiente, inclusão social e patrimônio cultural.

O gigante ficará de pé na próxima quarta-feira (26), e reinará absoluto no Carnaval de Pernambuco até o domingo pós-Carnaval, 9 de março. O desfile é no Sábado de Zé Pereira (1º).

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Da CNN

Friedrich Merz é o favorito para se tornar o próximo chanceler da Alemanha nas eleições federais de hoje. O veterano político, de 69 anos, adota uma postura linha-dura em relação à imigração e o amor pela aviação.

Mas quem é o conservador da velha guarda que quer livrar seu partido, a União Democrata Cristã (CDU), do legado centrista da ex-líder Angela Merkel?

A decisão da sua rival de longa data de deixar o cargo máximo em 2021 levou Merz a sair da hibernação política e concorrer à liderança do partido. Após duas tentativas fracassadas, ele foi finalmente selecionado para liderar a CDU em 2022.

Agora, ele parece ter a chancelaria em suas mãos após o colapso em novembro da coalizão governante da Alemanha – composta pelos Social-Democratas (SPD), Partido Democrático Liberal (FDP) e os Verdes – que abriu caminho para eleições antecipadas.

Se seu partido vencer, Merz pode assumir o comando de um país atolado em crises – embora possa levar semanas para formar uma coalizão governamental. Ele prometeu reiniciar a grande economia da Alemanha após anos de estagnação atípica, reprimir a imigração e reduzir impostos, tudo isso enquanto tenta reconquistar votos da ultradireita.

Apesar de seu partido liderar confortavelmente as pesquisas, sua campanha não foi uma navegação tranquila. Um flerte com a ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD) três semanas antes da eleição atraiu críticas – e acusações de que ele havia violado o “firewall” dos principais partidos contra a AfD.

Rivalidade com Merkel

Merz nasceu em 1955 em uma família católica conservadora na cidade de Brilon, na Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha central, e se juntou à ala jovem da CDU enquanto ainda estava na escola. Ele entrou para a política em tempo integral em 1989, quando foi eleito para o Parlamento Europeu aos 33 anos.

Depois de servir um mandato como membro do Parlamento Europeu, Merz foi eleito para o Bundestag – o parlamento da Alemanha – e se estabeleceu como um líder em política financeira. Em 2003, ele argumentou que as regras fiscais alemãs deveriam ser simples o suficiente para serem calculadas no verso de um porta-copos de cerveja.

No entanto, a crescente rivalidade com Merkel acabou levando-o a abandonar a política.

Merz, que apelou para a facção mais tradicionalista e de direita da CDU, perdeu para Merkel em uma disputa pela liderança do partido em 2000.

A liderança de Merkel sinalizou uma ruptura com a norma da CDU. Ela foi sua primeira líder mulher, com formação protestante — e não católica — e tendências centristas.

A rivalidade entre os dois se tornou mais evidente em 2002, quando Merz foi afastado da liderança da oposição no Bundestag em favor de Merkel.

No final de 2009, a Merz ingressou totalmente no setor privado. Ele trabalhou como advogado e consultor sênior no escritório de advocacia internacional Mayer Brown, entre outros cargos. Esses empreendimentos o tornaram multimilionário, de acordo com o jornal de negócios alemão Handelsblatt.

Esse histórico pode ter persuadido os eleitores de que Merz é um homem que sabe fazer negócios; uma habilidade desejável para qualquer um que espera consertar a maior economia da Europa, que se contraiu pelo segundo ano consecutivo em 2024.

Volta para a política

Nove anos depois de deixar a política, o anúncio da renúncia de Merkel do cargo mais alto da Alemanha abriu caminho para Merz retornar. Após duas tentativas frustradas de liderança do partido CDU, em 2018 e 2021, ele foi selecionado para liderar em 2022, consolidando seu retorno político.

O desejo de Merz de se distanciar do legado de Merkel é claro. Ele buscou levar a CDU mais para a direita do que era sob Merkel, em parte para tentar impedir que os eleitores se voltassem para a ultradireita, enquanto defendia uma economia mais pró-mercado.

Em uma entrevista à emissora alemã ZDF em 2019, Merz descreveu a liderança “ociosa” de sua antecessora como um “tapete de neblina” sobre o país e disse que vê sua política de refugiados de “portas abertas” durante a crise migratória de 2015 como um erro grave.

Merkel, por sua vez, criticou Merz em uma rara intervenção política em janeiro, depois que ele fez passar um projeto de lei sobre imigração com a ajuda da AfD – agora o principal rival da CDU. O projeto de lei foi finalmente derrotado pelo parlamento alemão.

Em uma entrevista no congresso de seu partido no início de fevereiro, no entanto, Merz reiterou à CNN que trabalhar com a AfD era um fracasso. “Eles são contra… tudo (o que) somos, o que construímos na República Federal da Alemanha. Não há cooperação com este partido”, disse ele.

Sua campanha para a chancelaria se concentrou principalmente em questões básicas, como cortes de impostos, desregulamentação e incentivos ao trabalho.

Merz segue uma linha dura sobre imigração e vê a contenção da imigração irregular para a Alemanha como a tarefa mais urgente se for eleito, de acordo com a revista de notícias alemã Der Spiegel. Ele pediu que requerentes de asilo que chegam de outros estados-membros da União Europeia sejam rejeitados nas fronteiras terrestres da Alemanha.

Merz criticou os benefícios liberais de assistência social e acusou os refugiados ucranianos de “turismo social” – uma frase que ele mais tarde se desculpou por usar. No geral, ele promete cortar gastos com assistência social, dizendo ao The Economist em uma rara entrevista na preparação para a eleição que ele quer evitar “pagar pessoas que não estão dispostas a trabalhar”.

Merz e a CDU apoiam a ajuda militar contínua da Alemanha a Israel em meio à guerra em Gaza, ao mesmo tempo em que defendem uma solução de dois estados como meta de longo prazo. Em um debate televisionado com o chanceler Olaf Scholz no início deste mês, Merz expressou desconforto com a proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, de “tomar” Gaza, ao mesmo tempo em que sugeriu que ainda resta ver “o que realmente significa seriamente”.

Sobre o tópico de enviar ajuda à Ucrânia, Merz defendeu uma abordagem mais prática do que a coalizão liderada pelo SPD que está saindo. Ele apoia a entrega de mísseis de cruzeiro Taurus de longo alcance para Kiev – algo que o governo de Scholz recusou por medo de atrair a Alemanha para o conflito.

“Estamos do lado ucraniano porque o ataque é contra todos nós”, disse ele à CNN.

Merz foi vago quando questionado pelo The Economist sobre a questão dos gastos de defesa da Alemanha, embora tenha reconhecido que eles teriam que aumentar no longo prazo. O Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, reiterou esta semana a demanda de sua administração para que os membros da Otan gastem 5% do PIB em defesa em uma reunião com aliados dos EUA em Bruxelas.

No mês passado, o governo alemão disse que havia cumprido a meta da Otan de gastar 2% do seu PIB em defesa após estabelecer um fundo especial após a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia — mas isso está significativamente aquém da demanda do governo Trump.

Nas horas vagas, Merz é um piloto amador, às vezes pilotando seu próprio avião particular – um hobby caro para um homem que certa vez se descreveu ao tabloide alemão Bild como “classe média alta”.

Dulino Sistema de ensino

Da Reuters

Alice Weidel, candidata a chanceler do partido de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD), é um rosto público improvável para um partido anti-imigração dominado por homens que se descreve como defensor dos valores familiares tradicionais e das pessoas comuns.

A alemã de 46 anos tem dois filhos com uma mulher nascida no Sri Lanka, uma cineasta, e fala mandarim fluentemente, tendo feito um doutorado em economia na China. Antes de entrar para a política, a alemã trabalhou para o grupo financeiro Goldman Sachs e a empresa de gestão de investimentos Allianz Global Investors como consultora empresarial freelance.

Analistas políticos afirmam que o perfil incomum de Weidel, no entanto, é precisamente o que faz dela uma vantagem para a AfD, emprestando um verniz de respeitabilidade liberal a um partido que autoridades suspeitam ser antidemocrático.

Normalmente vestindo um terno escuro, camisa branca e pérolas, ela parece mais equilibrada e competente em vários tópicos do que alguns de seus colegas, os especialistas dizem. Seus críticos a chamam de oportunista implacável e um “lobo em pele de cordeiro”. Como colíder do AfD, Weidel supervisionou um aumento no apoio ao partido nos últimos anos, beneficiando-se da frustração com a coalizão fragmentada do chanceler Olaf Scholz, cujo colapso resultou na eleição antecipada de 23 de fevereiro.

Pedindo uma diminuição da imigração para a Alemanha e controles rigorosos nas fronteiras, a maior vitória política da AfD em nível federal ocorreu no início deste ano, após uma votação patrocinada pelo líder do partido conservador alemão, aprovada com seus votos — a primeira vez na política alemã em que a maioria dos principais partidos se recusa a trabalhar em conjunto com a AfD.

Weidel e seu partido também receberam apoio fora da Alemanha, entre eles do CEO da Tesla, Elon Musk, que fez um discurso em vídeo em um evento do AfD em janeiro.

Na última sexta-feira, a candidata se reuniu com o vice-presidente americano, JD Vance, durante a Conferência de Segurança de Munique. Eles se encontraram em um quarto de hotel por cerca de 30 minutos e falaram sobre a guerra na Ucrânia e a política interna alemã.

Em um debate poucos dias antes das eleições, Weidel foi a única candidata a defender que a Alemanha deixe de apoiar os ucranianos na guerra contra a ocupação russa, pedindo por uma postura de neutralidade no conflito.

Embora seja improvável que Weidel faça parte de qualquer novo governo formado após as eleições antecipadas, já que todos os principais partidos no parlamento rejeitaram trabalhar em conjunto com o AfD, a sigla está atualmente em segundo lugar nas pesquisas, atrás do partido conservador e à frente dos sociais-democratas e do partido Verde.

Ipojuca No Grau

Do g1

As urnas da eleição da Alemanha abriram às 4h no horário de Brasília (8h no horário local) neste domingo (23). Os alemães vão escolher, em eleições gerais antecipadas, os representantes do Bundestag, o Parlamento alemão, que definirão o próximo chanceler, chefe de governo do país.

Os cerca de 61 milhões de alemães aptos a votar terão até às 14h em Brasília (18h no horário local) para fazer as suas escolhas. Em linhas gerais, os eleitores escolhem um candidato, mas também votam em um partido. Quanto mais votos a legenda receber, mais cadeiras terá no Bundestag

Com o crescimento da extrema direita, representada pelo partido AfD, especialistas apontam que a formação de uma coalizão governamental será difícil, o que pode ameaçar a estabilidade política do país.

Nos últimos anos, todos os partidos que compõem o Bundestag se recusaram a trabalhar ou formar alianças com a AfD, já que a legenda é investigada por extremismo e acusada de abrigar movimentos neonazistas.

Além disso, a eleição na Alemanha, a maior economia da União Europeia, também pode definir os rumos do bloco e as respostas da Europa a provocações recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump sobre a Ucrânia e as tarifas.

Como é a eleição na Alemanha

Nas eleições alemãs, o eleitor precisa preencher duas cédulas, conhecidas como Erststimme (primeiro voto) e Zweitstimme (segundo voto).

  • No primeiro voto, o eleitor escolhe um candidato do distrito em que mora para ser eleito deputado.
  • No segundo voto, o eleitor vota em um dos partidos que concorrem às eleições.

Vale ressaltar que o eleitor não é obrigado a votar no mesmo partido nas duas cédulas. Ou seja, é possível escolher um candidato de um partido no primeiro voto e, no segundo, apoiar outra legenda.

Das 630 cadeiras do Bundestag, 299 são ocupadas pelos deputados eleitos diretamente em seus respectivos distritos. As outras 331 são distribuídas proporcionalmente ao número de votos que cada partido recebeu. Ou seja, quanto mais votos um partido obtiver, mais assentos ele terá no Parlamento.

Na distribuição proporcional, os partidos preenchem suas cadeiras com base em uma lista estaduais pré-definidas e registrada junto às autoridades eleitorais antes da votação. Geralmente, essa lista é liderada pelo principal nome do partido, que costuma ser o candidato a chanceler.

Com o Parlamento formado, cada partido irá indicar um nome para a escolha do próximo chanceler e cabe ao presidente alemão escolher um dos candidatos.

Após a escolha do presidente, os parlamentares realizam uma votação interna e secreta para decidir se o nome será aprovado ou não. Se eleito, o chanceler começa a formar o governo.

Caruaru -IPTU 2025 - 20%

Do Poder360

O papa Francisco, de 88 anos, teve uma noite tranquila, informou o Vaticano neste domingo (23). O pontífice enfrentou uma crise prolongada de asma e precisou passar por uma transfusão de sangue no sábado (22).

Francisco foi internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli de Roma (Itália) em 14 de fevereiro para tratar uma bronquite. Foi diagnosticado com pneumonia bilateral. No sábado (22), os exames realizados mostraram plaquetopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue) associada à anemia, o que levou à necessidade da transfusão.

Eis o boletim divulgado na manhã deste domingo (23):

Segundo o Vaticano, o papa não fará neste domingo (23) a tradicional oração do Angelus na Praça de São Pedro pela segunda semana consecutiva. Assim como no último domingo, o texto será publicado on-line.

Renúncia descartada

Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, publicada no sábado (22), o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, descartou uma possível renúncia do papa Francisco. Ele afirmou que “especulações são inúteis” e que a principal preocupação neste momento é a recuperação do pontífice.

“Nosso foco é na saúde do Santo Padre, em sua recuperação e no retorno ao Vaticano. O restante são apenas rumores”, afirmou Parolin.

O estado de saúde de Francisco preocupa o Vaticano, já que as atividades exigem fisicamente do papa. Desde que assumiu o cargo em 2013, Francisco foi internado cinco vezes.

Camaragibe Cidade do Trabalho

Do Poder360

Os posts do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seus perfis nas redes sociais tiveram, em média, 47.793 interações, segundo dados coletados de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2025. O petista ocupa a 5ª posição no ranking de engajamento dos possíveis presidenciáveis para 2026.

Os dados são de um levantamento realizado pela Bites, empresa de análise de dados, a pedido do Poder360. Foram consideradas publicações feitas no Instagram, Facebook e X.

O engajamento do petista é quase seis vezes menor que o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (271.181). Além da ex-primeira-dama, que lidera a lista, Lula também fica atrás do cantor Gusttavo Lima (106.541), que já manifestou interesse em disputar o Planalto em 2026, do ex-presidente Jair Bolsonaro (84.215) e do ex-coach Pablo Marçal (49.729).

O petista tentou revitalizar suas redes ao trazer o marqueteiro Sidônio Palmeira para o comando da Secom (Secretaria de Comunicação Social), com a missão de recuperar sua popularidade. Mesmo depois dele assumir o cargo, em 14 de janeiro, há um abismo digital entre Lula e seus adversários.

Mudança de estratégia

No período analisado, Lula fez 289 posts, muitos já sob a coordenação de Sidônio. Desde então, tem tentado adotar um tom mais descontraído nas publicações.

Um exemplo claro é um vídeo da entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, publicado em 23 de janeiro, que adota a linguagem “POV”, popular na internet.

O termo significa “point of view” (ponto de vista, em português). A expressão é usada por internautas, especialmente pelo público jovem, para mostrar a perspectiva de alguém sobre algo. No vídeo, apresenta-se o ponto de vista das pessoas beneficiadas pelo programa.

Aumento de interações

Em comparação com o ano passado, as mudanças trouxeram um retorno positivo. O petista saltou de uma média de 29.589 interações no acumulado de 2024 para 47.793 no início deste ano.

No ano passado, Lula também ficou na 5ª posição. Estava atrás de Bolsonaro (73.915) e Marçal (70.907). Também ficou atrás de Tarcísio de Freitas (33.335), apontado – embora negue – como um possível candidato da direita em 2026.

Esquerda não engaja

Lula não é o único governista com desempenho fraco nas redes. Todos os nomes testados nas pesquisas de intenção de voto como possíveis substitutos do presidente nas eleições de 2026 atraem pouca atenção dos internautas.

Quando avaliados os dados deste ano, o engajamento médio somado dos perfis de Fernando Haddad (PT), Gleisi Hoffmann (PT), Camilo Santana (PT), Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Helder Barbalho (MDB) é de 49.886 interações por post, número inferior ao de Bolsonaro sozinho.

Os dados refletem as pesquisas eleitorais: Lula não conseguiu construir um sucessor e sua popularidade está em queda. Por outro lado, a direita, mesmo com Bolsonaro inelegível, mantém nomes competitivos.

O levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado na terça-feira (18), indica que, caso estivesse elegível, Bolsonaro venceria Lula em um eventual segundo turno, se as eleições fossem hoje. Em um cenário apenas com os dois candidatos, Bolsonaro aparece com 45,1% das intenções de voto, enquanto Lula soma 40,2%.

Também aparece tecnicamente empatado com Michelle e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Toritama - Prefeitura que faz

De todos os consagrados compositores de Luiz Gonzaga, que vêm sendo retratados neste espaço das crônicas domingueiras, dois não se encantaram pelas belezas do “Sul maravilha”, onde o Rei do Baião foi obrigado a criar raízes, longe do seu pé de serra em Exu, para mostrar seu talento ao mundo: Onildo Almeida, que nunca arredou o pé de sua Caruaru, e Zé Marcolino, autor de grandes sucessos, como Sala de Reboco e Cacimba velha.

Zé Marcolino ainda chegou a ser seduzido pelo famoso sanfoneiro quando o conheceu em 1961, em Sumé, seu torrão natal na Paraíba, depois de enviar dezenas de cartas oferecendo algumas das suas canções para ele gravar. Não pensou duas vezes e partiu em disparada para o Rio de Janeiro, na boleia do Velho Lula, com quem selaria uma produtiva e emocionante parceria musical por muitos anos.

Mas foi uma curtíssima temporada em solo carioca. Matuto que se preza, como era o bem autêntico Zé Marcolino, não aguenta o rojão e os agitos de cidade grande, drama para ele revelado no xote “Matuto Aperreado”, gravado por Luiz Gonzaga, no qual ele descreve bem como se sentiu na cidade grande: “Fico doido com tanta fala de gente e a zuada de automóvel a me assustar. Se na rua vou fazer um cruzamento, tenho medo, eu num posso atravessar desse jeito, sou franco em dizer, mas um dia eu aqui não posso mais ficar”.

Apesar dos apelos do rei, que se encantou com o talento do poeta paraibano, que falava mastigando poesia, Marcolino fez o caminho inverso de todo nordestino: como a “Asa Branca”, bateu asas em disparada ao seu ninho. Nunca mais botou os pés no Rio e em nenhuma cidade grande. Mas o tempo em que voltou a despertar da cama cedo, com o canto dos pássaros, fazer acordes de vaqueiro, pegar boi brabo na caatinga e usar o mandacaru como símbolo, compôs grandes canções para Luiz Gonzaga.

No LP “A Triste Partida”, pouco tempo depois, Luiz Gonzaga gravou de Zé Marcolino a belíssima Cacimba Nova: “Fazenda Cacimba Nova/ Foi bonito o teu passado/ Ainda estás dando a prova/ Pelo que vê-se a teu lado/ Um curral grande, pendido/ Um carro velho, esquecido/ Pelo sol todo encardido/ Sentido, sem paradeiro/ Falta de juntas de bois/ Que lhe levavam de dois/ Obedecendo ao carreiro”.

Também gravou “Maribondo”, “Cantiga de Vem-vem” e “Numa sala de reboco”, um dos seus maiores sucessos: “Todo o tempo quanto houver pra mim é pouco/ Pá dançar com meu benzinho numa sala de reboco/ Enquanto o fole tá fungando/ Tá gemendo/ Vou dançando e vou dizendo o meu sofrer pra ela só/ E ninguém nota que eu tô lhe conversando/ E nosso amor vai aumentando/ E pra que coisa mais mior’?”.

José Marcolino Alves nasceu em Sumé, na Paraíba, berço da poesia do Pajeú e do Cariri nordestino. Filho de pai cearense e mãe paraibana, Zé Marcolino se apaixonou por Maria do Carmo Alves, com quem subiu ao altar em 1951. O lindo e prolongado romance resultou em sete filhos — Maria de Fátima, José Anastácio, Maria Lúcia, José Ubirajara, José Walter, José Paulo e José Itagiba.

Antes de voltar definitivamente para o Sertão, morrendo de saudade do cheiro da sua terra e da sua gente, Zé Marcolino assistiu Luiz Gonzaga gravar, em 1962, no estúdio da RCA, o repertório do disco “Véio Macho”, com metade das 12 faixas com composições de autoria dele. Indagado durante uma entrevista no Rio se pretendia ser apenas compositor, Marcolino respondeu: “Seu Luiz Gonzaga, na vinda aqui para o Rio, apresentou-me como cantor em Paulo Afonso (BA). Quer que eu cante aqui também. Vou ver se tenho coragem para isso”.

Em Sumé, Zé Marcolino também voltou a fazer o que gostava: vaqueiro, pedreiro, barbeiro e compositor. Das suas profissões, qual a que rende mais?”, quis saber um repórter. “Acho que é a de vaqueiro. Vender gado é um bom negócio”, atestou. Zé Marcolino voltou ao Sertão depois de uma temporada de shows com Luiz Gonzaga que acabou no Crato (CE).

Pegou um ônibus para Campina Grande e de lá foi de táxi até Prata (PB) para o reencontro logo com a família. Ali, residiu até 1973. De lá, foi para Juazeiro (BA) e ficou até 1976, quando regressou para Serra Talhada (PE), onde morou pouco tempo.  Era extremamente inteligente, bem-humorado e observador, com uma memória privilegiada.

Carregava versos nas veias como a caatinga do Sertão está para seu habitat natural. Não fazia por dinheiro ou reconhecimento, mas porque aquilo revelava o que sua alma podia transformar em arte, em poesia. Mais de 50 músicas de sua autoria foram gravadas por Luiz Gonzaga e diversos outros cantores. Sua simplicidade era peculiar. Ninguém sabia contar causos políticos e histórias engraçadas do Sertão como ele.

Então empresário têxtil em Sertânia, Jarbas Guimarães, ex-presidente do Sport, ficou encantado com Zé Marcolino quando o conheceu. O primeiro encontro resultou numa grande amizade. Nas festas animadas da fazenda de Jarbas em Sertânia podia faltar tudo, menos a poesia, as histórias e o canto romântico do trovador Marcolino. No início dos anos 1990, fui lá uma única vez e me encantei também por Marcolino. Tudo girava em torno dele. Era o astro dos saudosos churrascos de Jarbas.

Por ironia do destino, o matuto que temia atravessar as movimentadas ruas do Rio de Janeiro, morreu num acidente de carro em 19 de setembro de 1987. Seu motorista, ao tentar desviar o carro de uma vaca que atravessava a rodovia em Carnaíba, no Sertão do Pajeú, perdeu o controle e capotou. Marcolino estava na companhia do filho Ubirajara Marcolino, que sofreu apenas leves escoriações, enquanto o pai sofreu fratura no crânio. Chegou a ser levado para o Recife, mas faleceu nas proximidades de Vitória de Santo Antão, aos 57 anos de idade.

A poética de Zé Marcolino foi impregnada de nordestinidade. Nela, se viam as festas de São João, os causos de vaqueiros, as crenças populares, o canto dos pássaros e a forma simples de vida dos sertanejos. Seus versos têm a força da terra e do homem, exaltam a relação que se estabelece entre eles. Falam de um Sertão de aço, de um sertanejo bravo.

O “Caboclo nordestino”, cantado numa obra em que ele fez os versos e a melodia, Luiz Gonzaga gravou: “Caboclo humilde roceiro/ Disposto trabalhador/ No remexer da sanfona escuta este cantador/ Que no baião fala ao mundo teu grandioso valor/ E tu caboclo que vives com a enxada na mão/ Aqui nessa vida humana ninguém é melhor do que tu/ Escuta esta homenagem de um cabra do Pajeú.”

Em uma das suas canções, ele fala das dificuldades de sobreviver longe do seu Sertão: “Se Deus quiser/ Vou-me embora pro sertão/ Pois a saudade me aperta o coração.” Outra bela canção, “Pássaro Carão”, em ritmo de baião, ele diz: “Pássaro carão, cantou, anum chorou também/ A chuva vem cair no meu sertão/ Vi um sinar’, meu bem, que me animou também/Ainda ontem eu vi pólvra’ no chão”.

Dentro do repertório de Luiz Gonzaga, quem não se emociona quando ele abre o vozeirão e canta “Serrote agudo”, de Zé Marcolino: “Passando em Serrote Agudo/ Em viagem incontinente/ Vendo a sua solidão/ Saí pesando na mente/ Eu vou fazer um estudo/ Pra lhe contar a miúdo/Quem já foi Serrote Agudo/ Quem está sendo no presente”.

Marcolino deixou um vazio poético no Sertão, pois fazia uma música atávica, com muito da poesia oral da região, rica em repentistas e glosadores. Soube, assim, criar grandes melodias para suas letras. Ele não tinha conhecimento musical. Fazia a coisa intuitivamente, mas com muita certeza, muito preciso na afinação.

Era, por fim, um camarada que retratava dentro da sua poesia a ambiência, a ecologia, o comportamento brincalhão satírico do homem nordestino com muita qualidade. Buscava inspiração nos elementos da natureza, no canto dos pássaros, no comportamento do fura-barreira, do pássaro que fica em cima da estaca, fazendo a tapia para o menino que atira nele com a baladeira. 

Luiz Gonzaga tinha cheiro de bode. Zé Marcolino, o perfume do angico, da aroeira e da baraúna. Tem ainda a sabedoria do pássaro carão, que dá sinais da chegada da chuva no Sertão.

Belo Jarfim - Cidade Limpa

Brasil já tem 14,8 mil eletropostos em 1,4 mil municípios

O país já possui circulando nas ruas 208 mil veículos a bateria ou híbridos plug-in. Destes, 93,1 mil são totalmente elétricos e 115,3 mil, híbridos plug-in. Mas temos carregadores suficientes para eles? E onde eles estão sendo instalados? Esta semana, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) divulgou um levantamento sobre a infraestrutura de eletromobilidade no país. Segundo a apuração da ABVE, o Brasil conta hoje com 14.827 eletropostos públicos e semi públicos.

Em comparação com o levantamento anterior, realizado em novembro do ano passado, o crescimento no último trimestre foi da ordem de 22%. Naquele mês, 1.263 municípios contavam com eletropostos ou algum tipo de infraestrutura de carregamento. Agora, esse universo foi ampliado para 1.363 localidades — uma elevação de 8%. Isso garante um índice de 14 veículos por eletroposto. Ponto positivo para o Nordeste e o Norte, que estavam ficando para trás nessa corrida. O primeiro, por exemplo, teve variação positiva de 10,9% — e agora tem 326 municípios com algum eletroposto. No Norte, o crescimento foi de 23,7%. Mas apenas 47 cidades têm ponto de carregamento.

A maioria dos eletropostos (84%, ou 12.397) é de recarga lenta, chamados de AC. Apenas 16%, 2.430, são rápidos, os DC. Vale lembrar que a oferta de carregadores rápidos tem aumentado em ritmo mais acelerado. Com relação aos 1.516 contabilizados em novembro no ano passado, o salto foi de 60%. No mesmo período, o número de carregadores lentos avançou 17% — eram 10.621 há três meses. Em Pernambuco, a cidade com mais pontos de carregamento é o Recife, com 167, seguido de Caruaru e Garanhuns (veja quadro abaixo). Na Paraíba, João Pessoa (62) e Campina Grande (60) predominam. No Ceará, Fortaleza tem 40% dos eletropostos (215), seguida de Cascavel e Eusébio.

Blindagem de carros cresce no Nordeste –  Em 2024, o Brasil blindou 34.402 veículos. O número, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), representa um novo recorde, pelo quarto ano consecutivo. Em 2021, o país havia registrado pouco mais de 20 mil carros blindados. No ano seguinte, houve um salto para 25.916 unidades. Em 2023, foram blindados 29.296 e, em 2024, um novo crescimento, agora de 17,5%. Atualmente, a frota blindada estimada no Brasil se aproxima dos 400 mil veículos. No ano passado, as cinco marcas que mais tiveram carros blindados foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD — o que marca a consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional. De acordo com o novo levantamento, os cinco estados que mais blindaram foram São Paulo, que responde por quase 85% das blindagens registradas em 2024 (28.962), seguido por Rio de Janeiro (2.669), Ceará (992) e Pernambuco (843).

Uma das regiões que tem registrado aumento na procura por blindagem automotiva é o Nordeste brasileiro. Em 2024, o PIB da região cresceu 3,8%, superando a média nacional, de acordo com a Resenha Regional do Banco do Brasil, sob a liderança dos estados da Paraíba (PIB de 6,6%) e do Rio Grande do Norte (6,1%). Os índices reforçaram o potencial do mercado consumidor local para setores de alto valor agregado, entre eles, o mercado de carros blindados. De acordo com levantamentos da Abrablin, estados da região Nordeste aparecem com frequência no ranking nacional de blindagem. Ceará e Pernambuco figuram nas terceira e quarta posições pelo menos nos últimos três anos, com o número de unidades blindadas crescente. “A blindagem automotiva já é uma realidade consolidada no Nordeste, mas percebemos um forte potencial de expansão. Embora não existam estimativas precisas para 2025, é razoável projetar um crescimento entre 15% e 25% no número de veículos blindados em estados como Ceará, Pernambuco, além da Paraíba e Alagoas, por exemplo, considerando fatores regionais, como o crescimento econômico e o aumento da percepção de insegurança em áreas urbanas, demandando a busca contínua por soluções de segurança, aproveitando-se da maior acessibilidade aos serviços de blindagem”, explica Denis Valentin, diretor financeiro e operacional da Concept Be Safe.

Yamaha lança nova R3 Connected – A marca japonesa acaba de anunciar a chegada ao Brasil da R3 Connected, modelo com design inspirado na YZR-M1 da MotoGP. Ela passou por atualizações relevantes e ganhou mais tecnologia – e o tempo de lançamento na Europa e por aqui nem foi tão longo assim. O novo visual para 2025 inclui frente mais agressiva, com quatro DRLs integrados à entrada de ar e um potente farol de LED. A carenagem renovada foi mais estreita e mais leve. O motor é o consagrado bicilíndrico de 321cc de quatro tempos, oito válvulas e refrigeração líquida. A tecnologia DiASil, nele adotada, contribui para menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho de desempenho. O conjunto entrega 41,3cv de potência e um torque de 3kgfm. A embreagem é assistida e deslizante. O painel de instrumentos é do tipo LCD estilo “Black out”, que abriga uma tomada USB e tem conectividade para smartphone pelo Y-Connect. O modelo chegará aos concessionários da marca agora em março, com preço sugerido de R$ 37 mil (além de frete).

Mulheres de motos – A pesquisa Origem e Destino, realizada pelo Metrô de São Paulo, notou um aumento de mulheres pilotando. Na mesma linha, dados da Abraciclo (a associação dos fabricantes) revelam que o número de mulheres com habilitação para pilotar motocicletas mais do que dobrou nos últimos anos, saltando de 4,5 milhões em 2012 para 8,9 milhões em 2022. Isso demonstra como as motocicletas se apresentam como uma solução econômica e prática de mobilidade – como também, explica este ser um dos segmentos de maior destaque no Sistema de Consórcios com cerca de 3,03 milhões de participantes ativos e cerca de 1,33 milhões de cotas vendidas, segundo o relatório de dezembro da Abac, associação das empresas de consórcios. 

Ford Transit ganha garantia estendida – A Ford Pro iniciou a venda da Nova Transit, com previsão de entrega das primeiras unidades agora em março. A van ganhou aprimoramentos tecnológicos, maior oferta de versões e equipamentos de série – principalmente no pacote de segurança. E agora oferece garantia de dois anos, sem limite de quilometragem. As principais mudanças estão no interior, que ficou mais tecnológico e ergonômico. O painel de instrumentos passa a de 8”; central multimídia, de 12”. Destaque ainda para equipamentos de assistência ao motorista, que ajudam a reduzir os riscos de acidentes e evitar a parada do veículo para reparos. A linha traz também duas novas versões com rodado simples: a Furgão Cargo, com PBT de até 4,0 t, e a Vidrada Longa que pode ser usada, por exemplo, em transporte executivo para 18 passageiros ou até van escolar com 29 lugares.

No geral, a Nova Transit conta com 22 modelos das versões chassi, furgão, minibus e elétrica que permitem mais de 60 configurações para diversos tipos de aplicação. Algumas estão bem equipadas mesmo. A Transit Chassi traz até retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, farol de neblina, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral, com preço a partir de R$ 282.900. A Transit Minibus ganhou sistema de monitoramento de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral etc. Custa R$ 354.900. A Transit Furgão custa a partir de R$ 297.900. A E-Transit tem preço sob consulta.

BYD com inteligência artificial – A marca chinesa BYD vai implementar o sistema de inteligência artificial DeepSeek em seus veículos. Segundo a agência France Press, o objetivo é auxiliar os sistemas de direção inteligente dos seus carros – incluindo modelos mais baratos. A adoção DeepSeek faz parte de um sistema de direção assistida, chamado de “Olho de Deus”. A nova tecnologia, segundo a BYD, estará em 21 de seus carros, incluindo o pequeno Dolphin Mini, carro elétrico mais barato da marca no Brasil e que custa a partir de R$ 118,8 mil. A versão destinada para carros de entrada, como no Dolphin Mini, utiliza 12 câmeras e 17 sensores espalhados pelo carro. Modelos mais avançados adicionam outros componentes e triplicam a capacidade de processamento de dados, recebidos a partir destes equipamentos. Aliás, outras marcas da China também vão usar a IA DeepSeek, como a Geely, dona da Volvo, por exemplo, e a GWM, da Ora 03 e do Haval H6.

Eclipse Cross linha 2026 – Ainda estamos em fevereiro, mas o SUV da Mitsubishi acaba de ganhar a linha 2026. E com atualizações em itens de série e opcionais. Por exemplo: nova central multimídia, novo desenho das rodas, grade dianteira diferenciada da HPE Black e HPE-S 4×4 Black (esta, com novos spoilers dianteiro e traseiro). Agora, o Eclipse vem com DRL e lanternas traseiras em LED em todas as versões. A versão de entrada Rush custa R$ 169 mil. A topo de linha, a Black, tem preço sugerido de R$ 226 mil. O motor é o 1.5 turbo de 165cv e transmissão CVT que simula oito velocidades. 

Cuidado com o Arla 32 adulterado – A qualidade do Arla 32 é essencial para garantir a eficiência dos motores a diesel e a redução de emissões. No entanto, a adulteração desse insumo, também conhecido como agente de ureia, tem se tornado um problema crescente no mercado brasileiro, colocando em risco a operação de veículos diesel, elevando custos de manutenção, além de comprometer a sustentabilidade ambiental. A Usiquímica, uma das pioneiras na produção de Arla 32 no Brasil, alerta para os impactos negativos do uso desse agente fora das especificações e reforça a importância de garantir sua procedência correta. A adulteração ocorre, principalmente, pela substituição da ureia automotiva de alta pureza pela ureia fertilizante, uma prática que pode parecer economicamente vantajosa, mas que gera consequências graves.

“A ureia fertilizante contém aditivos, que, ao serem injetados nos veículos a diesel, danificam catalisadores e comprometem a eficiência do pós-tratamento de emissões. Isso resulta em falhas mecânicas recorrentes, aumento do consumo de combustível, com impactos diretos na qualidade do ar e na saúde”, afirma Everton Minatti, gerente de Operações da Usiquímica.  O Brasil segue padrões rigorosos de emissões estabelecidos pelo programa de controle da poluição, o Proconve. “É fundamental que transportadores e frotistas fiquem atentos à procedência do Arla 32 utilizado em seus veículos. Para evitar prejuízos, aconselhamos adquirir o Arla 32 apenas de fornecedores confiáveis, verificar se o produto possui certificação do Inmetro, além de desconfiar de preços muito abaixo do mercado”, alerta Minatti.

Como identificar uma oficina de confiança? – Na hora de fazer a manutenção no carro, seja ela preventiva ou corretiva, é normal tentar levar o veículo em uma oficina de confiança. Tanto para não ter surpresas negativas nos serviços quanto na hora de pagar a conta. A identificação de uma oficina de confiança pode ser feita de diversas formas e aqui trazemos algumas dicas e orientações para deixar essa missão mais simples e assertiva. O dono do carro deve ficar atento a algumas características que indicam a qualidade dos serviços e até a idoneidade da oficina. “Centros automotivos de confiança possuem algumas características em comum. Como, por exemplo, os aspectos das instalações, dos profissionais, dos serviços e do pós-venda são cruciais”, explica Danilo Ribeiro, coordenador do Centro de Tecnologia e Treinamento e Inovação da DPaschoal (CTTi).

Confira as 5 dicas para encontrar lugar confiável

  1. Avaliações – Busque conversar com amigos, colegas e familiares, e pedir indicação de oficinas nas quais já eles tenham realizado manutenções. Pela internet e redes sociais também  é possível buscar avaliações e comentários de motoristas que já usaram os serviços para identificar qualidades e pontos de atenção na oficina em que deseja levar o seu carro. Se identificar mais comentários negativos do que positivos, fique atento e evite o local para fazer a manutenção do seu veículo.
  2. Visual – Ao chegar à oficina preste atenção ao ambiente. Veja se o espaço é organizado, bem iluminado e limpo. Essas características demonstram os cuidados com o local, o padrão de profissionalismo e a qualidade dos serviços, além de segurança dos veículos e das pessoas. O centro automotivo também deve estar devidamente registrado junto aos órgãos competentes, como a Prefeitura e a Vigilância Sanitária, caso necessário, com as autorizações de fácil visualização por parte dos clientes.
  3.  Qualificação – Os profissionais que irão fazer a manutenção do veículo devem ser capacitados e qualificados para realizar os serviços, além de terem a experiência necessária para a execução dos trabalhos. Os mecânicos devem ter formação técnica e certificações reconhecidas no setor, o que irá garantir que o serviço adequado será realizado no veículo e que estão atualizados frente às novas tecnologias automotivas.
  4.  Orçamentos – Esse é um dos aspectos mais importantes para identificar uma oficina de confiança. Ao levar o carro para fazer um orçamento de manutenção, é fundamental que o técnico faça as medições e os testes e os apresente junto com os resultados com transparência ao cliente. Ele deve justificar os serviços que precisam ser feitos e os custos do trabalho, sem valores discrepantes e sem surpresas no final. Nesse momento, o uso de ferramentas de diagnóstico ajuda a ter certeza da necessidade de troca, evitando a subjetividade. Evite oficinas que não forneçam orçamentos detalhados e valores justos, e não realize os serviços caso isso não seja feito. A transparência também inclui os prazos para a realização dos serviços, bem como o seu cumprimento.
  5.  Garantia – Oficinas de confiança, que fornecem serviços de qualidade, oferecem garantia por escrito para os serviços realizados (tanto para a mão de obra como para os itens trocados). Não aceite garantia verbal, exija que seja formalizada, pois somente assim ela poderá ser executada em caso de necessidade.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico 

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), esteve em Garanhuns neste sábado (22) para a posse da nova diretoria do Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco (Codeam). O prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo (PSDB), assumiu a presidência da entidade, que reúne 30 municípios. O evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), e outras lideranças políticas.

Durante seu discurso, Costa Filho ressaltou a importância da Codeam para o desenvolvimento regional. “Uma instituição com mais de 58 anos de idade, que representa 30 municípios aqui da região. E ela tem um papel central na agenda do desenvolvimento do Agreste”, afirmou. O ministro elogiou a nova gestão e destacou o potencial da região, especialmente no Turismo de Negócios e de Lazer.

O ministro também defendeu melhorias na infraestrutura aeroportuária do Agreste. “Tenho conversado com a governadora Raquel Lyra para gente fortalecer a aviação aqui da região. O Aeroporto de Garanhuns é estratégico para a cidade, e, junto com o de Caruaru, queremos viabilizar voos para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, disse. Ele destacou ainda a duplicação da BR-423 como um avanço para a mobilidade regional.

Costa Filho ressaltou o compromisso do governo Lula (PT) com Pernambuco e destacou parcerias para investimentos na região. “O futuro do Brasil não está apenas em Brasília, mas nas grandes cidades e nos municípios”, afirmou. Ele citou obras estruturantes em andamento e destacou os esforços para viabilizar a Transnordestina, que, segundo ele, terá impacto significativo em todo o Nordeste.

Da CNN Brasil*

O papa Francisco “está mais indisposto do que ontem”, informou o Vaticano em um comunicado neste sábado (22), acrescentando que ele sofreu uma “crise respiratória prolongada semelhante à asma” e precisou de transfusões de sangue.

A declaração do Vaticano destacou que o papa, que está sendo tratado no hospital Gemelli, em Roma, está “alerta”, mas apontou que o prognóstico para ele “permanece reservado”.

“A condição do papa continua crítica”, afirmou o comunicado. “O papa não está fora de perigo”.

O Vaticano comunicou que os médicos tiveram que administrar um “alto fluxo” de oxigênio por causa da crise respiratória do pontífice. Além disso, as transfusões de sangue foram necessárias, porque os exames mostraram que ele apresentava uma contagem baixa de plaquetas, associada à anemia.

O papa Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro, depois de sentir dificuldade para respirar durante vários dias. Ele, então, foi diagnosticado com pneumonia bilateral, uma infecção grave que afeta os dois pulmões e dificulta a respiração. O Vaticano descreveu a infecção do papa como “complexa”, dizendo que está sendo causada por dois ou mais microrganismos.

Sergio Alfieri, um dos médicos responsáveis pelo tratamento do papa, informou em coletiva de imprensa na sexta-feira (21) que o pontífice “mantém bom humor”, mas reforçou que ele “não está fora de perigo” e deve continuar hospitalizado por pelo menos mais uma semana.

Ainda de acordo com membros da equipe médica, especialmente por conta da idade de Francisco, que tem 88 anos, ele é considerado um paciente “frágil”.

O Vaticano anunciou mais cedo que o chefe máximo da Igreja Católica não aparecerá em público neste domingo (23) para liderar orações. Esta é a segunda semana consecutiva em que ele perderá o evento.

*Com informações da Reuters

Os moradores do Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, agora contam com um novo espaço de lazer e convivência: a Praça da Rua 19. A inauguração contou com a presença do deputado estadual Nino de Enoque (PL), além dos vereadores Biro Biro (Avante) e Getúlio Belém (PL), presidente da Câmara Municipal.

Durante o evento, Nino de Enoque afirmou que a praça representa uma melhoria para a comunidade e destacou o trabalho do vereador Biro Biro na região. Getúlio Belém também ressaltou a importância da iniciativa e afirmou que a população local será beneficiada com o novo equipamento público.