O abandono animal é uma triste realidade que assola o país. Em Recife, por exemplo, já são mais de 100 mil bichos abandonados pelas ruas. Recentemente, dezenas de gatos foram encontrados mortos às margens do Rio Capibaribe, na Avenida Beira Rio, no bairro da Torre, Zona Norte da cidade. A falta de resposta a esses e outros atentados é uma constante. Pouca gente sabe, mas já existe até um movimento de Gestores Governamentais no Brasil inteiro reunindo-se para lutar pela proteção e bem-estar animal.
Sobre o tema, o gestor governamental pernambucano Cid Bezerra de Menezes propõe que um novo marco legal de proteção aos animais seja criado. “Precisamos urgentemente nos colocar mais em consonância com a garantia dos direitos legitimamente instituídos pelas legislações nacionais e internacionais. Um novo marco legal que represente um novo momento para Pernambuco em relação ao respeito pelos animais”, analisa o gestor.
Leia maisNa hora da urgência, o dono de um pet descobre qual é o custo para salvar a vida de seu amigo animal. Uma bolsa de sangue, por exemplo, custa cerca de R$ 2 mil reais para um animal de aproximadamente 28 kg. “É um verdadeiro comércio! E quem ama um animal não quer deixa-lo morrer. Eu imagino a dor de quem não pode pagar esse valor, ou até mais. Essa é uma verdadeira questão de humanidade”, destaca. Por esse motivo, Cid sugere entre as propostas de Políticas Públicas termos em mente a criação de um banco de sangue veterinário: o HemoPET Pernambuco, onde os animais doariam sangue para salvar a vida de outros, gratuitamente.
Além do HemoPET, Cid cita também a criação de uma Bolsa de Protetor, além da possibilidade da condução autorizada de animais domésticos em transportes públicos. “Com essa bolsa teríamos a possibilidade de fornecer recursos financeiros para aquelas pessoas que de maneira voluntária já cuidam dos animais de rua da cidade, um auxílio financeiro mensal direcionado aos protetores de animais abandonados ou em situação de vulnerabilidade”, explica.
Bezerra de Menezes analisa também o aspecto emocional de quem pratica a violência contra qualquer ser vivente. “Quem maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar, pois quem convive com eles tem a oportunidade de conhecer o amor incondicional!”, avalia. Cid conclama todas as pessoas que pretendam auxiliar nessa luta a mandar um WhatsApp dando sugestões para o número: (81) 9.9948-6263.
Leia menos