Clodoaldo é titular da CPI de fraudes em pirâmides financeiras

Deputado Clodoaldo Magalhães, líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, foi indicado como membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito que irá investigar fraudes realizadas desde 2019, por meio da comercialização de ativos digitais em esquemas de pirâmide financeira. A CPI, que quer convocar operadoras que lesaram milhares de investidores em todo o país, teve sua primeira reunião deliberativa ontem.

“Centenas de milhares de brasileiros foram vítimas de golpes com ofertas de rentabilidade alta em investimentos de baixo custo, por meio de aplicações em corretoras que operam com criptoativos. Esta é uma modalidade de investimento ainda muito pouco conhecida no Brasil e, se valendo de ofertas falsas em redes sociais e do desconhecimento sobre este mercado, estes golpistas lesaram pessoas que, muitas vezes, investiram seus recursos e perderam dinheiro”, comenta o líder do PV.

Veja outras postagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida pela reeleição no pleito marcado para outubro deste ano, segundo pesquisa elaborada pela plataforma de jornalismo Meio e o Instituto Ideia, divulgada hoje. Ele aparece à frente de todos os adversários tanto no primeiro, quanto no segundo turno. A exceção é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que empata com Lula no segundo turno se considerada a margem de erro.

O petista leva vantagem sobre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e outros governadores de direita como Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSD).

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), é o entrevistado de hoje do meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceira com a Folha de Pernambuco. Em entrevista ao programa da última semana, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, lançou Leite como candidato à Presidência da República, alternativa ao fim da polarização entre Lula e a direita bolsonarista.

Na pauta, as eleições presidenciais, os escândalos do INSS e Banco Master, a prisão de Bolsonaro e o anúncio da candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República. Ainda a gestão de Leite no Rio do Sul, sua saída do PSDB e a sucessão gaúcha num cenário no qual ele venha a disputar o Senado e não o Palácio do Planalto.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Para o ex-prefeito do Recife e deputado estadual João Paulo (PT), as divergências políticas existentes, hoje, em Pernambuco, refletem, em primeiro lugar, a preocupação em colocar como prioridade a reeleição de Lula. “Também precisamos manter uma política que tem apresentado resultados no Estado, após anos de muitas dificuldades, inclusive pelo que foi provocado com a política do governo Bolsonaro”, disse o parlamentar.

Nesse contexto, o deputado fez uma consideração política que julga fundamental para o atual debate. Sem citar nomes, João Paulo disse que a possibilidade de um candidato petista ao Senado compor chapa com alguém que traiu Lula e Dilma e que esteve alinhado ao bolsonarismo é algo difícil de ser assimilado.

Segundo ele, o cenário ainda exige um debate mais profundo e um maior nível de consciência política. “Ressaltando que a esquerda não aceitará esse tipo de composição”, afirmou.

Caruaru - IPTU 2026

Metrópoles

Favorito para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o jurista Wellington César Lima e Silva deve aceitar o cargo de ministro mesmo que a pasta seja desmembrada.

O nome de Wellington vem sendo defendido por alguns dos principais conselheiros do presidente Lula, entre eles o chefe da Casa Civil, Rui Costa; o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA); e o ministro da AGU, Jorge Messias.

A avaliação de pessoas próximas ao jurista é de que, se ele for chamado pelo presidente Lula, deve aceitar assumir o cargo ainda que a pasta esteja dividida.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Polícia Federal realiza, hoje, uma nova fase da Operação Overclean, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de emendas parlamentares, além de corrupção e lavagem de dinheiro. O deputado Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) é o principal alvo.

A operação teve o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Receita Federal nas investigações. Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF) e nas cidades de Salvador, Mata de São João e Vera Cruz, localizadas na Bahia.

Não é a primeira vez que o deputado é alvo da PF. Em junho do ano passado, na quarta fase da Overclean, policiais federais cumpriram mandados contra Félix Mendonça Jr, o assessor dele e prefeitos de municípios baianos. Dois prefeitos afastados dos cargos foram presos em flagrante durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Mais dois empréstimos solicitados por Raquel podem enfrentar resistência na Comissão de Justiça da Alepe

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Um dos projetos enviados pelo Governo do Estado para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em caráter de urgência para ser analisado durante o período extraordinário em vigor pede autorização à Casa para que o Poder Executivo contrate mais dois empréstimos bilionários. A matéria é a de número 3693/2026 e pode sofrer resistência na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Alepe.

O colegiado tem reunião confirmada para amanhã (veja aqui), às 11h, com o propósito de distribuir as matérias para os relatores. Se cair na mão da oposição, o Governo do Estado não terá vida fácil para aprovar o texto.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Prefeitura do Recife, por meio do Procon Recife, em parceria com a Secretaria Executiva de Controle Urbano, promove nesta terça-feira (13), às 9h, uma palestra educativa voltada aos comerciantes e permissionários da orla de Boa Viagem. A atividade será realizada no Compaz Leda Alves.

A palestra será ministrada pela secretária executiva do consumidor do município, Cristiane Moneta, e vai tratar dos direitos e deveres nas relações de consumo nas praias, além de orientações práticas sobre a legislação vigente e as responsabilidades de comerciantes e permissionários que atuam em áreas públicas. A iniciativa busca orientar os participantes sobre procedimentos corretos e prevenir conflitos nas relações de consumo.

“Nosso objetivo é dialogar com os comerciantes, esclarecer o que pode e o que não pode ser cobrado e reforçar que cumprir o Código de Defesa do Consumidor protege o consumidor, o comerciante e a imagem da cidade”, afirmou Moneta.

Depois de ouvir ministros e aliados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve nomear o atual advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva, para o Ministério da Justiça e da Segurança Pública ainda nesta semana. Com bom trânsito entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ele assumirá a vaga de Ricardo Lewandowski, que pediu demissão e deixou o cargo na sexta-feira (9). Apesar da pressão de alas do PT, Lula não vai dividir o ministério. A eventual criação da pasta da Segurança Pública entrará como proposta da campanha à reeleição.

Uma das preocupações de Lula para escolher o novo titular do MJ era que o indicado tivesse bom relacionamento com ministros do STF, que era um dos atributos de Lewandowski, egresso da Corte. O Valor confirmou que Wellington tem bom trânsito com magistrados do STF. Um ministro do Supremo o definiu como “culto, cordato e conciliador”. As informações são do Valor Econômico.

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) entrou com um novo recurso no do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (12) voltando a pedir que o voto do ministro Luiz Fux que absolveu o ex-presidente prevaleça e a condenação dele seja anulada.

No pedido, os advogados também tentam levar o caso para o plenário completo da corte, com os 11 ministros —atualmente, o colegiado tem dez ministros, com a cadeira vaga de Luís Roberto Barroso.

Fux, único a votar pela absolvição de Bolsonaro na fase da análise do mérito da ação, deixou a Primeira Turma a seu pedido e não participa da análise dos recursos. As informações são da Folha de S. Paulo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira que vai aguardar “gestos concretos” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de definir se apoiará o projeto de reeleição do petista no pleito deste ano.

A declaração foi dada à imprensa durante evento em João Pessoa em que o ministro do Turismo e aliado do deputado, Gustavo Feliciano, oficializou o apoio do governo federal ao pré-carnaval da capital paraibana. As informações são da CNN.

O republicano Donald Trump informou nesta segunda-feira (12) que os Estados Unidos irão aplicar tarifas de 25% sobre países que realizarem comércio com o Irã.

A medida terá efeito imediato, escreveu o presidente em uma postagem na Social Truth. As informações são da CNN.

O presidente estadual do Partido Liberal em Pernambuco, Anderson Ferreira, afirmou que, este ano, a sigla não aceitará ser feita de “guarda-chuva de palanque”. Para o líder do diretório estadual do PL, o partido tem densidade o suficiente para não aceitar ser coadjuvante e sim protagonista de qualquer projeto político. As informações são do Blog da Folha.

“Andando pelo estado de Pernambuco todo, conversando com várias lideranças políticas, vejo esse jogo de montagem de palanques para ver o que é que a gente pode compor e ajudar. Mas eu quero até dar um recado que a direita em Pernambuco não vai ser usada, né? Quem pensa que vai usar a direita para poder servir de guarda-chuva, não vai”, disse em entrevista á Rádio Folha 96,7.