Clique no link disponível e ouça o Frente a Frente de hoje. Programa ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio. Ao clicar no link, o leitor deve selecionar a opção “ouvir pelo navegador”.
Clique no link disponível e ouça o Frente a Frente de hoje. Programa ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio. Ao clicar no link, o leitor deve selecionar a opção “ouvir pelo navegador”.
O ex-prefeito de Camaragibe Jorge Alexandre foi irá assumir uma pasta no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Filiado ao Podemos, o político retorna à gestão pública estadual em um cargo estratégico dentro da instituição. Além de ter sido prefeito de Camaragibe entre os anos de 2013 e 2016, Jorge é presidente do Sindicato dos Distribuidores de Medicamentos de Pernambuco e conselheiro da Fecomercio.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, decidiu, hoje, por manter os gastos com propaganda do Governo de Pernambuco. A decisão chega sem efeito prático, por ocorrer depois do prazo de 60 dias para suspensão de pagamentos proferida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com isso, o Estado segue disponibilizando verbas do seu novo contrato de comunicação, na ordem de até R$ 1,2 bilhão nos próximos 10 anos.
Pela decisão, Barroso optou por chancelar a posição do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que já havia acatado liminar da agência E3 Comunicação, sediada em São Paulo, para manter os gastos com publicidade do Governo. “A empresa impetrante do mandado de segurança e o Estado defendem que esse ato implicou a sustação parcial do contrato, o que representaria usurpação da competência privativa da Assembleia Legislativa”, disse a decisão, seguindo a recomendação do TCE.
Leia maisA decisão trata exclusivamente da medida adotada pelo TCE sobre a manutenção, ou não, de pagamentos. A auditoria que investiga o caso segue em curso, incluindo elementos não julgados pelo STF -, como um vídeo em que os resultados passam por alteração no momento de serem apresentados para os vencedores da licitação, bem como o aluguel de salas pertencentes ao primo da governadora Raquel Lyra.
Segundo denúncias apresentadas por deputados de oposição, além de imóveis alugados à agência E3, o empresário também poderia ter indicado para chefiar a unidade no Recife uma pessoa que trabalhou em sua própria agência por 16 anos. Os temas seguem sendo investigados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco a partir de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a quem Supremo disse ser responsável por qualquer suspensão eventual de contrato. Confira abaixo a decisão na íntegra:
Leia menosO prefeito de Goiana, Marcílio Régio, participará, amanhã, às 11h, de um ato importante para a Educação do município e região. A convite do ministro da Educação, Camilo Santana, o prefeito estará presente na solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção do novo Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) em Goiana.
Para o prefeito Marcílio Régio, a implantação do IFPE em Goiana representa um salto de oportunidades para os jovens e para o avanço do município. “A instalação do IFPE em Goiana significa um marco para a nossa cidade. A educação de qualidade transforma vidas, abre portas para o futuro dos nossos jovens e impulsiona o desenvolvimento econômico e social do município. Essa ordem de serviço é o primeiro passo concreto para que possamos ver, em breve, nossa juventude estudando em um campus moderno e preparado para formar profissionais que vão contribuir com o crescimento de Goiana e de toda a região”, destacou o prefeito.
Com a assinatura da ordem de serviço, a expectativa é que as obras tenham início nos próximos meses, consolidando um dos projetos educacionais mais relevantes para a Zona da Mata Norte.
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), comemorou o anúncio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de que Serra Talhada contará com três médicos do Programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Governo Federal que vai ampliar o acesso da população a atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS). O comunicado, feito ontem, integra a chegada de 501 profissionais que reforçarão a rede de saúde em todo o Brasil.
“Essa é uma conquista muito importante para Serra Talhada. A chegada de novos médicos vai fortalecer nossa rede de saúde, garantindo mais cuidado e qualidade de vida para a nossa população. Esse resultado só é possível graças ao compromisso do presidente Lula e do ministro Alexandre Padilha com o nosso povo”, destacou a prefeita Márcia Conrado.
“Só temos a agradecer ao presidente Lula e ao ministro Alexandre Padilha por mais esse investimento em Serra Talhada. Nossa cidade segue sendo lembrada pelo Governo Federal e vamos continuar trabalhando para que nossa gente tenha sempre mais acesso à saúde de qualidade”, finalizou a prefeita.
A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus tem intensificado os investimentos em infraestrutura na Zona Rural, levando mais qualidade de vida e desenvolvimento para diversas comunidades. Em Cachoeira de Mandaçaia, a gestão municipal realiza importantes intervenções, entre elas a construção da passagem molhada, obra aguardada há muitos anos pela população e que já está em andamento.
Além da passagem molhada, a comunidade tem sido contemplada recentemente com a perfuração de poços artesianos, serviços de patrolamento e recuperação de estradas vicinais, ações que garantem maior mobilidade, segurança no deslocamento e melhores condições para o escoamento da produção da confecção e agrícola.
O deputado federal e ex-presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, é o convidado do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’, hoje. Entre os assuntos abordados, Bivar deve comentar sobre a oficialização da federação entre o PP e o União Brasil, suas desavenças com o atual chefe do partido, Antonio Rueda, e o seu último livro lançado, o “Democracia Acima de Tudo”.
Luciano Bivar é um empresário bem-sucedido, formado em Direito, com pós-graduação em Educação Financeira e Direito Comparado, atua na área de seguros. Sua primeira eleição disputada foi para deputado federal em 1998 pelo Partido Social Liberal (PSL), que presidiu ininterruptamente entre 1998 e 2018.
Leia maisO podcast ‘Direto de Brasília’ vai ao ar logo mais, das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.
Retransmitem o programa a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado, além da LW TV, de Arcoverde.
Os parceiros neste projeto são o Grupo Ferreira de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana, a Faculdade Vale do Pajeú, o grupo Grau Técnico e o Berlitz Idiomas.
Leia menosPor Maurício Rands*
Para buscar informações na internet, até há pouco digitávamos o assunto na barra de pesquisas. Diante dos links oferecidos, escolhíamos aqueles nos quais entrávamos. Isso gerava tráfego de audiência e potencial monetização para os veículos produtores da informação. Embora plataformas como a Google nem sempre remunerassem corretamente os veículos de comunicação e outros produtores de conteúdos.
Agora, cada vez mais, as pessoas vão direto aos chats de inteligência artificial e formulam a pergunta. A resposta vem organizada por ferramentas de IA como ChaGPT, DeepSeek ou Gemini. Recebem um texto pronto com uma visão geral sobre o assunto. Texto que é compilado pelo chatbot a partir do material que existe na internet. Muita gente se satisfaz com esse “resumo”. Deixam de clicar nos links que a outra modalidade de busca oferece. A navegação deixa de ser feita por cliques. Torna-se uma sucessão de perguntas e respostas.
Leia maisA principal consequência para o usuário é que ele deixa de fazer a seleção das informações apresentadas pelos links que aparecem nas buscas tradicionais. Nesse novo modelo de buscas por conversas nos chatbotos, quem escolhe e hierarquiza as informações é a ferramenta de IA. O mais das vezes, o usuário não clica nos links das fontes das informações. Essa curadoria deixa de ser humana. Passa a ser feita pelo chatbot.
O usuário torna-se passivo. “É como se tivesse alguém na frente de uma loja contando para quem está fora tudo o que tem lá dentro. A pessoa não precisa entrar”, como explica Gustavo Franco, diretor da agência Graphite (O Globo, 24.8.25). Mesmo antes já tendo perdido autonomia porque a hierarquização e seleção desses links era feita pelos algoritmos programados pelas plataformas. A autonomia e a criatividade, que já eram manietadas, tornam-se ainda mais reduzidas e superficiais.
Outra consequência relevante atinge os produtores de conteúdos. Veículos de comunicação, universidades, think tanks e outras instituições passam a ter seus conteúdos usados sem que o receptor ao menos entre em seus sites. Os chatbots recolhem as informações e as repassam ao internauta. Ficam desprotegidas a propriedade intelectual e a audiência desses produtores de conteúdo.
Sem receberem contraprestação pelo uso de seus conteúdos, como poderão continuar gerando as informações que depois serão organizadas e usadas pelas plataformas de IA? No modelo tradicional de buscas, Goggle e outros conectavam a pesquisa do usuário com os sites produtores da informação buscada. Possibilitava-se a monetização dos cliques, remunerando os sites clicados que haviam gerado o conteúdo. Mesmo com imperfeições. No novo modelo, os sites deixam de ser clicados. E, portanto, não têm como auferir receitas pelos cliques. Cria-se um modelo de “free rider”, o velho e conhecido caroneiro. Os modelos de IA apropriam-se dos conteúdos que buscam nos sites produtores do conteúdo jornalístico e acadêmico e faturam com eles. Mas não os remuneram por isso. E impedem que o modelo de receita por cliques continue viabilizando os jornais e demais produtores de matérias de qualidade.
Já estão ocorrendo negociações e ações judiciais envolvendo veículos jornalísticos e as big techs sobre essa remuneração de conteúdos. O New York Times e a Folha de São Paulo já entraram com ações judiciais contra a OpenAi cobrando remuneração por seus conteúdos usados pelo ChatGPT. Outras saídas aventadas são os bloqueadores de acesso a conteúdos protegidos. O problema está só começando. Mas como já dizia um certo filósofo nascido em Trier, a humanidade não se propõe problemas para cuja solução não existam as condições.
*Advogado formado pela FDR da UFPE, professor de Direito Constitucional da Unicap, PhD pela Universidade Oxford
Leia menosO ministro da Educação, Camilo Santana, estará no Recife, amanhã, para anúncios relacionados à educação no estado. A agenda terá início com a participação do ministro na abertura de um aulão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para mil estudantes da rede estadual, na Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano, às 9h (horário de Brasília). Às 11h, na prefeitura municipal, o ministro anunciará investimentos para o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
Ainda como parte das atividades em Pernambuco, Camilo Santana visitará o Complexo Educacional da Mangabeira, às 14h, com anúncios para o Complexo Educacional do Recife. Na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), às 17h, o ministro será homenageado com a Medalha Massangana, condecoração concedida em reconhecimento por contribuições à educação, cultura e pesquisa no Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, hoje, a suspensão do visto do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, pelo governo dos Estados Unidos. A fala do presidente foi feita durante reunião ministerial, no Palácio do Planalto.
“Minha solidariedade e solidariedade do governo a você por conta do gesto irresponsável dos EUA de cassarem o teu visto”, afirmou Lula, se referindo a Lewandowski.
Leia mais“Eu acho que eles estão deixando de receber uma personalidade da tua competência, da tua capacidade. Eu acho que é vergonhoso para eles e não para você”, emendou.
Segundo Lula, o ministro, ao contrário, deve ter orgulho da sua atuação no governo brasileiro. “O que que você fez para que os caras tivessem tanto ódio do Brasil que chagassem a suspender o visto do nosso ministro da Justiça? Essas atitudes são inaceitáveis, não só contra o Lewandowski, mas contra os ministros da Suprema Corte, contra qualquer personalidade brasileira. Minha solidariedade, Lewandowski”, concluiu Lula.
No mês passado, os Estados Unidos suspenderam os vistos de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e de outros sete ministros do Tribunal. Na mesma ocasião, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também teve a permissão para entrar nos Estados Unidos suspensa.
Neste mês, foi a vez de funcionários do governo brasileiro ligados ao programa Mais Médicos terem o visto revogado. Depois, a mulher dele e da filha, de 10 anos, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Representantes do governo norte-americano justificam a ação sob a alegação de que estão responsabilizando estrangeiros que consideram autores de censura.
Leia menosUm japonês de 102 anos com uma doença cardíaca se tornou a pessoa mais velha a escalar o Monte Fuji, no início de agosto. Kokichi Akuzawa, nascido em 1923, alcançou o topo da maior montanha do Japão e teve o feito foi reconhecido pelo Livro Guinness de Recordes.
“Eu sou seis anos mais velho do que da última vez que subi”, declarou Akuzawa à agência de notícias AFP, em referência a sua escalada a montanha de 3.776 metros de altitude aos 96 anos. “Estive lá e observei a vista muitas vezes, não foi nada especial”, disse, minimizando a conquista.
Leia maisAkuzawa alcançou a façanha após escalar uma montanha quase toda semana como parte de seu treinamento. Além de ser um bom montanhista, esse fazendeiro aposentado da região central de Gunma é voluntário em um centro de atendimento a idosos e ensina pintura.
A escalada ao Monte Fuji ocorreu mesmo após alguns percalços de saúde ao longo deste ano. Em janeiro, ele tropeçou ao subir uma montanha perto de sua casa, depois teve herpes e, em seguida, foi hospitalizado por insuficiência cardíaca.
Apesar da preocupação da família com seu estado físico, Akuzawa estava determinado a escalar, segundo contou sua filha Yukiko, de 75 anos. “A recuperação foi tão rápida que os médicos não conseguiam acreditar”, disse ela.
Para se preparar fisicamente, Akuzawa acordava cedo e caminhava durante uma hora. Também escalava montanhas quase todas as semanas. Akuzawa dividiu a escalada ao Monte Fuji em três dias e passou duas noites em abrigos, mas a altitude quase o obrigou a desistir. Segundo Yukiko, o montanhista centenário chegou ao topo com a ajuda de uma equipe, incluindo uma neta que é enfermeira. Ao ser questionado se repetiria a aventura, Akuzawa foi categórico: “Não, nunca mais”.
Leia menosO Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) negou, por unanimidade, dois recursos interpostos pelo PSB de Itapetim, no Sertão do Pajeú. As ações acusavam a Comissão Provisória do Republicanos e a Federação PSDB/Cidadania de suposta fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.
A relatora, desembargadora Karina Albuquerque Aragão de Amorim, destacou em seu voto a ausência de elementos que indicassem a prática irregular, sendo acompanhada pelos demais membros da Corte. Com isso, o Tribunal reafirmou a decisão inicial e manteve a validade das candidaturas questionadas.
Com a decisão, ficam preservados os mandatos dos vereadores Mário José Soares Cavalcanti, Edilene Lopes e Niedson Araújo, que formam o bloco de oposição em Itapetim.
O deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual da Federação União Progressista, acompanhou, ontem, a primeira cirurgia de quimioterapia intraperitoneal pressurizada (PIPAC) realizada pelo SUS em Pernambuco, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). O procedimento, conduzido pelo médico cirurgião Dr. Tarcísio Reis, pioneiro na citorredução com HIPEC e agora também na PIPAC, foi realizado em uma paciente de 32 anos.
Ao lado do deputado estadual Pastor Adalto Santos, presidente da Comissão de Saúde da Alepe, Eduardo da Fonte destacou a importância de credenciar a PIPAC no Sistema Único de Saúde, para que mais pacientes tenham acesso à tecnologia. O parlamentar também solicitou a realização de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a incorporação do procedimento ao SUS.
Leia maisA PIPAC é indicada para pacientes com disseminação tumoral de neoplasias malignas, como estômago, cólon, ovário e pâncreas. A terapia tem caráter paliativo, principalmente no controle da ascite neoplásica e de sintomas relacionados, trazendo melhora significativa da qualidade de vida, aumento do intervalo livre de progressão do câncer e impacto positivo na sobrevida.
Para Eduardo da Fonte, o credenciamento da técnica nos centros de referência em doenças peritoneais representa não apenas avanço no tratamento oncológico, mas também economia para o SUS, reduzindo gastos com terapias de alto custo e evitando judicializações.
Leia menos