Conselheiro acusado por mãe nega que tenha defendido estuprador

Tiago Medeiros

O ex-conselheiro tutelar de Sertânia, Tiago Medeiros, candidato a deputado estadual, acusado de depor em favor do responsável pelo estupro da filha de Camila, mãe que usou suas redes sociais hoje para denunciar o caso, se defende em nota enviada ao Blog. Confira!

“Caro Magno Martins, venho através desta esclarecer uma nota publicada neste conceituado blog, atacando diretamente minha pessoa.

Esclareço que não fui testemunha de A ou B, mas testemunha arrolada em um processo judicial e uma vez intimado como tal, qualquer cidadão é obrigado a ir testemunhar sob pena de condução coercitiva, conforme preceitua o parágrafo 218 e 219 do Código de Processo Penal.

Estou tomando as medidas judiciais cabíveis contra este tipo de agressão a minha pessoa, que antes de tudo tem conotação política, armada por pessoas que me são inimigas politicamente.

Esta senhora expõe publicamente, antes de tudo, a própria filha, ao espalhar este tipo de vídeo. A pessoa acusada recebeu a punição da justiça, não se justificando um vídeo absurdo como esse após a condenação do acusado, senão com clara conotação política para prejudicar a minha pré-candidatura a deputado estadual.

Sou uma pessoa íntegra, conselheiro tutelar há quase uma década, respeitado em minha cidade e no meu estado onde tenho serviços prestados em prol da nobre causa da criança e do adolescente. Onde, inclusive, sou presidente reeleito da Associação de Conselheiros Tutelares do Sertão de Pernambuco, por um trabalho sempre focado no bem dos conselheiros tutelares de todo estado, tendo constituído ao longo de uma vida uma reputação que prezo, sobretudo, como conselheiro tutelar e defensor dos direitos das crianças, reputação esta que pode ser comprovada pelos vídeos e mensagens de apoio enviados por pessoas de nossa cidade e por conselheiros de todo o Estado que estou recebendo.

Peço por gentileza, peço que publique e compartilhe em seu blog a minha nota como direito de resposta, fazendo, assim, com que a população pernambucana  saiba da única verdade dos fatos, pois onde há a verdade, a mentira nunca prevaleceu.”

Tiago Medeiros,

Defensor da Criança e do Adolescente e Pré-candidato a Deputado Estadual.

Veja outras postagens

Perdi, na última sexta-feira, um dos meus ouvintes mais fiéis do Frente a Frente no Sertão: José Gregório Ferraz Nogueira, de 102 anos, residente em Petrolândia, no Sertão do Araripe, a 459 km do Recife. 

Abaixo, o texto que recebi de seu sobrinho Ledo Ferraz: 

Faleceu meu tio José Gregório Ferraz Nogueira. Ele viveu aqui na Terra durante cento e dois anos. Agora, chegou a hora do descanso eterno ao lado de Deus pai todo poderoso. Este conceituado senhor nasceu na histórica e antiga Fazenda Ema, localidade rural situada entre os municípios sertanejos de Serra Talhada e Floresta do Navio-PE.

Ele é o filho mais velho do casal Helvécio Gregório e Luzia Ayres, ambos também nascidos neste local mencionado. José e seus oito irmãos foram criados conforme os rígidos padrões morais de comportamento. Naquela época, os filhos começavam a ajudar os pais na lida diária ainda jovens. 

E com este honrado cidadão, não seria diferente. Acordar cedo para tirar o leite das vacas, cuidar do rebanho de caprinos e ovinos na caatinga, cortar lenha para ser usada na cozinha, transportar capim e palma para alimentar os bichos e plantar milho e feijão eram tarefas que qualquer menino trabalhador da roça tinha que saber e praticar. 

Meus avós são de origem sofrida. Mas, em momento algum, eles fraquejaram ou desanimaram diante dos obstáculos encontrados na vida do matuto sertanejo. Quando Zé Ferraz nasceu, no ano de 1922, o mundo vivia sob conflitos e o Brasil comemorava seu primeiro século de independência perante os reis portugueses. 

No Sudeste, tudo se voltava para a Semana de Arte Moderna, que renovou a linguagem artística e cultural brasileira. No Nordeste, ocorriam terríveis batalhas entre os cangaceiros de Lampião e seus asseclas com moradores, sendo muitos deles nossos parentes, do Nazaré do Pico e da Ema. 

Naquele tempo, vários sertanejos morreram em combates, residências foram incendiadas, rebanhos bovinos impiedosamente mortos e queimados, plantações destruídas pelos bandoleiros. Diante disto, muitas famílias tiveram que fugir de suas terras para evitar a fúria e o terror implantado no sertão. 

Por ser o mais antigo dos filhos, meu tio Zé Ferraz ajudou na criação dos outros irmãos menores. Ele, indiscutivelmente, é uma espécie de Baraúna da lendária Fazenda Ema. Este conceituado senhor saiu ainda jovem da residência dos pais para tentar ganhar a vida em outros lugares. Ele foi caixeiro viajante, militar, agropecuarista, tabelião de cartório e proprietário de hotel. 

Em 1965, o aniversariante e a sua esposa Maria Amélia (in memória) decidiram fixar moradia definitiva em Petrolândia. Da união entre os primos legítimos, nasceram quatro filhos: Jair, Rejane, Helvécio Neto e Jadilson. 

O meu tio, ao longo da sua trajetória como morador daquela cidade, conquistou admiração e respeito dos habitantes locais. Em 2008, a Câmara Municipal de Petrolândia concede-lhe o título de cidadão petrolandense (o autor da proposta foi o então vereador Carlos Alberto).

Tio José, a sua missão foi cumprida durante esta longa trajetória de vida, seus ensinamentos, seu caráter inquestionável, sua incansável luta e a sua honestidade servirão de exemplo diante de todos os seus parentes. Agora, descanse em paz no reino da eternidade.

Paulista - Prêmio Sebrae

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que proíbe a utilização de uma técnica clínica (assistolia fetal) para a interrupção de gestações acima de 22 semanas decorrentes de estupro. A decisão liminar foi concedida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 1141) e será submetida a referendo do Plenário na sessão virtual que começará no próximo dia 31 deste mês.

Na avaliação do ministro, há, na hipótese, indícios de abuso do poder regulamentar por parte do Conselho Federal de Medicina ao limitar a realização de procedimento médico reconhecido e recomendado pela Organização Mundial de Saúde e previsto em lei.

A assistolia fetal consiste em técnica que utiliza medicações para interromper os batimentos cardíacos do feto, antes de sua retirada do útero. Para o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), autor da ação, a proibição do uso da técnica restringiria a liberdade científica e o livre exercício profissional dos médicos, além de, na prática, submeter meninas e mulheres à manutenção de uma gestação compulsória ou à utilização de técnicas inseguras para o aborto.

Restrição de direitos

Ao conceder a liminar, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que, aparentemente, o Conselho ultrapassou sua competência regulamentar impondo tanto ao profissional de medicina quanto à gestante vítima de um estupro uma restrição de direitos não prevista em lei, “capaz de criar embaraços concretos e significativamente preocupantes para a saúde das mulheres”.

No caso de gravidez resultante de estupro, explicou o ministro, além do consentimento da vítima e da realização do procedimento por médico, a legislação brasileira não estabelece expressamente quaisquer limitações circunstanciais, procedimentais ou temporais para a realização do chamado aborto legal.

Petrolina - Viva a nossa arte

Branca Góes, cerimonialista, conterrânea de Afogados da Ingazeira, junto com minha Nayla Valença, do chão de vidas secas de Sertânia, deram o toque especial da festa dos 18 anos do blog, na próxima quinta-feira, às 20 horas, no Mirante do Paço. Na contagem regressiva, agora só faltam quatro dias para o evento do ano da comunicação em Pernambuco.

Aceitei sem pestanejar: a regionalização. Traduzindo: Oferecer aos que vão compartilhar este momento de alegria e emoção comigo o que há de melhor na culinária de todas as regiões do Estado.

E na música, também. Afinal, a consagrada Super Oara, orquestra contratada para animar o ambiente, é de Arcoverde, foi criada pelo meu amigo Beto da Oara e hoje tem o comando do seu filho Elaque, artista múltiplo. Tanto toca teclado divinamente quanto canta como um sabiá. 

Do interior, vêm também Alcymar Monteiro, da sua cearense Juazeiro, igualmente Josildo Sá, de Tacaratu; Cristina Amaral, de Sertânia; Daniel Bueno, de Afogados da Ingazeira; ainda Novinho da Paraíba, de Monteiro; e Geraldo Maia, de Taquaritinga do Norte. 

Para deixar os convidados mais animados não poderia faltar o mais autêntico ritmo pernambucano: o frevo, na voz do trio super top: André Rio, Almir Rouche e J. Michillis. Tem mais gente ainda para soltar a voz: o forrozeiro João Lacerda, filho do saudoso Genival Lacerda, Walquiria Mendes, que cantou na homenagem aos 17 anos do blog na Alepe, no ano passado, e, por fim, minha amiga Fabiana, a Pimentinha do Nordeste. 

Ainda na temática do regionalismo, os doces de sobremesa virão da Tambaú, em Custódia, e os licores caseiros dos mais variados sabores, incluindo até rapadura, de Afogados da Ingazeira, da minha amiga Fátima Araújo. Mangas e uvas virão de Petrolina, a Califórnia brasileira. 

Ainda no cardápio o delicioso prato de Carneiro, importado da fazenda do Coronel Meira, no Sertão do Moxotó. Já o bolo foi encomendado por Branca e minha Nayla à doceira Ana Sophia Siqueira, do Recife, enquanto o bufê e a ornamentação foram confiados ao Fiordes e Erica Neves, respectivamente. 

Uma festa preparada nos mínimos detalhes também não poderia esquecer o translado. A Teletaxi Recife, parceira do evento, será responsável pelo transporte de convidados especiais, garantindo serviço confiável e de qualidade. 

Ao longo da festa, o blog irá sortear finais de semana em três hotéis, sendo dois em Porto de Galinhas: Marulhos e Nui by MAI. O outro é a Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém. No Marulhos está incluso o café da manhã, enquanto o Nui by MAI só a hospedagem. Já o de Nova Jerusalém está completo, com a hospedagem e as três refeições, de sexta a domingo.

Em tempo: a festa é de adesão e os ingressos estão acabando. Maiores informações: 81.982224888

Detalhe: não haverá venda na bilheteria no dia. A compra do ingresso está disponível antecipadamente pelo pix abaixo:

87999579702

Ipojuca - Minha rua top

E chega, enfim, o novo T-Cross 

A Volkswagen começou a revelar há meses imagens e dados do novo T-Cross, já na linha 2025. Agora, finalmente, ele já tem data para chegar às lojas: 13 de junho. O SUV ficou mais parecido visualmente com o congênere europeu e vem em três versões: a 200 TSI, a Comfortline 200 TSI e a Highline 250 TSI. Os preços variam de R$ 143 mil e R$ 176 mil, mantendo o que era cobrado na linha 2024. Também foram mantidas as opções de motor 200 TSI e 250 TSI. O primeiro é um 1.0 turbo flex de três cilindros capaz de entregar 128 cv de potência com etanol ou 116 cv com gasolina. O torque é de 20,4 kgfm. A versão topo de linha Highline é oferecida somente com o 250 TSI, o 1.4 turbo flex de quatro cilindros capaz de entregar 150cv e 25,5kgfm. 

Ambos são acompanhados sempre por uma transmissão automática de 6 velocidades. Mas as diferenças devem ser sentidas pelo consumidor na parte interna. O painel, por exemplo, ficou mais bem cuidado, mais requintado. A multimídia recebeu uma tela mais destacada no topo. O material plástico usado, de baixa qualidade, ganhou melhor textura – e tem uma charmosa costura branca. Os painéis de porta ainda receberam porções de tecido e os bancos foram redesenhados. A marca ainda oferecerá um “Pacote Dark”, com itens como teto e rodas escurecidas. O modelo também tem mais itens de segurança, como assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga. Ainda de série, para todas as versões, faróis Full LED, além de lanternas traseiras também em LED. O VW Play está disponível em todas as configurações, agora com tela semi flutuante. O mercado de SUVs, do qual o T-Cross é líder, representa mais de 45% das vendas do país.

BYD lança a picape Shark – A marca chinesa BYD lançou globalmente no México a picape média híbrida plug-in Shark. Ela tem um conjunto de tração com motor 1,5 litro de 135 kW (180 cv) aliado a dois motores elétricos com potência combinada de 480 cv. Ele tem três modos de terreno (areia, lama e neve) e permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. O consumo declarado é de 13,3 km/l. Quanto às medidas, são 5.58m de comprimento e distância entre eixos de 3.26m, capacidade de reboque de 2.500kg, carga útil de 835kg e volume de carga de 1.450 litros. A bateria garante uma autonomia combinada de 840km – sendo 100km de alcance no modo totalmente elétrico. Ela deve chegar ao Brasil até o fim do ano. 

Rede é ampliada – E por falar em BYD, a marca chinesa, que garantiu 21,9 mil emplacamentos no primeiro quadrimestre, ficando entre as 10 marcas de veículos leves mais vendidos no Brasil, vai elevar a quantidade de concessionárias para 250 até o fim do ano. Pelo menos mais 137 estão em fase de instalação. Isso significa ampliar em 157% a rede atual.

Investimentos na área automotiva – O Ministério do Desenvolvimento e Indústria já tem pelo menos 70 empresas habilitadas ao Programa de Mobilidade Verde e Inovação do setor automotivo, o chamado Mover. Além das principais montadoras de veículos, há empresas de autopeças como Bosch e Schulz. Do total, a maioria é empresa com fábrica no Brasil. Um dos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) é o de relocalização de uma fábrica de motores da Stellantis, vinda de outro país, com investimentos previstos de R$ 454 milhões e geração de 600 empregos diretos. As empresas habilitadas ficam autorizadas a receber créditos financeiros como contrapartida de investimentos em inovação e descarbonização na indústria automotiva.

Monster Senna – A Ducati está prestando uma homenagem a Ayrton Senna com uma Monster de edição limitada de colecionador que homenageia a extraordinária carreira do piloto brasileiro e o legado que ele deixou. O número limitado de unidades é um tributo à lenda: 341. Três é o número de títulos mundiais conquistados por Senna na Fórmula 1. E 41 é o número de Grandes Prêmios que Ayrton terminou comemorando no degrau mais alto do pódio. A edição especial Monster Senna tem como objetivo celebrar a relação que foi estabelecida entre a Ducati e o campeão brasileiro. Uma paixão mútua entre duas lendas do automobilismo que a fabricante de motocicletas, sediada em Bolonha, ainda cultiva hoje por meio do relacionamento com a família de Ayrton e com a Senna Brands. Essa colaboração levou à definição da pintura especial, projetada pelo Centro Stile Ducati. O modelo já está disponível para encomendas no Brasil num dos concessionários Ducati, ao preço de R$ 189 mil. A Monster Senna é equipada com componentes que, além de embelezar seu visual, também melhoram as qualidades dinâmicas da motocicleta e permitem que ela atinja um peso sem combustível de 175 kg, ou 4 kg a menos do que o modelo padrão. Ela é movida pelo motor Testastretta 11°, um cilindro duplo de 4 válvulas com refrigeração líquida e distribuição desmodrômica que produz 111 cavalos de potência. 

Chuvas no Sul retraem mercado – A primeira quinzena de maio (que teve apenas 10 dias úteis de venda) registrou 81.395 emplacamentos, num recuo de 18% frente aos 96.206 do mesmo período de abril e alta de 6,1% frente aos 76.696 de idêntico mês de 2023. Segundo a Bright Cosulting, o volume da primeira quinzena incorpora de 2 a 3 pontos porcentuais de redução devido às enchentes no Rio Grande do Sul. “O total de vendas cai devido à paralisação naquele estado, que teve a participação de 5,4% registrada em abril reduzida a 0% nas vendas totais do país a partir do dia 7 de maio em virtude da inundação”, dizem os gestores da empresa. O impacto em maio pode chegar a 6 mil unidades, com reflexos também nos próximos meses. Na média diária, foram 8.140 emplacamentos na primeira quinzena deste mês, o que representou queda de 7% sobre os 8.746 de março. A venda direta ficou em 43%, “mostrando que as compras por locadoras permanecem aquecidas para permitir a formação do estoque das locadoras para as férias de julho”, avalia a Bright Consulting.

“Dirija como uma mulher” – O deputado estadual paulista Enio Tatto apresentou um Projeto de Lei que cria a Campanha Permanente “Dirija como uma Mulher”. A ideia é combater a violência contra as mulheres que dirigem veículos no Estado de São Paulo. “As mulheres sofrem preconceito físico e psicológico no trânsito e são vítimas de histórico processo de discriminação e desrespeito”, justifica o deputado. “O PL visa contrapor essa visão distorcida das mulheres no trânsito, haja vista que 79% das multas no Brasil são cometidas por homens e grande maioria de vítimas fatais é do sexo masculino”, acrescenta. Para Enio Tatto, a Campanha “Dirija como uma Mulher” é para mudar o estereótipo de que os homens dirigem melhor do que as mulheres. “As mulheres dirigem bem e merecem nosso respeito”, frisa. A campanha divulgará informações sobre o assédio e preconceito de gênero e outros atos discriminatórios contra as mulheres no trânsito; disponibilizará telefones de órgãos públicos responsáveis pelo acolhimento e atendimento das mulheres e promoverá a conscientização do público e dos profissionais sobre quaisquer atos discriminatórios ou violentos à mulher no volante, entre outros pontos.

Boas práticas para prevenir acidentes – Há 14 anos, a Organização das Nações Unidas criou o Maio Amarelo, com o objetivo de destacar o mês para ações que conscientizem motoristas, ciclistas e pedestres dos perigos no trânsito. O movimento internacional tem como principal objetivo promover a segurança das pessoas, assim como a diminuição dos acidentes e mortes no trânsito e a escolha da cor amarela simboliza a sinalização de advertência no trânsito. Entre as principais causas de acidentes, a falha humana causa 90% deles, de acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em paralelo, o uso de cinto de segurança está diretamente relacionado com a gravidade dos acidentes: o equipamento reduz o risco de morte em 45% para quem está no banco da frente e 75% para quem está no banco de trás, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).

Para Mateus Afonso, fundador da Eletricar e parceiro do Klubi, fintech que opera com consórcios de veículos, ter um carro é a realização de um sonho para muitos brasileiros, mas exige muita responsabilidade. “Estar no trânsito exige muita empatia. É preciso entender que quando se está no volante, muitos detalhes fazem a diferença para a sua segurança e também para quem estiver ao redor. Por isso, sempre verifique se todos os passageiros do seu veículo estão usando o cinto de segurança. Coloque-se, também, no lugar de quem está fora do automóvel e mantenha uma distância apropriada de motociclistas, ciclistas e pedestres. Dar a preferência é muito importante”, destaca o parceiro do Klubi.

Manutenção do carro – Segundo um estudo do Instituto Scaringella Trânsito, veículos que apresentam problemas relacionados com os freios, amortecimento, níveis de óleo/água, pneus, faróis e até mesmo cinto de segurança podem causar 30% dos acidentes no trânsito. De acordo com Luiz Bonini, Chief Growth Officer da Turbi, plataforma 100% digital para aluguel e assinaturas de carros, a manutenção preventiva garante o melhor funcionamento dos componentes de segurança do veículo. “Por exemplo, uma suspensão com problemas pode impactar na dirigibilidade do carro e aumentar os riscos de uma colisão, assim como uma falha nos freios”, explica Bonini.

Micromobilidade – Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil enfrenta uma média de cerca de sete mortes de ciclistas em acidentes de trânsito diariamente. Francisco Forbes, CEO da Whoosh no Brasil, empresa internacional de micromobilidade, ressalta que, como ainda não há uma formação específica para os usuários de microveículos, como bicicletas e patinetes, é fundamental que eles também compreendam e sigam as regras de trânsito. “Assim, o condutor não apenas contribui para sua própria segurança, mas para a harmonia do tráfego. Isso inclui utilizar a ciclovia para a circulação, respeitar semáforos, sinalização de trânsito, ceder a passagem quando necessário, manter uma velocidade compatível com as condições do ambiente e até estratégias de auto defesa”, sinaliza.

Manutenção preventiva – Outro estudo, feito pela Allianz Partners Brasil, líder global em assistência 24 horas, reforça a necessidade de manutenção preventiva veicular para evitar acidentes de trânsito. O alerta é feito para apoiar o movimento Maio Amarelo, iniciativa para alertar a sociedade sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito. Dados levantados pela empresa apontam que de 1,6 milhões de assistências prestadas para veículos em 2023, 52% foram em razão de panes (mecânica ou elétrica), enquanto cerca de 7% aconteceram relacionadas a algum tipo de acidente com veículos. “O aumento da segurança no trânsito também passa pela conscientização sobre a importância da manutenção preventiva. Por isso, reforçamos que com ações simples, que devem fazer parte da rotina, é possível salvar vidas”, explica Leonardo Gava, Diretor de Operações da Allianz Partners Brasil. “Gostaríamos de alertar os motoristas sobre a importância de realizar a revisão veicular periódica, com o objetivo de evitar acidentes. A força da campanha do Maio Amarelo é uma grande aliada nesse objetivo”, completa.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

Caruaru - Geracao de emprego

A água do Guaíba recuou no centro de Porto Alegre, mas deixou para trás um cenário de destruição em uma região conhecida como boemia. Por volta do meio-dia deste sábado (18), quem caminhava pela Rua dos Andradas e pela Praça da Alfândega não buscava por um restaurante ou lanche, mas raspava a lama ou recolhia o lixo.

A baixa das águas permitiu que comerciantes e moradores do centro voltassem para a região e começassem o trabalho de limpeza. No início da tarde, havia um incessante movimento de pessoas limpando as ruas, calçadas e prédios. As informações são do Correio do Povo.

A Rua dos Andradas estava quase que totalmente seca no início da tarde deste sábado, com um ponto de alagamento específico na intersecção com a rua General João Manoel. Já a praça da alfândega ainda estava alagada até a altura do Monumento ao General Osório.

Camaragibe Agora é Led

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios proibiu Ciro Gomes (PDT) de repetir ofensas contra a senadora Janaína Farias (PT-CE), sob pena de R$ 30 mil.

Ciro foi acusado de constranger e humilhar a parlamentar, “utilizando-se de menosprezo à condição de mulher da parlamentar, com a finalidade de dificultar o desempenho de seu mandato eletivo”, segundo o Ministério Público Eleitoral do Ceará. As informações são do Estado de Minas.

No início de abril, quando Janaína assumiu a cadeira de senadora no lugar do titular, o ministro da Educação Camilo Santana, Ciro criticou sua chegada ao cargo pelos seus atributos de gênero.

“Quem está assumindo o Senado Federal hoje? Sabe qual é o serviço prestado para ir ao lugar de Virgílio Távora, de Tasso Jereissati, de Mauro Benevides, de Patrícia Saboya?”, indagou Ciro, antes de arrematar: “Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana.”

A decisão foi da juíza Patrícia Vasques Coelho. No documento, ela afirmou que as falas de Ciro “são passíveis de reparação no âmbito cível, dada a presença de todos os pressupostos da responsabilidade civil, além de constituírem objeto de investigação própria na seara criminal”.

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

A biografia de Marco Maciel, já na sua quinta edição, voltou a ficar disponível à venda também, aos que ainda procuram pela obra, nos postos Cruzeiro de Tacaimbó e Arcoverde. Desde o lançamento, em agosto do ano passado, esses dois pontos se revelaram de maior demanda do livro.

Muito fácil encontrar: está em frente aos caixas das duas lojas. No Recife, está à venda na rede de livraria Jaqueira, tanto a do Parque da Jaqueira quanto a do Paço Alfândega.

Serra Talhada - Saúde

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) o inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro (PL) interferiu politicamente na Polícia Federal (PF) para o órgão avaliar se confirma o pedido de arquivamento do caso.

“Abra-se vista dos autos à Procuradoria-Geral da República para eventual ratificação da proposta de arquivamento”, afirmou o magistrado, no despacho. As informações são da CNN.

O pedido de arquivamento da investigação foi feito pela PGR em setembro de 2022 e reiterado em novembro do mesmo ano.

Ambas as manifestações foram feitas pela então vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araujo. Ela ocupava a função na gestão de Augusto Aras.

O mandato de Aras terminou no final de setembro de 2023. Depois da gestão interina de Elizeta Ramos, a PGR passou a ser comandada por Paulo Gonet, a partir de dezembro.

Lindôra pediu o arquivamento do caso por não ver “perspectiva de obtenção de novos elementos” que fossem capazes de mudar a conclusão da Polícia Federal (PF), de que não houve crime.

“É forçoso reconhecer a ausência de elementos mínimos de convicção capazes de justificar o oferecimento de denúncia, estando ausente a justa causa para a deflagração de ação penal”, afirmou.

“Os fatos foram exaustivamente apreciados e deles não se extrai lastro probatório mínimo quanto a possíveis materialidades e autorias delitivas. Também não foi identificado nenhum elemento mínimo de que o mandatário tenha impedido ou embaraçado qualquer investigação que envolva organização criminosa, o que demonstra a falta de justa causa para a hipótese criminal em questão”, declarou.

Em março de 2022, a PF concluiu que Bolsonaro não cometeu crime na troca do comando da PF em 2020. O episódio culminou na demissão do hoje senador Sergio Moro do ministro da Justiça.

Na época, o caso levou à abertura de inquérito no STF para apurar suposta interferência do presidente na corporação.

Segundo a PF, não há “elementos indiciários mínimos” de crime na troca feita por Bolsonaro no comando da PF.

A PF também livrou Moro de quaisquer acusações no caso.

O delegado Leopoldo Soares Lacerda, que assina o relatório da PF, relatou, no documento de 99 páginas, que os investigadores não encontraram “nenhuma prova consistente” que indicassem o cometimento de algum crime.

Vitória Reconstrução da Praça

A eleição para ocupar as 20 vagas destinadas à sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural do Recife, para os próximos dois anos, ocorrerá neste domingo e segunda-feira (19 e 20 de maio), em 11 locais de votação distribuídos pela cidade. Este evento reflete um processo meticuloso e colaborativo de reestruturação e fortalecimento do Conselho, conduzido nos últimos anos.

A partir de amanhã, artistas e trabalhadores culturais de todas as áreas e expressões artísticas do Recife têm um encontro importante. O objetivo é a construção democrática de futuros com maior interação e colaboração entre a sociedade civil e o poder público, compromisso renovado a cada dois anos, por meio de eleições diretas. As informações são da Folha de Pernambuco.

As votações acontecem no domingo e na segunda, em 11 locais distribuídos por todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) da capital pernambucana, para eleger novos titulares e suplentes que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural do Recife, representando diferentes linguagens e regiões da cidade. 

Neste domingo, das 9h às 15h, a votação ocorre em nove pontos da cidade. Na segunda, outros dois locais de votação estarão disponíveis no Pátio de São Pedro: o Centro de Design e a Casa do Conselho.

Somente pessoas previamente cadastradas, com inscrições validadas no Cadastro Cultural do Recife, terão direito a voto, sendo necessária a apresentação de documento oficial de identificação com foto.

Ao todo, 37 candidatos, qualificados no processo eleitoral iniciado em abril, concorrem para preencher as 20 cadeiras da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural, representando as RPAs e as diversas expressões culturais como Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, entre outras.

O resultado das eleições será divulgado na próxima semana. Após a publicação no Diário Oficial, os candidatos eleitos terão 30 dias para tomar posse.

Este novo pleito reforça o processo de revitalização e valorização do Conselho Municipal de Política Cultural, promovido pela Prefeitura do Recife, reconhecendo-o como uma instância essencial para o debate, formulação e implementação de políticas públicas na cidade, rica em expressões artísticas.

Desde 2022, o Conselho ganhou novos membros, uma sede no Pátio de São Pedro, e retomou suas atividades regulares, com reuniões mensais e articulações com o poder público municipal. Durante o mandato atual, diversas conquistas foram alcançadas, como o Plano Recife MCP, a aprovação do novo regimento do Conselho, a nova Lei do SIC, editais como o da Lei Paulo Gustavo (LPG), a segunda eleição dos patrimônios vivos, a Lei de Isenção de tributos municipais para agremiações da cultura popular, além da realização da Conferência Municipal, que será a base para o Plano Municipal de Cultura. Estes avanços são um legado do trabalho conjunto entre a gestão pública municipal e o Conselho de Política Cultural.

Datas, horários e locais de votação:

DOMINGO (19/05) 

Representantes das RPAs

Das 9h às 15h

RPA 01 

Escola Municipal General Emidio Dantas Barreto, na Avenida da Saudade, n° 303, Santo Amaro

Escola Municipal dos Coelhos, na Rua dos Coelhos, nº 600, Coelhos

RPA 02 

Escola Municipal de Beberibe, na Rua Melánio de Barros Corrêa, nº 395, Beberibe 

RPA 03 

Sítio Trindade, na Estrada do Arraial, s/n, Casa Amarela 

RPA 04 

Escola Municipal Darcy Ribeiro, Rua Odete Monteiro, s/n, Cordeiro

Escola Municipal do Dom, Rua Coronel Pacheco, nº 115, Várzea

RPA 05 

Escola Municipal Padre José Matias Delgado, Rua Devaldo Borges, s/n, Jardim São Paulo 

RPA 06 

Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, Avenida Domingos Ferreira, nº 1040, Pina

Escola Municipal Carlúcio Castanha, Avenida Pernambuco s/n, Cohab/UR1

SEGUNDA (20/05) 

Representantes dos segmentos culturais

Das 9h às 15h

Segmentos: Artesanato, Audiovisual, Ciclo Cultural Carnavalesco, Ciclo Cultural Natalino, Dança, Fotografia e Teatro

Casa do Conselho Municipal de Política Cultural (Casa nº 08, Pátio de São Pedro, São José)

Segmentos: Artes Visuais, Ciclo Cultural Junino, Circo, Patrimônio e Arquitetura, Música, Design e Literatura

Centro de Design (Casa nº 10, Pátio de São Pedro, São José)

O Governo de Pernambuco entregou, ontem, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto ao Hospital Regional Emília Câmara (HREC), localizado em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Com investimentos no valor de R$ 2 milhões, a iniciativa amplia a oferta de forma regionalizada do atendimento de alta complexidade. 

O hospital atende a demanda de média e alta complexidade de 12 municípios da região que compõem a X Gerência Regional de Saúde (Geres). “É uma área extremamente importante para atender a toda essa população da região, que chega a aproximadamente 200 mil pessoas. Agora, com esses novos leitos, estaremos atendendo a necessidade da população, o mais próximo possível de casa”, ressaltou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Da Agência Brasil

Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, têm aumentado os desastres ambientais e climáticos em todo o mundo, a exemplo do que ocorre no Rio Grande do Sul.

No Brasil, o governo federal mapeou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. 

“O aumento na frequência e na intensidade dos eventos extremos de chuvas vêm criando um cenário desafiador para todos os países, em especial para aqueles em desenvolvimento e de grande extensão territorial, como o Brasil”, diz o estudo do governo federal.

As áreas dentro dessas 1,9 mil cidades consideradas em risco concentram mais de 8,9 milhões de brasileiros, o que representa 6% da população nacional.

O levantamento publicado em abril deste ano refez a metodologia até então adotada, adicionando mais critérios e novas bases de dados, o que ampliou em 136% o número dos municípios considerados suscetíveis a desastres. Em 2012, o governo havia mapeado 821 cidades em risco desse tipo.

Com os novos dados, sistematizados até 2022, os estados com a maior proporção da população em áreas de risco são Bahia (17,3%), Espírito Santo (13,8%), Pernambuco (11,6%), Minas Gerais (10,6%) e Acre (9,7%). Já as unidades da federação com a população mais protegida contra desastres são Distrito Federal (0,1%); Goiás (0,2%), Mato Grosso (0,3%) e Paraná (1%).

O estudo foi coordenado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, ligada à Casa Civil da Presidência da República. O levantamento foi solicitado pelo governo em razão das obras previstas para o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que prevê investimentos em infraestrutura em todo o país. 

Populações pobres

As populações pobres são as mais prováveis de sofrerem com os desastres ambientais no Brasil, de acordo com a nota técnica do estudo.

“A urbanização rápida e muitas vezes desordenada, assim como a segregação sócio-territorial, têm levado as populações mais carentes a ocuparem locais inadequados, sujeitos a inundações, deslizamentos de terra e outras ameaças correlatas. Essas áreas são habitadas, de forma geral, por comunidades de baixa renda e que têm poucos recursos para se adaptarem ou se recuperarem dos impactos desses eventos, tornando-as mais vulneráveis a tais processos”, aponta o documento.

O levantamento ainda identificou os desastres ambientais no Brasil entre 1991 e 2022, quando foram registrados 23.611 eventos, 3.890 óbitos e 8,2 milhões de desalojados ou desabrigados decorrentes de inundações, enxurradas e deslizamentos de terra.

Recomendações

A nota técnica do estudo faz uma série de recomendações ao Poder Público para minimizar os danos dos desastres futuros, como a ampliação do monitoramento e sistemas de alertas para risco relativos a inundações, a atualização anual desses dados e a divulgação dessas informações para todas as instituições e órgãos que podem lidar com o tema.  

“É fundamental promover ações governamentais coordenadas voltadas à gestão de riscos e prevenção de desastres”, diz o estudo, acrescentando que o Novo PAC pode ser uma oportunidade para melhorar a gestão de riscos e desastres no Brasil.

“[A nota técnica deve] subsidiar as listas dos municípios elegíveis para as seleções do Novo PAC em prevenção de risco: contenção de encostas, macrodrenagem, barragens de regularização de vazões e controle de cheias, e intervenções em cursos d’água”.

O senador Fernando Dueire, o deputado federal Fernando Monteiro e o deputado estadual Jarbas Filho participaram, neste sábado (18), da 20ª edição da Caprishow, na cidade de Dormentes. É a maior feira de caprinos e ovinos do Nordeste, reunindo criadores dos estados de Alagoas, Bahia, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Ao lado da prefeita Josimara Cavalcanti, eles conferiram as novas instalações do evento, que passou a ser realizado no pátio multiuso, construído com o apoio e recursos de Dueire e Jarbas Filho.  

Este ano, a Caprishow bateu recorde de participação, com mais de 1,5 mil animais inscritos e 103 expositores. O evento, que começou na última quinta-feira e segue até amanhã, conta em sua programação com palestras, apresentações culturais, mesas redondas e shows musicais abertos ao público.