“Ninguém é obrigado a concordar com ninguém”, diz Lula sobre críticas à Venezuela e a Maduro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na noite de hoje, em entrevista coletiva após reunião com presidentes sulamericanos, que “ninguém é obrigado a concordar com ninguém”. Lula deu a declaração ao ser questionado sobre as críticas à Venezuela e ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Antes da reunião, Lula teve, ontem, uma conversa com Maduro. Em declaração pública, Lula alegou que a Venezuela é alvo de “narrativas”, em referência às afirmações de que o país é uma ditadura.

Hoje, os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric, disseram que discordam da visão de Lula de que se trata de “narrativas”, e não da realidade. Após a reunião com os líderes sulamericanos, Lula foi questionado sobre o tema Maduro. “O Maduro faz parte deste continente nosso. Houve muito respeito com a participação do Maduro. Ninguém é obrigado a concordar com ninguém. É assim que a gente vai fazendo”, respondeu o presidente. As informações são do portal G1.

Veja outras postagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a interlocutores que escolheu o advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva, para assumir a cadeira de Ricardo Lewandowski, que deixou o Ministério da Justiça e Segurança Pública na semana passada.

Wellington César foi ao Palácio do Planalto para conversar o presidente na tarde desta terça-feira (13). O anúncio oficializando o nome deve ocorrer nas próximas horas. As informações são do g1.

Quem é Wellington César?
Wellington César Lima e Silva já foi, por um breve período, ministro da Justiça de Dilma Rousseff e secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, entre 2023 e julho do ano passado, quando assumiu a advocacia-geral da Petrobras.

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

Toritama - Tem ritmo na saúde

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), é o entrevistado de hoje do meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceira com a Folha de Pernambuco. Em entrevista ao programa da última semana, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, lançou Leite como candidato à Presidência da República, alternativa ao fim da polarização entre Lula e a direita bolsonarista.

Na pauta, as eleições presidenciais, os escândalos do INSS e Banco Master, a prisão de Bolsonaro e o anúncio da candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República. Ainda a gestão de Leite no Rio do Sul, sua saída do PSDB e a sucessão gaúcha num cenário no qual ele venha a disputar o Senado e não o Palácio do Planalto.

Caruaru - IPTU 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sanciona nesta terça-feira (13) a lei que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), tributo que vai substituir o ICMS e o ISS e será compartilhado entre estados, Distrito Federal e municípios.

O comitê será responsável por administração, fiscalização e coordenação a operacionalização do novo imposto. Segundo o governo, a União, os estados e os municípios vão atuar de forma integrada na gestão do novo imposto. As informações são do g1.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O uso das urnas eletrônicas no Brasil completa 30 anos em 2026. Considerado uma inovação que transformou a votação no país, o primeiro modelo possuía poucas funcionalidades. Basicamente teclado numérico semelhante ao de um telefone, com números em braile. Não havia coleta biométrica, por exemplo.

Na época, em 1996, o equipamento foi utilizado em todas as capitais e em 31 municípios com mais de 200 mil eleitores, atingindo cerca de 30% do eleitorado do país. A exceção foi o Distrito Federal, que não tem eleições municipais. As informações são da CNN.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A CDL e o Sindcom de Serra Talhada anunciaram oficialmente a realização da 26ª ExpoSerra, Feira de Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada, marcada para os dias 13, 14 e 15 de agosto de 2026. O evento será realizado no município de Serra Talhada e reúne empresas, empreendedores e representantes de diversos setores produtivos da região.

A ExpoSerra chega à 26ª edição consolidada como uma das principais feiras de negócios do interior de Pernambuco, com foco na promoção comercial, na geração de parcerias e na circulação de oportunidades entre indústria, comércio e serviços. A expectativa da organização é manter uma programação diversificada e um ambiente voltado à ampliação de investimentos e conexões empresariais.

Segundo o presidente da CDL Serra Talhada, Maninho Ferreira, “a ExpoSerra é um patrimônio de Serra Talhada e do Sertão”. Ele afirmou ainda que “divulgar cedo e iniciar rapidamente a venda dos estandes é fundamental para o sucesso da edição”. A organização informou que a comercialização dos espaços será iniciada em breve, com vagas limitadas, e que novas informações serão divulgadas nos próximos dias.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Parlamentares petistas têm compartilhado imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adulteradas por inteligência artificial. O conteúdo original mostra o mandatário durante sua viagem de férias à Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, no ano novo.

Lula publicou um vídeo em suas redes sociais falando sobre o passeio, no último sábado, em que aparece somente de sunga, e as imagens passaram a ser modificadas para que o presidente apareça “musculoso”. Um dos que compartilharam a publicação falsa foi o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara. As informações são do jornal O GLOBO.

A DPDF (Defensoria Pública do Distrito Federal) instaurou um procedimento para analisar informações relacionadas às condições de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sob custódia da PF (Polícia Federal), em Brasília.

A iniciativa foi após o órgão ser oficialmente oficiado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que solicitaram providências a respeito do caso. As informações são da CNN.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que autoriza o pagamento retroativo para servidores da União, de estados, do Distrito Federal e de municípios, de direitos remuneratórios – como anuênios, triênios, quinquênios, sexta-parte e licença-prêmio – que haviam sido congelados em razão da pandemia da covid-19.

A lei foi publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial da União e estabelece que os pagamentos estão relacionados ao período entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021. De acordo com a norma, os benefícios serão pagos desde que o ente federativo tenha decretado estado de calamidade pública à época da pandemia e conte com orçamento disponível. As informações são da Agência Brasil.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou, hoje, o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para levar ao Plenário da Corte a discussão sobre os embargos infringentes contra a condenação de 27 anos e 3 meses de prisão imposta pela Primeira Turma. Moraes afirmou que o pedido é juridicamente incabível por ter sido apresentado após o trânsito em julgado da ação penal e o início do cumprimento da pena.

Ontem, os advogados de Bolsonaro haviam recorrido contra a decisão que barrou os embargos infringentes, tipo de recurso que permite o reexame do caso. No despacho, Moraes, relator do caso, destacou que a condenação já havia transitado em julgado, o que afasta a possibilidade de novos recursos, e que o ex-presidente já iniciou o cumprimento da pena, impedindo a reabertura da discussão na própria ação penal. As informações são do portal Estadão.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a atuação do Banco Central (BC) na liquidação do banco Master, que ele classificou como o que pode ser a “maior fraude bancária” do país. Ele afirmou que tem conversado diariamente com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que determinou liquidação da instituição financeira.

A liquidação ocorreu após investigadores descobrirem negócios de venda de carteiras de crédito com suspeitas de fraudes do Master para o Banco de Brasília (BRB) num valor de R$ 12,2 bilhões. As informações são do portal G1.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), anunciou, hoje, que deixará o comando do Ministério em abril para se dedicar integralmente ao projeto eleitoral de 2026. Pré-candidato ao Senado, ele afirmou que a desincompatibilização seguirá o calendário legal e permitirá maior foco na construção de sua candidatura.

“Estou trabalhando muito para cada vez mais consolidar a nossa candidatura ao Senado. Me sinto pronto e preparado para representar Pernambuco no Senado. Tive o privilégio de ser vereador do Recife, deputado estadual, secretário de Estado, deputado federal e agora ministro. Por tudo isso, me sinto pronto para representar Pernambuco no Senado. Conheço os desafios econômicos e sociais do nosso estado e tenho certeza de que vamos fazer uma bela campanha, apresentando propostas que dialogam com o futuro de Pernambuco”, afirmou o ministro.