Ainda sobre o médico ilegal de Ibimirim 

A responsabilidade de manter no quadro do Hospital Municipal de Ibimirim o médico Rafael Oliveira, que estava com CRM suspenso desde março por não ter passado no Revalida, não é do prefeito Welliton Siqueira (PCdoB), segundo a procuradora do município, Carla Lima.

Segundo ela, a responsabilidade é da Associação Beneficente João Paulo II, organização social (OS) responsável pela administração do Hospital Municipal. De acordo com a direção do hospital, o profissional não faz mais parte do quadro desde o fim de abril. O médico atuava como clínico geral pelo programa Mais Médico e todo o processo de afastamento está sendo devidamente acompanhado pelo jurídico da instituição.

Veja outras postagens

Amanhã (9), às 16h15, participarei da XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no painel Círculo das Ideias, para o lançamento do meu mais recente livro, ‘Os Leões do Norte’. A obra, que mergulha na história da política pernambucana, promete atrair leitores interessados em conhecer mais sobre o nosso passado.

“Os Leões do Norte” é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.

O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) articulou, na noite passada (7), uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para tratar da situação crítica do Polo Gesseiro do Araripe, em Pernambuco. O encontro contou com a participação, por videoconferência, dos empresários Chico Siqueira, ex-prefeito de Ipubi, e Fábio Monteiro, diretor regional da FIEPE. “Com uma vídeo-chamada, levamos Geraldo Alckmin ao Araripe”, resumiu o parlamentar.

Durante a conversa, foram apresentados dados que revelam a perda de competitividade do polo diante do aumento das importações de gipsita, especialmente da Espanha. A região, que já chegou a responder por 95% da produção nacional de gesso, hoje representa 60% do mercado, impactada pela entrada de cerca de 600 mil toneladas importadas. O cenário tem provocado queda nas vendas e aumento dos custos, ameaçando a sobrevivência de indústrias locais e empregos no Sertão pernambucano.

Sensibilizado com o quadro, Alckmin se comprometeu a abrir diálogo com representantes espanhóis e a buscar medidas que reduzam os impactos das importações sobre o setor. “O vice-presidente entendeu a gravidade da situação e prometeu dar um retorno ao setor nos próximos dias”, afirmou Fernando Monteiro. O Polo Gesseiro do Araripe é considerado estratégico para a economia regional, sendo responsável por milhares de empregos diretos e indiretos e pelo abastecimento da construção civil em todo o país.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em parceria com a Neoenergia Pernambuco e o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizou, ontem, o Workshop Segurança na Iluminação Pública, em Caruaru. O encontro reuniu secretários, técnicos e eletricistas de diversos municípios com o objetivo de orientar sobre os cuidados e a proteção dos profissionais que atuam na rede de iluminação pública, além de reforçar a importância da segurança também para a população.

Representando a Amupe, a secretária executiva Gorette Aquino destacou o compromisso da entidade em fortalecer as gestões municipais e promover boas práticas na administração pública. A Neoenergia Pernambuco foi representada por Rômulo Barbosa, supervisor de relacionamento com o poder público, e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) pelo técnico Naldenis Martins, que reforçou a necessidade de profissionalizar os serviços realizados pelas prefeituras.

A Neoenergia Pernambuco, por sua vez, enfatizou que a segurança depende não apenas da capacitação das equipes, mas também da qualidade dos materiais utilizados nas instalações. O uso de cabos e equipamentos adequados, aliado à valorização dos profissionais, foi apontado como fundamental para reduzir riscos e garantir a eficiência do serviço de iluminação pública nos municípios pernambucanos.