De bigu com a modernidade

Cronos manual 1.0 ou 1.3: qual melhor custo-benefício?

A linha 2023 do sedã Cronos, da Fiat, mudou pouco. Do ponto de vista visual, uma grade diferente aqui, um volante novo acolá. Mas a nova quantidade de configurações, com ‘tantos mínimos’ detalhes ofertados, até confunde o consumidor na hora de montá-lo no site da marca.

De antemão, vale ressaltar: o Cronos é um carro sóbrio, com um mala generosa e ainda dá para tê-lo por um preço abaixo dos R$ 100 mil. Porém, antes de entrar no mérito de cada versão testada pela coluna De bigu com a modernidade, e sobre qual delas deveria entrar na sua garagem, precisamos conhecê-las rapidamente todas.

Vejamos:

  1. a de entrada é chamada apenas de 1.0, com câmbio manual de cinco marchas. Custa R$ 84.790. Tem rodas de aço 14’’, banco do motorista e volante com regulagem de altura, ar, alertas de limite velocidade, predisposição para rádio etc. Mas, com R$ 490 a mais, o comprador pode adicionar o Pacy Safety – que deveria ser, na verdade, obrigatório em qualquer carro no país. Ele tem controle de estabilidade, sistema que auxilia nas arrancadas do veículo em subida e controle de tração.
  2. em seguida, vem a Drive 1.0, por R$ 88.890. Esta versão foi testada por este colunista. O cliente pode adicionar dois pacotes de opcionais, mas o preço vai chegar a R$ 94.350. Daremos mais detalhes dela logo abaixo;
  3. Depois, está situada a versão Drive com motor 1.3, com câmbio manual, também avaliada por este colunista. Com os pacotes de segurança e o S-Design, o preço vai para R$ 99.460.
  4. As duas últimas, com câmbio CVT que simulam 7 marcas e ambas com motor 1.3, serão analisadas em outra oportunidade.

O Fiat Cronos, independentemente da versão, tem como chamariz a economia de combustível e o generoso porta-malas (são 525 litros, segundo medição do fabricante) – e isso faz a festa de uma família média que viaja com alguma frequência para o campo ou litoral ou para o motorista de aplicativo ou taxista.

Crono 1.0 Drive – Traz um 1.0 6V aspirado, o Firefly de 3 cilindros da própria Fiat. A marca ‘lembra’ que ele possui o maior torque da categoria – sendo ‘ideal’ para clientes que buscam mais racionalidade, para uoso profissional, digamos assim.

No pacote de série de equipamentos de segurança e conforto, alguns itens – e sempre levando em conta os concorrentes e a versão de entrada do modelo – surpreendem: central multimídia de 7’’, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiro elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço de 15”.

O pack Drive Plus, opcional, não estava presente na versão testada. E só fez falta, na verdade, a câmera de ré. Rodas de liga leve e retrovisor com ajustes elétricos para um carro de batalha diária, digamos assim, não compensam o desembolso de R$ 3 mil extras.  Ah, mas o pack Safety, por vez, e a R$ 590, repito, compensa.

O motor é um velho conhecido dos consumidores de produtos da Fiat e da Stellantis: o 1.0

de 3 cilidros em linha, aspirado, capaz de gerar até 75cv, com torque (bem fraquinho) de até 10,7kgfm.  Em rodovias, numa ultrapassada ou retomada, deixa o motorista mais tenso do que criança indo para o dentista. Afinal, segundo a própria Fiat, a aceleração de 0 a 100 km/h demora mais de 15 segundos – uma eternidade para uma arrancada. A relação peso- potência é alta: são 15kg/cv. Só a título de comparação: essa relação no Fiat Pulse com o 1.0 turbo é de 9,52kg/cv

O câmbio manual de 5 marchas dá conta, com encaixes bom. Eis aqui um ponto (custo-benefício) a favor: o conjunto todo (motor, direção elétrica e câmbio) o torna uma excelente opção para o dia a dia urbano. Afinal, é bem econômico.

Segundo dados do Inmetro, usando-o nas vias urbanas, gasta de 9,9 km/litro (etanol) a 14 km/l (gasolina). Na estrada, os números sobem para 11,4 km/l (etanol) e 16,1 km/l com gasolina.

O tanque para 48 litros de combustível garante uma boa autonomia (dependendo do comportamento do seu pé, pode chegar aos 700km). Detalhe ruim: pena que os freios só tenham discos ventilados na dianteira (na traseira, é o antiquado freio a tambor)

Cronos 1.3 Drive – O Cronos 1.3 Drive é como se fosse o irmão já empregado do trainne Drive 1.0: traz o DNA da família ou o bom-gosto nas roupas/design. No entanto, oferece mais equipamentos: por exemplo: o quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT e o sistema de sinalização de frenagem de emergência.

E ainda vem com um motor mais ágil e valente, com relação peso-potência de apenas 10kg/cv. Esse Firefly gera até 109cv, com torque de 14,2kgfm, com velocidade máxima de 183km/h. A própria aceleração de 0 a 100 é feita em 11,5 segundos – quatro mais rápido do que o da 1.0.

O consumo, embora valha a pena ressaltar que vários fatores afetam na medição, também é muito bom: na cidade (km/l) 8,5 (etanol) e 12,4 (gasolina); na estrada (km/l) 10,3 com etanol e 14,8 com gasolina.

Nesta versão, os freios traseiros também são a tambor. Em relação ao airbag, esse colunista sempre questionou e o fará sempre: airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS (neste caso com EBD) são obrigatórios por lei, apesar da reação da indústria. O ideal, é claro, que sejam 4 para qualquer modelo que chegue ao patamar de três dígitos.

Veredicto – Os quatro fatores de compra para um sedã são conforto, espaço interno, capacidade do porta-malas e consumo de combustível. Ambos os Drive (1.0 e 1.3) são quase idênticos (porta-malas e espaço, por exemplo). Tomaremos aqui como base os dois exemplares enviados para teste. O teto do primeiro é preto; o do segundo, vermelho – tornando o conjunto bem mais bonito (mas, claro, é algo para lá de subjetivo).

No 1.0, a partida é dada com chave (tipo canivete); do 1.3, por meio de botão – e com abertura da porta apenas com a aproximação do motorista. Mas, atenção: esses itens do pacote extra S-Design, que eleva o preço da versão para R$ 94.980 (e mais: faróis de neblina dianteiros, ar-condicionado automático digital; câmera de ré; volante revestido em couro ecológico; bancos com acabamento exclusivo; rodas de liga leve etc)

A câmera de ré só vem se você é de série – com linhas de marcação – na segunda opção. E uma coisa curiosa: o destravamento e abertura automática do porta-malas por botão na chave, provavelmente um item bem valorizado pelos argentinos, onde é fabricado o modelo. O responsável pelas compras (na minha casa sou eu) agradece demais.

Enfim: por uns R$ 5 mil ou R$ 6 mil de diferença, considere uma boa pressão na concessionária de sua preferência e leve o Drive 1.3 com o pacote S-Design. Afinal, com a demanda reprimida e pátios lotados de carros novos, essa é a chance. Até quinta-feira, a Fiat estava dando desconto (de verdade) e fazendo outras ações, como até oferecer encher o tanque de gasolina por um ano para alguns modelos.

Tipo sanguíneo na CNH – Agora, só falta a Câmara dos Deputados, pois a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou relatório favorável do senador Fabiano Contarato (PT-ES) ao projeto de lei (PL 3.616/2019) que inclui o tipo sanguíneo, o fator Rh e a condição de doador ou não de órgãos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O titular doador, no entanto, poderá optar pela não inserção dessas informações na própria carteira.

O PL determina que a CNH seja expedida em modelo único e de acordo com as especificações do Contran, tenha fé pública, valendo como documento de identidade em todo o território nacional, e traga o tipo sanguíneo e o fator Rh do motorista. O documento poderá informar também se o titular é ou não doador de órgãos. Pelo texto, a lei começará a valer 90 dias depois de publicada. O autor do PL, senador Rodrigo Cunha (União-AL), diz que, quanto à doação de órgãos, o questionamento a ser feito na emissão da carteira abrirá uma oportunidade para que a pessoa reflita sobre o assunto. Além disso, registre formalmente sua vontade no documento. Para ele, o registro ajudaria em muito a família na difícil hora de decidir a respeito da doação dos órgãos do parente falecido. A medida poderia também aumentar o número de famílias que dizem sim à doação de órgãos, outra importante forma de salvar vidas.

Fim das motos nos corredores? – A circulação indiscriminada de motos nos chamados corredores entre os carros é perigosa por provocar acidentes com consequências maiores aos fracos – no caso, o motociclista, o motoboy que ganha seu sustento diário. O fenômeno tem lotado os hospitais públicos e onerando o SUS.

E o que fazer? O deputado Marcos Soares (União/RJ) quer acabar com essa prática. Ou diminuir, quem sabe. Por isso, ele apresentouo Projeto de Lei 1549/2023, para alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e proibir o tráfego de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes. A proposta sugere que esses tipos de veículos circulem nas faixas utilizadas por automóveis ou em zonas exclusivas para motocicletas. Assim, se aprovado, os órgãos competentes deverão demarcar essas faixas em avenidas ou vias em que a velocidade ultrapassar os 50 km/h — igual já acontece em algumas avenidas na cidade de São Paulo. “É inegável que, ao trafegar no corredor, os motoqueiros correm mais riscos e têm chances maiores de sofrer um acidente. A principal razão para isso é a diferença de velocidade da moto em relação aos outros veículos, que geralmente é abusiva. Isso porque muitas pessoas passam no corredor na mesma velocidade que na pista, pilotando até mesmo acima de 100 km/h. Nesse caso, basta um simples descuido para que um acidente fatal aconteça”, ressaltou.

Gasolina e etanol: 1º recuo de 2023 – O preço médio do litro da gasolina e do etanol registrou a primeira redução do ano, de acordo com o último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), referente ao período de 1º a 13 de abril. A gasolina foi comercializada a R$ 5,85 nas bombas de abastecimento do país, com recuo de 0,48%, se comparado com o fechamento de março. “A última vez que o IPTL identificou uma redução no preço da gasolina foi em dezembro do ano passado, quando o valor recuou 1,06% em relação a novembro”, destaca Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil.

Ainda assim, diz ele, vale ressaltar que, neste ano, o preço do combustível já acumula alta de 9,94%. “Essas altas desde janeiro, acabam por refletir no mercado como um todo, pois como sinalizado no último Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os acréscimos no valor da gasolina também impulsionaram a alta deste indicador em março”, ressalta. Já o litro do etanol foi comercializado a R$ 4,58 no início de abril, com recuo de 0,40% ante março. “A última baixa no valor do etanol foi identificada em outubro, quando o preço do combustível ficou 4,58% mais barato em relação a setembro”, completa Pina. 

Todas as regiões brasileiras registraram redução no valor da gasolina. O preço médio mais baixo para o combustível foi identificado no Sudeste, onde o valor fechou a R$ 5,60, com recuo de 0,53%, em relação a março. A baixa mais expressiva foi no Sul, de 0,81%, que passou de R$ 5,65 para R$ 5,60. 

Já o etanol mais barato do país foi comercializado nas bombas do Centro-Oeste, a R$ 4,08. Porém, foi no Nordeste que ele apresentou a baixa mais expressiva, de 0,89%, com o litro que saiu de R$ 4,61 para R$ 4,57. Na análise por estado, a Paraíba apresentou a média mais baixa para a gasolina, de R$ 5,42 e Roraima a mais alta, de R$ 6,61. A redução mais expressiva para o combustível, de 1,89%, foi identificada no Acre, que fechou com o preço médio de R$ 6,06; e o maior acréscimo, no Alagoas, de 1,22%, ante março, que fechou com o valor a R$ 6,03. 

Ao contrário da gasolina, o etanol comercializado no Acre teve o aumento mais expressivo do país, de 4,37%, que passou de R$ 4,37 para R$ 4,56. Já o Piauí concentrou a redução mais expressiva para o combustível, de 4%, que passou de R$ 4,75 para R$ 4,57. O preço médio mais alto para o etanol foi registrado no Pará, a R$ 5,30, e o mais baixo, a R$ 3,79 no Mato Grosso.

“No período, o etanol foi considerado o combustível mais vantajoso para abastecimento nos Estados do Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Os demais tiveram a gasolina como a opção mais viável. Vale ressaltar que o etanol é considerado ecologicamente mais vantajoso para abastecimento, por ser capaz de reduzir consideravelmente as emissões de gases responsáveis pelas mudanças climáticas”, reforça Pina. 

Novo BMW X1 brasileiro – Até que enfim a BMW começou a produzir o novo X1 na fábrica de Araquari, Santa Catarina. Ele foi lançado há 6 meses na Europa. A produção do modelo faz parte do aporte de R$ 500 milhões anunciado em novembro de 2021. Além do novo X1, a fábrica de Araquari também é a responsável pela produção do Série 3, do X3 e do X4. Mas, um detalhe, a planta de Araquari é a única no mundo que só produz modelos a combustão.  A planta do tem área de 1,5 milhão de metros quadrados, sendo 112.893 metros quadrados de área construída. O novo BMW X1 chega com muitos atrativos para continuar sua jornada de sucesso no país. O modelo encerrou 2022, pelo sexto ano consecutivo, na liderança do segmento de SUV Premium.

Toyota: vem aí novo híbrido flex – A Toyota divulgou que vai investir R$ 1,7 bilhão na fabricação de um novo carro compacto no Brasil, de motor híbrido flex. Parte desses recursos virão da adesão da marca japonesa ao Programa ProVeículo Verde, do estado de São Paulo – que incentiva projetos de desenvolvimento de veículos menos poluentes por meio da liberação de crédito acumulado de ICMS. O modelo será produzido em Sorocaba (SP) e estará disponível para venda no final de 2024.A adesão da montadora japonesa ao programa possibilitará a execução de dois projetos em sua unidade de Sorocaba: R$ 1,63 bilhão para o novo híbrido flex e outros R$ 61,8 milhões para atualizar o Corolla Cross. Este é o maior valor de investimento já programado no âmbito do ProVeículo Verde desde o seu lançamento.

Bolt EUV elétrico – E o segundo carro elétrico da Chevrolet no Brasil chegará nos próximos dias, segundo revelou o portal INSIDEEVs, a partir de confirmação de Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul. O executivo não deu mais detalhes sobre como será o lançamento do veículo ou quanto irá custar. A chegada do Bolt EUV estava desde junho do ano passado. O crossover seria o primeiro lançamento entre os elétricos, seguido por Blazer EV e Equinox EV, antes previstos para 2024.

Como transportar bagagens sem levar multas – É óbvio que o transporte de bagagens precisa seguir a lei. E não só para evitar multas, mas também para garantir a segurança do condutor e dos passageiros. A pedido da coluna De bigu com a modernidade, a LeasePlan, líder mundial no setor de carro como serviço, preparou algumas dicas sobre transporte de bagagens.

Leis penalidades – Um dos erros mais comuns é colocar bagagem em cima do tampão interno do porta-malas. É importante saber: o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe essa ação! Sendo assim, “obstruir a visão do retrovisor interno de veículos de passeio é uma infração grave sujeita à multa”. Outro cuidado que o motorista precisa ter é em relação ao peso máximo que o veículo pode carregar. Essa informação pode ser encontrada no manual. Trafegar com excesso de carga é infração grave com penalidade de R$ 195,23 e medida administrativa de retenção do veículo até que a situação seja resolvida – até que o excedente de carga seja removido.

É permitido transportar bolsas, mochilas, pequenos objetos e embrulhos soltos no veículo? Sim! Esse tipo de bagagem pode ser transportada solta perante a lei. Mas, atenção: mesmo itens pequenos podem ser perigosos em caso de um acidente. Em uma batida, um desses objetos pode se chocar com um dos passageiros e até matar. O recomendado é transportar qualquer tipo de bagagem no porta-malas ou no porta-luvas. No caso de bagagens maiores, elas são consideradas cargas. Assim sendo, transportar grandes malas soltas ou outro tipo de bagagem grande é infração passível de multa.

Altura e peso no teto – O bagageiro de teto é uma opção para quem tem um porta-malas pequeno. Mas, fique ligado: os tetos suportam em torno de 50 a 80 quilos. Por lei, a carga não pode passar de 50cm de altura. Uma dica para quem vai fazer uso do bagageiro de teto é colocar itens de menor peso, mas que ocupam mais espaço dentro do carro. E é necessário prender a carga com cadeados e travas, para evitar que a bagagem caia na estrada e cause acidentes.

Cuidados com bagageiro no teto – O centro de gravidade do veículo muda depois da instalação do bagageiro de teto, deixando o carro mais instável. Então, é mais do que necessário reduzir ainda mais a velocidade para fazer curvas, já que há risco de capotamento. Dirija com cuidado!

Dicas extras

➨Malas devem ficar no fundo e nas laterais do veículo. No meio, o ideal é colocar malas menores e mais leves;

➨Sacolas e caixas de isopor devem ser colocadas por último;

➨Mochilas podem ir por cima das malas;

➨No tampão interno do porta-malas o ideal é viajar sem bagagem. Mesmo pequenos objetos podem ferir os passageiros em caso de acidente.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

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A lista de Schindler de Raquel

A Lista de Schindler é um filme de drama histórico norte-americano de 1993. Foi focado na salvação de mais de mil refugiados judeus holandeses do Holocausto, principalmente poloneses, empregando-os em suas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial. Ao discriminar num documento secreto prefeitos aliados, não alinhados e neutros, na reunião com os gestores eleitos em outubro passado, a governadora Raquel Lyra (PSDB) criou a sua “lista de Schindler”.

Quando o prefeito do Recife, João Campos (PSB), chegou, por volta das 9 horas, na última segunda-feira, ao Expor Center, local da reunião, a lista já havia vazado pela Folha de São Paulo, com reprodução neste blog. Ela divide os prefeitos com a tarja de aliados, não alinhados e neutros, convocados pela própria governadora para estarem no evento, que culminou com os “parabéns” pelo seu aniversário, festejado no mesmo dia.

Nunca se viu tamanha maluquice. A governadora, de fato, não tem assessoria política. João fechou a cara e em entrevista aos jornalistas desabafou: “Tem que haver respeito entre as gestões, independente de quem faça parte da base do governo ou não. Nós estamos aqui para um ato institucional. Os prefeitos vieram aqui em busca de parcerias com o Estado”.

Pela lista, a que o blog teve acesso, dos 184 prefeitos eleitos em outubro passado, 127 são alinhados ao Palácio das Princesas (leia-se ao Governo Raquel), 52 são adversários (o termo usado no documento é este mesmo – adversários) e cinco são neutros. Se isso foi feito para dar tratamento diferenciado, a governadora deu um tiro no pé.

A partir do momento em que se elegeu, Raquel é obrigada a tratar todos os municípios de forma igualitária, sem discriminar nenhum por ter supostamente eleito alguém distante do seu campo político. Sua postura, desastrosa, diga-se de passagem, nesta lista de horrores, foi condenada por grande parte dos convidados para o evento, que coincidiu com a data do seu aniversário.

Indignado, o deputado Waldemar Borges, da bancada do PSB na Assembleia Legislativa, disse que a tucana governa com o fígado. “Quem discrimina prefeitos que não rezam pela mesma cartilha, discrimina o povo pernambucano. Ela é governadora do Estado, não foi eleita para adoçar a boca apenas de aliados”, disse Wal, como é mais conhecido.

Raquel, segundo ele, deveria se espelhar na postura do presidente Lula (PT), que está do outro lado do balcão. “Apesar da governadora ser do PSDB, partido que faz oposição ao Governo Federal, Lula nunca deixou de atender nenhuma das suas demandas. Estamos diante de um presidente que age como estadista e uma governadora que não tem noção da envergadura do seu cargo”, disse Borges.

ATÉ TOINHO – Numa conversa, ontem, com este colunista, o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, minimizou a sua participação nos bastidores da eleição na Alepe na qual o seu novo aliado, o deputado Francismar Pontes, derrotou Gustavo Gouveia na disputa pela Primeira-Secretaria. “O mérito todo é da bancada, que votou fechada com Francismar”, disse. Perguntado se o governista de carteirinha Antônio Moraes também teria votado em Francismar e não em Gustavo, o candidato de Raquel, Dudu, como é mais conhecido, não titubeou: “Todos, principalmente Toinho”, afirmou, referindo-se a Moraes.

Gesto com Álvaro – Em entrevista ao blog, o deputado Francismar Pontes (PSB) disse que compreendeu o prefeito do Recife, João Campos (PSB), principal liderança do seu partido no Estado, ao concordar com a orientação do líder socialista na Casa, Sileno Guedes, em apoiar a recondução de Gustavo Gouveia (SD) à Primeira-Secretaria. “João fez um gesto com Álvaro Porto (presidente da Casa), que tem sido correto com ele”, afirmou. Segundo Francismar, Porto assumiu o compromisso de tentar reeleger Gustavo.

A trairagem que Sileno não se dobra – Em nenhum momento, após o resultado da eleição da Mesa Diretora da Alepe, o líder do PSB na Casa, Sileno Guedes, assumiu que houve traição na bancada que lidera. “O que nós enfrentamos foi um candidato muito querido pelos colegas e uma indisposição dos deputados em geral de eleger um primeiro-secretário identificado com Raquel”, afirmou. Mas se não houve traição, como escondeu Sileno, como Francismar derrotaria Gustavo no primeiro e no segundo turno se não tivesse a esmagadora maioria dos votos da maior bancada na Alepe, que é a do PSB, com 13 parlamentares?

Transição travada em Ipojuca – Não é só a prefeita eleita de Sertânia, Pollyana Abreu (PSDB), que reclama da falta de informações na transição administrativa. Em Ipojuca, o prefeito eleito Carlos Santana (Republicanos). “Tem secretários que informam, mas outros só criam dificuldades. Não fico olhando pelo retrovisor, o que passou pertence à gestão anterior, mas não há razão para negarem informações”, disse, ontem, em entrevista à Rádio Folha, do grupo Folha de Pernambuco.

Batendo na porta – De um experiente prefeito, quatro vezes gestor do seu município, ao comentar o resultado da reunião da governadora Raquel Lyra com os novos prefeitos, na qual anunciou um ônibus para cada município. “O que prefeito gosta, na verdade, é de dinheiro para calçar ruas, melhorar acessos, fazer pequenas obras de grande efeito social. Enquanto ela não abrir a cabeça e achar que dando ônibus, fazendo uma creche ou uma cozinha comunitária estará atendendo às necessidades dos municípios, os gestores vão continuar batendo na porta dela”.

CURTAS

DIPLOMAÇÃO – O Tribunal Regional Eleitoral marcou a diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos no Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista na mesma data. Será no próximo dia 16, a partir das 16 horas, no teatro Guararapes, do Centro de Convenções.

POÇO DE MÁGOA – Líder do Grupo Gouveia, o presidente da Amupe e atual prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (SD), não engoliu ainda a derrota do irmão Gustavo para a primeira-secretaria. Nos bastidores, aliados dizem que ele reclamou da governadora. “Não houve empenho dela”, teria dito.

PALESTRA – Farei hoje uma rápida palestra na 15ª edição do Prêmio Persona Pernambuco, às 20 horas, no Esporte Clube de Arcoverde. O evento é uma promoção bem-sucedida do meu amigo Adriano Ferreira. Reúne muita gente de peso de várias regiões do Estado. Abordarei as perspectivas para 2025.

Perguntar não ofende: A eleição da Amupe vai se transformar na mesma guerra que se deu pela Primeira-Secretaria?

Jaboatão dos Guararapes - Matriculas 2025

A governadora Raquel Lyra inaugurou nesta terça-feira (3) o presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL), a mais nova unidade do Complexo Prisional do Curado, no Recife. Com capacidade para 954 vagas em regime fechado, o presídio será o primeiro do Estado a garantir fardamento completo e kits de higiene para todas as pessoas privadas de liberdade, além de dispor de espaços voltados para educação, trabalho e saúde. A unidade foi concluída com um investimento estadual de R$ 84,8 milhões, reforçando o programa Juntos pela Segurança, que busca ampliar e requalificar o sistema prisional de Pernambuco.

A nova estrutura, que segue o modelo do Sistema Construtivo Penitenciário, ocupa uma área de 9.537,33 m² e inclui cinco pavilhões coletivos, 24 celas em cada pavilhão e espaços adaptados para pessoas com deficiência. O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, destacou que a ocupação será feita de forma gradativa, com uma classificação técnica de presos transferidos de outras unidades. “É uma unidade com toda a dignidade e assistência social, para que a ressocialização seja efetiva”, afirmou.

Além de garantir melhores condições para a população carcerária, a unidade contempla salas de aula, áreas de convívio, consultórios odontológicos, e módulos de saúde, alimentação e segurança. Raquel Lyra enfatizou que o projeto, inicialmente sem previsão orçamentária, foi viabilizado para oferecer uma estrutura digna e segura: “Estamos garantindo não apenas segurança para quem trabalha, mas também mais cidadania para que as pessoas privadas de liberdade possam ter a oportunidade de cumprir a sua pena em um local digno, com oportunidade de trabalho, de estudo e acesso à saúde”.

Conheça Petrolina

Por Letícia Lins
Do Oxe Recife

Olhem aí, a pequena cidade de Carnaíba, do Sertão de Pernambuco, brilhando no mundo. É que a Escola Técnica Estadual (ETE) Paulo Freire acaba de arrebatar o maior prêmio da 11ª edição do Solve for Tomorrow Brasil 2024, certame de inovação instituído pela Samsung. O resultado foi anunciado nesta terça-feira (03), em São Paulo. Os estudantes aparesentaram o Filtropinha, um filtro sustentável para casas de farinha, que poupa a natureza do despejo de manipueira, líquido tóxico e poluente produzido durante a fabricação da farinha de mandioca.

Os estudantes Eduardo da Silva, Beatriz Vitória, Angela Rafaela e Luana Noêmia foram orientados pelos professores Gustavo Bezerra e Carla Robecia, são os responsáveis pelo projeto “Filtropinha: dos resíduos aos recursos”, selecionado dentre mais de 2.800 trabalhos inscritos. Esta é a segunda vez que a escola chega à final do prêmio. Em 2023, um projeto de fraldas biodegradáveis, batizado de “EKOfraldas”, representou Pernambuco entre as 10 melhores iniciativas. Carnaíba tem histórico de desempenho na educação inclusive na matemática.

Nesta edição do Solve for Tomorrow, os destaques na categoria “Vencedores Nacionais” foram selecionados por uma banca julgadora composta por representantes da Unesco, da ONG Todos pela Educação, da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), dentre membros de outras instituições. Também participaram da banca especialistas de universidades e profissionais atuantes nas áreas de educação, ciências e tecnologia.

O filtro absorvente à base de cascas de pinha que saiu vencedor da competição é capaz de reduzir a carga poluente da manipueira, um resíduo tóxico gerado na produção da farinha de mandioca. A iniciativa foi pensada para melhorar a qualidade de vida no Quilombo do Caroá, que fica na mesma região da escola. Carnaíba está a 417 quilômetros do Recife. “O prêmio foi muito importante para os alunos verificarem algo que era negligenciado na sua própria comunidade e propiciar uma alternativa viável economicamente para solucionar aquele problema. Como professores orientadores, ficamos muito alegres, porque vemos que o investimento na educação propicia resultados incríveis como esse”, celebra o professor Gustavo Bezerra.

E os alunos não querem limitar o Filtropinha à questão da manipueira. “Temos expectativas futuras de fazer a implementação do filtro nas casas de farinha da comunidade. Também pretendemos realizar novos testes para saber se ele pode remover metais e sais da água”, afirma a estudante Ângela Rafaela, moradora do Quilombo do Caroá, onde o equipamento foi testado. Parabéns, portanto, à meninada, à equipe de professores e à ETE Paulo Freire que está honrando o nome do seu patrono, que tanto lutou por educação de qualidade.

O oncologista Rossano Araújo, natural de Natal (RN), recebeu o título de cidadão pernambucano em solenidade promovida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Proposta pelo deputado estadual Coronel Alberto Feitosa, a honraria reconhece as contribuições do médico, uma das maiores referências no tratamento de tumores de mama e ginecológicos, à saúde pública e filantrópica do estado. O título foi aprovado por unanimidade pelos 49 parlamentares.

Desde 1992, quando chegou ao Recife para residência médica no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, Dr. Rossano construiu uma carreira marcada pela dedicação à oncologia e ao cuidado de mulheres em situação de vulnerabilidade. Atuou em instituições como o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, o Instituto de Mama do Recife e a Casa Rosa, ONG que presta assistência a mulheres com câncer de mama. “Foi com grande satisfação que apresentei o pedido para conceder essa homenagem a ele, um profissional que transforma vidas e inspira a todos”, destacou Coronel Feitosa.

Por Malu Gaspar
Do Jornal O Globo

O Palácio do Planalto liberou a toque de caixa, nesta terça-feira, R$ 7,8 bilhões em emendas parlamentares de 2024 que estavam represadas para tentar conter a revolta entre deputados e senadores com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino que colocou regras mais rígidas para a liberação dos recursos.

A liberação foi feita após uma tensa reunião dos líderes na Comissão Mista de Orçamento (CMO), nesta tarde, em que os parlamentares reclamaram de traição do governo Lula nas negociações para regulamentar essas emendas.

Isso porque, depois de meses de negociação, o Congresso havia aprovado algumas regras para tornar mais transparente a aplicação dos recursos do orçamento, mas a decisão de Dino que liberou as emendas trouxe novas regras que não estavam no projeto.

A decisão de Flávio Dino foi chancelada na noite desta segunda-feira pelo plenário virtual do Supremo, o que fez líderes do Centrão e da oposição acusarem nos bastidores o governo Lula de “fazer tabela” com o STF para “botar um cabresto” no Congresso.

Após a decisão do Supremo, os lideres cancelaram a reunião da CMO, que daria o pontapé inicial da elaboração do orçamento da União para 2025, e ameaçaram não votar mais o pacote de corte de gastos enviado também na noite de segunda-feira ao Congresso.

Pressionado, o líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (PT-AP), se comprometeu liberar os R$ 7,8 bilhões, no que foi atendido prontamente.

De acordo com um ofício da Secretaria de Relações Institucionais ao qual a equipe do blog teve acesso, os ministérios de Lula que mais destinarão recursos às emendas são os da Saúde (R$ 4,1 bilhões) e da Fazenda (R$ 3,19 bilhões).

A seguir vêm Educação (R$ 177 milhões), Integração e Desenvolvimento Regional (R$ 166 milhões), Cidades (R$ 129,1 milhões), Desenvolvimento Social (R$ 43,6 milhões), Agricultura (R$ 13,4 milhões) e Turismo (R$ 5 milhões).

Síntese bem-humorada e genial do meu amigo jornalista Edinho Barbosa sobre a derrota imposta por Francismar Pontes aos poderosos que se uniram para tentar manter Gustavo Gouveia na Primeira-Secretaria: “Aliança de João Campos com Raquel apanha de Francismar, Gustavo perde o posto, Sileno fica com a brocha na mão, Álvaro Porto mantém o reinado e Dudu da Fonte ganha o peru de Natal. Definitivamente, a política de Pernambuco não é para amadores”.

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), enviou à Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (2), um Projeto de Lei Complementar (PLC) que propõe a reestruturação da administração direta e indireta do município. A proposta prevê a criação de 10 secretarias municipais — duas delas inéditas —, 31 secretarias executivas e o Gabinete da Vice-prefeita.

A leitura do projeto acontece na sessão ordinária desta terça-feira (3). Após a leitura, o PLC será submetido à votação em plenário, necessitando de aprovação da maioria dos vereadores.

Novas secretarias

Entre as inovações apresentadas no projeto está a criação da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, que será responsável por coordenar ações estratégicas e monitorar projetos estruturantes. Outra novidade é a Secretaria Municipal de Governo, que integrará áreas como gestão regionalizada, articulação política, segurança cidadã, comunicação institucional e relações com a imprensa.

Além dessas, o projeto detalha outras pastas como as secretarias de Infraestrutura, Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, Desenvolvimento Urbano e Ambiental, e Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes.

Cortes

Como parte do estudo realizado para a reformulação, foi proposta uma redução de 65 cargos comissionados em comparação ao quadro atual. A mudança busca racionalizar a estrutura administrativa e reduzir custos.

Segundo o texto do PLC, “as Secretarias Municipais, as Secretarias Executivas, os Fundos Municipais, o Gabinete do Prefeito, o Gabinete da Vice-prefeita, a Procuradoria Geral do Município, a Controladoria Geral do Município, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), bem como as entidades da Administração Indireta, com autonomia administrativa e financeira, funcionarão como unidades orçamentárias próprias e específicas, sendo os seus titulares os respectivos ordenadores de despesas, podendo nomear prepostos e delegar competências, nos termos da legislação financeira pertinente”.

Regulamentação

O Poder Executivo ficará responsável pela regulamentação, por meio de decreto, das atribuições, funcionamento e estrutura dos órgãos e entidades mencionados no PLC. O objetivo é detalhar os procedimentos administrativos e garantir a integração das ações propostas pela nova estrutura.

Do Blog da Folha.

Eleito, ontem, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Francismar Pontes (PSB) disse ao blog que sua expressiva vitória foi fruto da boa convivência com os colegas e do importante apoio que teve do PP. “Credito nossa eleição ao meu relacionamento com os colegas e outras forças políticas que entraram para rezar por mim também. Ligaram para mim mais de 15 deputados federais dizendo que falariam com seus amigos deputados estaduais”, afirmou. 

Em tom de ironia, ressaltou que o PSB dele não é o mesmo do líder da legenda na Alepe, Sileno Guedes, que apoiou Gustavo Gouveia (SD) para a vaga de primeiro-secretário.

“Ali, era o PSB CNPJ, o meu PSB era o dos deputados que estavam lá. Ninguém manda em deputado. Ninguém governa deputado nem vereador. O voto é secreto. Então, o cara chega lá dentro e faz suas reflexões”, destacou.

Francismar já havia dito outra vez que o PSB dele não era o mesmo de Sileno, quando Guedes declarou que a bancada do partido na Casa iria votar em Gustavo Gouveia. Pontes lembrou várias vezes durante a campanha que o voto era secreto.

Sobre Eduardo da Fonte, Francismar disse que o apoio dele foi importante, porque os oito parlamentares da bancada do PP votaram nele. Sobre os planos para a primeira-secretaria, Pontes reforçou que pretende fazer uma “administração humanizada e com relacionamentos fortes com todos os deputados e servidores da Casa”.

“Uma mudança total. Vamos sair do campo pessoal, porque não é propriedade minha, mas da Assembleia”, enfatizou.

João Campos

Francismar Pontes ainda comentou o fato de o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não ter apoiado sua candidatura para a primeira-secretaria. “João Campos não me abandonou. Ele fez uma ação política. A partir do momento em que o CNPJ foi (apoiar Gustavo Gouveia) também afastaria automaticamente a governadora Raquel Lyra da disputa. É coisa de política”, comentou.

Na última sexta-feira (29), o Diretor-Presidente da Conviva Mercados e Feiras, Gabriel Leitão, apresentou o Balanço de Gestão de 2024. Durante o evento, foram destacados os avanços realizados ao longo do ano, os desafios para 2025 e as ações que transformaram os mercados e feiras públicas do Recife. Entre as melhorias, destacam-se as requalificações dos mercados de Casa Amarela, Madalena e Encruzilhada, além da entrega histórica do Pátio da Feira de Casa Amarela. As obras em curso incluem o restauro do Mercado de São José e a requalificação de espaços como o Mercado de Beberibe e o Calçadão dos Mascates.

Com um investimento de mais de R$ 30 milhões nos últimos quatro anos, a gestão municipal liderada pelo prefeito João Campos priorizou a modernização desses equipamentos públicos. Até o final deste ano, serão entregues a requalificação do Pátio da Feira de Beberibe, a cobertura do Mercado da Boa Vista e as praças Capiba Gastrô e do Pescado, no Mercado da Encruzilhada. “Seguiremos firmes na busca pela promoção de equipamentos públicos de comércio popular de qualidade, do jeito que a população do Recife merece, com diálogo e espírito público, que envolve, sobretudo, transparência e responsabilidade”, destacou Gabriel Leitão.

Além das obras estruturais, a Conviva também avançou em governança, implementando o Planejamento Estratégico 2021-2025 e iniciativas como o Código de Ética e a Política de Segurança da Informação. Entre as ações sociais, foram realizadas parcerias com instituições como o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Fundação Joaquim Nabuco, beneficiando mais de 100 mil pessoas. O evento contou com a presença de secretários municipais e outras autoridades, reforçando a importância das melhorias para a economia e o turismo local.

A vereadora Cristiane Oliveira (PSB), de Cortês, na Mata Sul de Pernambuco, protocolou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra a Federação PSDB/Cidadania, alegando fraude à cota de gênero nas eleições municipais. A denúncia, apresentada na 28ª Zona Eleitoral de Ribeirão, aponta irregularidades na candidatura de Rossana Sampaio, que obteve apenas dois votos. Segundo a ação, assinada pelo advogado eleitoralista Neemias Queiroga, Rossana não realizou atos de campanha, apresentou uma prestação de contas padronizada e sequer reside no município, levantando suspeitas de que sua candidatura tenha sido fictícia, apenas para cumprir formalmente a cota de gênero.

A AIJE solicita a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da Federação PSDB/Cidadania, a nulidade dos votos recebidos pela legenda e a suspensão dos diplomas de todos os candidatos da coligação. Além disso, pede a inelegibilidade dos envolvidos e a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário. Caso a ação seja julgada procedente, os vereadores Irmão Josimar e Professor Edson, eleitos pela federação, poderão perder seus mandatos. A Justiça Eleitoral já intimou os candidatos, que têm cinco dias para apresentar defesa.

A ação ainda menciona possíveis irregularidades adicionais. Rossana Sampaio, apontada como candidata fictícia, é cunhada da prefeita reeleita Fátima Borba (PSDB) e tia da presidente da Câmara Municipal, Letícia Borba. A denúncia alega que, por vínculos familiares, Rossana estaria impedida de concorrer. Até o último domingo (1), a Comissão Provisória do PSDB no município, presidida por Ernane Soares Borba Junior, filho da prefeita, permanecia vigente, o que, segundo os autores da ação, configura mais um elemento de irregularidade.

Um avião da Latam colidiu com outro da mesma companhia aérea nesta terça-feira (3), durante manobra no pátio do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Segundo a Latam, ninguém se feriu e as causas serão investigadas. Os passageiros foram desembarcados e devem ser realocados em outros voos, já que as aeronaves foram encaminhadas para manutenção. Um vídeo gravado pela cabine de controle do aeroporto circula nas redes sociais e mostra o momento do acidente.

Pelo vídeo, é possível ver que uma das aeronaves estava estacionada e a segunda se movia transversalmente em sua direção O piloto do primeiro avião chega a mover a aeronave mais para a frente, provavelmente na tentativa de evitar a colisão, mas não foi suficiente. A asa do segundo avião bate na cauda do segundo

O modelo das aeronaves não foram informados pela companhia aérea, nem mesmo o trajeto que elas deveriam fazer. Em nota, a Latam apenas confirmou o acidente e disse que “o evento não colocou em risco nenhum dos passageiros e tripulantes de ambos os aviões, desembarcados normalmente e em total segurança”.

“As aeronaves foram encaminhadas para inspeções de manutenção e todos os clientes serão reacomodados em outros voos da companhia”, afirmou a companhia aérea. “A LATAM colabora com as investigações do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) para o esclarecimento do evento”.

Do JC.

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, anunciou nesta terça-feira (3) que vai revogar a lei marcial após deputados da Assembleia Nacional votarem para banir a medida. Em um comunicado, o líder sul-coreano afirmou que vai fazer uma reunião de gabinete para tratar do assunto.

Mais cedo, o presidente decretou a lei marcial, que é um dispositivo que restringe o acesso a direitos civis e substitui a legislação normal por leis militares, como limitações e controle da imprensa, da Assembleia Nacional e das forças policiais.

Yoon argumentou que queria “limpar” o país de aliados da Coreia do Norte e fez críticas à oposição. O decreto da lei pegou os sul-coreanos de surpresa e provocou uma série de reações negativas, inclusive dentro do próprio governo.

“Declaro lei marcial para proteger a livre República da Coreia da ameaça das forças comunistas norte-coreanas, para erradicar as desprezíveis forças antiestado pró-norte-coreanas que estão saqueando a liberdade e a felicidade do nosso povo, e para proteger a ordem constitucional livre”, disse.

O acesso à Assembleia Nacional foi fechado após a imposição da lei marcial, e forças especiais da polícia foram enviadas para conter manifestantes. Ainda assim, deputados conseguiram entrar no plenário e fizeram uma sessão de emergência.

A lei marcial foi rejeitada por todos os 190 deputados que participaram da votação. De acordo com a legislação sul-coreana, o presidente deve revogar a medida imediatamente.

A oposição, que controla a Assembleia Nacional da Coreia do Sul, acusou Yoon de tentar usar o conflito com a Coreia do Norte para dominar o Poder Legislativo.

O líder da oposição, Lee Jae-Myung, disse após a votação emergencial que a lei marcial é inválida e que, por isso, qualquer pessoa atuando sob essa medida está descumprindo a lei do país.

Enquanto isso, milhares de sul-coreanos foram às ruas para protestar contra a lei marcial. Alguns também pediram a prisão do presidente. Os manifestantes comemoraram assim que receberam a notícia de que a medida seria revogada.

Do g1.