De bigu com a modernidade

Fastback, versão Impetus: intermediária ou topo de linha?

Dois SUVs Fiat duelam, metro a metro, com as mesmas armas (motor e câmbio), para garantir, somados, mais 5 mil unidades/mês: o Pulse e o Fastback – com o último ficando centímetros atrás no ranking dos mais vendidos. O SUV cupê – que divide plataforma com o Pulse – tem três versões para o consumidor: a Audace, de entrada, a partir dos R$ 140 mil, a Impetus T200, intermediária, que custa R$ 145.490, e a Limited Edition (com associação à marca italiana esportiva Abarth, também do grupo Stellantis, por R$ 158.490). Este colunista avaliou a Impetus, que seria a intermediária – mas, que, por oferecer um bom pacote de equipamentos de conforto e segurança, nem parece estar num meio-termo. Tem, de verdade, itens semelhantes à topo-de-linha Abarth. O que muda? O motor? Esta última é equipada com 1.3 turbo de até 185cv e 27,5kgfm de torque.

E como tem virado moda, com o cliente customizando o máximo possível seu querido bem, a Impetus (via Mopar, também da Stellantis) também permite um monte de opções. Se você escolher uma cor como a cinza Silverstone com teto prpeto vulcano, é necessário desembolsar mais R$ 2 mil. Para bancos em couro, acrescente R$ 1,3 mil. Para um conjunto de liga-leve premium, reserve mais R$ 1 mil. Se quiser incrementar com alguns acessórios, saiba: adesivo de capô preto custa R$ 198,80 e o alarme volumétrico, R$ 774,78.  Em suma, o carro nessa configuração chega aos R$ 150 mil. Vale? Pelo conjunto de equipamentos de segurança, o tamanho do porta-malas, a tradição da marca etc, vale, sim.

Vejam que a versão traz de série, por exemplo, um bom sistema de auxílio ao motorista na condução: frenagem autônoma (com sinalização prévia) de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, troca automática de farol alto/baixo, controle eletrônico de aceleração e controle eletrônico de tração. Ainda na questão de segurança, a lista de série oferta cadeirinhas infantis Isofix, alerta para ‘descuido’ com o cinto de segurança (motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros) e quatro airbags. Internamente, bons materiais garantem conforto – não luxo, claro. O volante, padrão da Fiat, é multifuncional e a central multimídia elevada é bem caprichada. A conectividade com os sistemas operacionais Android e Apple é sem fio e com GPS nativo. E ainda tem internet integrada.

Na semana emprestado à De bigu com a modernidade, o modelo – versão completíssima da Impetus – rodou em vias urbanas e por uns 300km em estradas, parte delas de chão batido. O motor 1.0 turbo, capaz de gerar até 130 cv e 20,4 kgfm de torque, dá conta da pressão do pedal e do peso de 1,3 mil quilos da versão. Aliás, o conjunto (com câmbio CVT com simulação de sete marchas e possibilidade de trocas manuais via aletas atrás do volante) já é bem conhecido: outros modelos das marcas do grupo Stellantis já o usam, com sucesso. Vale usar/testar o modo Sport, acionado via botão vermelho no volante. Em um segundo ele eleva as RPMs e segura muito bem nas ultrapassagens e retomadas, melhorando a segurança nessas ações. No entanto, é um carro urbano, para o dia a dia, sem exigí-lo demasiadamente. Por exemplo: a relação peso-potência 1.262kg / 130cv) fica em torno dos 9,6kg).

O consumo, segundo medição do Inmetro, e usando-se etanol, chega a 8,1 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. Com gasolina, faz 11,3 km/l e 13,9 km/l e, respectivamente. A suspensa é rígida (ou dura, se preferirem) – isso é sentido em trechos de terra. Há quem goste, como eu. Outro ponto diferenciado do Fastback é a capacidade do porta-malas: são quase 600 litros disponíveis. E por falar em medidas, vale ressaltar: o carro é grande (4.427 mm de comprimento), mas tem entre-eixos relativamente pequeno (2.533mm)

Jeep apresenta carros-conceito – Um conjunto inteiramente novo de veículos conceituais atraentes – e com muita capacidade off-road – será revelado e testado durante o 57o Easter Jeep Safari, que até 9 de abril em Moab, no estado norte-americano de Utah. Serão sete Jeep únicos para levar o fora-de-estrada para o que a marca diz ser um próximo patamar e para provar a lendária capacidade 4×4 dela. Quatro deles serão conceitos eletrificados, incluindo o Jeep Wrangler Magneto 3.0. A cada ano, mais de 20 mil fãs da Jeep vão até Moab para dirigir nas condições off-road mais extremas. “É o local perfeito para exibir os nossos conceitos”, diz Jim Morrison, vice-presidente Executivo da Jeep na América do Norte. Esses carros-conceito estão equipados com conjuntos de motorização avançados. O Magneto, primeiro conceito elétrico a bateria (BEV) apresentado pela marca, chega ao terceiro modelo da família, o Magneto 3.0.

Ford lança a Transit automática – A Ford já começou a vender a Transit automática, a primeira van com esse tipo de câmbio do Brasil. No futuro, virão a Transit Chassi e a E-Transit 100% elétrica. A nova transmissão é de dez marchas com conversor de torque – que, segundo a marca, diminui o custo total de operação: por não requerer a troca do kit de embreagem, ela exige menos paradas de serviço e contribui para reduzir em cerca de 70% o custo de manutenção do sistema de transmissão.  São duas versões: minibus e furgão. Os preços vão de R$ 298.200 para a versão minibus vidrada a R$ 274.500 para o furgão.

Gasolina chega a R$ 6,66 – O último Índice de Preços Ticket Log (IPTL), referente ao período de 1º a 29 de março, mostra que o preço médio dos combustíveis segue tendência de alta. A gasolina foi vendida, por exemplo, a R$ 5,88, com aumento de 8,92% quando comparado a fevereiro. O litro mais caro para o combustível custou R$ 6,65 em Roraima; o mais barato, R$ 5,42 na Paraíba – uma diferença de 23% entre ambos. Já o etanol fechou o período a R$ 4,60, com acréscimo de 3,7% ante o mês anterior. A média mais alta para o etanol foi de R$ 5,33 no Pará; a mais baixa, a R$ 3,82 no Mato Grosso, numa variação de 28%. No período, nenhum estado apresentou redução para a gasolina, e o aumento mais expressivo, de 16,5%, foi identificado no Amazonas, onde o combustível passou de R$ 5,63 para R$ 6,54. No recorte por região, nenhuma delas registrou redução, tanto para a gasolina quanto para o etanol. Os aumentos chegaram a 10,01% para a gasolina, como é o caso do litro comercializado no Norte; e de 5,06% para o etanol vendido na mesma região. Além dos acréscimos mais expressivos, o Norte também liderou o ranking do maior preço médio entre as regiões, para os dois combustíveis, com a gasolina a R$ 6,24 e o etanol a R$ 5,00. 

GSX-S 1000 renovada – A Suzuki do Brasil começou a vender a esportiva sem carenagem GSX-S 1000. O preço? No mínimo, R$ 79.600 (sem frete). Ela ganhou acelerador com comando eletrônico, embreagem deslizante assistida, controle de tração dinâmico, quick shifter bidirecional, iluminação em LED, painel de instrumentos digital com tela LCD e três modos de condução selecionáveis. O conjunto de propulsão é um quatro cilindros com 999cm3, com um comando duplo no cabeçote para acionar as 16 válvulas. Entrega, assim, 150cv de potência e 10,8 kgfm de torque. O câmbio é mecânico de 6 velocidades.

Nissan: viagem de polo a polo – Em meio às paisagens cobertas de neve na região ártica, os aventureiros Chris e Julie Ramsey iniciaram a aguardada expedição Pole to Pole. Em sua jornada a bordo do 100% elétrico Nissan Ariya, o casal britânico vai dirigir por mais de 27 mil km passando pelas américas do Norte, Central e do Sul, em direção ao ponto mais remoto da Terra, o Polo Sul, na região Antártica – onde pretendem chegar em dezembro deste ano. Além do pioneirismo de percorrer essa jornada entre os dois extremos do planeta a bordo de um automóvel, a equipe Pole to Pole está enfrentando ainda um desafio a mais: realizá-la em um veículo 100% elétrico. O casal Chris e Julie embarcou nesta jornada esperando contribuir para acelerar a adoção da mobilidade elétrica em uma ação positiva contra a crise climática.

O Nissan Ariya que está participando da expedição passou por modificações mínimas para melhor enfrentar os terrenos extremos que a equipe deve encontrar pelo caminho. Entre elas, destaque para a suspensão, que foi elevada e recebeu caixas de roda maiores para acomodar os enormes pneus de 39 polegadas, que ajudarão o carro a “flutuar” na neve espessa e nos bancos de gelo do Ártico. Entretanto, não foram feitas modificações na bateria e nem no motor elétrico, que continuam sendo os mesmos de fábrica. O mesmo vale para a tecnologia avançada do sistema e-4orce de controle de tração integral elétrica da Nissan, presente também em outros veículos eletrificados da marca.

Enquanto viaja pelas remotas regiões polares, o casal vai transportar uma inovadora unidade geradora de energia renovável, incluindo uma turbina eólica e painéis solares dobráveis. O protótipo vai aproveitar a grande incidência de vento prevista durante o percurso e as longas horas de sol para utilizar a energia natural para recarregar a bateria do Ariya enquanto o casal Chris e Julie descansa. A equipe espera que o inovador sistema de recarga de baterias deixe um legado positivo, inspirando a transição para os veículos elétricos em futuras explorações polares.

Elétricos: pontos de recarga crescem 300% – O mercado de carros elétricos no Brasil está, de fato, em constante crescimento. Recentemente, o setor atingiu um marco histórico com a venda de mais de 10 mil carros elétricos no país, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Outro número impressionante que chama a atenção para esse mercado é a quantidade de postos de recarga disponíveis em todo o país. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em agosto de 2022 já existiam 1,2 mil pontos de recarga em operação no território nacional. Esse número representa um aumento de mais de 300% em relação a 2018, quando o país contava com apenas 300 pontos de recarga.

“À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar ter carregadores mais eficientes, mais rápidos e mais inteligentes. E a recarga está se tornando cada vez mais fácil e conveniente”, explica o CEO da Rinno Energy, Fabrizio Romanzini. Ele diz que o Brasil tem se destacado também no mercado de ônibus elétricos. E que os carregadores ultra-rápidos, por exemplo, são capazes de fornecer até 350 kW de energia para as baterias dos elétricos, permitindo que os motoristas recarreguem seus veículos em apenas alguns minutos. “Tanta evolução impacta também no crescimento da demanda por veículos elétricos como ônibus, por exemplo. Já percebemos dezenas de transportadoras optando por caminhões elétricos para a entrega, chamados de last mile. Que também precisam de uma carga rápida pois rodam muito. O que é um primeiro passo para o uso em caminhões de grande porte e jornada mais longa”, diz ele.

Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicam que, em 2021, foram produzidos mais de 1,3 mil ônibus elétricos no país, um aumento de mais de 50% em relação ao ano anterior. Esses números mostram que o Brasil está cada vez mais comprometido em tornar a mobilidade elétrica uma realidade no país.

“As empresas estão desenvolvendo novas tecnologias para tornar os carregadores mais eficientes e mais rápidos. Isso reduz o tempo de carga e estimula as pessoas e empresas a migrar a matriz energética dos seus veículos e meios de transporte. Na Europa já se discute muito sobre o uso da tecnologia DC e como preservar e prolongar a vida útil da bateria”, diz Fabrizio Romanzini.

As primeiras tentativas de carregamento para veículos elétricos eram feitas com a utilização de tomadas domésticas. Embora fosse uma opção prática e barata, a recarga lenta e a falta de segurança desses sistemas tornaram-se um obstáculo para a popularização dos carros elétricos. A demanda por carregadores mais eficientes e seguros levou à criação de sistemas de carga mais sofisticados, como os carregadores de parede e estações de recarga públicas.

Inicialmente, esses sistemas ainda utilizavam corrente alternada (AC) para carregar as baterias dos carros elétricos. Porém, sabe-se hoje que a carga AC é uma forma mais prática e barata para quem utiliza veículos elétricos na cidade e busca o melhor custo-benefício ao ter um carro elétrico. A carga DC é a melhor alternativa para quem procura por uma recarga rápida, necessidade para motoristas que percorrem longos trechos diários, e necessitam carregar seus veículos em pouco tempo.

“No hemisfério norte tem se optado muito pela carga AC em residências e empresas com motoristas que percorrem trechos curtos. Para quem precisa percorrer longas distâncias ou não precisa estar sempre rodando, a solução para esses problemas foi a utilização de carga de corrente contínua (DC). A carga DC é capaz de fornecer mais energia para as baterias dos veículos elétricos em menos tempo, permitindo que os motoristas recarreguem seus veículos em minutos, em vez de horas”, explica o CEO da Rinno Energy.

Outra tendência importante no mercado de carregadores para carros elétricos é a integração de soluções inteligentes, como a comunicação sem fio e a automação. Os carregadores inteligentes podem se comunicar com a rede elétrica e com os carros elétricos para determinar a melhor hora para recarregar os veículos. Isso pode ajudar a equilibrar a demanda de energia da rede elétrica e evitar sobrecargas durante os horários de pico.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

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Um produto cada vez mais procurado e bem aceito pelos brasileiros, o seguro de vida é uma modalidade de seguros que vai muito além da cobertura em casos de morte. Seu crescimento expressivo de cerca de 15% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o ano anterior, demonstra o interesse por mais cobertura também para os casos de doenças graves e afastamento do trabalho.

Especialmente importante para os profissionais liberais e empreendedores, num contexto de crescimento desse tipo de trabalhador no mercado de trabalho, o seguro de vida garante renda quando se deparam com um empecilho para o trabalho. Seja afastamento por motivo de doença ou tratamento, seja por invalidez temporária ou permanente, o seguro de vida vem em auxílio destes, mas também dos profissionais registrados.

O advento do seguro de vida inclusivo

Além disso, uma nova modalidade de seguros, a de seguros de vida inclusivos, com prestações mais em conta e com mais flexibilidade nos tipos de cobertura, têm tido crescimento importante entre as classes mais baixas e entre os MEI. Muitas empresas de seguros têm ofertado apólices cujo prêmio, isso é, o preço a ser pago periodicamente é a partir de R$ 5. 

Para Eduardo Bom Ângelo, presidente da BrasilPrev, empresa de previdência do Banco do Brasil, não se tratam de produtos só para quem é de baixa renda, mas também para quem quer apenas pagar menos. Um dos motivos dessa oferta a preços mais baixos passa pelo grande mercado disponível, uma vez que o mercado de produtos para rendas mais altas beira o esgotamento.

Benefícios do seguro de vida para baixa renda

Entre os benefícios do seguro de vida inclusivo, além da cobertura para os casos de morte, doença grave, invalidez e também funeral em muitos casos, está até mesmo a quitação de dívidas em caso de desemprego. Para Patrícia Soeiro, superintendente em uma empresa de seguros, “o seguro para baixa renda é importante porque esse público demoraria muito para juntar o valor pago de indenização, ou teria que se endividar para resolver o problema”.

Seguro de vida é uma forma de planejamento 

Logo, o seguro também tem um papel social importante. Esse ponto é afirmado pelo presidente da Caixa Seguridade, Felipe Montenegro Mattos. Para ele, o que segue é uma cultura de prevenção. A empresa pública oferece em seu produto descontos em farmácias ou em cestas básicas por determinado tempo, além da renda para os casos de afastamento do trabalho.

Nesse sentido, trata-se também de alimentar uma cultura de planejamento financeiro nas famílias brasileiras. Para isso, o segurado deve escolher um tipo de plano que mais se adequa à sua realidade. Além disso, deve apontar também quais serão os beneficiários para o caso de morte. Para o corretor Thiago Sena, porém, “o seguro de vida acaba cobrindo bem mais em vida do que após a morte”.

A expansão do assunto entre todas as camadas sociais ajuda a tirar as dúvidas sobre o que é seguro de vida e o quanto ele auxilia no planejamento e na segurança das famílias ou mesmo de indivíduos solteiros. Afinal, o seguro de vida traz liquidez e protege o patrimônio no caso de eventualidades, e a manutenção do estilo de vida é certamente do interesse de todos.

Jaboatão dos Guararapes - Matriculas 2025

Por Isabel Cesse

A chamada ‘Operação Faroeste’, do Ministério Público Federal — deflagrada em 2019 e que apura ilícitos referentes a disputas de terras no oeste baiano, em diversos inquéritos — continua levando a decisões que têm chamado a atenção em todo o Judiciário. Principalmente, pelo fato de ter diversos magistrados no epicentro da investigação. No mais recente desdobramento do caso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu por unanimidade, esta semana, aposentar compulsoriamente a desembargadora Lígia Maria Ramos Cunha Lima, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

A aposentadoria compulsória de um magistrado costuma ser um julgamento que leva a longos debates nas sessões do CNJ e é visto com cautela por parte dos conselheiros. É muito difícil quando uma decisão deste porte é acolhida por unanimidade, como aconteceu no caso de Lígia Lima.

Acontece que a magistrada foi investigada no âmbito da Operação Faroeste por suposta participação em um esquema de venda de sentenças, grilagem de terras, organização criminosa voltada para lavagem de dinheiro e corrupção. A decisão foi tomada no julgamento de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que teve como relator o conselheiro João Paulo Schoucair.

Conforme o voto do relator, os indícios apontam para faltas funcionais graves por parte da desembargadora, incluindo interferência na atividade jurisdicional para atender a interesses particulares e econômicos de seus filhos e conluio para interferir nas investigações sobre o esquema de venda de decisões no tribunal.

“As evidências mostram uma atuação direta da desembargadora em sua assessoria, com o objetivo de obstruir investigações e manipular fatos para seu benefício. O conjunto probatório demonstra que ela atuou de maneira desapegada aos deveres e obrigações inerentes à atividade jurídica”, afirmou o conselheiro.

Entre as violações atribuídas à magistrada estão a quebra de normas da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e do Código de Ética dos Magistrados. A defesa de Lígia Maria Ramos Cunha Lima havia questionado a justa causa para a continuidade do PAD, alegando violação ao devido processo legal, mas o relator refutou todas as alegações, afirmando que o conjunto de provas reunido era suficientemente robusto para comprovar a responsabilidade disciplinar da desembargadora.

A segunda do grupo

No último dia seis, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu denúncia do Ministério Público Federal contra outra julgadora do mesmo TJBA: a desembargadora Sandra Inês de Azevedo. Ela está sendo acusada de participar do mesmo esquema de venda de decisões. Os ministros do STJ — decidiram pelo ajuizamento da ação, que terá a magistrada como ré.

A diferença entre a situação das duas magistradas é que Sandra Inês estava afastada do cargo, mas não aposentada. E o que foi autorizado pelo STJ foi a abertura de uma ação penal contra ela. No caso de Lígia Maria, ela foi aposentada agora pelo CNJ. E segue sujeita a ações penais que possam vir a ser ajuizadas contra ela posteriormente.

Para o relator que analisou a denúncia no STJ referente a Sandra Inês, ministro Og Fernandes, o caso “apresenta provas de materialidade dos crimes praticados e indícios suficientes de autoria, de modo a afastar a possibilidade de uma ação penal temerária”.

Nos bastidores do CNJ e do STJ, as informações dos conselheiros e dos ministros é que vem mais chumbo grosso sobre o caso, uma vez que a Operação Faroeste tem descoberto ainda mais nomes envolvidos nos ilícitos, entre autoridades e profissionais respeitados profissionalmente em todo o país. O número do processo julgado esta semana pelo CNJ é o PAD 005357-19.2022.2.00.0000

Petrolina - Testemunhal

A gestão municipal de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, realizou quase R$ 4 milhões em compras de materiais de expediente, limpeza e merenda escolar ao longo de 11 meses, todas sem processo licitatório. Os valores foram pagos a apenas três fornecedores, levantando suspeitas sobre a prática.

Nos primeiros seis meses de 2024, a empresa Pajeú Nordeste recebeu R$ 1.150.000,00 dos cofres públicos. Já nos três meses que antecederam as eleições, a empresa Expedito Romário, localizada no Sítio Lagoinha, em Brejinho, vendeu quase R$ 2 milhões. Após o período eleitoral, a empresa Rodolfo Silva Bezerra, com sede em Tabira, movimentou R$ 850.000,00.

As compras foram realizadas por meio das secretarias de Saúde, Ação Social e Educação, sob responsabilidade de Paulo Juca, Isabele Valadares e Selma Leite, respectivamente, com aval do prefeito Evandro Valadares.

Conheça Petrolina

Em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, o deputado federal Lula da Fonte (PP), já alcançou a segunda posição entre os 28 parlamentares federais de Pernambuco no Ranking dos Políticos. Com nota 8,37, o deputado se destaca pela atuação ética e eficiente, sempre comprometido com as demandas do estado e do país.

A avaliação considera critérios como participação nas sessões e votações relevantes, uso responsável dos recursos públicos e integridade no desempenho do cargo. “Receber esse reconhecimento em meu primeiro mandato é uma motivação extra para continuar trabalhando com seriedade e dedicação. Meu compromisso é com o povo de Pernambuco e com um Brasil mais justo e eficiente”, disse o parlamentar.

O Banco do Nordeste (BNB) realizou, nesta quinta-feira (21), em Sertânia, a entrega do XVII Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e do IX Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar. O evento, sediado no Clube América, reuniu autoridades como o presidente do BNB, Paulo Câmara, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, além de lideranças da Fetape e Fetraf.

Os prêmios destacaram empreendedores que impulsionaram seus negócios com microcrédito orientado dos programas Crediamigo e Agroamigo, promovendo crescimento econômico e geração de empregos em suas comunidades. Também foram reconhecidos empreendedores que implementaram práticas sustentáveis e mulheres que lideram negócios de impacto em suas localidades.

Durante a cerimônia, o BNB anunciou a assinatura de 300 novos contratos do Agroamigo, com um investimento total de R$ 4,5 milhões. O montante será destinado ao fortalecimento da economia de Sertânia e das regiões circunvizinhas.

A Câmara dos Deputados finalizou na terça-feira (19) a votação do projeto que cria regras para a destinação e prestação de contas de emendas individuais (incluindo as transferências especiais, conhecidas como emendas Pix), as de bancadas estaduais e as de comissões. O texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta, no entanto, deixa lacunas em relação à transparência dos repasses.

A Casa Baixa retomou trechos do texto original que haviam sido modificados no Senado. Os deputados restabeleceram a obrigatoriedade de destinar uma parcela mínima de 50% dos repasses das emendas de comissão para saúde e reduziram de 10 para 8 o número máximo de emendas que podem ser indicadas por bancadas.

A possibilidade de contingenciamento dos repasses foi mantida, sem permissão para bloqueio. Durante a análise dos destaques – trechos separados do texto – realizada pelo Senado, o governo tentou incluir eventuais bloqueios, mas a medida foi rejeitada pelos congressistas, em vitória da oposição. O Planalto cogita elaborar outro projeto de lei complementar ou mesmo uma emenda a outro texto que já esteja em tramitação para abrir a possibilidade de bloquear o repasse dos recursos, caso seja preciso congelar gastos.

Há diferenças entre contingenciamento e bloqueio. O contingenciamento é feito quando há frustrações de receitas. Já o bloqueio é um procedimento adotado pela União quando as despesas obrigatórias estão acima do estimado. Os bloqueios são mais frequentes, por isso, interessava ao governo Lula que também constasse no projeto. A rejeição, por ora, é uma vitória da oposição ao governo.

A formulação das regras para as emendas foi uma exigência do STF (Supremo Tribunal Federal) depois que o ministro Flávio Dino suspendeu os repasses por falta de critérios de transparência e rastreabilidade.

NÃO IDENTIFICAÇÃO DE EMENDAS DE COMISSÃO SEGUE

A identificação dos congressistas que indicam as emendas de comissão não está no texto que saiu do Congresso. Trata-se de um dos pontos centrais da discussão a respeito da transparência das emendas.

Atualmente, essas emendas são identificadas com as assinaturas dos presidentes das comissões, com o argumento de que são coletivas. O texto aprovado só diz que caberá aos líderes partidários fazer as indicações e que as aprovadas deverão constar em atas, que serão publicadas e encaminhadas aos órgãos executores em até 5 dias. Uma nota técnica feita pela Consultoria do Senado avaliou que o projeto não atende a “praticamente nenhuma” das exigências feitas pelo STF.

“O projeto não responde a praticamente nenhuma das exigências colocadas por essas duas fontes normativas: de 14 critérios e parâmetros identificados, apenas 3 deles são atendidos substancialmente pelos dispositivos do projeto, e, ainda assim, esses 2 quesitos já constam dos normativos vigentes”, disse a consultoria. A consultoria considerou que o cerne do que determinou o STF está fora do texto.

“Ficam desatendidas as duas lacunas fundamentais apontadas nas decisões judiciais: a rastreabilidade na origem das emendas coletivas (e respectivas indicações) e na execução das transferências especiais (‘emendas pix’)”, afirmou a nota. Segundo o projeto aprovado, só comissões permanentes do Congresso poderão apresentar emendas. O texto estabelece que deverá haver uma identificação “precisa” sobre os motivos e proíbe a “designação genérica”. Não diz, porém, quais seriam esses critérios.

Do Poder 360.

O artista plástico pernambucano José Ferreira de Carvalho, conhecido como Ferreira, abre nesta quinta-feira (21) a exposição “50 anos Ferreira de Arte”, comemorando seu meio século de trajetória artística. Pela primeira vez, o ateliê e galeria do artista, localizado em Campo Grande, Zona Norte do Recife, estará aberto ao público.

A mostra reúne 140 obras, incluindo telas, painéis e esculturas em cerâmica e ferro, apresentando as diversas fases e facetas da carreira de Ferreira. A exposição será gratuita, com visitação de 21 de novembro a 20 de dezembro, das 14h às 18h, mediante retirada de convites no site www.50anosferreiradearte.com.br.

Realizada pela Métron Produções, com apoio do Ministério da Cultura via Lei Rouanet, a exposição conta com o patrocínio de empresas como Toyota, Toyolex, Atiaia Renováveis e MV. O evento oferece um mergulho na obra de Ferreira, explorando oito períodos estilísticos que marcaram sua carreira. Os visitantes poderão apreciar séries como “Amazônia”, “Naif”, “Eu e os Mestres”, “Esculturas e Máscaras em Cerâmica”, “Abstrata”, “Castiçais”, “Amigos” e “Caboclo de Lança”.

Com um acervo que revela a pluralidade de técnicas e interpretações artísticas do pernambucano, a mostra é uma oportunidade única para conhecer de perto o universo criativo de Ferreira, celebrando cinco décadas de dedicação às artes plásticas.

O relatório da Polícia Federal (PF) conclui que Bolsonaro tinha “pleno conhecimento” do plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O resultado da investigação deve ser entregue ainda nesta quinta-feira (21) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Indiciamento de Bolsonaro

Apuração da CNN mostra que a PF deve indiciar Bolsonaro e seus aliados no inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado no Brasil depois do resultado das eleições presidenciais de 2022.

Ex-ministros como o general Augusto Heleno (GSI), Braga Netto (Defesa), além do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, também devem aparecer no relatório final das investigações.

A CNN entrou em contato com todos os citados para se manifestarem sobre os possíveis indiciamentos no inquérito referente à tentativa de golpe de Estado.

O general Augusto Heleno disse que não vai se manifestar e a defesa de Anderson Torres afirmou que irá aguardar a confirmação do indiciamento. Os demais ainda não se manifestaram.

Plano golpista

A Polícia Federal investiga uma organização que planejava matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo era dar um golpe de Estado e manter Bolsonaro na Presidência.

Na terça-feira (19), os envolvidos na elaboração do plano golpista foram presos pela PF.

O depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, dado na terça (19) foi o último para a corporação finalizar o inquérito que apura a trama golpista.

O presidente Lula (PT) disse nesta quinta-feira (21) que tem que agradecer por estar vivo, após a revelação da Polícia Federal de um plano golpista em 2022 que planejava assassiná-lo.

“Sou um cara que tem que agradecer agora muito mais porque eu estou vivo. A tentativa de envenenar eu e o [Geraldo] Alckmin não deu certo, estamos aqui”, disse.

Esta foi a primeira declaração de Lula sobre o episódio, relevado por operação da PF deflagrada na última terça-feira.

O presidente disse ainda que é preciso construir país “sem perseguição, sem estímulo do ódio, sem estimulo da desavença”.

Lula prosseguiu com recados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), investigado na condição de mentor nas iniciativas golpistas: “Não quero envenenar ninguém, não quero nem perseguir ninguém. Quero é que, quando terminar meu mandato, a gente desmoralize com números aqueles que governaram antes de nós.”

“Quero medir com números quem fez mais escolas nesse país, quem cuidou mais dos pobres, quem fez mais estrada, mais ponte, mais salario mínimo. Isso que quero medir, isso que conta no resultado da governança”, afirmou.

A declaração foi feita durante cerimônia de divulgação do Programa de Otimização de Contratos de Concessão de Rodovias, no Palácio do Planalto.

A PF realizou na terça-feira (19) uma operação que prendeu cinco suspeitos de atuar em um plano de golpe de Estado no Brasil, no fim de 2022, que envolveria matar o petista, Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

As informações divulgadas pela PF nesta terça apontam pela primeira vez para um plano operacional de golpe de Estado articulado por integrantes do governo Bolsonaro.

Fases anteriores da investigação já haviam indicado discussões sobre minutas golpistas e pressões para os chefes das Forças Armadas apoiarem uma ruptura institucional.

Integrantes do governo, apesar de saberem das intenções golpistas de adversários para que não assumissem o posto em 2023, foram pegos de surpresa com o plano de assassinato.

Após o evento nesta quinta-feira (21), o ministro Renan Filho falou sobre tema, e relacionou o fato de o Brasil receber menos investimentos com a instabilidade política pelo governo antecessor.

“Lula disse, em seu discurso, que quando se reelegeu, a principal promessa que ele fez ao povo brasileiro foi resgatar a normalidade democrática. Resgatar o cumprimento do papel das instituições”, disse.

“E isso certamente é muito relevante no sentido de garantir um ambiente propício para o investimento privado. Porque ninguém investe o seu recurso num país que ataca as suas próprias instituições. Que estimula briga, que planeja golpe. Muito menos ainda que planeja até assassinar os seus próprios líderes democraticamente eleitos. Por isso é que o Brasil tinha menos capacidade de receber investimentos num período muito recente agora do passado”, completou.

Da Folha de São Paulo.

O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB), entregou na terça-feira (19) a Comenda da Ordem do Mérito Pau-Brasil, maior honraria do município, aos ex-conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Teresa Duere e Carlos Porto. A homenagem reconhece as contribuições dos agraciados ao município e ao Estado.

Durante a cerimônia, Vinícius destacou a relação dos homenageados com seu pai, o ex-prefeito Ettore Labanca. “Meu pai tinha enorme admiração por Teresa Duere e Carlos Porto. Ele sempre quis homenageá-los com essa comenda, criada por ele mesmo. Quis Deus que eu tivesse a honra de realizar esse desejo, em nome do nosso povo”, declarou.

A solenidade reuniu vereadores, secretários municipais e outras personalidades, como o presidente da ARPE, Carlos Porto Filho, e o conselheiro do TCE, Eduardo Porto. Os homenageados ressaltaram a importância da honraria e destacaram o vínculo histórico, social e cultural que mantêm com São Lourenço da Mata.

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado ontem (20), o ex-deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) fez uma publicação em suas redes sociais destacando a coragem e resistência histórica da população negra no Brasil. Patriota ressaltou a importância do Quilombo dos Palmares como símbolo de luta contra a opressão e destacou o impacto da exclusão social enfrentada por esse grupo ao longo dos séculos.

“Parabéns à população negra, rica em cultura e bravura. É um orgulho para o nosso País. Hoje, celebramos a força de um povo destemido e aguerrido”, afirmou. O político reforçou a necessidade de valorizar a contribuição cultural e histórica da população negra na construção do Brasil.

O prefeito eleito de Buenos Aires, Henrique Queiroz, acompanhado do vice-prefeito Léo, foi recebido hoje pelo senador Humberto Costa em seu gabinete, em Brasília. Durante o encontro, Henrique agradeceu o apoio do senador nas eleições e reforçou a parceria em prol do desenvolvimento do município. Na ocasião, foram entregues solicitações importantes para o início da nova gestão, com foco em projetos que beneficiarão diretamente a população de Buenos Aires.