Já foi dado o start da escolha do novo procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco, eleição que tende a ser bastante disputada para a composição da lista tríplice, na qual sairá o escolhido em ato da governadora eleita Raquel Lyra. Com currículo invejável e trânsito na categoria, o promotor Alexandre Bezerra já está em plena campanha, com um grande número de colegas trabalhando para consolidar sua vitória.
Alexandre tem respeitabilidade na categoria e serviços prestados. Ingressou no Ministério Público de Pernambuco em 1995, atuando como promotor no Sertão, Agreste e Zona da Mata. Depois, atuou em Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Cabrobó, São Bento do Una, Belo Jardim, Sanharó, Garanhuns, Saloá, Brejão, Águas Belas e Serinhaém.
Leia maisAgora, responde pela Promotoria de Bom Conselho, com atuação de grande repercussão na região do Agreste. No Recife, exerceu o cargo de secretário-geral, conselheiro do CSMP e corregedor-geral, sendo o primeiro e único promotor de Justiça a trabalhar nessa função até o momento.
Alexandre tem especialização em Direito Penal e Processual Penal, além de MBA em Gestão do Ministério Público pela Universidade de Pernambuco, com participação docente na Faculdade de Direito de Caruaru e Garanhuns.
Na atividade finalística, participou da primeira formação do Grupo de Atuação Especial do Ministério Público de Pernambuco, embrionário do Gaeco. “Todos esses anos de experiência me proporcionaram a superação dos desafios que enfrentei no cumprimento de nossa missão constitucional, e me dão a exata ideia do tamanho dos desafios que estão por vir”, diz ele, numa conversa com o blog.
Alexandre tem compromisso de criar um ambiente no MP para um futuro com distâncias encurtadas, mediante a expansão do teletrabalho. “Faremos isso sem provocar desconexão social”, explicou.
Promete também tornar os processos internos mais ágeis, de modo a permitir mais eficiência e resolutividade, desburocratizando a máquina administrativa. “Insistirei na interoperabilidade entre os sistemas da Magistratura e do Ministério Público. Investirei em nossa infraestrutura, e continuarei com a execução do planejamento contratado”, afirmou.
Alexandre fala ainda em agilizar a movimentação horizontal e vertical na carreira, diminuindo o prazo para remoção e promoção, quando vagos os cargos existentes.
“Interiorizarei as ações da Escola Superior do Ministério Público, dos CAO´s, GAECO e NIMPE, capilarizando as ações para o alcance de resultados desejados”, afirmou.
Alexandre anunciou ainda compromisso em criar grupos regionalizados e temáticos de apoio à atuação funcional. “Manterei adequada atuação na efetivação da política de segurança institucional, com foco nas pessoas, dados e instalações”, e finalizou dizendo ” “Agirei com incessante busca da melhoria dos serviços do Ministério Público”
Leia menos