Ibaneis diz que a República deu poder ao povo e limites aos governos

Do Misto Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) afirmou hoje (15) que a República “deu poder ao povo e colocou limites aos governantes”. A observação marca o 15 de novembro, Dia da Proclamação da República que mudou o sistema monárquico de governo em república. O ato foi marcado pelos militares e o primeiro presidente do Brasil foi o marechal Deodoro da Fonseca em 1889.

Até agora, 37 homens e uma mulher ocuparam a Presidência da República. Na lista estão aqueles que mesmo eleitos, não exerceram o mandato por morte ou impedimento, bem como as duas juntas militares provisórias no regime presidencialista. “Há 133 anos o Brasil deixava de ter um imperador e passava a ter representantes escolhidos para governar por tempo determinado. Hoje celebramos a república do Brasil, que deu poder ao povo e colocou limite aos governantes”, afirmou o governador.

Em outra observação, o governador do DF comentou nesta tarde sobre os concursos públicos. Para ele, é a melhor “forma de trazer as pessoas mais competentes para o serviço público. Precisamos ampliar algumas áreas e reforçar outras para garantir um atendimento melhor para a população”. Segundo Ibaneis Rocha, desde 2019 foram nomeados 67 mil servidores em todas as áreas.

Veja outras postagens

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei nº 1546/2024, de autoria do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que estabelece regras mais rígidas para impedir descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. A proposta segue agora para análise do Senado Federal.

Pelo texto, mensalidades só poderão ser descontadas mediante autorização formal por escritura pública, firma reconhecida, assinatura eletrônica qualificada ou biometria. O INSS também terá de verificar todas as autorizações de forma individual e periódica, inclusive por meio eletrônico, o que elimina o atual modelo de conferência por amostragem. A medida tem como objetivo reforçar a segurança contra fraudes e proteger os beneficiários de cobranças realizadas por associações sem consentimento.

“Aposentadoria é direito de quem trabalhou a vida inteira. Não podemos permitir que os segurados sejam lesados por cobranças que não autorizaram. Nosso projeto garante mais transparência, segurança e respeito com quem mais precisa”, declarou Eduardo da Fonte.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Nos próximos dias, o pernambucano Luiz Abel Amorim deve deixar a Diretoria de Negócios do Banco do Nordeste. Apadrinhado pelo Centrão, ele deverá ser substituído por um indicado do MDB de Alagoas.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

O convidado para o Sextou de amanhã, programa musical que ancoro as sextas-feiras, no lugar do Frente a Frente, é o múltiplo artista Antônio Nóbrega. Multifacetado e excelente em tudo que faz, Nóbrega é ator, dançarino, violinista, cantor e pesquisador das manifestações culturais populares do Brasil.

Em 1971, Ariano Suassuna procurava um violinista para formar o Quinteto Armorial e, após ver Antônio Nóbrega tocando um concerto de Bach no violino, o convidou para participar do grupo. Ele, que até aquela ocasião tinha pouco conhecimento da cultura popular, passou a manter contato intenso com todas suas expressões, como os brincantes de caboclinho, de cavalo-marinho e tantos outros, que passou a conhecer e pesquisar.

Hoje, junto com sua esposa, Rosane Almeida, ele coordena o Instituto Brincante, em São Paulo. O Sextou vai ao ar amanhã, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.