O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SINDMETRO-PE) alerta que poderá haver paralisação do Metrô do Recife no sábado de Carnaval, 14 de fevereiro, dia do Galo da Madrugada, caso a CBTU não apresente um planejamento seguro e detalhado para a operação do sistema.
A direção do SINDMETRO-PE se reuniu com a gestão da empresa e solicitou oficialmente um plano completo de funcionamento e segurança para o sábado de Carnaval, período marcado por um grande aumento no fluxo de passageiros. A empresa se comprometeu a apresentar esse planejamento até hoje.
Leia maisO presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, destaca a preocupação da direção do sindicato e da categoria com a segurança dos foliões que pretendem utilizar o metrô durante o Carnaval. “Nossa prioridade é preservar vidas. Queremos que a população possa aproveitar o Galo da Madrugada com segurança”, afirma.
O sindicato alerta que, até o momento, a empresa e o governo federal vêm adotando medidas mínimas, consideradas insuficientes para evitar a ocorrência de um grave acidente no sistema metroviário, que já enfrenta sérios problemas estruturais e operacionais.
O planejamento a ser apresentado precisa detalhar como será garantido o funcionamento do metrô, incluindo condições de segurança, manutenção, quantidade de trens em operação e dimensionamento das equipes de trabalho. Após a entrega do documento, a direção do SINDMETRO-PE fará uma análise criteriosa do conteúdo.
Amanhã, às 18h, o sindicato realizará uma grande assembleia com a categoria, no auditório da sede do SINDMETRO-PE, para discutir o planejamento apresentado. Caso as informações não atendam às exigências de segurança defendidas pela direção e pelos trabalhadores, a categoria poderá deliberar pela paralisação das atividades no sábado de Carnaval.
O SINDMETRO-PE reforça que a mobilização da categoria já está em curso e destaca que qualquer decisão será tomada de forma coletiva e responsável, sempre priorizando a segurança dos trabalhadores e da população usuária do metrô. A população será informada sobre os desdobramentos após a assembleia.
Leia menos
















