TCE suspende licitação da limpeza urbana de Igarassu

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) concedeu medida cautelar suspendendo a Concorrência Pública nº 016/2025, promovida pela Prefeitura de Igarassu, destinada à contratação de serviços de limpeza urbana, com valor estimado em R$ 36.404.695,40. A decisão foi tomada no âmbito do Processo TCE-PE nº 26100056-1, sob relatoria do conselheiro Marcos Loreto, após representação apresentada pela empresa Glidden Empreendimentos e Locações.

De acordo com o extrato da deliberação, o Tribunal apontou indícios de ilegalidade nos critérios de julgamento adotados no certame e na exigência de realização presencial da licitação, em desacordo com a Lei nº 14.133/2021. Diante da urgência, a abertura da licitação, prevista para 9 de fevereiro de 2026, foi suspensa para evitar a continuidade de um procedimento que já apresentaria falhas. O TCE determinou ainda a instauração de procedimento interno para apuração das desconformidades.

O deputado estadual Mário Ricardo (Republicanos) criticou os valores envolvidos nos contratos recentes de limpeza urbana. “Fato gravíssimo. Conselheiro concede medida cautelar suspendendo licitação da limpeza de Igarassu por graves irregularidades. Na gestão passada o contrato era de 15 milhões, a prefeitura fez emergencial por 25 milhões e agora uma licitação de 36 milhões. O caso de Igarassu é escandaloso”, afirmou o parlamentar. A Prefeitura de Igarassu foi notificada e terá prazo de cinco dias úteis para se manifestar sobre a decisão.

Veja outras postagens

A construção de uma enfermagem mais inclusiva, humana e preparada para a diversidade da sociedade pernambucana é uma das principais bandeiras defendidas pela enfermeira Priscila Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Pernambuco (ABEn-PE) e candidata a deputada federal.

Segundo Priscila, a enfermagem precisa acompanhar as transformações da sociedade, não apenas na forma de cuidar dos pacientes, mas também na maneira como acolhe e valoriza os próprios profissionais. “A inclusão precisa começar dentro da própria enfermagem. Temos profissionais com deficiência, profissionais neurodivergentes, mães e pais que enfrentam diariamente os desafios de cuidar de filhos atípicos e que também dedicam suas vidas ao cuidado do próximo. Essas pessoas precisam ser vistas, acolhidas e valorizadas pelas políticas públicas”, afirmou.

Sebrae - Fazer dar certo

A decisão da Prefeitura de Sertânia de adiar o pagamento das premiações da Expocose 2026 para depois do período eleitoral voltou a ser criticada, hoje. Durante sessão da Câmara Municipal, o vereador André Gigio afirmou que a gestão poderia ter evitado o problema e cobrou uma solução para os criadores.

A Prefeitura informou que os pagamentos só ocorrerão após as eleições porque os recursos dependem de um convênio com o Governo de Pernambuco e estão sujeitos às restrições da Lei nº 9.504/1997. A justificativa, porém, não convenceu parte dos expositores nem o parlamentar.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

O candidato ao Governo de Pernambuco e líder da Frente Popular, João Campos, cumpriu agenda, hoje, em Triunfo, no Sertão do Pajeú, onde anunciou a proposta de criação de um Centro de Formação Técnica na área de Turismo para qualificar profissionais e fortalecer a economia do município.

João defendeu investimentos em qualificação profissional, incentivo à iniciativa privada e ampliação da infraestrutura turística para consolidar Triunfo como um destino capaz de gerar emprego e renda durante todo o ano.

Caruaru - Transparência 2026

O município de Ibimirim reforçou sua posição como um dos principais polos apícolas do estado ao sediar, no Centro do Idoso, o BIOMELPE MOXOTÓ. O evento reuniu produtores, apicultores, meliponicultores, técnicos e especialistas para debater inovações tecnológicas, estratégias de manejo sustentável e novas oportunidades de mercado para o fortalecimento da cadeia produtiva do mel no Sertão do Moxotó.

O encontro debateu não apenas a apicultura tradicional, mas também a expansão da meliponicultura – a criação racional de abelhas nativas sem ferrão –, atividade estratégica para a geração de renda e para a conservação da biodiversidade do bioma Caatinga.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O Ministério Público de Pernambuco instaurou, no último mês, um inquérito civil para apurar potenciais atos de improbidade administrativa, lesão ao patrimônio público e desvio de finalidade na gestão do ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus, Dr. Edson.

O município recebeu cerca de R$ 26 milhões de reais, em 2015, que deveria ter sido rateado com os profissionais do magistério, porém, o ex-prefeito não repassou os valores e realizou despesa com finalidades estranhas conforme cita a portaria de instauração do MPPE. A investigação vai mais além, a Procuradoria Regional da República em Pernambuco, instaurou notícia de fato de n. 1.26.000.000944/2024 para investigar a utilização dos recursos do FUNDEF no ano de 2015.

O promotor de Justiça Alexandre Pino, solicitou do atual prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, que enviasse apenas informações se o município recebeu juros moratórios ou pagamentos complementares do FUNDEF com base nos arquivos contábeis da Prefeitura referente ao ano de 2015. A atual gestão está colaborando com a investigação do MPPE para que possa punir os envolvidos com mais esse prejuízo aos servidores do município.

Olinda - Trabalhando para superar desafios
Palmares - 147 anos

O Recife alcançou um resultado histórico no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2025 e reafirmou seu protagonismo no cenário educacional brasileiro. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que a capital pernambucana avançou nas duas etapas avaliadas do Ensino Fundamental e registrou, nos Anos Iniciais, o maior índice de toda a sua série histórica, iniciada em 2005.

Nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), a rede municipal alcançou nota 5,8, superando os 5,5 registrados em 2023. O crescimento de 0,3 ponto, equivalente a 5,5%, representa o melhor desempenho da história do Recife no IDEB e evidencia a evolução contínua da rede ao longo das últimas duas décadas. Desde o início da série histórica, em 2005, a capital saiu de 3,2 para 5,8, resultado que demonstra a consolidação de políticas educacionais estruturadas e permanentes.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Nem a Velhinha de Taubaté – célebre personagem do saudoso Luís Fernando Veríssimo – acreditaria na declaração feita pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de que o deputado Alfredo Gaspar (AL) já estava escolhido há seis meses para ser o candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro.

Poucas horas antes de Gaspar ser anunciado por Flávio como seu companheiro de chapa o deputado postara nas suas redes sociais que disputaria uma vaga no Senado por Alagoas. Não era um despiste. Esse era mesmo o seu plano. A escolha de Alfredo Gaspar foi construída em reuniões desde quarta-feira (4). E decorre de uma série de situações, que este Correio Político irá detalhar nas notas desta coluna. Mas especialmente decorre de uma aposta de que o escândalo do INSS é o caso de maior potencial de dano para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Camaragibe - A prefeitura mudou

O médico e pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques anunciou, pelas redes sociais, o reforço de seu grupo político em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O projeto passou a contar com o apoio do ex-vereador José Giovanni Sampaio e do ex-vice-prefeito Rinaldo Novaes, que declararam confiança na pré-candidatura. Ao agradecer as adesões, Bruno destacou que “boas relações geram grandes encontros” e afirmou que seguirá construindo seu projeto político ao lado de novas lideranças no município. A agenda foi acompanhada pelo prefeito de Petrolândia e pai de Bruno, Fabiano Marques.

Cumprindo uma extensa rodada de agendas no Sertão pernambucano, o candidato a governador de Pernambuco pelo PSB, João Campos, está de passagem por Triunfo, hoje. Na ocasião, recebeu a declaração de apoio do vice-prefeito Daniel Antas (PSDB) ao seu projeto político.

“É muito importante contar com o apoio de lideranças como Daniel Antas, que tem uma atuação marcante na política triunfense, seja como vice-prefeito, seja como representante da saúde, enquanto enfermeiro de formação. Juntos e, principalmente, com a força do povo, vamos fazer mais e melhor por Triunfo”, declarou João, que também é o atual presidente nacional do PSB.

“A gente sabe do trabalho que você fez no Recife com a revolução digital, na saúde e com os Compaz, por exemplo. Temos a certeza de que Pernambuco pode mais com você e contamos com o seu compromisso para que olhe com carinho especial para Triunfo, inclusive para o turismo”, destacou Daniel Antas.

Por Antonio Magalhães*

Os vices se alinharam ontem para a disputa de 2026. O governista Geraldo Alckmin (PSB) e o oposicionista Alfredo Gaspar (PL). O primeiro queria impedir em outra era que houvesse uma volta à cena do crime. E o segundo é conhecido caçador de criminosos na nordestina Alagoas e futuramente no Brasil. Brasileiros empunhem seus títulos de eleitor e se preparem para participar do maior embate nas urnas entre Lula e Flávio Bolsonaro! A disputa vai decidir o futuro do país. Diante de tudo que está acontecendo e sendo mostrado, os brasileiros têm a oportunidade nesta eleição de traçar seu novo caminho. Que seja o melhor.

A escolha do vice de Flávio Bolsonaro, o deputado alagoano Alfredo Gaspar, promotor de Justiça, Procurador Geral de Justiça de Alagoas e ex-secretário de Segurança, dá o foco da chapa de oposição numa das maiores mazelas nacionais: a segurança pública e o combate ao crime organizado. E Gaspar sabe a estratégia do combate. Além do mais, ele foi relator da CPMI do INSS, que apurou o roubo dos aposentados e que pediu o indiciamento do filho do presidente Lula. “Não baixei a cabeça, não negociei e não aceitei a blindagem de ninguém”, desabafou o candidato. Finalmente um vice tem o papel que merece.

A governadora Raquel Lyra (PSD) foi a única candidata ao Governo de Pernambuco que registrou sua postulação na Justiça Eleitoral sem apresentar propostas. A indicação de um plano ou de diretrizes de governo é um item obrigatório no sistema DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas até a manhã desta quinta-feira (6), já após o fim do prazo de registro de candidaturas, o eleitorado seguia sem conhecer o que a governadora pretende realizar caso seja eleita para mais um mandato.

O atraso de Raquel é curioso, considerando que ela já está no exercício do cargo de governadora e teve quatro anos para construir projetos e diretrizes, o que levaria, em tese, um segundo governo a ser uma continuidade do primeiro.

João Campos (PSB), principal adversário da governadora, por exemplo, anexou suas propostas desde a quarta-feira (5), com diretrizes de um plano de governo em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Também cumpriram a exigência da Justiça Eleitoral os candidatos Ivan Moraes (PSOL) e Guilherme Fonseca (PSTU) e a candidata Professora Camila (UP).