O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só terá um mês para analisar sugestões da sociedade e de plataformas digitais antes de definir as novas regras das eleições de 2026. A mudança mais aguardada está relacionada ao uso da inteligência artificial (IA) nas campanhas.
Enquanto as normas não saem, proliferam nas redes sociais conteúdos adulterados, relacionados principalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputará o quarto mandato, e ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato ao Palácio do Planalto. As informações são do portal Estadão.
As audiências públicas para receber sugestões da sociedade civil foram marcadas para os dias 3, 4 e 5 de fevereiro. O TSE divulgará nesta segunda-feira, 19, as resoluções para consulta do público. As normas que vão orientar a atuação da Justiça Eleitoral neste ano precisam ser aprovadas até 5 de março.
Com a aproximação das eleições de outubro, imagens de pré-candidatos editadas ou geradas por IA já se tornaram recorrentes nas redes sociais. Na semana passada, uma foto manipulada do presidente Lula “musculoso” foi compartilhada por petistas na internet.
“O homem tá forte e o projeto é longo. Vem tetra!”, escreveu o deputado Lindbergh Farias (RJ), líder do PT na Câmara, em post no X, ao divulgar a foto editada. O presidente, que tem 80 anos, vem reiterando em declarações públicas que disputará as eleições se estiver com “100% de saúde”.
Em dezembro, também circulou no TikTok um vídeo que simulava uma reportagem de telejornal e atribuía a Flávio Bolsonaro a liderança na corrida presidencial, informação que contraria os dados das pesquisas eleitorais. Um mês antes, em novembro, outro vídeo falso mostrava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, dizendo que pediu a prisão de Flávio.
O marco da IA foi aprovado no Senado e atualmente é debatido na Câmara, em uma Comissão Especial. Havia a expectativa de que a proposta, sob relatoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), fosse votada no final de 2025, o que não ocorreu. Assim, o tema entrou em 2026 como uma das pendências do Congresso, mas enfrenta resistências por parte das plataformas, que questionam especialmente o trecho do texto sobre direitos autorais.
O consumidor tem no Brasil pelo menos 10 opções de SUVs compactos e médios na faixa de R$ 150 mil a R$ 200 mil. São perfis variados: topo de linha, com motor turbo, híbrido, elétrico e por aí vai. Do recém-renovado Nissan Kicks ao Hyundai Creta, do Volkswagen T-Cross ao Jeep Renegade e, claro, passando pelos chineses como o BYD Yuan Plus. No geral, somando todas as subcategorias, os SUVs já são donos de 60% do mercado de veículos leves.
Agora essa turma ganha mais um integrante: o Leapmotor B10, testado por uma semana por este colunista. Apesar de ser de uma marca ainda pouco conhecida, a Leapmotor tem para abrir alas no mercado brasileiro a Stellantis, dona da Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën etc. Por isso, o modelo é tanto uma aposta no segmento eletrificado para consumidores de SUVs que o grupo vai nacionalizá-lo, produzindo-o na planta de Goiana, em Pernambuco. E quais são seus pontos fortes, que a turma das concessionárias apelidaram de chamarizes de venda?
A primeira vantagem é o pacote de equipamentos de segurança, até caprichado para um carro de R$ 183 mil. Destaque para o conjunto de assistências à condução (o ainda pouco popular Adas). A marca optou pelo nível 2, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, manutenção em faixa, frenagem automática de emergência e alertas de ponto cego. O B10 tem sete airbags, incluindo uma bolsa central entre os bancos dianteiros para evitar o choque entre os ocupantes em colisões. Sem falar nos controles de estabilidade e de tração e da distribuição eletrônica de frenagem.
De mimos tecnológicos, o SUV tem espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio e um bom sistema de câmeras 360 graus. Esta tem uma função bem interessante, que usa câmeras para mostrar (por meio do painel de instrumentos) o que está “embaixo” do carro. Já chamada de “chassi transparente”, essa tecnologia ajuda bastante nas manobras em espaços apertados, pode acreditar. Esse sistema de câmeras e sensores está presente, por exemplo, no GWM Haval H9 – SUV de preço e tamanho maiores.
Vida a bordo – Outro ponto bem legal do modelo é a vida a bordo, digamos assim. Claro que o teto solar panorâmico ajuda a dar essa sensação de vastidão, de grandeza. Mas o entre-eixos, por exemplo, é de 2,73 metros. Fui pesquisar aqui para comparar e vi que o popular Fiat Pulse tem 2,53m; o VW Nivus, 2,56m; o Renault Kardian, 2,60m; e o Peugeot 2008, 2,54m. E mais: o espaço atrás garante até mesmo que três adultos tenham algum conforto. E o assoalho plano, claro, ajuda muito. O material usado no acabamento é de boa qualidade, bem melhor do que o empregado por alguns concorrentes. De estranho, a falta de comando elétrico de ajustes dos bancos dianteiros. Esse mimo deveria ser ofertado pelo menos para o motorista. Como não tem chave física tradicional, logo causa estranhamento.
O acionamento é feito por um cartão NFC com um chip sem fio de curto alcance. Basta pôr o cartão no console central, mover a alavanca de marcha ao lado do volante para D (ou R) e tocar a vida. Aliás, a abertura e fechamento das portas e outras funções a mais podem ser feitas por um aplicativo de celular. Enfim: todo o processo exige uma reeducação tecnológica caprichada. Até o pisca-alerta fica no teto, não no painel central, como de costume.
Bom de guiar
O melhor do B10, porém, é a condução. Afinal, por ser elétrico, tem torque imediato e permanente oferecido por um motor elétrico traseiro de 218 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Tanto em estradas quanto em vias urbanas, é ágil, transmitindo confiança para o condutor. Por exemplo: faz de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. A suspensão é surpreendente suave, sem deixar passar para o interior o pulo de cabrito. A bateria possui 56,2 kWh de capacidade — o que garante uma autonomia de 290 km, levando-se em conta o Inmetro. E ainda tem uma capacidade de carregamento muito boa: em corrente contínua (DC) de até 140 kW, recupera de 30% a 80% da energia em menos de meia hora em carregadores ultra rápidos.
O Leapmotor B10 chega como um forte candidato a desafiar os líderes consolidados no segmento de SUVs elétricos de entrada. Apesar de algumas economias visíveis em itens de conforto e ergonomia, o conjunto entrega um equilíbrio entre potência, segurança e espaço. Para o consumidor que busca um “carro de família” moderno, com amplo espaço interno, recarga ultrarrápida e a tranquilidade de uma rede de assistência técnica consolidada, o modelo chinês surge como uma escolha bastante racional.
Financiamento de veículos cresce 8,2% em Pernambuco – O volume de veículos financiados em Pernambuco cresceu 8,2% em maio de 2026, na comparação com o mesmo período de 2025, de acordo com levantamento da Trillia, nova linha de negócios da B3 dedicada a Dados, Analytics e Inteligência Artificial. No recorte por categoria, o financiamento de veículos pesados no estado pernambucano foi o destaque em termos de crescimento relativo, com expansão de 35,8% em maio frente ao mesmo mês do ano anterior.
Dentro desse segmento, que engloba caminhões e ônibus, as vendas financiadas de unidades 0km apresentaram aumento de 82,1%, e os pesados usados tiveram 14,3% a mais de financiamentos na mesma base de comparação. Entre os autos leves, o volume de financiamentos em Pernambuco cresceu 15,1% em maio de 2026 em relação ao mesmo período de 2025. As operações com carros novos tiveram aumento de 39,1% e os usados, 5,6%. As motos registraram crescimento de 8% no volume financiado em relação a maio de 2025.
O aumento de modelos novos financiados foi de 13,6%, enquanto os usados reduziram 15,6% no período. De janeiro a maio de 2026, o volume total de veículos financiados em Pernambuco cresceu 15,1% em relação ao mesmo período de 2025, de acordo com a Trillia. Entre os autos leves, o número de financiamentos em maio avançou 15% na comparação com a mesma base do ano anterior. As vendas financiadas de modelos novos cresceram 24% e a de usados, 11,2%. Nas motos, os financiamentos em Pernambuco aumentaram 19,6% no acumulado dos quatro primeiros meses do ano em relação ao primeiro quarto de 2025. O avanço foi puxado principalmente por modelos novos (20,6%). As unidades usadas tiveram crescimento de 14,3% nas vendas financiadas.
Chega o bZ4X, o primeiro elétrico da Toyota no Brasil – A japonesa Toyota acaba de anunciar o lançamento do SUV elétrico bZ4X para o mercado brasileiro. Ele vem em versão única por R$ 420 mil. O SUV, que tem tração integral nas quatro rodas, é equipado com dois motores elétricos, distribuídos com uma unidade em cada eixo. Juntos, eles desenvolvem 343cv de potência e um torque de 34,2 kgfm. Esse conjunto permite ao veículo acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. O pacote de assistência ao motorista é caprichado, mas padrão: traz frenagem automática em situações de emergência, auxílio de permanência em faixa com atuação no volante, piloto automático adaptativo com controle de distância, sensores de ponto cego, monitor de tráfego traseiro e câmeras com cobertura de 360 graus.
O design, com linhas retas e faróis dianteiros finos em LED com grade fechada, chama a atenção pela beleza (embora isso seja bem subjetivo). Atrás, o que se destaca é uma barra de luz traseira contínua sobre a tampa do porta-malas. O interior, por sua vez, é sóbrio. Uma tela de 14 polegadas — com sistema de entretenimento conectado sem fios aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto – vem acompanhada por um painel de instrumentos digital.
Já a autonomia do veículo (validada pelo Inmetro) é de até 361 quilômetros. A bateria tem capacidade de 73,1 kWh. Para o carregamento rápido em corrente contínua, o sistema suporta até 150 kW, enquanto as recargas em tomada de corrente alternada aceitam limites de 11 kW ou 22 kW. O automóvel tem 4,69 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,65 metro de altura e uma distância entre-eixos de 2,85 metros. O compartimento de bagagens tem espaço para 452 litros.
Novo X5 na fase final de testes – O novo BMW X5 entrou na reta final de seu programa de desenvolvimento. A quinta geração do modelo, chamado pela marca de SAV, de Sports Activity Vehicle, está agora concluindo as rodagens finais de calibração nos arredores de sua base de produção, a Planta do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos. O novo BMW X5 será o primeiro modelo de produção da BMW a ser introduzido no mercado com a opção de cinco diferentes tecnologias de propulsão.
O primeiro BMW iX5 totalmente elétrico fará sua estreia, seguido, em 2028, pela chegada do primeiro BMW movido a hidrogênio produzido em série, o BMW iX5 Hydrogen. Também estarão disponíveis versões a gasolina e diesel com tecnologia mild hybrid de 48V, além de modelos híbridos plug-in. O primeiro BMW iX5 elétrico é baseado na sexta geração da tecnologia BMW eDrive, que traz um novo conceito de bateria de alta tensão com células cilíndricas e tecnologia de 800V. Com capacidade líquida utilizável de 144 kWh nos Estados Unidos e 141 kWh na União Europeia, o BMW iX5 60 xDrive conta com a maior bateria de alta tensão já instalada em um modelo BMW totalmente elétrico até hoje. A força de propulsão é fornecida por um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, trabalhando em conjunto com a tração integral elétrica BMW xDrive.
BYD: 300 mil carros vendidos no Brasil – Na concessionária BYD Ibirapuera, na capital paulista, o vice-presidente sênior da BYD do Brasil, Alexandre Baldy, realizou a entrega simbólica da chave do BYD de número 300 mil vendido. O modelo BYD Song Pro GL foi o escolhido pelo advogado e empresário Andrew Imada por conta do design, conforto e o custo-benefício do modelo. O evento comemora um marco sem precedentes no mercado automotivo nacional: 300 mil veículos eletrificados da BYD em circulação no país. O volume comprova uma mudança estrutural no comportamento do consumidor brasileiro, que adotou a eletrificação de forma massiva em todo o território nacional.
O sucesso de modelos como o BYD Dolphin GS (mais de 51 mil unidades desde o lançamento) quebrou paradigmas em 2023, preparando o terreno para a chegada do BYD Dolphin Mini (com mais de 86 mil unidades no total). O compacto assumiu a liderança de vendas no varejo automotivo brasileiro em 2026, mantendo-se no topo da preferência nacional de forma consistente há quatro meses. Os números mostram a força desta expansão. Hoje, a BYD já conta com 217 concessionárias em todas as capitais e nas principais cidades do país. Nos próximos meses, a meta é chegar a 250 lojas, em uma forte expansão apoiada pelos maiores grupos automotivos que ajudaram na disparada das vendas.
Do primeiro carro ao de número 100 mil, foram 34 meses. Dos 100 mil aos 200 mil, 11 meses e, agora, apenas 6 meses depois, a conquista dos 300 mil carros nas ruas. A BYD encerrou o mês de maio de 2023 com 390 carros emplacados. Exatamente três anos depois, o volume saltou quase 56 vezes, com mais de 21,7 mil unidades emplacadas em maio de 2026, aumento que passa dos 5.500%. Nos primeiros cinco meses de 2026, a marca viu o emplacamento de 77.447 veículos no país, um crescimento de quase 100% em relação aos 39.007 do mesmo período de 2025.
De cada cinco carros vendidos no Brasil, um é chinês – As marcas chinesas responderam por 20,3% das vendas na 1ª quinzena de junho, acima dos 18,4% de maio, conforme balanço parcial do mês divulgado pela Bright Consulting. Desta forma, eles acabam de superar um quinto do mercado brasileiro. Se forem consideradas as 15 marcas mais vendidas no Brasil, também entram a GWM, Geely e Jaecoo. A Geely, por exemplo, ampliou sua participação em 2,2 p.p. As vendas totais de leves na primeira quinzena deste mês atingiram 107.804, praticamente estáveis frente ao mesmo período de maio (108.562) e em alta de 11% sobre os primeiros 15 dias de junho de 2025 (97.099).
No embalo do crescimento das marcas chinesas também crescem as vendas de eletrificados, segmento no qual se concentram os negócios das montadoras do país asiático. Segundo a Bright Consulting, os eletrificados somaram 22.779 unidades na quinzena, com alta de 9% sobre o mesmo período de maio (20.894) e surpreendentes 152,4% sobre junho de 2025 (9.026). A participação dos elétricos e híbridos atingiu 21,1% do mercado nos primeiros 15 dias deste mês. No acumulado, são 210,8 mil eletrificados em 2026 (+111,7% a/a), com fatia de 17,5% do total de leves, índice que no ano passado estava em 9,7%.
Giro de estoque é mais rápido em maio – As vendas de veículos 0km no mercado brasileiro registraram, em abril, um giro de estoque médio de 37 dias. De acordo com o PVZ – Estudo de Preços de Veículos Zero Km, feito pela MegaDealer com dados da plataforma Auto Avaliar, essa foi a maior rotatividade de 2026 até o momento, o que somado ao aumento dos descontos praticados pela concessionárias revela um cenário de estratégias mais focadas em garantir a estabilidade das vendas. Segundo o estudo, o desconto médio, em relação aos valores sugeridos pelas montadoras (MSRP), subiu de 6,9% para 7,1%, sendo que 14 das 21 marcas analisadas aumentaram seu nível.
“Observamos um pequeno aumento de preços, tanto no MSRP quanto nos preços transacionais durante o mês de abril em relação a março. Chama a atenção a quase estabilidade também nos preços registrados nos últimos 12 meses, alinhando as expectativas dos lojistas ao comportamento dos consumidores”, analisa Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer. Os dados do PVZ mostram um preço médio transacional de R$158.784 por unidade. Entre os modelos que tiveram os maiores aumentos de desconto, destacam-se os veículos da Honda (+1,6pp), Nissan (+1,3pp), Toyota (0,8pp), que podem indicar um estoque alto no final do mês de abril. No ranking de descontos por região, o Norte apresentou o maior patamar, com o preço médio por venda 7,9% menor do que os valores sugeridos pelas montadoras. Na sequência veio o Sudeste – MG, RJ e ES (7,5%); o estado de São Paulo (7,4%), que é analisado individualmente; Centro-oeste (6,7%), empatado com o Sul; e Nordeste (6,5%).
Usados custaram R$ 90 mil em média em maio – O ticket médio de venda dos veículos usados e seminovos chegou a R$ 90.082 em maio de 2026, segundo o Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados (PVU), elaborado com dados transacionais da plataforma Auto Avaliar. O avanço ocorreu em um mês de maior atividade operacional nas concessionárias, com 293.163 avaliações e 51.609 captações, volumes 22,6% e 15,56% superiores, respectivamente, ao mesmo período de 2025. Os dois indicadores também atingiram o recorde anual. Para Fábio Braga, diretor da Megadealer, o dado mostra que o mercado de usados segue aquecido, mas exige mais precisão na gestão comercial.
“Ver o ticket médio superar R$ 90 mil mostra que o usado ganhou ainda mais relevância econômica dentro das concessionárias. Mas esse valor por si só não garante rentabilidade. O desafio é comprar bem, precificar corretamente e girar o estoque com velocidade”, afirma Braga. Apesar do maior ticket médio do ano, a margem bruta média ficou em 10,3%, com margem em reais de R$ 9.247. O resultado indica uma volta aos patamares médios observados entre outubro de 2025 e janeiro de 2026, evidenciando maior pressão de precificação no segmento.
Desconfie dos truques para desamassar carros – Basta uma rápida busca nas redes sociais para encontrar vídeos que prometem eliminar amassados na lataria usando água quente, secadores de cabelo, ventosas, cola quente e até desentupidores de pia. As publicações costumam acumular milhões de visualizações ao apresentar soluções rápidas e aparentemente econômicas para um problema comum entre motoristas. No entanto, especialistas alertam que a prática pode sair mais cara do que o reparo profissional. O alerta ganha relevância em um país que possui uma frota superior a 130 milhões de veículos, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Com mais carros circulando, cresce também a ocorrência de pequenos danos causados por colisões leves, granizo, quedas de objetos e incidentes em estacionamentos. João Ricardo Chamone Maciel, profissional especializado em Martelinho de Ouro e revenda de automóveis, alerta que muitos dos métodos compartilhados na internet ignoram fatores técnicos fundamentais para a recuperação da lataria. “Cada amassado possui características próprias relacionadas à profundidade, ao local atingido e à tensão da chapa. O que parece uma solução simples em um vídeo pode gerar deformações adicionais, trincas na pintura e até danos permanentes na peça quando aplicado sem conhecimento técnico”, explica.
Mais carros nas ruas
A busca por alternativas caseiras também tem sido impulsionada pelo aumento da produção e circulação de veículos no país. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores apontam que o mercado brasileiro encerrou 2025 com mais de 2,6 milhões de veículos novos emplacados, reforçando a preocupação dos proprietários com a conservação e valorização de seus automóveis.
Dano original
Segundo João Ricardo, o principal problema surge quando a tentativa de reparo agrava o dano original. Em muitos casos, um amassado que poderia ser corrigido por técnicas de desamassamento sem pintura acaba exigindo serviços mais invasivos, como funilaria, aplicação de massa e repintura. “É comum recebermos veículos em que a intervenção caseira piorou a situação. Quando há comprometimento da pintura original, o reparo se torna mais complexo e, consequentemente, mais caro. Além disso, preservar a pintura de fábrica é um fator importante para a valorização do veículo”, afirma.
Evolução da indústria automotiva
Outro fator que exige atenção é a evolução dos materiais utilizados pela indústria automotiva. Muitos veículos modernos empregam ligas metálicas de alta resistência, alumínio e componentes desenvolvidos para absorver impactos, exigindo ferramentas específicas e técnicas adequadas para evitar deformações adicionais.
Eventos climáticos
A preocupação também se estende aos eventos climáticos extremos. Tempestades de granizo têm se tornado cada vez mais frequentes em diversas regiões brasileiras, aumentando a procura por serviços especializados de recuperação estética automotiva. Nesses casos, a tentativa de corrigir dezenas de pequenas avarias sem avaliação profissional pode comprometer ainda mais a estrutura superficial da carroceria.
Soluções improvisadas
Para o especialista, a popularização de conteúdos virais tem levado muitos consumidores a acreditar que qualquer dano pode ser resolvido com soluções improvisadas.
“As redes sociais costumam mostrar apenas o resultado final, sem explicar os riscos envolvidos ou os casos em que a técnica não é indicada. O carro representa um patrimônio importante para a maioria das famílias. Antes de tentar qualquer procedimento encontrado na internet, vale buscar uma avaliação profissional para evitar prejuízos maiores”, destaca.
Seja cauteloso
Em tempos de vídeos de poucos segundos e soluções instantâneas, a cautela continua sendo a melhor ferramenta para quem deseja manter o veículo em bom estado. Afinal, quando o assunto é patrimônio, nem sempre o caminho mais rápido é o mais econômico.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
O São João de Petrolina tem sido alvo de críticas por parte da imprensa local, que aponta problemas na organização do evento, reclamações de barraqueiros e tratamento diferenciado entre profissionais da imprensa e influenciadores convidados.
O jornalista Carlos Britto, do Blog do Carlos Britto, afirmou que o evento “coleciona insucessos e uma sequência de erros que não dá para ignorar”, citando os cachês milionários pagos a artistas de fora, a concentração de atrações em uma mesma noite e falhas na estrutura que, segundo ele, teriam contribuído para um público menor no Pátio Ana das Carrancas. O comunicador também exibe imagens que mostram áreas do espaço de shows com baixa ocupação e relata prejuízos enfrentados por comerciantes.
Além das críticas de Britto, jornalistas que cobriram o evento também reclamaram das credenciais disponibilizadas à imprensa local. Segundo relatos, os profissionais receberam pulseiras com acesso restrito, enquanto influenciadores convidados tiveram acesso ampliado a diferentes áreas da festa. “Uma pulseira simples que não dá acesso a nada, que só dá acesso com um supervisor do evento até para acessarmos a sala de imprensa”, disse um dos jornalistas. Outro questionou: “A imprensa de fora teve todas as pulseiras possíveis para eles. Por que isso? Eles são mais profissionais que nós?”.
Britto também mencionou nomes como Virginia Fonseca e Léo Dias ao criticar o tratamento diferenciado dado a influenciadores. Até o momento, a Prefeitura de Petrolina não se pronunciou. O espaço segue aberto para manifestação.
O governo brasileiro confirmou neste sábado (27) o envio de um quarto voo humanitário para a Venezuela, em apoio às operações de resposta aos terremotos que atingiram o país e provocaram destruição extensa em Caracas e em outras cidades desde a última quarta-feira (24).
A aeronave deve partir na tarde deste domingo (28) da Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, com 35 bombeiros militares dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Os profissionais vão reforçar as equipes brasileiras que já atuam principalmente no município de Vargas, no estado de La Guaira, uma das áreas mais atingidas pelos tremores. As informações são da CNN Brasil.
Segundo o governo federal, a missão humanitária brasileira iniciou neste sábado (27), logo após a chegada à Venezuela, as operações de apoio às autoridades locais. A equipe é coordenada pelo diretor de Preparação e Socorro da Defesa Civil Nacional, Armin Braun.
Mesmo diante de dificuldades logísticas, os brasileiros resgataram ao menos duas pessoas com vida e atuam no resgate de uma criança sob os escombros, de acordo com o comunicado. As operações seguem em andamento.
A primeira equipe brasileira enviada para apoiar a resposta à emergência decolou ontem (26), da Base Aérea de Guarulhos, em aeronave KC-390 Millennium da FAB. O avião pousou às 23h40, no horário de Brasília, na Base Militar da Força Aérea Venezuelana El Libertador, em Maracay.
O segundo voo partiu neste sábado (27), às 11h50, da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com hospital de campanha e purificadores de água. A chegada prevista era para as 22h, no horário de Brasília.
Já o terceiro voo decolou também no sábado, às 17h45, com kits de medicamentos e módulo complementar para a instalação de um hospital de campanha. A previsão de chegada era às 22h40, no horário de Brasília. A operação é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.
Os terremotos de magnitude 7,2 e 7,5, seguidos de cerca de 20 réplicas, provocaram desabamentos de edifícios em Caracas e em outras cidades venezuelanas. Segundo informações divulgadas pelas autoridades do país, ao menos 1.400 pessoas morreram. O número de vítimas ainda pode aumentar à medida que avançam as operações de busca e salvamento.
Diante da gravidade da situação, as autoridades venezuelanas decretaram estado de emergência nacional e fizeram um apelo à comunidade internacional por assistência humanitária.
O empresário Ricardo de Belo anunciou apoio ao grupo político liderado pelo prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), e pelo prefeito de Casinhas, Lúcio Silva (União Brasil). A declaração foi feita na última quinta-feira (25), durante o São João de Surubim, em entrevista ao comunicador Jota Santos, do Programa Microfone Aberto. Candidato à Prefeitura de Casinhas em 2016, Ricardo integrou posteriormente o grupo do então prefeito João Camêlo e agora oficializou seu novo posicionamento político.
Ao comentar a decisão, o empresário afirmou que acompanhou o desenvolvimento do município e elogiou a gestão de Lúcio Silva, que deu continuidade à administração da ex-prefeita Juliana de Chaparral. “Estamos juntos com Lúcio, que vem realizando um belíssimo trabalho em Casinhas, dando continuidade à gestão da ex-prefeita Juliana de Chaparral. Como cidadão casinhense, acompanho esse desenvolvimento e não poderia deixar de parabenizar esse trabalho. Estamos juntos”, declarou.
O Comitê de Luta em Defesa do Canal do Sertão, que tem como um dos coordenadores o ex-deputado estadual e pré-candidato a federal, Antonio Fernando, deu dois passos importantes por mais segurança hídrica para os Sertões Central, do Araripe e do São Francisco. A semana começou reunindo mais de 200 lideranças regionais numa audiência pública, em Petrolina. Ontem (26), o Comitê teve a confirmação de que o documento do encontro será encaminhado diretamente ao presidente Lula.
A confirmação veio por meio da senadora Teresa Leitão (PT) que, na condição de nova Líder do Governo no Senado, recebeu o documento e vai encaminhá-lo ao presidente da República. A senadora Teresa foi colega de Antonio Fernando na Assembleia Legislativa, e conhece o projeto do Canal do Sertão, defendido diversas vezes no Plenário da Alepe pelo ex-deputado e atual coordenador do Comitê. As informações são do Blog do Silvinho.
Ao final da audiência pública, realizada no auditório da Codevasf, em Petrolina, foi aprovada a “Carta dos Sertões”, documento em apoio e defesa da obra do Canal do Sertão. O projeto, que prevê o abastecimento de água para consumo humano, pecuária e irrigação, é uma luta de mais de 30 anos de Antonio Fernando, e tem grande potencial econômico e social para o semiárido pernambucano.
O encontro também teve a participação da presidente da Comissão Especial em Defesa do Canal do Sertão, da Alepe, deputada Socorro Pimentel. A proposta é captar água do lago de Sobradinho, na Bahia, para abastecer 17 municípios – Casa Nova (BA) e Ouricuri, Araripina, Ipubi, Bodocó, Exu, Moreilândia, Granito, Cedro, Serrita, Parnamirim, Santa Cruz, Dormentes, Afrânio, Santa Filomena, Trindade e Petrolina, em Pernambuco.
O Canal do Sertão será a maior obra hídrica da história de Pernambuco. Com uma área de 33 mil km², o canal poderá beneficiar uma população superior a 800 mil habitantes, gerar cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos, e garantir um faturamento total acima de R$ 15 bilhões por ano. Além de tudo isso, poderá viabilizar economicamente a Ferrovia Transnordestina, no trecho Salgueiro-Suape, que está interrompido pelo Tribunal de Contas União (TCU) por falta de viabilidade de cargas.
Além de atingir a Mata Norte de Pernambuco, fortes chuvas também acometem a Paraíba neste sábado (27). O volume de precipitação foi tão intenso que causou um alagamento parcial no quilômetro 116 da BR-101, que liga o território paraibano ao pernambucano. As informações são do Diário de Pernambuco.
Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver a via alagada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a corporação realizou uma interdição parcial no trecho, que fica na altura da cidade de Alhandra, na Paraíba.
Máquinas estão no local realizando a limpeza da pista. Ainda de acordo com a PRF, não houve registro de alagamentos na BR-101 em Pernambuco. A via foi completamente liberada por volta das 18h, segundo a corporação.
A CazéTV afirmou neste sábado (27) que as mudanças anunciadas pela empresa ontem (26) sobre os comerciais de bets durante suas transmissões da Copa do Mundo “vão ao encontro dos pontos destacados pelo Conar“.
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou ontem (26) a suspensão das publicidades de bets na CazéTV que o órgão avalia serem abusivas. As informações são do Poder360.
“As mudanças implementadas pela CazéTV nos últimos dias na forma como realiza ativações de marcas de apostas já vão ao encontro dos pontos destacados pelo Conar. Recebemos a manifestação com tranquilidade e responderemos ao órgão dentro do prazo estabelecido, detalhando as medidas que já adotamos”, diz a empresa.
A liminar assinada por Luiz Celso de Piratininga Jr. ainda será analisada pelo Conselho de Ética do Conar. De acordo com informações do jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo, o conselheiro do Conar afirmou que a “combinação de odds e apostas em lances iminentes pode levar ao erro sobre informação central da oferta, inclusive induzindo a confusão sobre a probabilidade e possibilidade de ganho”.
Apesar de as bets patrocinarem diversos eventos e terem acordos com outras empresas de mídia que também transmitem as partidas da Copa, o debate está concentrado na CazéTV. Uma das críticas se deve à forma como algumas publicidades de casas de apostas aparecem nas transmissões.
Durante as transmissões, é comum ver um anúncio dizendo que a odd de um acontecimento no jogo, como um gol de Vini Jr., aumentou. Para críticos, trata-se de um incentivo para apostar. Ao falar que decidiu adotar um “padrão mais específico e conservador para ativações de marcas de apostas”, a CazéTV dá a entender que a mudança é nesse sentido.
Eis a íntegra da nota divulgada pela CazéTV em 27 de junho:
“As mudanças implementadas pela CazéTV nos últimos dias na forma como realiza ativações de marcas de apostas já vão ao encontro dos pontos destacados pelo CONAR.
Recebemos a manifestação com tranquilidade e responderemos ao órgão dentro do prazo estabelecido, detalhando as medidas que já adotamos.
Acreditamos que o mercado de apostas esportivas no Brasil ainda está em processo de amadurecimento e que esse debate contribui para a evolução das práticas do setor. Foi com esse espírito que decidimos adotar um novo padrão para ativações desse segmento.
Reforçamos que toda a publicidade veiculada pela CazéTV observa a legislação brasileira, as diretrizes do Conar e é realizada exclusivamente com operadoras licenciadas e autorizadas pelo Ministério da Fazenda.”
Um vídeo enviado ao blog neste sábado (27) mostra os transtornos provocados pelas fortes chuvas em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Nas imagens, moradores empurram um carro que ficou imobilizado ao tentar atravessar uma rua alagada. Outros veículos passam com dificuldade pelo trecho, enquanto a água chega à altura da canela de pedestres. Outro vídeo mostra uma das ruas do município completamente alagada, sem movimentação de pedestres e veículos.
Timbaúba registrou um dos maiores acumulados de chuva do estado nas últimas 24 horas, com 69,4 milímetros, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O município ficou atrás apenas de Abreu e Lima, que contabilizou 73,4 mm no período.
A Apac também informou que o Rio Capibaribe Mirim atingiu a cota de inundação, em Timbaúba, com possibilidade de impactos no próprio município e em cidades vizinhas, como Itambé e Goiana.
Em nota, a Prefeitura de Timbaúba informou que as chuvas provocaram alagamentos em diferentes bairros da área urbana e também na zona rural. Segundo a gestão municipal, equipes foram mobilizadas desde as primeiras horas da manhã para monitorar as áreas mais afetadas, prestar assistência às famílias e realizar ações emergenciais. A prefeitura orienta que a população evite áreas alagadas, não tente atravessar vias inundadas e acompanhe os avisos dos órgãos oficiais enquanto persistirem as chuvas.
Pivô da crise do Partido Liberal no Ceará, o deputado estadual Alcides Fernandes (PL) rebateu o vídeo gravado por Michelle Bolsonaro e classificou a gravação como “infeliz”. Segundo ele, ela já havia se comprometido a apoiar aliança com Ciro Gomes em abril.
“Política exige maturidade para lavar roupa suja em casa e cumprir acordos publicamente”, afirmou o deputado. Alcides é pai de André Fernandes, presidente do PL do Ceará e que foi criticado por Michelle no vídeo também. “Me surpreendeu você dizer publicamente que não negocia valores e princípios, criticando nossa aliança com o Ciro, mas no dia 14 de abril, em uma reunião fechada entre você, Altineu [Côrtes], André e Valdemar [da Costa Neto], na sua sala, você disse que toparia fazer aliança com Ciro”. As informações são do UOL.
A condição de Michelle, segundo Alcides, seria lançar Priscila Costa como candidata ao Senado. No vídeo divulgado nesta semana, a ex-primeira-dama questiona por que “só a mulher tem que ceder?”. “Os valores são mesmo inegociáveis? Ou todo esse estardalhaço contra nós, e esse enorme prejuízo na campanha do Flávio Bolsonaro, foi apenas uma tentativa de criar um caos para impor uma vontade particular sua?”, disse o deputado.
Pré-candidato ao Senado, Alcides defende a aliança do PL com Ciro Gomes. O apoio do partido foi o pivô da crise que levou Michelle a gravar um vídeo em que diz que Flávio Bolsonaro (PL) a maltratou e a humilhou. A ex-primeira-dama é contra a aliança e, além disso, defende que a candidata ao Senado no Ceará seja Priscila Costa, atual vice-presidente do PL Mulher.
Alcides disse que falta para Michelle conhecimento sobre realidade do estado. Segundo o deputado, o vídeo da ex-primeira-dama “tenta descredibilizar todo esforço realizado nos últimos anos” para tirar o PT do poder no estado. “Infelizmente, a direita sozinha ainda não possui a força necessária para derrotar o PT. Seria um sonho, mas a realidade é outra”, afirmou.
Alcides citou ainda reuniões que integrantes do PL Ceará fizeram com Jair Bolsonaro. Um desses encontros teria ocorrido no ano passado, antes do ex-presidente ser preso. Segundo ele, o apoio a Ciro, que é pré-candidato ao governo pelo PSDB, não se trata de “traição de valores”, mas sim de “ter a grandeza de entender que, no momento de guerra, a nossa prioridade é derrotar o mal maior”. Em uma outra conversa, segundo o deputado, Bolsonaro teria dito que Alcides seria o candidato ao Senado.
O UOL procurou Michelle, o presidente do PL nacional Valdemar da Costa Neto e o deputado Altineu. Caso haja respostas, o texto será atualizado.
A convite do prefeito de Vertentes, Rael Ferreira, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, participou, neste sábado (27), de café da manhã que reuniu vereadores e lideranças políticas, correligionários e apoiadores do grupo político liderado pelo gestor municipal. O deputado federal Mendonça Filho também marcou presença.
De acordo com Porto, a confraternização possibilitou o reencontro com amigos e com a população de Vertentes. “Estar ao lado de Rael, de seu grupo político e do deputado Mendonça Filho, num encontro com tanta gente querida é sempre uma satisfação. É também a certeza de que nossa parceria tem proporcionado resultados positivos para os moradores do município”, disse.
O prefeito destacou que o trabalho dos parlamentares tem assegurado benefícios e avanços a Vertentes. Segundo Rael, o deputado Álvaro Porto já destinou mais de R$ 2 milhões em emendas, viabilizando a aquisição de veículos que fortalecem os serviços públicos do município. O gestor reiterou apoio aos projetos de reeleição de Porto e Mendonça.
POMBOS – Ontem (26), Álvaro Porto esteve no município de Pombos onde se encontrou com o ex-prefeito Dr. Marcos, vereadores, ex-vereadores e lideranças locais. “Temos percorrido várias regiões do estado, dialogando e reafirmando compromissos com antigos e novos correligionários. A partir dos nossos mandatos, temos trabalhado em favor da Mata, do Agreste, do Sertão, do Grande Recife e com Pombos não seria diferente”, observou o deputado.
O número de mortos após os terremotos de quarta-feira (24) na Venezuela chegou a 1.430 neste sábado (27), informou o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez.
Outras 3.200 pessoas ficaram feridas e 3.142 ficaram desabrigadas devido ao desastre, acrescentou ele na televisão estatal. Desde os terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 de quarta-feira, 430 réplicas foram registradas no país, com o estado de La Guaira sendo a região mais afetada. As informações são da CNN Brasil.
Rodríguez acrescentou que pelo menos 7.500 triagens médicas foram realizadas e mais de 12 mil atendimentos foram prestados na área afetada pelos tremores.
A informação chega após a presidente interina, Delcy Rodríguez, fazer comentários sobre os esforços de busca e resgate em andamento após os fortes tremores que atingiram o país.
Em uma transmissão pela televisão estatal realizada mais cedo neste sábado, no horário local, ela informou que mais dez países se unirão aos esforços de busca por sobreviventes. “Equipes de resgate vieram de todo o país para ajudar na busca pelos venezuelanos e venezuelanas que ainda estão vivos”, anunciou ela.
“Quero também dizer que a Venezuela não está sozinha. Recebemos a mão amiga do mundo. Gostaria de informar ainda que equipes de mais países chegarão nas próximas horas e que, entre agora e amanhã, praticamente outros dez países se juntarão a esses esforços de resgate”, acrescentou.
Mais de 1.600 socorristas de várias partes do mundo chegaram à Venezuela neste sábado para apoiar as operações de busca e resgate. Eles chegaram em 17 voos, informou Oliver Blanco, vice-ministro da Venezuela para a Europa e a América do Norte.
“É esperada a chegada de mais 25 voos nas próximas 24 horas. Agradecemos o apoio e a solidariedade da comunidade internacional nestes tempos de incerteza para os venezuelanos”, acrescentou Blanco em uma publicação na rede social X.
Equipes de países como México, Estados Unidos, El Salvador, Suíça, Colômbia, Espanha, Equador, Chile, República Dominicana e Panamá juntaram-se às buscas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na quinta-feira (25) que conversou com Delcy Rodríguez e reafirmou o compromisso do Brasil de ajudar o país vizinho após os terremotos que atingiram a região.
Lula anunciou em publicação nas redes sociais, na sexta-feira (24), que o Brasil enviará 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e outros quatro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
No podcast da próxima terça-feira, o advogado Chistopher Goulart, neto do ex-presidente João Goulart, fala com exclusividade sobre o seu livro “E manchado de sangue terás que crescer: uma vida de lutas”, obra que resgata a saga da família no exílio e a trajetória pessoal ligada à história do Brasil, ganhando força a partir das investigações sobre a morte de seu avô, o ex-presidente João Goulart.
Ele vai lançar o livro em Brasília no próximo dia 2, no Sebo Café Amado Jorge, no Cruzeiro, ao lado do seu pai João Vicente Goulart, que na mesma ocasião também autografa “Sonhos de amor, luta e existência”.
Na obra, Christopher Goulart reúne memórias pessoais e familiares, tendo como ponto de partida a trajetória do avô, deposto pelo golpe militar de 1964. O autor também aborda a investigação sobre as circunstâncias da morte de João Goulart no exílio e reflete sobre o impacto desse legado em sua própria história.
Christopher nasceu em Londres durante o exílio da família e foi o único neto que João Goulart conheceu em vida. Filho de João Vicente Goulart, o jornalista afirma que sua trajetória sempre esteve ligada à memória do ex-presidente e ao período de exílio vivido por sua família.
O podcast Direto de Brasília vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.
Retransmitem o programa a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado, além da LW TV, de Arcoverde.
Os parceiros neste projeto são o Grupo Ferreira de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana, a Faculdade Vale do Pajeú e o grupo Grau Técnico.