Por Ingrid Zanella*
Uma OAB forte não se mede só pelo que entrega, mas pela disposição para proteger, no dia a dia, o exercício profissional. É nesse cotidiano que uma Ordem demonstra se está, de fato, à altura do que promete. Por isso, o primeiro ano desta gestão na OAB-PE vai além de um catálogo de obras e não cabe em slogans ou listas prontas.
Se eu tivesse que eleger um eixo que atravessa 2025, seria a nossa presença institucional com resultado. Presença real, com menos protocolo, mais estrutura e entrega. Foi com essa lógica que criamos a Diretoria de Prerrogativas, para dar escala e método à defesa da advocacia em todo o Estado. Já realizamos 3 desagravos públicos (em Bom Conselho, Vitória de Santo Antão e Petrolândia), registramos cerca de 600 representações, mantivemos 120 atendimentos de plantão, promovemos 47 atuações judiciais diretas, acompanhamos 162 processos e realizamos uma série de importantes reuniões institucionais voltadas à defesa do livre exercício profissional.
Leia maisEssa mesma atuação foi decisiva na agenda de celeridade processual. Ao longo de 2025, tratamos mais de 300 reclamações com a criação da Central de Agilização Processual. Nos casos que chegaram à OAB-PE, resolvemos 100% das situações de morosidade na expedição de alvarás. Somamos a isso um mutirão de RPVs e precatórios e atuação técnica para correção de falhas procedimentais. Em um ponto sensível para a advocacia, atuamos pela suspensão de prazos durante a implantação do DJEN e promovemos capacitação para adaptação ao sistema. Também obtivemos avanços com efeito direto no dia a dia, como o cronograma de expedição de RPVs no TRF5 e a designação de novo juiz titular para a 18ª Vara Federal, em Serra Talhada, medidas que aumentaram previsibilidade para a advocacia.
Nada disso se sustenta sem infraestrutura e interiorização de verdade. Uma OAB que representa Pernambuco precisa estar no mapa inteiro e não apenas na capital. Em 2025, ampliamos a rede de espaços de trabalho e de apoio com novos coworkings inaugurados em Itapetim, Tuparetama e Jaboatão. Entregamos novas Salas da Advocacia em Araripina, Brejinho, Cabrobó, Exu, Garanhuns, Jurema, Surubim, Mirandiba, Moreno e São Caetano, além de uma nova sala no TJPE. E avançamos, ainda, no sistema prisional. Foram entregues parlatórios em Bezerros, Caruaru e no Complexo do Curado, garantindo condições adequadas para o atendimento profissional.
Também trabalhamos com inovação e ferramentas digitais. Em 2025, seguimos incorporando soluções que organizam e ampliam possibilidades para a advocacia, como Forlex, Jusbrasil e Expedit, além de iniciativas que conectam benefícios e serviços, como o OAB Pontos Livelo, e projetos de fortalecimento institucional, como a OAB Editora.
Essa presença também se traduziu em cuidado, com ações de bem-estar, saúde e assistência. Criamos o OABPass, com capacidade de alcançar 160 mil pernambucanos com uma rede de mais de 25 mil academias e estúdios credenciados em todo o Brasil. E em parceria com a nossa Caixa de Assistência, realizamos a Corrida da OAB e promovemos a maior campanha de vacinação da história da instituição.
Com a Escola da Advocacia, mantivemos papel central na qualificação continuada ao longo do ano. O ESA In Loco levou capacitação a diversas regiões do Estado com cursos e palestras em áreas estratégicas, levando conhecimento para quem nem sempre consegue se deslocar para os grandes centros. Já com a ESA Pelo Mundo em sua quarta edição, oferecemos bolsas de estudo nas universidades de Coimbra e do Porto.
Esse primeiro ano também reposicionou Pernambuco no mapa de grandes agendas nacionais. Pela primeira vez, nosso Estado sediará a Conferência Nacional da Mulher Advogada, prevista para março de 2027. Um reconhecimento político-institucional e uma oportunidade de reunir lideranças e especialistas para debater, com seriedade, os desafios contemporâneos do exercício profissional feminino.
Com esse trabalho acumulado, 2026 será um ano de aprofundar entregas e assumir novas frentes. Nossa agenda inclui a Conferência Estadual da Advocacia, reunindo profissionais, estudantes e juristas para discutir temas atuais do Direito e renovar o pacto histórico da OAB com a cidadania. Lançaremos, ainda, o Observatório das Eleições 2026, para acompanhar o processo e enfrentar a desinformação. A OAB está preparada para atuar um cenário em que ferramentas de inteligência artificial, se usadas de forma abusiva, podem comprometer a lisura do debate público.
Em 2025, a OAB-PE fortaleceu estrutura, qualificou serviços e atuou com firmeza na defesa da advocacia. Nosso ano termina com muito trabalho e a convicção de que o próximo será ainda mais exigente e, por isso mesmo, ainda mais decisivo para aprofundarmos o que começamos. Em 2026, seguiremos com o mesmo compromisso de uma Ordem presente, firme na defesa das prerrogativas, atenta à celeridade da Justiça e consciente de seu papel público. À advocacia pernambucana, deixo a certeza de que não faltará escuta nem atuação. À sociedade, a reafirmação de que uma OAB forte é parte essencial da democracia e da proteção de direitos.
*Presidente da OAB-PE
Leia menos

















