O Recife Antigo se prepara para pulsar com ainda mais intensidade, entre hoje e domingo, quando a primeira edição do Festival Recife Mundo Mix toma conta do bairro e transforma o coração cultural da capital em um grande palco de arte, sabores e inovação. Com acesso totalmente gratuito, o evento chega para firmar território no calendário oficial do estado, reunindo em três dias um recorte potente da produção cultural e da economia criativa pernambucana. “O Recife Mundo Mix nasce para inspirar, transformar e valorizar o que temos de mais nosso: a diversidade pernambucana”, reforça José Maria de Souza, presidente do Instituto Asa Branca.
O Recife Mundo Mix articula oito polos que conectam tradição, contemporaneidade e novas formas de empreender na cultura. Entre os destaques estão o Polo Conexões – Moinho Recife, dedicado ao empreendedorismo cultural; o Polo Sabores Pernambucanos, que apresenta uma plataforma gastronômica afetiva em homenagem a Otília Pereira sob a curadoria do chef Everton Teixeira; Polo Maré Cultural Feirarte, prestando homenagem à mestra Ana das Carrancas; o Polo Cais do Sertão, que recebe uma edição especial do projeto “Pernambuco, Tudo é Arte!” com 40 artistas como Diogum, Jeff Allan, Raoni Assis e Karina Agra; e o Empreenda Mais, celebrando a visão inovadora da engenheira e empreendedora Conceição Moura das Baterias Moura, que reúne mais de 60 marcas autorais em parceria com o Sebrae/PE, tornando-se um verdadeiro motor de futuro para criadores e pequenos negócios locais.
Leia maisUm dos mais característicos da proposta do Festival, o Polo Cais do Sertão, assume um dos papeis centrais do evento ao abrigar uma edição especial do projeto “Pernambuco, Tudo é Arte!”, sob curadoria da artista Sil Karla e de André Luís Santana. É ali que o festival materializa um verdadeiro manifesto visual, reunindo cerca de 40 artistas pernambucanos que transitam entre o tradicional e o contemporâneo.
A exposição “Atravessando Pontes” convida o público a mergulhar em linguagens que dialogam com identidade, território e inovação, com obras de nomes de Aldo Sales, Antonio Paes, BaRBa, Caio Lenda, Cajú, Camilo Dias, Carolina Noêmia, Catarina DeeJah, Cellestine Dardenne, Clélia Barqueta, Daruê, Diana Tenório, Diogo Alves, Diogum, Edy Gomes, Elielce Soares, Emerson Pontes, Francisco Mesquita, Getúlio Maurício, Giu Calife, Heleno Neves, Hilda Brandão, Ilton Duarte, Irajá Neto, Izidorio Cavalcanti, Jeff Allan, Karina Agra, Lid Mendes, Lua Barral , Lumiiau, Magdala Gomes, Mathenovê, Nathê Ferreira, Paulo do Amparo, Paz Brandão, Pedro Costa, Ranniere, Raoni Assis, Renato Valle, Ricardo Pessoa, Rodorigo, Rodrigo Ferrário, Rômulo Barros, Salamandra, Thays Eunice, Zed Melo, Zélito Passavante.
Com incentivo do Governo Federal através do Ministério da Cultura – MINC, o evento conta com apoio da Prefeitura do Recife, através do RECENTRO, da SETUR – Secretaria de Turismo, do PRODARTE, da Secretaria de Empreendedorismo e da EMPETUR, além de diversas instituições parceiras como a Fundação de Cultura Cidade do Recife e o Hub Plural. Essas organizações se uniram para transformar o Recife Mundo Mix 2025 em um território de manifestação do futuro da cultura no estado com a integração da arte, gastronomia, economia criativa e cidadania reunidas num só espaço.
Leia menos
















