A notícia sobre o fechamento do cartório eleitoral de Pedra, onde estive, há pouco, foi um soco no estômago da população. O prefeito Júnior Vaz (PV) deu detalhes ao blog. Veja!
A notícia sobre o fechamento do cartório eleitoral de Pedra, onde estive, há pouco, foi um soco no estômago da população. O prefeito Júnior Vaz (PV) deu detalhes ao blog. Veja!
Painel Político
Por meio do plenário virtual, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciaram, na última sexta-feira, o julgamento de um recurso extraordinário que questiona a obrigatoriedade de filiação partidária para candidaturas em eleições majoritárias no Brasil. A medida, conhecida como “candidaturas avulsas”, permitiria que cidadãos disputem cargos como prefeito, governador, senador e presidente sem vinculação a partidos políticos. Até o momento, o placar está em 2 a 0 contra o pedido, com votos dos ministros Luís Roberto Barroso – proferido antes de sua aposentadoria – e Alexandre de Moraes. O julgamento segue aberto até 25 de novembro, podendo influenciar diretamente as regras para as eleições de 2026.
O caso em análise, com repercussão geral reconhecida pelo STF (Tema 974, RE 1.238.853), originou-se no Rio de Janeiro, em 2016. Naquele ano, Rodrigo Sobrosa Mezzomo e Rodrigo Rocha Barbosa tentaram registrar candidaturas independentes aos cargos de prefeito e vice-prefeito da capital fluminense. O pedido foi negado pela 176ª Zona Eleitoral do Rio, com base na exigência de filiação partidária prevista na Constituição Federal. O mesmo entendimento foi adotado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), levando o caso à instância superior.
Leia maisEm seu voto, o ex-ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo, traçou um panorama histórico da evolução partidária no Brasil para fundamentar sua posição contrária às candidaturas avulsas. “O pensamento político brasileiro foi omisso e até mesmo hostil em relação aos partidos políticos por um longo tempo. Nos primeiros anos após a independência do país, os partidos, como agremiações formalmente estruturadas, inexistiam”, escreveu Barroso, destacando o contexto da República Velha, marcado por oligarquias regionais e práticas como coronelismo e clientelismo, que dispensavam intermediação partidária.
O ministro prosseguiu contextualizando avanços posteriores: o primeiro Código Eleitoral, de 1932, elevou a importância dos partidos, mas o golpe de 1937 e a Constituição “polaca” de Getúlio Vargas extinguiu as agremiações. O fortalecimento só veio a partir de 1950, culminando na Constituição de 1988, que dedica um capítulo inteiro aos partidos políticos. “A Constituição de 1988 dedica um capítulo inteiro aos partidos políticos e os reconhece como peças-chave para o desenvolvimento do processo democrático, como caminhos para a construção de identidades ideológicas e para um processo majoritário estruturado com base em programas e projetos para o país. Aos partidos políticos é atribuída a função de ‘organizar a vontade popular e de exprimi-la na busca do poder’”, enfatizou Barroso.
Atualmente, o artigo 14, § 3º, inciso V, da Constituição Federal de 1988 estabelece a filiação partidária como requisito indispensável para elegibilidade, ao lado de nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio na circunscrição e idade mínima. Na conclusão de seu voto, Barroso argumentou: “Portanto, apesar da relevância do debate político sobre o tema, não está configurado um cenário de omissão inconstitucional que justificaria a excepcional intervenção do Poder Judiciário. De fato, essa é uma decisão política fundamental, que deve ser tomada, em regra, por quem tem voto”.
O ministro Alexandre de Moraes alinhou-se a essa visão, reforçando que “não são admitidas candidaturas avulsas no sistema eleitoral brasileiro, prevalecendo a filiação partidária como condição de elegibilidade”. Até o fechamento desta reportagem, nenhum outro ministro havia proferido voto no plenário virtual, conforme dados oficiais do STF e coberturas jornalísticas recentes de veículos como Veja, Migalhas e Carta Capital.
O debate sobre candidaturas avulsas ganha contornos ainda mais relevantes em um país com um número expressivo de partidos políticos. Em 4 de novembro de 2025, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu o registro do 30º partido oficial no Brasil: o Missão, iniciativa ligada ao Movimento Brasil Livre (MBL), grupo que ganhou projeção nacional durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. O Missão soma-se a 29 legendas já ativas, formando um espectro partidário diversificado, mas criticado por alguns analistas por fragmentação excessiva.
De acordo com o portal oficial do TSE, os partidos registrados incluem o mais antigo, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), deferido em junho de 1981, e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), registrado em novembro do mesmo ano. Dos 30 atuais, 12 foram criados na década de 1990, e outros 12, neste século, após cumprimento de requisitos como cláusula de barreira e prestações de contas. Extinções e fusões ocorreram desde os anos 1980, como o caso do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) original, mas o sistema atual reflete uma proliferação que, para defensores das candidaturas avulsas, poderia ser equilibrada por opções independentes.
Leia menos
Diante das recentes afirmações do Governo do Estado a respeito das emendas parlamentares, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), esclarece que nada do que está sendo discutido na Casa tem a ver com 2026, último ano do atual governo, mas se refere ao orçamento de 2027, quando estará em curso uma nova gestão.
“O que está em debate na Alepe é a necessidade de darmos mais transparência às emendas parlamentares, um mecanismo constitucional de participação popular. Ao tentar jogar a opinião pública contra o Parlamento, com informações falaciosas sobre um orçamento que não será executado, a governadora, mais uma vez, agride a verdade”, disse.
O deputado ressaltou que em Pernambuco ninguém pode se autoproclamar eterno no cargo que ocupa. “Nosso povo é altivo, e os deputados têm a missão constitucional de fiscalizar o governo”, destacou.
Prestadores de serviço terceirizados da Compesa denunciaram, hoje, atrasos recorrentes no pagamento de salários por parte da empresa Contec, responsável pela contratação de equipes em diversas cidades do Estado. Os trabalhadores afirmam que o problema atinge profissionais desde o Recife até Petrolina. As informações são da Rádio Itapuama FM.
Segundo relatos, a Contec não estaria fornecendo informações sobre a situação, deixando de responder telefonemas e e-mails enviados pelos contratados. Em Arcoverde, um grupo de seis funcionários administrativos da Companhia paralisou as atividades na última sexta-feira (14) e novamente hoje, em protesto contra o atraso. Eles afirmam que, embora os pagamentos já tivessem histórico de irregularidades, a situação atual “ultrapassou todos os limites”.
O número exato de terceirizados vinculados à Compesa por meio da Contec não é informado de forma clara nos mapas de contratos disponíveis nos portais de transparência. As listas apresentam apenas nomes e funções, sem detalhar qual empresa terceirizada é responsável ou em quais cidades atuam. A Compesa possui, ao todo, cerca de seis mil colaboradores, considerando funcionários diretos e terceirizados.
Dando sequencia a agenda de lançamentos de ‘Os Leões do Norte’ pelo Agreste, amanhã pela manhã chego ao município de Bom Jardim. O evento acontecerá na quadra esportiva Dr. Oswaldo Lima Filho, anexa à Escola Municipal 19 de Julho, no bairro Noelândia, às 8h, com apoio do prefeito Janjão (UB), que estará presente com toda sua equipe, diretores de escolas e professores, além de vereadores.
Na quarta, estarei em Itaíba, no Agreste Meridional, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores, com apoio e a presença do prefeito Pedro Pilota (Republicanos), da ex-prefeita Regina da Saúde, candidata a deputada estadual, secretários, vereadores, professores e estudantes.
Leia mais‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
Leia menos
A Fictor Holding Financeira, em conjunto com um consórcio formado por investidores dos Emirados Árabes Unidos – que somam mais de US$ 100 bilhões em ativos sob gestão – anuncia a aquisição do Banco Master S.A.. A operação inclui um aporte imediato de R$ 3 bilhões destinado ao fortalecimento da estrutura de capital do banco. A transação está sujeita à aprovação do Banco Central do Brasil e do CADE.
O processo não contempla o Willbank e o Banco Master de Investimentos, que estão sendo negociados com grupos de investidores distintos. O pleito submetido ao Banco Central prevê alterações relevantes na diretoria estatutária, a formação de um novo conselho e a mudança da denominação social da instituição, que passará a se chamar Banco Fictor.
Leia maisA Fictor, por meio dos seus sócios, reúne expertise nos setores financeiro, infraestrutura e alimentos. O Grupo Fictor possui investimentos com presença global, mais de 6.000 colaboradores e um portfólio com mais de 30 empresas no Brasil, Estados Unidos e Europa. Sustentada por um sistema de governança robusto, com atuação em setores vitais da economia, ingressa no setor bancário como passo estratégico para fortalecer sua plataforma de serviços financeiros e consolidar sua expansão internacional.
“A operação representa o passo de entrada da Fictor no mercado financeiro brasileiro. Seguimos alinhados às melhores práticas de governança, com foco na distribuição de produtos sólidos e desenhados para responder com precisão às demandas do mercado nacional. Mantemos o que sempre guiou nossa trajetória: investir na economia real.”, diz Rafael Góis, sócio da Fictor Holding Financeira.
Com a conclusão das etapas regulatórias, o consórcio adquirirá a totalidade das ações de Daniel Vorcaro e elegerá um novo presidente para a instituição. “Trata-se de uma transação privada, com players complementares e de alcance global. O Banco Master, ao longo dos últimos meses, provou sua força e resiliência, superando desafios significativos. A união dos atuais produtos com a capilaridade de distribuição da Fictor levará o novo banco ao protagonismo no cenário brasileiro, que tanto carece de novos players e de concorrência saudável. Quem sairá ganhando serão os clientes.” afirma Daniel Vorcaro.
Leia menos
A pré-candidatura da ex-prefeita de Itaíba, Regina da Saúde, à uma vaga na Assembleia Legislativa ganhou novo impulso nos últimos dias, após a ampliação do seu grupo de aliados. Entre os novos apoios, destacam-se os ex-prefeitos de Pesqueira, João Eudes e Maria José, que oficializaram sua adesão ao projeto.
Regina construiu sua imagem pública a partir de ações voltadas para saúde, educação e políticas sociais. Sua gestão em Itaíba é frequentemente citada por apoiadores devido ao conjunto de iniciativas consideradas eficientes e ao retorno positivo em indicadores locais de aprovação. Esses elementos têm sido usados por seu grupo político para sustentar sua competitividade na disputa estadual.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), e o assessor especial da Casa Civil, Professor Lupércio (PSD), participaram, hoje, do anúncio de um importante reforço para a área da segurança. Eles acompanharam a entrega de 65 viaturas, um caminhão e um helicóptero para fortalecer as ações da Polícias Militar e Civil, incluindo o Grupamento Tático. O ato aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e teve a presença da governadora Raquel Lyra (PSD).
Mirella destacou os ganhos que os equipamentos trazem para o Estado. “É um reforço muito válido para a segurança em Pernambuco. Raquel tem se empenhado muito em fortalecer a segurança e, em Olinda, todo o efetivo da guarda municipal trabalha de forma integrada com a polícia”, afirmou a gestora.
“A valorização da segurança é importante para todo o nosso Estado. Com mais policiais e novos equipamentos, a governadora Raquel Lyra vem investindo forte para reforçar o patrulhamento e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comentou Lupércio. O vereador de Olinda Felipe Nascimento (PSD) e Cláudia Cordeiro também participaram do evento.
Hoje, os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Lula da Fonte (PP) estiveram no Hospital da Restauração (HR) para verificar os novos equipamentos adquiridos por meio de emendas parlamentares no valor de mais de R$ 6,5 milhões. Entre os investimentos realizados, está uma ressonância magnética de última geração no valor de R$ 4,86 milhões. O equipamento, já em funcionamento, tem capacidade de atender de 750 a 2 mil pacientes por mês.
Também foram comprados um microscópio cirúrgico e dois aparelhos de colonoscopia. Todos os equipamentos de última geração, equivalentes aos utilizados nos principais hospitais particulares, elevando o padrão tecnológico da rede pública. “Junto com a bancada do Progressistas, já foram destinados mais de R$ 11 milhões ao hospital, garantindo avanços concretos e melhorias que impactam diretamente a rotina de milhares de pernambucanos”, destacou o deputado Eduardo da Fonte.
Durante a visita, a direção do HR destacou que esses equipamentos são fundamentais para modernizar a infraestrutura e garantir mais precisão nos diagnósticos, mais agilidade nos procedimentos e um cuidado mais completo para os pacientes que dependem da unidade, referência em trauma e urgência em todo o estado.
O prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins, ao lado do vice-prefeito Paulo de Necão, autorizou, no último sábado, o início das obras da primeira escola municipal construída na ciade após quatro décadas. O ato, realizado na Vila do Socorro, marca um avanço histórico para a educação pública da cidade.

O contrato firmado com a FF Construtora LTDA prevê investimento de R$ 3.814.631,24 para a construção da nova unidade de ensino básico, que contará com sete salas de aula, quadra poliesportiva, pátio com refeitório, playground, biblioteca, sala de informática, cozinha, secretaria e sala dos professores.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar vagas e garantir infraestrutura adequada para atender às demandas da população da Vila do Socorro. A execução da obra será acompanhada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) e pela Secretaria de Obras e Urbanismo (SEURB), assegurando transparência e eficiência em todas as etapas.
A Comunidade Quilombola das Águas Claras, localizada na Zona Rural do município de Triunfo, no Sertão pernambucano, realiza, no próximo domingo, a 16ª edição da Festa da Consciência Negra, um encontro que celebra a ancestralidade, a cultura popular e a força do povo quilombola do Sertão do Pajeú.
Com uma programação repleta de manifestações culturais, o evento traz apresentações de bacamarteiros, capoeira, carimbó, cambindas, grupos musicais e o tradicional Coco de Roda de Águas Claras, além da Mostra Gastronômica Quilombola, comandada pelas Mestras Cozinheiras da comunidade.
A festa é um marco no calendário cultural de Triunfo, reafirmando a importância da igualdade racial, da valorização dos saberes tradicionais e da resistência cultural dos povos quilombolas.
O município de Pedra, no Agreste Meridional, sediou, há pouco, a palestra seguida da sessão de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte”, pela editora Eu Escrevo. O encontro foi realizado no Espaço Dona Vilma e contou com o apoio do prefeito Júnior Vaz (PV).

Além do chefe do Executivo Municipal, estavam presentes no ato o presidente da Câmara dos Vereadores, Emerson Gomes (PSD), e os parlamentares Rivanilson Alves (PSD) e Gó do Alegre (PSD). O lançamento também foi prestigiado pelos advogados João Batista e Elias Soares, este último, assessor parlamentar.
Leia mais
Alunos e professores da Escola Municipal Francisca da Silva Lima e da Escola Municipal José Firmo participaram com entusiasmo da palestra seguida por sessão de autógrafos. “Os Leões do Norte” é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.

Em uma iniciativa inédita e conjunta para garantir mais segurança jurídica ao setor da construção civil, a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE) promovem, nesta terça-feira (18), um mutirão especial de atendimento da Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco (SPU-PE).
O plantão acontecerá das 8h às 15h, no auditório da Ademi-PE, no Espinheiro, onde diversos analistas da SPU-PE estarão disponíveis para orientar, esclarecer dúvidas e destravar processos essenciais de empreendimentos situados em terrenos de marinha. A ação visa reduzir as burocracias e dar celeridade à emissão de certidões e autorizações que são fundamentais para o avanço de novos projetos e o desenvolvimento urbano do Estado.
O plantão é considerado estratégico e é direcionado principalmente a empresários, construtores e incorporadores que possuam processos em trâmite na SPU-PE e necessitem de resolução rápida. A SPU, vinculada ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, tem a função vital de autorizar a ocupação dos imóveis públicos federais, que em Pernambuco historicamente geram questionamentos judiciais e administrativos sobre demarcação e cobranças. A agilidade nos regimes de ocupação e aforamento – modalidades de uso privativo dos terrenos da União que demandam o pagamento de taxas anuais (taxa de ocupação ou foro) – é vista como um fator chave para injetar dinamismo no mercado imobiliário local.
