IICPE vai à Brasília e garante apoio para fortalecer políticas de inclusão em PE

O diretor-presidente do Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco (IICPE), Geziel Bezerra, esteve em Brasília participando de uma reunião com o deputado federal Lucas Ramos (PSB-PE). Durante o encontro, Geziel apresentou os principais projetos e ações sociais conduzidos pelo IICPE, destacando o papel da instituição na promoção da inclusão, acessibilidade e cidadania. O deputado reafirmou seu compromisso com a causa e anunciou a destinação de uma emenda parlamentar ao Instituto.

De acordo com o parlamentar, o apoio tem como objetivo ampliar o alcance e a sustentabilidade das ações do IICPE em todo o estado. A iniciativa reforça o compromisso do mandato com a consolidação de políticas públicas que garantam direitos e oportunidades para as pessoas com deficiência.

Geziel Bezerra destacou a importância da parceria e o papel do Instituto como agente de transformação social: “O IICPE tem se consolidado como uma voz ativa na defesa dos direitos das pessoas com deficiência em Pernambuco. Cada nova parceria representa um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e acessível, e o apoio do deputado Lucas Ramos reforça esse compromisso coletivo com a inclusão”, afirmou o presidente.

Veja outras postagens

Um vídeo gravado na Paróquia São Paulo, no município de Frei Paulo, no interior de Sergipe, repercutiu nas redes sociais após o padre Francisco de Assis fazer críticas ao Carnaval e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A fala ocorre após a escola de samba Acadêmicos de Niterói homenagear Lula durante desfile no Carnaval do Rio de Janeiro e por cenas vistas como provocação à fé cristã e à ideia de “família tradicional”.

No vídeo, o sacerdote afirma que a festa tem sido utilizada como forma de deboche e critica a associação entre símbolos religiosos e manifestações carnavalescas. Ele também comparou a exaltação ao presidente a uma “miniatura da ditadura da Coreia do Norte” e questionou o uso de recursos públicos no financiamento de desfiles.

Por Roberta Jungmann

Milhares de pessoas atenderam o chamado do cantor João Gomes na tarde deste domingo (22) para ocupar a Rua da Aurora, no Centro do Recife, para a realização da primeira edição da “Drilha São João Gomes”, que antecipa os festejos juninos logo após a semana carnavalesca.

João iniciou a festa em seu trio elétrico com o hit “Eu Tenho a Senha”, sendo acompanhado pelo público que lota a rua. Além do cantor, participam da drilha Zé Vaqueiro, Dorgival Dantas, Mestrinho e Ruan Vaqueirinho. Também haverá apresentações de quadrilhas juninas.

Ipojuca - No Zap

Quatro dias após o fim do Carnaval, a folia segue no Recife, mas em um ritmo diferente: o forró. Sob o comando do cantor pernambucano João Gomes, a “Drilha São João Gomes”, percorrerá a Rua da Aurora, no centro da capital, hoje, antecipando o clima de São João para os foliões. As informações são do Diário de Pernambuco.

Pouco antes de seguir para o trio que puxará ao som de muito forró, João Gomes contou o porquê da drilha ser dias depois do encerramento do Carnaval 2026. Para ele, a ideia é que a festa venha para cativar desde cedo o espírito da festa junina.

“O Carnaval aqui é mágico, mas a gente que é forrozeiro se prepara muito para o São João. Então, é bom começar a falar logo cedo e cativar algo bom aqui em casa, aqui no Recife, porque eu sei que muita gente gosta daqui e gosta de festejar. Então, que a gente possa entregar essa folia para a galera”, afirmou ele.

Além do cantor, participam da drilha Zé Vaqueiro, Dorgival Dantas, Mestrinho e Ruan Vaqueirinho. Segundo João Gomes, o MC Don Juan também estava confirmado para participar, mas adoeceu e não se juntará ao grupo.

Caruaru - Quem paga antes, paga menos

O cantor e compositor pernambucano Jorge de Altinho comunicou, no início da tarde deste domingo (22), por meio dos stories no Instagram, a morte do filho, Ivan Lima de Assunção, aos 41 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Os detalhes do velório serão divulgados em breve.

“É com profunda dor, difícil de colocar em palavras”, inicia a nota de pesar divulgada pelo artista. “Ele deixa uma marca doce e verdadeira em todos que tiveram o privilégio de estar ao seu lado. Seu jeito e sua presença seguem vivos na memória de cada um de nós.”

Jorge de Altinho explicou que o filho estava em investigação médica após a descoberta recente de uma doença cardíaca. Segundo ele, Ivan já havia realizado exames e tinha retorno agendado para próxima semana, mas “ontem, ele passou mal e, na manhã de hoje, sofreu uma parada cardíaca súbita e nos deixou”.

O cantor também agradeceu as manifestações de apoio recebidas. “Em nome de toda família, agradeço todo o carinho e as orações recebidas neste momento tão difícil”, escreveu.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Do jornal O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ser grato à Acadêmicos de Niterói pela homenagem no enredo apresentado na Marquês de Sapucaí, mas se recusou a dar “palpite” sobre o desfile. A agremiação levou para a Avenida o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” e acabou rebaixada para a Série Ouro do carnaval do Rio.

Em entrevista a jornalistas em Nova Délhi, na Índia, o petista foi questionado sobre o que pensava da reação de evangélicos que criticaram uma das últimas alas da escola de samba, a “Neoconservadores em conserva”, com famílias estampadas em latas e adereços de referência religiosa. “Eu não penso. Porque primeiro eu não sou o carnavalesco, eu não fiz o samba-enredo, eu não cuidei dos carros alegóricos. Eu apenas sou homenageado em uma música maravilhosa”, disse.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Leiliane Rebouças*
Do Metrópoles

O caso do Brasília Palace Hotel é hoje um dos exemplos mais graves de negligência institucional com o patrimônio moderno brasileiro. Primeiro hotel da capital federal, projetado por Oscar Niemeyer para receber autoridades, técnicos e visitantes durante a construção de Brasília, o edifício não é apenas uma peça de arquitetura: ele é parte constitutiva da memória fundadora da cidade.

No entanto, diante da proposta de duplicação e descaracterização do hotel, promovida pelo empresário Paulo Octávio, o Iphan optou pelo caminho mais cômodo: permitir, silenciar e se omitir — como se a defesa do patrimônio fosse um princípio flexível, aplicável apenas quando não interfere nos interesses econômicos.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) afirmou ontem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso em Brasília, está “confeccionando, inicialmente, uma lista de pré-candidatos ao Senado, aos governos estaduais e a outras participações políticas igualmente relevantes”. Em postagem nas redes sociais, o ex-parlamentar afirma que o pai pediu que a informação fosse divulgada por ele a aliados.

“Meu pai, preso político, continua soluçando intensamente e, ontem, apresentou uma crise severa de vômitos ao longo da tarde. Ainda assim, pediu que eu informasse aos senhores que está confeccionando, inicialmente, uma lista de pré-candidatos ao Senado, aos governos estaduais e a outras participações políticas igualmente relevantes”, escreveu Carlos. As informações são do jornal O Globo.

Por Estadão Conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) formalizou, na última quinta-feira (19), a abertura de ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelos crimes de obstrução à Justiça e coação no curso do processo. Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes conduz a ação. Com a decisão, Eduardo passa oficialmente à condição de réu.

A denúncia foi recebida por unanimidade pela Primeira Turma da Corte em novembro de 2025, no âmbito das investigações sobre a trama golpista. Ao aceitar a acusação, os ministros entenderam haver indícios suficientes para a abertura do processo.

As chuvas registradas ontem em Garanhuns, no Agreste, por volta das 16h, chamaram a atenção pela força e intensidade, especialmente na região central da cidade. Apesar de ter sido rápida, a precipitação foi forte e acumulou cerca de 30 milímetros, segundo dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Ruas como Capitão Tomaz Maia e Barão do Rio Branco ficaram alagadas, dificultando a circulação de pedestres e veículos. Imagens e vídeos que circulam nas redes sociais mostram enxurradas fortes, com correnteza intensa descendo por vias urbanas e invadindo calçadas. É possível ver nas imagens veículos como carros e motos arrastados pela força da água.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o estado está em “observação” para pancadas de chuva com intensidade moderada a forte hoje. O aviso meteorológico abrange regiões como o Agreste, o Sertão de Pernambuco, o Sertão do São Francisco e o arquipélago de Fernando de Noronha. A recomendação é que a população permaneça atenta às orientações da Defesa Civil e evite áreas de risco durante os períodos de chuva mais intensa.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), ontem, parecer contrário ao pedido de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No documento, Gonet argumenta que a unidade onde Bolsonaro está custodiado dispõe de estrutura médica adequada, com atendimento 24 horas e acesso a uma unidade avançada do Samu em caso de emergência. As informações são da TV Jornal.

Uma freira de 82 anos foi assassinada a pauladas ontem por um homem que invadiu o convento onde ela morava, provavelmente com a intenção de furtar objetos do local. O crime ocorreu no município de Ivaí, no Paraná.

A vítima se chamava Nadia Gavanski. Em nota, a congregação da qual ela fazia parte, as Irmãs Servas de Maria Imaculada, lamentou a morte da irmã e disse que “está colaborando plenamente com as autoridades de segurança pública para que as circunstâncias do crime sejam resolvidas”. O velório será hoje, a partir das 15h, em Prudentópolis, Paraná. As informações são do portal Metrópoles.

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) confirmou o assassinato e informou que o suspeito foi detido durante a tentativa de fuga. O corpo de Nadia foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa (PR). O caso continua sob investigação.

Por Estadão Conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) analisará a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que absolveu um homem de 35 anos por estupro contra uma menina de 12 anos por entender que havia “vínculo consensual”.

Em nota enviada ao Estadão, o MP afirma que identificou aspectos jurídicos passíveis de impugnação e adotará medidas processuais cabíveis para garantir a aplicação de jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.