O presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, acompanhou nesta semana as obras da Adutora do Agreste no quilômetro 126 da BR-232, em Caruaru, ao lado do diretor Flávio Coutinho e de técnicos da companhia. O trecho vistoriado corresponde à travessia de 63 metros sob a rodovia e atualmente recebe a execução da caixa de derivação e de ancoragem. Essa etapa integra o conjunto de ações que vai garantir o abastecimento de água para os municípios de Caruaru, Bezerros e Gravatá.
Os trabalhos também avançam em outras frentes, como as obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bezerros, que será responsável por receber a água do Rio São Francisco. A partir da estação, o sistema levará água até Gravatá e, por outro trecho, até a ETA Salgado, em Caruaru. O investimento nessa fase é de R$ 92 milhões, e os primeiros testes operacionais em Bezerros estão previstos para novembro, segundo cronograma da companhia.
De acordo com Douglas Nóbrega, a Compesa tem intensificado o ritmo das obras para garantir que o sistema entre em funcionamento o quanto antes. “Nessa reta final para o início dos testes, estamos acompanhando de perto cada etapa da obra para que Bezerros receba o reforço no abastecimento de água o mais brevemente possível. Esse é mais um passo dentro dos grandes esforços do Governo de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, que tem colocado como prioridade levar mais água para o Agreste”, afirmou o presidente. Após Bezerros, as obras seguem até Gravatá, com previsão de testes no primeiro trimestre de 2026.