O tempo iluminado dos Leões e dos jovens estudantes

Veja outras postagens

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

Este emocionante flagrante de Waleska Cambrainha, editora das redes sociais do blog, hoje pela manhã, em Olinda, me comoveu profundamente. Afinal, foi para esses jovens alunos extremamente atentos, estáticos, compenetrados, como se estivessem hipnotizados, que escrevi Os Leões do Norte, retrato de quase um século da história política de Pernambuco.

Mobilizados pela prefeita de Olinda, Mirela Almeida (PSD), eles assistiram minha palestra tão compenetrados quanto acompanharam meus autógrafos. Saíram de lá com uma vaga noção de alguns dos 22 personagens do livro, como Agamenon Magalhães, Barbosa Lima Sobrinho, Nilo Coelho, Paulo Guerra, Moura Cavalcanti, Cid Sampaio, Roberto Magalhães e Eduardo Campos.

Só isso já compensa todos os meus esforços na construção da obra, a partir da própria ideia, na coleta dos dados, nas pesquisas e nas entrevistas. Mais do que isso, neste esforço descomunal de levar o livro a todos os municípios pernambucanos.

Enfim, meu cuidado com o perfeccionismo, sem esquecer os mínimos detalhes na veracidade do conteúdo dos homenageados, até a finalização do livro. Os Leões do Norte é deles, um facho de luz de conhecimento para um despertar. Conhecer a história de Pernambuco e o legado dos seus construtores é obrigação de todos os pernambucanos.

O deputado federal Felipe Carreras esteve nesta sexta-feira (10) em Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú, para acompanhar obras de infraestrutura e saúde financiadas por emendas parlamentares. Ao lado do prefeito Delson Lustosa, do vice-prefeito Dada de Adeval e dos vereadores do município, o parlamentar visitou ruas em pavimentação e o Hospital Municipal, que recebeu recursos para melhoria dos serviços.

Durante a visita, Carreras e o prefeito discutiram novos projetos e prioridades para o município. Entre os temas abordados, esteve a retomada da construção da escola de 12 salas padrão FNDE, que teve as obras destravadas após articulação entre a Prefeitura e o gabinete do deputado.

A pesquisadora e advogada Andrea Almeida Campos lança nesta sexta-feira (10), às 19h, na 15ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, o livro Genealogia da Mulher Pernambucana — das origens à primeira metade do século 20. A obra, publicada pela Editora Conhecimento, será apresentada no estande da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e presta homenagem à escritora Edwiges de Sá Pereira, pioneira na Academia Pernambucana de Letras e na Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP).

Resultado de mais de dez anos de pesquisa, o livro reúne perfis de mulheres que marcaram a história do estado, entre elas Brites de Albuquerque, Dandara dos Palmares, Bárbara de Alencar, Hermina Menna da Costa e Fédora do Rêgo Monteiro. O trabalho busca recuperar a trajetória feminina em diferentes campos, da política à literatura, e inclui ainda um texto inédito de Edwiges de Sá Pereira.

Segundo Andrea Campos, o objetivo da pesquisa é resgatar a memória e dar visibilidade às mulheres que ajudaram a moldar a identidade pernambucana. “Foi um trabalho de reconstituição da presença das mulheres nos espaços históricos, literários e institucionais do estado”, afirmou a autora, que é pós-doutoranda da Fundaj e professora colaboradora da Escola Superior do Ministério Público da União.

O Sextou de hoje traz o forrozeiro França, ex-vocalista da banda cearense Mastruz com Leite, agora em carreira solo bem-sucedida. França vai falar sobre os seus mais recentes projetos e novos lançamentos da sua carreira.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.