A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vai analisar a recondução de Paulo Gonet ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) em novembro. O presidente do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA), afirmou que a sabatina de Gonet e a votação da indicação vão ocorrer em 12 de novembro. Interlocutores da PGR também confirmam a data.
Segundo o parlamentar, uma semana antes, em 5 de novembro, deverá ocorrer a leitura do parecer sobre a indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atual PGR, Paulo Gonet foi reconduzido ao cargo por Lula em agosto. O ato depende, no entanto, de confirmação pelo Senado, que começa a análise pela CCJ e conclui em uma votação no plenário. As informações são do portal G1.
Leia maisOficialmente, a indicação de Gonet a um novo mandato de dois anos ainda não teve um relator designado. Nos bastidores, no entanto, a aposta é de que um senador da base aliada do governo fique com a função. O nome cogitado para isto é o de Omar Aziz (PSD-AM).
“A leitura está marcada para o dia 5, às 9h. Vai ser concedida vista aos senadores. E aí, no dia 12, será a sabatina do dr. Paulo Gonet”, afirmou Otto Alencar. Após a sabatina e a votação na CCJ, caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), agendar a votação no plenário principal da Casa. Alcolumbre ainda não se pronunciou.
Leia menos