Por Letícia Lins
Do portal OxeRecife
Meu querido Mucíolo Ferreira costuma me brindar diariamente com pequenas informações sobre o Santo do Dia. Muito católico, ele gosta de curtir aquela “folhinha” (calendário) que nossos avós mantinham nas paredes, e que associa cada data a um santo diferente. Em alguns casos, ele cita até nomes de pessoas que são ligadas de alguma forma aos santos a que se refere.
E deles não escapa nem mesmo o Anjo da Guarda. Nesta semana, Mucíolo me enviou um texto não sobre um, mas sobre vários anjos da guarda – Haiaiel, Lehahiah, Vehuel, Poiel, Lecabel, Damabiah e muitos outros que eu nem sabia dos nomes – junto com referências quanto aos humanos por eles protegidos: políticos, damas da sociedade, jornalistas, artistas conhecidos, jogadores… Acreditam? Para cada anjo, uma pessoa.
Leia maisNeste sábado, ele fez o mesmo, dessa vez para falar de um santo pelo qual tenho a maior admiração, pela sua história e pelo amor aos pobres e à natureza. O post aqui no #OxeRecife é ilustrado com um mosaico da artista plástica Sandra Paro, que residiu por um longo tempo no Recife, mas que hoje mora em Penápolis (SP), cidade em que tem São Francisco como padroeiro e na qual fica um santuário dedicada ao santo.
Acho muito interessante que São Francisco de Assis seja o santo que desperta as mais variadas interpretações entre artistas plásticos, artesãos. O de Sandra, por exemplo, mostra o santo deitado no chão. Qual outro, na Igreja Católica, vocês já viram acocorados, sentados em banquinhos, com o bumbum para cima em meio à relva, ou cercado de vários bichos? Só ele mesmo… Não é a toa, que essa diversidade tenha me levado a colecionar mais de 50 imagens do Santo de Assis.
Diz Mucíolo: “Sábado, 4 de outubro, é o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos Animais e da Ecologia. A data é em memória da sua morte ocorrida no ano de 1226, na cidade de Assis, Itália. Ao santo é atribuído vários milagres – cura dos enfermos, expulsão dos demônios, e até a pacificação de um lobo faminto. Todavia o milagre mais conhecido, extraordinário e simbólico foi o recebimento dos Estigmas – as marcas das feridas de Jesus Cristo – em suas mãos, pés e lado. São Francisco de Assis Rogai por Nós que recorremos a Vós! Em tempo: no quadro retratando a imagem do santo, que ilustra o texto, o artista utilizou a técnica óleo sobre tela. A obra está na parede do meu quarto reforçando minha fé e devoção ao Protetor dos Animais e da Natureza.”
Hoje, logo cedo, recebi imagens de Francisco enviadas por Mucíolo e por Sandra. Aprendi com São Francisco a gostar da natureza e dos animais. Uma vez, resgatei em um parque um bem-te-vi cego de um olho e machucado. Trouxe a ave para casa, cuidei dela até que sentindo-se segura, ela tomou asa e voou para o mundo. Mas quando estava comigo em casa, o passarinho costumava voar e se abrigar nessa imagem da foto abaixo, uma da minha coleção sobre o Santo tão querido.
A imagem tem uma ave de barro na mão esquerda, mas na da direita… o pássaro tomou conta. Por conta disso, passei a chamar esse bem-te-vi de Francisco.




















