Eduardo da Fonte critica preço abusivo e cancelamento de voos regionais em audiência na Câmara

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (25), uma audiência pública proposta pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) para debater a situação dos voos regionais no Brasil. O parlamentar apontou os preços abusivos das passagens e a suspensão de rotas importantes, o que tem prejudicado a integração de cidades estratégicas. Ele citou o caso do trecho Recife–Petrolina, que chegou a custar até R$ 5 mil por passageiro, e do Recife–Juazeiro do Norte, atualmente suspenso.

O debate contou com representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O Ministério defendeu a atração de companhias “low cost” por meio da desregulação do setor; a ANAC apoiou a redução de impostos para estimular os voos regionais; a Abear alegou que 60% dos custos do setor são dolarizados e que o mercado é concentrado em apenas três empresas; e a Senacon criticou a má prestação de serviços e rejeitou a retirada de direitos como solução para baixar preços.

Eduardo da Fonte reforçou que o consumidor não pode continuar arcando com tarifas elevadas sem garantias de melhoria. “Não podemos aceitar que a saída para reduzir o preço das passagens seja cortar direitos do consumidor. Já retiraram a gratuidade da bagagem despachada e da marcação de assentos sem que houvesse qualquer redução no valor das passagens”, afirmou. O deputado cobrou das companhias aéreas, da ANAC e do Ministério de Portos e Aeroportos um plano para restabelecer os voos regionais e mais transparência na definição das tarifas.

Veja outras postagens

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

Considerado o “Oscar do Jornalismo” em Brasília, o Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia chega à sua 21ª edição na próxima terça-feira (30), em cerimônia exclusiva para convidados no Teatro Nacional. A premiação distingue jornalistas e veículos que fomentam a cidadania e fortalecem pilares da sociedade. Os vencedores são escolhidos por uma comissão julgadora independente, formada por sete personalidades não jornalistas de diferentes setores. “Ao distinguir profissionais e veículos de comunicação que contribuem efetivamente com a sociedade, o Prêmio Engenho valoriza o Jornalismo como ferramenta de cidadania e de combate à desinformação”, destacou a presidente da iniciativa, Kátia Cubel.

A edição de 2025 terá recital especial da Orquestra Sinfônica de Brasília, com participação dos cantores Thiago Arancam (protagonista da versão brasileira de O Fantasma da Ópera) e Liah Soares, sob a regência do maestro Claudio Cohen. A apresentação será conduzida pelo ator e comediante Adriano Sir (do grupo Os Melhores do Mundo) e pela ativista cultural Márcia Zarur, presidente da Fundação Athos Bulcão. O evento conta com patrocínio do Sesi e Senai do DF, Sistema Cofeci-Creci, Sistema CNA-Senar, Caixa e Governo do Brasil.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

A constante troca de secretários do Governo Raquel, que parece sem fim, virou alvo de chacota nos grupos de WhatsApp! A paródia da vez é esse vídeo ligando os secretários demitidos aos eliminados do programa Big Brother Brasil.

Como brincou um atento ator da política pernambucana: “Esse é o verdadeiro ‘estado de mudança’ da propaganda governista; o último que sair apague a luz!”.

Olinda - Refis Quitou Zerou

A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, estará em Caruaru na próxima terça-feira (30). Ela vai se reunir com mulheres evangélicas e participará de um culto em uma igreja da cidade.

A programação está sendo organizada por Thania Queiroz, esposa do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT). O casal se organiza para receber Janja em sua residência, à noite, junto a outras mulheres caruaruenses.

A primeira-dama também marcará presença na Reunião da COP 30, Conferência da ONU sobre mudanças climáticas que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém.

O advogado e professor universitário Jônio Carvalho, docente da Faculdade Vale do Pajeú, é o autor da pesquisa científica que será publicada na Revista Criar Educação, da UNESC, uma das maiores revistas científicas do país, com Qualis A. O trabalho teve como coautora a pedagoga Natália Melo e analisou a educação como meio de ressocialização através da remição de pena, reunindo estudos de pós-graduação desenvolvidos no Brasil.

O estudo analisa a educação como meio de ressocialização através da remição de pena, reunindo trabalhos de pós-graduação no Brasil e apontando o impacto positivo da leitura e do estudo na vida de pessoas privadas de liberdade.

Segundo Carvalho, “através destes estudos e de levantamentos de dados é possível implementar políticas públicas que favoreçam a transformação social e permitam a inserção dos apenados de volta à sociedade”. A trajetória profissional do professor tem sido marcada pela defesa dos direitos das pessoas mais vulneráveis, com atuação em projetos de acesso à justiça e coordenação da extensão universitária Direito e Cidadania.