Renan Calheiros chama PEC da blindagem de retrocesso

O senador Renan Calheiros (MDB) criticou a proposta que amplia a imunidade parlamentar e poderia restringir investigações contra deputados e senadores. Em rede social, ele afirmou que “a PEC da blindagem é um retrocesso” e “transforma a imunidade em impunidade, como um HC eterno para uma casta de intocáveis”, acrescentando: “Fui inocentado em vários inquéritos, me defendi à luz do dia e jamais defendi casuísmos ou pedi anistia. Congresso não é valhacouto, com meu voto não passa”.

A fala ocorre após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), adiar a votação da PEC por falta de acordo. PSD, PT, PDT, PCdoB e PSB se posicionaram contra analisar o texto de imediato, e não houve parecer fechado: o relator, Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), apresentou uma ideia inicial enquanto a cúpula da Casa discutia alternativas com imunidade mais ampla, inclusive sugestões envolvendo o quórum do STF e suspensão de inquéritos. A deliberação foi postergada, a princípio, para a próxima semana.

Veja outras postagens

Por Ricco Viana – Blog da Folha

A governadora Raquel Lyra (PSD) defendeu que os projetos de empréstimos enviados pelo governo à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sejam aprovados da forma como foram exigidos pelas instituições financeiras. Segundo ela, alterações nos textos podem comprometer a viabilidade das operações. A gestora falou sobre este imbróglio com a Assembleia durante participação no Fórum Nordeste 2025, promovido pelo Grupo EQM.

“Essas operações, não tenho dúvidas, serão aprovadas pela Assembleia. E precisam ser da forma que o banco exige para que a gente possa tomar essa operação, senão a gente não consegue buscá-las”, afirmou.

De acordo com a governadora, Pernambuco fechará o ano com o maior investimento da sua história. “São 12% em cima da receita corrente líquida. 6 bilhões e 200 milhões de reais em investimento para a Região Metropolitana do Recife. Tudo isso é possível porque a gente organizou a casa e temos capacidade de buscar operações de crédito”, disse.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

Por Carol Brito – Blog da Folha

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), defendeu a Transnordestina para o desenvolvimento de Pernambuco, durante a abertura do Fórum Nordeste 2025, no Recife, hoje. Em seu discurso, o gestor lembrou da frase do seu pai e ex-governador Eduardo Campos que dizia que “o Nordeste não é um problema, mas parte da solução do Brasil”.

“E o Nordeste precisa estar sempre unido para poder defender nossa bandeira e conseguir, assim como Eduardo colocou, o avanço de pautas estratégicas como a Transnordestina”, destacou João Campos.

O gestor relembrou que a conclusão da Transnordestina já era uma pauta defendida pelo ex-governador Miguel Arraes desde anos 80 e que a demanda permanece atual. “Isso é uma agenda muito maior do que qualquer governo, muito maior do que qualquer setor. Isso é uma agenda de Estado, é uma agenda que, de fato, liberta o futuro”, falou o gestor, ao citar a defesa da obra feita pelo presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro.

Petrolina - Destino

Blog da Folha

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, defendeu, hoje, que disputas partidárias não sejam levadas ao Judiciário. “Política se faz na política, não na Justiça”, afirmou, durante o Fórum Nordeste 2025, promovido pelo Grupo EQM.

Campos comentou a decisão da desembargadora Valéria Bezerra Pereira Wanderley, da 3ª Câmara Cível do Recife, que devolveu ao deputado Diogo Moraes (PSDB) a liderança do partido na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O parlamentar também reassumiu a vaga na CPI da Publicidade, da qual havia sido eleito presidente.

“Questões internas sempre têm que ser discutidas no foro competente interno. Tanto as questões da Assembleia têm que ser tratadas pela Assembleia, quanto as questões partidárias têm que ser tratadas por cada partido. Cada partido tem sua autonomia, suas prerrogativas e suas questões políticas. Da minha parte, acho que quanto mais evitar judicializar, é o adequado”, disse Campos.

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares